Abap-BA comemora 40 anos com agenda de eventos para o mercado


Evento “Chacoalhada! Happy Hour + Conteúdo com Átila Francucci”, no próximo dia 3 de maio, faz parte do calendário de comemoração que seguirá até o final do ano.

 

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade - Bahia está completando 40 anos de atuação e, para celebrar, promoverá uma agenda especial de atividades voltadas para os seus associados e todo trade baiano de propaganda. Entre reuniões, cursos, palestras e momentos de benchmarking, a intenção é promover o aumento de visibilidade para a atividade publicitária e a valorização dos profissionais do setor.

As ações, que devem seguir até o final do ano, terão início com o evento “Chacoalhada!”, que contará com a palestra “Ação, luzes, câmera – A comunicação nos tempos modernos”, do publicitário Átila Francucci, VP nacional de Criação da Nova/SB, no dia 3 de maio, às 20h, no Expedito, em Salvador. O evento é uma parceria com o Clube de Criação da Bahia. 

Para montar o calendário, a ABAP-BA realizou uma pesquisa com os associados, que elencaram as atividades consideradas mais relevantes e os temas atuais mais expressivos para a área. “Os 40 anos da ABAP constituem um marco para todas as empresas que se relacionam de alguma forma com a comunicação na Bahia. A consolidação da entidade com uma referência no Brasil foi construída a muitas mãos, e, justamente por isso, nosso primeiro passo no sentindo de estabelecer uma agenda para o ano foi ouvir os nossos associados e entender as demandas atuais”, explica o presidente da entidade, Americo Neto.

Criada em 1978, a ABAP-BA teve na sua primeira diretoria Fernando Carvalho como presidente. A entidade iniciou suas atividades com 11 agências associadas, num momento dos mais importantes para a propaganda do Estado, marcado pelo surgimento de cinco intuições de peso ligadas ao mercado: a Central de Outdoor, o Grupo de Mídia, o Grupo de Atendimento de Veículos, o Grupo de Atendimento de Agências e a AP-Bahia.

Atualmente, a ABAP-BA conta com 13 agências associadas e nesses 40 anos de história se consolidou como uma das mais sólidas e reconhecidas associações do setor no Brasil. Colocando os interesses dos seus associados como propósito basilar, a organização tem sua história marcada por importantes conquistas que contribuíram para o reconhecimento das agencias baianas no Brasil e no exterior, além de fomentar a projeção dos principais nomes do mercado e investir constantemente em inovação e atualização do trade. 

“A criação da ABAP representou um marco, porque, até então, as agências não tinham uma direção. A associação se tornou uma figura preponderante e, por conta disso, a Bahia se destacou no cenário nacional, não apenas pelos dirigentes, mas também pela atuação da entidade no mercado publicitário brasileiro. Quando se fala sobre regionalização da propagada, por exemplo, a ABAP se destaca como grande atuante e é analisada como um case de sucesso”, aponta Roberval Chaves, presidente da Central de Outdoor - Seccional Bahia.

Para Cláudio Carvalho, que foi presidente da ABAP entre 2011 e 2013, e que é filho do fundador Fernando Carvalho, a associação tem papel norteador para as empresas de publicidade baianas. “A ABAP sempre foi e continua sendo o porto seguro das agências. É o ambiente onde se discute com transparência e objetividade as questões do mercado, o papel das lideranças e as rotinas da nossa atividade”, defende.

“Quando estive a frente da liderança, conseguimos projetar a ABAP no mesmo patamar de força e importância econômica de outras entidades de classe. Atualmente, vejo que temos oportunidade de priorizar a formação dos profissionais das agências, através de cursos e capacitações. Não é algo que vai gerar um resultado de curto prazo, mas com certeza teremos um resultado sólido”, argumenta Carvalho.

 

Serviço:

“Chacoalhada! Happy Hour + Conteúdo com Átila Francucci"
Dia 3 de maio, às 20h, no Expedito (Rio Vermelho), em Salvador
Inscrições pelo e-mail: abap@abap-ba.com.br