Caio Barsotti: "Nosso modelo é harmônico e complexo"


Caio Barsotti, Presidente do CENP 

Por Claudia Penteado

O Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) desenvolveu, em parceria com a Grato Visual Content, vídeos que detalham as regras do modelo da atividade publicitária no país. Os três primeiros, “A Harmonia Eficaz do Modelo de Publicidade”, “Visão Econômica do Modelo Brasileiro de Publicidade – Geração de Valor e Bem-Estar Social” e "A Publicidade Brasileira e a Autorregulação" já estão no ar no site do Cenp e no canal da entidade no You Tube, o CanalCenp . Neste papo, Caio Barsotti, presidente do CENP, explica a estratégia.

Como surgiu a ideia de fazer vídeos para explicar o modelo de publicidade praticado no Brasil?

Embora nosso modelo de negócios vigore há muitos anos, por ser obviamente sólido e eficaz, isso não significa que seja de fácil compreensão. Nosso modelo é, ao mesmo tempo, harmônico e complexo e, por esta razão, é natural e necessário que o CENP continue oferecendo às novas gerações de líderes conteúdos nas mais variadas formas que facilitem a compreensão dos vários aspectos que compõem o modelo brasileiro de publicidade. Quanto mais se conhece os fundamentos do modelo, melhor a qualidade dos negócios para todos.

Por que isso pareceu oportuno e, principalmente, como será usado o material?

Sempre é oportuno utilizar recursos audiovisuais, visto que facilitam a compreensão das mensagens. Os vídeos estão disponíveis no site e contamos com o empenho de nossas entidades fundadoras, associadas, aderentes, conselheiros e imprensa especializada para difundir os vídeos. Também veicularemos anúncios, criados pela agência Zoegas.

Como foi o processo de briefing, produção e aprovação? Que desafios foram enfrentados no processo? Como usar a abordagem certa?

Nosso desafio era propor subsídios para uma resposta que todo o publicitário brasileiro deve ter na ponta da língua: qual é o segredo do modelo brasileiro de publicidade e por que ele preserva a competitividade da atividade no Brasil. É uma pergunta que vale a pena ser respondida, pois dela depende toda a indústria da comunicação, já que é a publicidade que ajuda a mais de 50 mil anunciantes de todo o país a girarem os estoques, ao mesmo tempo em que torna possível aos veículos de comunicação de todos os meios proporcionarem entretenimento, cultura e educação aos brasileiros, de forma gratuita ou a custos baixos.

O material tem como intenção falar com públicos mais jovens?

Os três vídeos produzidos seguem uma linha didática, visando publicitários de todos os segmentos e de todas as faixas de idade. Optamos por uma linguagem direta, mas sem passar por cima da complexidade do tema. Nos baseamos em estudos de fôlego da LCA Consultores e FA Estudos Econômicos, que analisaram em profundidade o modelo brasileiro de publicidade, destacando as suas vantagens comparativas não só para agências, anunciantes e veículos, mas para a economia como um todo. Vistos separadamente ou em conjunto, os vídeos oferecem um panorama bem completo da nossa atividade. Estamos confiantes de que, bem assimilados, eles fornecem as respostas a qualquer questionamento sobre o modelo brasileiro de publicidade. Esperamos despertar nos líderes o interesse pelo conhecimento e também que acessem outros conteúdos, como a série Documentos CENP, disponíveis em nosso site.

O Cenp pretende produzir mais vídeos?

Sim, sempre que houver oportunidade, argumentos e estudos novos.

A transparência nas relações é um dos maiores desafios da atualidade?

Sim, e esta é uma das virtudes do modelo brasileiro de publicidade. A crescente relevância do compliance nas empresas apenas torna mais oportuna a difusão do modelo no mercado publicitário.

Que outras ações o CENP vem realizando no sentido de atuar de maneira eficiente na defesa do modelo de publicidade? Que outras ações estão previstas?

É um trabalho permanente, se valendo de todas as oportunidades disponíveis, o que acontece pelas vias tradicionais e também com ações que poderíamos chamar de corpo-a-corpo, com a presença do CENP em dezenas de encontros, seminários e congressos de todo o país. Aqui também contamos com a ação e oportunidade das entidades que nos dão sustentação.