Sob coordenação da ABAP, Y&R cria campanha para Ministério Público Federal de SP


Objetivo é conscientizar a população a respeito da Lei 12.845/13 que dispõe sobre o atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual

 

A Y&R, com o apoio da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), criou uma campanha para auxiliar o Ministério Público Federal (MPF/SP) na divulgação da Lei 12.845/2013, que dispõe sobre o atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual. O principal ponto da Lei é o de assegurar que os hospitais ofereçam às vítimas de violência sexual atendimento emergencial, integral e multidisciplinar gratuito.

A iniciativa da ABAP e da Y&R de lançar uma campanha com divulgação em diferentes plataformas de mídia surgiu após a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, órgão do MPF/SP que apura violações de Direitos Humanos, constatar, por meio de um inquérito civil público, que não só a qualidade no atendimento está aquém do desejável, como há uma grande desinformação da sociedade em relação aos direitos previstos na legislação criada há cinco anos.

Nascia assim a Lei do Minuto Seguinte, nome criado pela Y&R para personificar a Lei 12.845/2013. A ideia do nome e o conceito da campanha surgiram a partir da informação compartilhada pelo MPF/SP que, ao analisar dados do IPEA, estimou que a cada minuto uma pessoa é estuprada no Brasil. “Pelo levantamento do IPEA foram registrados, no ano de 2016, mais de 49 mil casos de estupro. Já no ano de 2017 foram mais de 60 mil casos, conforme pesquisas do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ou seja, uma vítima a cada 10 minutos. Ocorre que, segundo o IPEA, a estimativa é de que haja uma subnotificação de 90%. Se levarmos isso em consideração, chega-se a assustadora conta de uma pessoa estuprada por minuto”, comenta Pedro Antonio de Oliveira Machado, procurador regional substituto dos Direitos do Cidadão em São Paulo.

Toda a campanha foi feita a partir de ações voluntárias - agência, ABAP, fotógrafos, cinegrafistas, personagens, mídia, influenciadores estão atuando pro bono. “Em um momento tão importante no qual as marcas colaboram tanto com o discurso da diversidade, ter a alegria de participar da criação de um serviço para milhões de pessoas, é maravilhoso. Mais do que uma campanha, tivemos a oportunidade de participar da criação do nome de uma lei. Nada pode ser mais gratificante que isto”, comenta Laura Esteves, Diretora de Criação da Y&R.

Com foco na informação e na conscientização pública em relação a Lei do Minuto Seguinte, o enxoval da campanha conta com filme de 60 segundos, o tempo exato entre um estupro e o que a mulher deve fazer no minuto seguinte a esta violência, que irá ser divulgado em TV aberta e alguns canais pagos. O filme também traz locução feita pela apresentadora Marília Gabriela, que empresta sua voz para informar milhões de pessoas sobre a Lei do Minuto Seguinte.

Além disso, banners serão expostos, por 24 horas, no formato looping, nos principais portais do país. A mídia OOH será instalada em lugares de maior ocorrência de estupro com a intenção de trazer maior luminosidade para proteger o caminho das vítimas em horas de pouco movimento nestes locais. Para fins legais, o novo ordenamento jurídico considera violência sexual qualquer forma de atividade sexual não consentida.

“Quando fomos procurados pelo MPF para ajudar a divulgar essa lei tão importante que garante o atendimento humanizado das vítimas de violência sexual, tínhamos certeza de que a reação de nossas associadas em geral seria positiva. Mas após as primeiras semanas, a adesão à campanha criada pela Y&R se tornou um grande movimento de todo o mercado e isso prova a força que nossa atividade é capaz de mostrar na transformação da sociedade. Como representante dessa atividade, a ABAP tem de estar no centro de discussões importantes para a economia e para o país - e especialmente na defesa da dignidade feminina, uma luta necessária tanto no mercado publicitário como em toda a sociedade”, diz Gal Barradas, vice-presidente da ABAP.

“Numa ação inédita, o Facebook disponibilizará a seus usuários o primeiro cover brasileiro (tema para foto de perfil do usuário), relacionado a uma campanha ou ação social. A população também poderá manifestar seu apoio à Lei do Minuto Seguinte compartilhando sua foto com a hashtag #leidominutoseguinte nas suas redes sociais. E no dia 25 de novembro, Dia Internacional Da Não-Violência Contra a Mulher, será lançado uma estátua dos mil rostos. Uma escultura com corpo feminino e rostos que se alternam a cada minuto homenageando esta conquista de toda a população”. 

Toda a informação sobre a Lei do Minuto Seguinte, assim como o filme e as peças da campanha podem ser acessadas pelo site www.leidominutoseguinte.mpf.mp.br