Abap Bahia celebra seus 40 anos


Abap-BA celebrou, em grande estilo, seu aniversário de 40 anos na noite de 6 de dezembro, no Restaurante Amado, em Salvador.

Na festa foram homenageados cinco anunciantes que fazem parte da história da publicidade baiana. São eles: Delfin Gonzalez, fundador das Clínicas Delfin; Ewerton Visco, do Grupo Alliance; Pepe Faro, criador da Rede Perini; Fidel Fernandez, fundador da Primordial Móveis; e Fernando Vita, conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM). Os homenageados receberam troféus assinados pelo artista plástico Leonel Mattos.

No evento, a Abap-BA relembrou a história da entidade e homenageou os treze gestores que passaram pela associação desde sua fundação e deixaram suas inúmeras contribuições.

O ex-presidente Cláudio Carvalho fez uma homenagem póstuma ao seu pai Fernando Carvalho, primeiro publicitário a gerir a associação, após sua fundação em 1978.

Fernando Barros, o líder mais longevo da entidade até o momento, recordou os desafios que enfrentou em seu período de gestão.

Os ex-presidentes Renato Tourinho, Alberto Miranda, Sydney Rezende, Paulo Vianna, Fernando Passos, Cléo Silva, Fernando Barros e Cláudio Carvalho ainda foram ao palco para um presente especial da associação por suas respectivas contribuições.

Sidônio Palmeira foi representado por Raul Guedes Rabelo; Moacyr Maciel, pelo sócio Eduardo Santos; Jorge Randam, pelo filho Elder Randam; e Fernando Carvalho, por seus familiares.

Encerrando a cerimônia, o colaborador da Abap-BA Marco de Santana foi também aplaudido pelos seus 25 anos de serviço no setor financeiro ajudando a cuidar das contas da entidade. 

A festa contou com a animação da cantora Ana Mametto, que apresentou o “Mar de Caymmi e Vinícius” e também canções contemporâneas da MPB.

A programação de 40 anos da Abap Bahia foi possível por meio do patrocínio da JC Decaux, Grupo A Tarde, Rede Bahia, Globo Nordeste, TV Band, Band News, TV Aratu, TV Record, Uranus, Central de Outdoor, Viva Mídia, Integra Mídia, Acqua Investimento, XP Investimento, Harley Davidson, Via Press Comunicação, Land Rover, Paula Hazin e Avatim.

Desde o início do ano, para marcar as comemorações dos seus 40 anos, a Abap-BA organizou um calendário de ações voltadas para a atualização de conhecimento e o compartilhamento das melhores práticas do mercado de publicidade e propaganda. Alguns dos eventos foram o Café com Compliance, realizado em abril, o Chacoalhada, que aconteceu em maio, o curso de Métricas Digitais, realizado em julho, e o OOH Summit, em setembro.

Na avaliação do presidente da Abap-BA, Americo Neto, a realização desses eventos ao longo do ano reforça o compromisso da entidade com o desenvolvimento do segmento no estado. “É uma maneira de fortalecer o nosso setor, contribuindo para colocar o mercado mais em evidência e mostrar a importância da publicidade para a economia”, declarou. “Por isso, nos empenhamos em promover todas essas ações de atualização de conhecimento, networking e troca de informações. Um esforço que faz parte da nossa missão ao longo dessas quatro décadas. Vamos continuar trabalhando em prol do desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da propaganda”.