"Diretrizes de Compliance" são apresentadas em Goiás


As "Diretrizes de Compliance" da ABAP foram apresentadas ao mercado goiano em evento realizado na manhã desta quinta-feira, 6 de junho, no Auditório do Sesc-GO. O evento recebeu representantes da Controladoria Geral do Estado, de agências de publicidade, da indústria do setor de comunicação e anunciantes. 

Durante o evento também foi realizada a cerimônia de posse da Diretoria da ABAP Goiás para o Biênio 2019-2021, composta por Frederico Parma, Presidente, Joel Fraga Borges, Diretor de Relações Associativas, e Rosenwal Ferreira, Diretor Administrativo Financeiro. A nova Diretoria ainda homenageou o ex-Presidente da ABAP-GO, Zander Júnior, por suas contribuições ao mercado goiano.  

“A ABAP mostra maturidade e inovação com esta ação. As Diretrizes de Compliance são uma referência de boas práticas não só para as agências, mas para todo o mercado: anunciantes, veículos e fornecedores. É um material muito rico, feito pela Fundação Dom Cabral, onde até mesmo a relação entre a liderança das agências e suas respectivas equipes foram contempladas”, afirma Frederico Parma, presidente da ABAP Goiás. 

O evento contou com um painel sobre a realidade de Compliance em uma das maiores agências brasileiras: a DPZ&T. “Compliance é aquilo que permite às empresas combinar as leis e regras, que são externas com sua governança, que é interna”, explica Tonico Pereira, Chief Compliance Officer da DPZ&T.

O subchefe da Controladoria Geral do Estado de Goiás, Marcos Tadeu de Andrade, também participou da apresentação das "Diretrizes de Compliance" da ABAP. Para ele, o evento é um marco importante para a região: “Um Programa de Compliance, que engloba o aspecto da integridade, em empresas do setor privado ou em organizações públicas, é de fundamental importância para garantir a conformidade da gestão, por meio da prevenção, detecção e remediação de atos lesivos, especialmente a instituição de mecanismos que evitem ou mitiguem a corrupção, mas, sobretudo, deve propiciar o alcance legítimo e eficiente de resultados. Neste sentido, a iniciativa da ABAP é, sem dúvida, de grande relevância para a compreensão e agregação de valor ao recorrente debate nacional sobre integridade”.

Outro palestrante presente foi o advogado José Ricardo de Bastos Martins, especialista em Direito Empresarial e Compliance da Peixoto & Cury Advogados. Ele foi um dos consultores que auxiliou na elaboração do documento. “As Diretrizes de Compliance recém lançadas pela ABAP representam um marco importantíssimo no papel desta instituição de disseminar as melhores práticas de mercado na atividade publicitária. Não só pela relevância do tema – já que um dano reputacional decorrente de um escândalo de corrupção pode ser fatal para uma agência – mas também pela forma como o tema é abordado, ressaltando que um programa de integridade efetivo representa uma valiosa ferramenta de gestão para o aprimoramento da governança da empresa”, afirma.

O documento da ABAP foi elaborado pela Fundação Dom Cabral, contratada para desenvolver um documento com foco específico para a implantação em agências de publicidade. "A FDC se sente muito honrada de participar e contribuir através da parceria com a Abap neste projeto, pois a elaboração das Diretrizes de Compliance para as Agências de Publicidade é uma relevante iniciativa do setor com o propósito não só de fortalecer as boas práticas de governança mas, e sobretudo, o de disseminar orientações sobre condutas éticas e de integridade, não só para o bom funcionamento deste mercado mas também para o fortalecimento da imagem e reputação das agências de publicidade", conta Maria Cristina Leão, gerente de Grandes Organizações Privadas da Fundação Dom Cabral. 

A iniciativa da ABAP visa contribuir para o funcionamento eficiente e regular do ambiente em que as agências operam; busca proteger as agências de atos ilegais por parte de terceiros; evitar ou coibir modalidades de fraudes ou situações irregulares; e fortalecer a reputação e credibilidade do mercado das agências de publicidade. 

O conteúdo das Diretrizes de Compliance para agências reforça as melhores práticas de governança corporativa e de combate à corrupção, adotadas nos âmbitos nacional e internacional. O documento é pautado na ética, transparência, capital humano, resiliência, confiança na cadeia de fornecedores e contempla todas as partes interessadas e envolvidas na atividade publicitária.

As "Diretrizes de Compliance" da ABAP também serão apresentadas em Cuiabá, no próximo dia 19/06, e no Rio de Janeiro, em 09/07.

 

         

Fotos: Luciano Ohya