"A criação é a alma da propaganda"


Claudio Carvalho, Presidente da ABAP Bahia e Presidente da Morya

Por Claudia Penteado

Claudio Carvalho, presidente da Morya, assumiu recentemente a presidência da ABAP Bahia, cargo que já ocupou uma vez, entre 2001 e 2003. Sua história com a entidade começou, de fato, há 40 anos. Seu pai, Fernando Carvalho, foi fundador e o primeiro presidente da ABAP na Bahia - nos tempos em que ele era adolescente - e por isso afirma ter vínculos fortes com a entidade, mantidos ao longo de toda a sua vida profissional. Segundo Claudio, o desafio do mercado hoje é unir tecnologia e criatividade e aumentar a percepção de valor da atividade publicitária. Acompanhe trechos do bate-papo com o executivo.

Desafio e aprendizado

"Só me lembro de meu pai quando me dizia 'não pense que é você quem vai fazer um favor a ABAP em ser presidente, é o contrário, é a ABAP que vai fazer um favor para você, porque vai lhe permitir saber ouvir todos indistintamente e sempre procurar uma solução que seja para o bem da nossa atividade'. Dito e feito: minha primeira gestão foi um grande aprendizado e realização. Para este novo período, estou muito motivado porque sinto um ambiente favorável entre as agências filiadas para trabalharmos juntos e aumentarmos a percepção de valor da nossa querida publicidade."

Mercado baiano

"Estamos nos adaptando e nos mexendo para estarmos preparados para acompanhar as transformações que a tecnologia está trazendo, sem perder a essência do nosso negócio, que é a nossa capacidade criativa. Se a propaganda é a alma do negócio, a criação é a alma da propaganda e a Bahia é berço da criatividade em muitas áreas como música, cinema, artes, literatura, e é matriz criativa para a propaganda brasileira. Unir tecnologia e criatividade e aumentar a percepção de valor da nossa atividade é o nosso desafio."

Planos na ABAP

"Nosso plano é fazer com que nossa atividade seja reconhecida como líder de uma indústria de comunicação que tem força, representatividade e valor a ponto de ser uma interlocução importante para contribuir com as decisões sobre os caminhos de desenvolvimento econômico da nossa cidade e do nosso estado. São alguns objetivos e vamos trabalhar para avançar o máximo que pudermos, a saber:

- Colocar a ABAP no mesmo patamar de influência dos outros segmentos da economia;

- Programa de desenvolvimento e capacitação das principais lideranças das agências filiadas. Com a crença de que se estamos mais capacitados, nossas agências e a nossa própria atividade vão avançar muito mais;

- Abraçar e incluir os segmentos de tecnologia;

- Ações diretas para anunciantes para aumentar a percepção de valor da nossa atividade;

- Programa de melhoria de gestão e resultados das agências;

- Estar próximo dos movimentos culturais da Bahia, nossa verdadeira matriz criativa;

- Integração de ações com o Sinapro e a ABMP;

- Apoio para implantação de programa de Compliance.

Papel da ABAP

"Hoje o papel da ABAP é aumentar a percepção de valor da nossa atividade através de capacitação e melhoria do nosso produto e da nossa entrega. Se os nossos clientes percebem valor, as discussões sobre remuneração ganham outro patamar."

2019 e além

"2019 deve, ao seu final, iniciar um novo ciclo de crescimento, caso tenhamos consistência nas reformas da previdência e tributária. O ano passado e este ano têm sido de olho nas despesas e melhoria da nossa entrega, especialmente nos clientes atuais. E, por outro lado, a Morya acaba de ganhar a concorrência da Neoenergia, um dos maiores grupos de energia do país."

Transformação e futuro

"Nossa atividade vem mudando muito e Darwin tem baixado por aqui fazendo com que nos adaptemos às novas tecnologias. Vejo um esforço grande das agências no sentido de integrar o on e o off e com adesão dos clientes. A área de mídia, com a riqueza das informações e dados, tem sido decisiva para a consistência das propostas apresentadas aos nossos clientes."

Compliance

"Algumas agências do mercado fizeram implantações pontuais de seus programas de Compliance. No mês de agosto, deveremos fazer o lançamento das diretrizes do Compliance da ABAP aqui na Bahia."

Encantamento

"O que me  encanta na propaganda é a relação com nossa equipe e com nossos clientes e a oportunidade de contribuir para a construção de marcas fortes, além de estar sempre em movimento e em transformação."