ABAP 70 Anos: Lei 12.232, Indicadores de Sustentabilidade, Somos Todos Responsáveis e Prêmio Aliança


Na última década, os líderes da ABAP mantiveram a herança deixada pelos seus fundadores, explorando a aptidão da associação pelo pioneirismo e colocando a entidade na dianteira de movimentos como a elaboração de uma lei sobre licitações específica para o setor publicitário, a construção de indicadores de sustentabilidade para a indústria da comunicação, a abertura de um debate aberto sobre publicidade infantil e uma premiação pela longevidade das parcerias profissionais entre agências e seus clientes. Relembre esses movimentos. 

 

A Lei 12.232, que entrou em vigor em abril de 2010, é um reconhecimento da força da autorregulação da publicidade brasileira, garante transparência às licitações e o controle da sociedade na contratação de serviços publicitários pela administração pública. Durante a elaboração do projeto de lei, as entidades do setor, lideradas pela ABAP, se mobilizaram. O PL foi debatido e recebeu manifestação de apoio do IV Congresso Brasileiro de Publicidade, realizado em 2008.

Essa é a primeira Lei sobre licitações para um setor específico.

 

Os Indicadores de Sustentabilidade para a Indústria da Comunicação foram lançados em 2011 por iniciativa da ABAP com apoio acadêmico da ESPM com o objetivo de auxiliar as agências na adoção de práticas sustentáveis em suas atividades.

 

Com o objetivo de expandir o debate sobre a publicidade dirigida a crianças, promover uma discussão equilibrada, aberta ao diálogo e à liberdade, de forma a contribuir para uma ampla reflexão sobre o assunto, a ABAP lançou, em 2012, a campanha “Somos Todos Responsáveis”. A campanha contou com mais de 220 depoimentos de especialistas e pessoas comuns, cartilhas e publicações, e debates abertos nas redes sociais. Confira o depoimento de Mario Sergio Cortella clicando na imagem abaixo. Todos os depoimentos da campanha, bem como as publicações, estão disponíveis também em: www.somostodosresponsaveis.com.br

 

Para homenagear a longevidade e a fidelidade das parcerias profissionais entre agências a anunciantes, a ABAP realizou, em 2013, o Prêmio Aliança. 21 agências e 26 anunciantes, com relacionamentos de negócios que variavam entre 30 e mais de 80 anos, receberam os troféus.