Balanço Conar: Conselho de Ética analisa 9 cases


4ª, 5ª e 7ª Câmaras do Conselho de Ética do Conar se reuniram nos últimos dias do mês de setembro e analisaram 9 representações, entre elas cases da Hypera, Tenys Pé Baruel e Bepantol Baby. 

 

As 4ª e 5ª Câmaras do Conselho de Ética do Conar, que têm sede em Brasília e Porto Alegre, fizeram reunião conjunta no dia 25/09.

Confira os resultados:

Representação Nº 140/20, "Ciclo Reverso - Sinergy Novas Mídias - A lona utilizada neste anúncio não vai gerar resíduo: vai gerar qualificação". Resultado: arquivamento por unanimidade.

Representação Nº 143/20, "Betânia Lácteos e Isabele Temoteo - Desafio Bolo de Milho da Betânia". Resultado: alteração agravada por advertência aos anunciantes, por unanimidade.

Representação Nº 152/20, "Payu Brasil e Fazpramim.org - Agendamento de RG IGP - Agendar o RG online" e "Em uma consulta recente ao Conar foi decidido que fazpramim é um site idôneo e presta um serviço lícito e regulamentado". Resultado: sustação de um dos anúncios, alteração do outro, em ambos os casos agravado por advertência ao anunciante, por unanimidade.

Representação Nº 300/19, em recurso ordinário, "Hypera - Se é gastro, é Gastrol". Resultado: arquivamento por unanimidade.

Participaram da reunião: Alexandre Gadret, André Alencar Porto, Carlos Alves, Cláudio Paixão, Cristiano Flores, Debora Dalcin, Juliana Vansan, Marcelo Rech (presidente da 5ª Câmara), Mariangela Toaldo, Nilson Souza, Paulo Tonet Camargo (presidente da 4ª Câmara), Renata Garrido, Roberto Philomena, Thiago Leal Resende, Vinícius Linhares e Zander Campos Jr.


7ª Câmara encerrou as reuniões do Conselho de Ética do mês com sessão virtual no dia 30/09. 

Confira os resultados:

Representação Nº 136/20, "Industrial Boituva de Alimentos - Vodka Walesa, a vodka que casa bem com você" e "Sete Campos de Piracicaba, a melhor cachaça do Brasil". Resultado: alteração por maioria de votos agravada por advertência ao anunciante, por unanimidade.

Representação Nº 147/20, "Tenys Pé Baruel - Proteção, cuidado e prevenção com uma simples atitude". Resultado: alteração por unanimidade.

Representação Nº 150/20, "Creme MD". Resultado: sustação do spot de rádio, alteração do site, agravadas por advertência ao anunciante, por unanimidade.

Representação Nº 171/20, "Mercantil Leilão". Resultado: alteração por unanimidade.

Representação Nº 107/20, em recurso ordinário, "Bayer - Bepantol Baby - Deixa a pele respirar, proteção mais pura e profunda - Sem óxido de zinco, forte proteção porque protege 3X mais com uma barreira transparente". Resultado: sustação da campanha comparativa, alteração, de forma a suprimir menção ao óxido de zinco, e arquivamento dos demais questionamentos, em decisões unânimes.

Participaram da reunião: Ana Moisés, Andrea Hirata, Antônio Jesus Cosenza, Bóris Gris, Bruno Pires, Camila Félix, Caroline Cortopassi, Esper Chacur Filho, Jorge Tarquini, Juliana Vilhena do Nascimento, Laura Esteves, Licínio Motta Neto, Luiz Celso de Piratininga Jr., Luiz Roberto Valente Filho (presidente da 7ª Câmara do Conselho de Ética), Marcelo Migliori, Paulo Samia, Sabrina Balhes, Valéria Sombra e Vitor Morais de Andrade.