Pesquisa revela hábitos de mídia dos produtores rurais brasileiros


ABMRA

A 7ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural, realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio - ABMRA, revelou que um em cada três produtores rurais brasileiros utilizam canais de televisão especializados em agronegócio, revistas do setor e jornais para se informar e auxiliar nas escolhas de produtos e equipamentos para o seu negócio. 

A televisão aberta é o meio de comunicação preferido entre os pesquisados para entretenimento e informação, com 92% das citações. Os demais meios mais usados pelos produtores rurais para informação são o rádio, com 75%, e a internet com 42% das referências. Os jornais, com 30%; a TV paga, com 28% das respostas; e as revistas, com 27% vêm em seguida. Entre as mídias digitais, o aplicativo Whatsapp lidera a preferência dos produtores rurais com 96%, seguido pelo Facebook (67%), YouTube (24%), Messenger (20%), Instagram (8%) e Skype (5%).

A pesquisa também constatou o crescimento da participação das novas gerações de produtores rurais e das mulheres, com papel cada vez mais importante no crescimento do agronegócio brasileiro. A idade média dos produtores rurais é de 46,5 anos – 3,1% menos do que identificado no estudo anterior, realizado em 2013. E 18% deles têm curso superior, especialmente agronomia (42%), veterinária (9%) e administradores de empresas (7%). A presença da mulher em funções de decisão nos empreendimentos rurais apresentou salto impressionante nos últimos quatro anos, triplicando sua importância na gestão da atividade rural de 10% para 31%.

“Essas e outras constatações da nova Pesquisa da ABMRA comprovam a percepção que temos do agronegócio, uma atividade que se reoxigena ano após ano, torna-se mais moderna e produtiva, elevando o Brasil à condição de líder global no campo como um todo e, particularmente, em dezenas de atividades produtivas agrícolas e animais. Além disso, este estudo representa um confiável banco de dados do agronegócio, que supre a ausência de um levantamento público”, ressalta Jorge Espanha, presidente da ABMRA. 

A pesquisa entrevistou 2.835 produtos rurais, sendo 2.110 agricultores e 725 produtores de animais de 15 estados, com o objetivo de identificar o perfil dos produtores rurais brasileiros, incluindo seus hábitos de compra, seu envolvimento com as novas tecnologias e a mídias que consultam para sua informação pessoal e profissional. 

Acesse a apresentação da 7ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural ABMRA no link: http://bit.ly/2rWWPLk