Maré das Big Techs começa a virar com acordo tributário global

Exame 

Embora o pacto alcançado pelos ministros das Finanças do G7 tenha como objetivo abarcar todas as grandes multinacionais, o setor de tecnologia é particularmente favorecido pelo sistema atual. 

Leia Mais

Compartilhar

Podcast traz panorama da regulação da internet (áudio)

Teletime 

Marcelo Bechara, diretor de relações institucionais e regulatórias do Grupo Globo, e João Brant, diretor do Instituto Cultura e Democracia, participaram de podcast do Teletime e deram um panorama de como estão as discussões ao redor da regulação da internet no Brasil e no mundo.

Leia Mais

Compartilhar

Órgãos de defesa de dados da UE reforçam foco no Facebook e Big Techs (em inglês)

Reuters 

A União Europeia declarou apoio ao direito de agir dos órgãos de defesa nacionais dos países membros do bloco diante de violações da privacidade de dados. 

Leia Mais

Compartilhar

Twitter pode perder proteções legais na Índia se não seguir novas regras (em inglês)

Engadget

O Ministério de Eletrônicos e Tecnologia da Informação da Índia enviou carta ao Twitter informando que a companhia precisa aderir às Diretrizes Intermediárias e Código de Ética da Mídia Digital, que regulamentam o conteúdo nas redes sociais no país. 

Leia Mais

Compartilhar

Novas regras do Reino Unido vão reduzir poder de barganha das plataformas digitais (em inglês)

Warc

O governo do Reino Unido planeja introduzir novas regras com objetivo de restringir o poder de barganha de gigantes digitais como Google, Amazon e Samsung sobre as emissoras de TV.

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: 2ª Câmara analisa sete cases

A 2ª Câmara do Conselho de Ética do Conar se reuniu em 17 de junho e analisou sete representações, entre elas, cases da Amil, Arcor e Serasa. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Gerety Awards anuncia shortlist e "Agência do Ano" por países

O Gerety Awards anunciou o shortlist global e a "Agência do Ano" por países. Os trabalhos brasileiros selecionados no shortlist são: "I Am", da VMLY&R para Starbucks, "Teclado Consciente", da HavasPlus para TIM, e "Drive Thru Doação de Sangue", da WMcCann para Chevrolet. 

Continuar Lendo

Compartilhar

OAB aprova dois artigos de nova norma sobre regras de publicidade

ConJur

O Conselho Federal da OAB aprovou esta semana os artigos 1º e 2º do novo provimento sobre regras de publicidade para a advocacia. A votação do projeto está sendo feita artigo por artigo e deve ser retomada em 28 de junho.

Leia Mais

Compartilhar

WFA lança censo global de diversidade no marketing em parceria com Campaign, Kantar, EACA e VoxComm

Meio&Mensagem

A WFA - World Federation of Advertisers está lançando, em parceria com Campaign, Kantar, EACA e a nova associação global de agências VoxComm, o primeiro censo global da indústria de marketing e publicidade. Criado para fornecer dados sobre a composição dos profissionais da área, o projeto avaliará a diversidade, a equidade e a inclusão no setor. 

Leia Mais

Compartilhar

G7 fecha apoio a imposto mundial de pelo menos 15% sobre grandes empresas

Poder360

Os ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais do G7 demonstraram apoio a uma “reforma tributária global”, com um imposto de “pelo menos” 15% sobre grandes empresas. O principal foco são as empresas de tecnologia. 

Leia Mais

Compartilhar

França multa Google em 220 milhões de euros por publicidade online

UOL

A agência reguladora para a concorrência na França multou o Google em 220 milhões de euros por considerar a empresa culpada de favorecer os seus próprios serviços no setor de publicidade online.

Leia Mais

Compartilhar

UE e Reino Unido abrem investigação antitruste sobre tratamento de dados de publicidade do Facebook (em inglês)

Forbes

Reguladores da concorrência da União Europeia e do Reino Unido abriram investigações antitruste formais relacionadas a como o Facebook lida com dados de publicidade. 

Leia Mais

Compartilhar

ANPD e Cade assinam acordo de cooperação

Telesíntese

A ANPD e o Cade firmaram Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de estabelecer parceria em ações de defesa à livre concorrência relacionadas a serviços que demandam proteção de dados pessoais.

Leia Mais

Compartilhar

Mover: grupo de empresas cria movimento pela equidade racial

Propmark 

Coalizão formada por marcas como Coca-Cola, Ambev, Magalu e Via lançou o MOVER - Movimento pela Equidade Racial, com o objetivo de gerar 10 mil novos postos de liderança para pessoas negras, além de oportunidade para 3 milhões de pessoas nos próximos anos.

Leia Mais

Compartilhar

Africa leva O Melhor Comercial do Brasil 2020 com ‘Esperança’

Propmark 

‘Esperança’, filme da Africa para o Itaú, protagonizado por Fernanda Montenegro, venceu O Melhor Comercial do Brasil 2020. O anúncio foi feito no último dia 8 de junho durante evento online. 

Leia Mais

Compartilhar

Africa, AKQA e VMLY&R têm finalistas em Glass, Titanium e Innovation

Meio&Mensagem

A edição 2020/2021 do Cannes Lions divulgou três shortlists antecipados, incluindo “#GoEqual”, da Africa, “Código da Consciência” e “Museu do Impedimento”, da AKQA, e “Eu Sou”, da VMLY&R. Há ainda uma menção ao Brasil no shortlist de Glass para a produtora de som Tesis. 

Leia Mais

Compartilhar

Cannes Lions Live apresenta agenda com palestras

Propmark

O Cannes Lions anunciou a programação do evento que, pelo segundo ano consecutivo, acontecerá de forma remota, entre os dias 21 e 25 de junho. Os conteúdos estarão divididos por oito temas. 

Leia Mais

Compartilhar

Cannes Lions será uma plataforma de troca criativa

Propmark

O Cannes Lions passa a se apresentar ao mercado não mais apenas como um festival de publicidade, e sim, como uma plataforma de troca criativa, que será otimizada pelo Lions Membership. O anúncio foi feito pelo Estadão, representante do festival no Brasil.

Leia Mais

Compartilhar

Brasil tem quatro Pratas e três Bronzes no The One Show 2021

Propmark

O Brasil conquistou quatro Pratas, três Bronzes e 24 Merits no The One Show 2021. AlmapBBDO, David, Gava Studio, Soko e BETC Havas foram as agências premiadas. 

Leia Mais

Compartilhar

Next Creative Leaders 2021: Premiação focada em mulheres recebe inscrições

Clube de Criação 

O The One Club for Creativity e The 3% Movement recebem inscrições até 16 de julho para o Next Creative Leaders 2021, premiação com foco em reconhecer mulheres e criativas não-binárias com um olhar sobre a liderança que ajude a mudar o setor para melhor.

Leia Mais

Compartilhar

El Ojo prorroga inscrições com descontos até 18 de junho

Propmark 

O El Ojo prorrogou o sistema de inscrição antecipada, que permite confirmar a inscrição com descontos de até 20%, até o dia 18 de junho. O evento será realizado de forma virtual nos dias 23, 24 e 25 de novembro.

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: 1ª Câmara abre reuniões de junho do Conselho de Ética

A 1ª Câmara do Conselho de Ética do Conar se reuniu no dia 10 de junho e analisou cinco representações, entre elas, cases do Picpay e Bradesco.

Continuar Lendo

Compartilhar

ABAP, ABRADi e Fenapro se unem em campanha por vacinação em massa e doação de cestas básicas

A ABAP, a ABRADi e a Fenapro lançaram, nesta quarta-feira, 2 de junho, a campanha “Todos Vacinados”, um movimento para ajudar o país a combater os efeitos da pandemia.

Continuar Lendo

Compartilhar

Velho é o seu preconceito

Meio&Mensagem

"A diversidade não só de gênero, mas também geracional, é mais do que necessária. É atalho para a eficiência", afirma Mario D'Andrea, presidente da ABAP e embaixador da Liga Labora pela inclusão geracional, em artigo para o Meio&Mensagem. 

Leia Mais

Compartilhar

Mercado publicitário movimentou mais de R$ 11 bilhões no 1º trimestre de 2021

Edição do Brasil 

O diretor-executivo da ABAP, Alexandre Gibotti, comentou os resultados do levantamento sobre investimentos publicitários da Kantar Ibope Media e a contribuição do setor para a economia: “Publicidade em alta é ativação do Produto Interno Bruto brasileiro e geração de milhões de empregos". 

Leia Mais

Compartilhar

Força da publicidade no interior paulista

Propmark

Dudu Godoy, presidente do Sinapro-SP, VP da Fenapro e VP do CENP, fala, em artigo para o Propmark, sobre a participação ativa das agências do interior paulista no movimento de transformação do setor. 

Leia Mais

Compartilhar

UE não é mais maior ameaça às Big Techs (em inglês)

Bloomberg

Sob a administração de Joe Biden, Washington D.C se tornou o novo centro da luta antitruste das Big Techs. "O que está acontecendo nos EUA é um sinal de que a conversa global mudou", diz Margrethe Vestager, comissária europeia da concorrência. 

Leia Mais

Compartilhar

Fusões em Big Techs: UE prepara novas regras mas três países pedem maior controle (em inglês)

CNBC

Os países membros da União Europeia discutem novas leis que podem forçar as Big Techs a mudarem a forma como operam, mas Alemanha, França e Holanda pedem uma postura mais rígida em relação a aquisições menores que muitas vezes passam despercebidas. 

Leia Mais

Compartilhar

Facebook será a primeira rede social a entrar no Consumidor.gov.br

Consumidor Moderno

O Facebook será a primeira rede social no Brasil a ingressar no Consumidor.gov.br. A decisão atende a exigência da Senacon de que redes sociais que tenham comércio e merchandising se cadastrem na plataforma. 

Leia Mais

Compartilhar

ANPD inicia monitoramento de práticas de tratamento de dados em 2022

Telesíntese

O monitoramento da forma como as empresas tratam dados pessoais começa em janeiro de 2022 e será feito com base em denúncias recebidas e em um mapeamento semestral das prioridades da ANPD. As regras de fiscalização estão em fase de consulta pública. 

Leia Mais

Compartilhar

ANPD publica guia que explica funções de controlador, operador e encarregado

Telesíntese 

A ANPD publicou o “Guia Orientativo para Definições dos Agentes de Tratamento de Dados Pessoais e do Encarregado”, que estabelece diretrizes aos agentes de tratamento de dados, definições legais e regimes de responsabilidade. 

Leia Mais

Compartilhar

“Mais do que nunca, precisaremos de pensamento criativo”, diz COO do D&AD

Propmark

Em entrevista ao Propmark, Dara Lynch, COO do D&AD, reforça a tese de que a criatividade é uma das chaves para superar momentos difíceis e comenta a participação brasileira no festival. 

Leia Mais

Compartilhar

Prêmio Sim à Igualdade Racial: Os ganhadores da edição 2021

Clube de Criação 

O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) revelou os ganhadores do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2021 em evento foi exibido pelo Multishow e pelo perfil da entidade no Facebook. Confira os vencedores da quarta edição da premiação. 

Leia Mais

Compartilhar

Abertas as inscrições para o “Gerety Jury Insight Panels”

As reuniões do júri para definir o shortlist do Gerety Awards 2021 começam na próxima semana, seguidas do “Gerety Jury Insight Panels”, uma programação de painéis do Executive Jury que acontece de 7 a 17 de junho. 

Continuar Lendo

Compartilhar

CENP-Meios divulga para associados e participantes investimentos em mídia no 1º trimestre

O CENP disponibilizou, nesta quarta-feira, 2 de junho, os dados do CENP-Meios referentes aos investimentos via agências de publicidade durante o 1º trimestre deste ano, com painel de 194 agências. 

Continuar Lendo

Compartilhar

CENP divulga ranking inédito de agências por estado

CENP 

O CENP divulgou um ranking inédito de agências de publicidade organizado por estado, com base nos dados do CENP-Meios de 2020. “O ranking das agências por estado é uma decorrência da boa acolhida à iniciativa por parte do mercado, que a reconheceu como ferramenta valiosa para a gestão dos negócios publicitários e para o fomento da atividade”, diz Caio Barsotti, presidente do CENP. Confira o ranking completo em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

UE mira investigação antitruste formal contra Facebook (em inglês)

The Wall Street Journal 

A União Europeia está perto de abrir sua primeira investigação antitruste formal sobre o Facebook. Parte do inquérito se concentra em como a big tech alegadamente favorece seu Marketplace dentro da plataforma. 

Leia Mais

Compartilhar

Órgão antitruste alemão investiga Google sobre uso de dados

Money Times 

O órgão antitruste da Alemanha vai investigar se usuários têm escolha suficiente sobre seus dados ao utilizarem serviços do Google. 

Leia Mais

Compartilhar

Pirataria desvia R$ 2 bi de impostos por ano, calcula ABTA

Telesíntese

Estimativa divulgada pela ABTA, com base em dados da Anatel e do IBGE, é de que danos totais da pirataria de TV por assinatura, incluindo sobre as empresas que operam o serviço de forma legal, chegam a R$ 15,5 bilhões.

Leia Mais

Compartilhar

“A pirataria é um problema real de toda sociedade”

Observatório dos Famosos

Marcelo Bechara, Diretor de Relações Institucionais e Regulação do Grupo Globo e Vice-Presidente Jurídico da ABTA, fala, em entrevista ao Observatório dos Famosos, sobre as consequências da pirataria para a sociedade e das ações que estão sendo realizadas para combatê-la. 

Leia Mais

Compartilhar

Confira a edição do CENP em Revista de maio

CENP

Os novos membros do Conselho Superior do CENP e a chegada da campanha "Agência de publicidade não é tudo igual" ao Paraná são alguns dos destaques do CENP em Revista de maio. Acesse a publicação em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Sistema Sinapro/Fenapro realiza pesquisa VanPro 2021

Fenapro

O Sistema Sinapro/Fenapro está realizando consulta junto às agências para a primeira edição da Pesquisa VanPro 2021. A VanPro é uma pesquisa trimestral que visa entender a movimentação dos negócios de propaganda via agências. Para participar, acesse o link em Leia Mais. Os respondentes ou agências não serão identificados e só é necessário enviar uma resposta por agência. O prazo para participar foi prorrogado até o dia 2 de junho. 

Leia Mais

Compartilhar

Brand Footprint: As marcas mais escolhidas do mundo

Clube de Criação 

A Coca-Cola foi a marca mais escolhida do mundo em 2020, de acordo com o relatório global Brand Footprint, da Kantar. Foram analisadas 23,5 mil marcas, englobando consumidores de 54 países, incluindo o Brasil. 

Leia Mais

Compartilhar

Almap e Havaianas ganham prêmio especial do D&AD

Meio&Mensagem

AlmapBBDO e Havaianas conquistaram a premiação especial Collaborative Pencil, do festival D&AD, concebido para prestigiar relações duradouras entre agências e marcas. É a primeira vez que uma parceria brasileira conquista a honraria.

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: 15 cases analisados nos últimos dias

O Conselho de Ética do Conar realizou três sessões nos últimos dias e analisou quinze representações, entra elas, cases da Hering, McDonald's, Arezzo e P&G. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Brasil lidera finalistas da Ibero-América no The One Show

Propmark 

O Brasil soma 31 indicações entre os finalistas da Ibero-América no The One Club for Creativity, seguido pela Espanha, Argentina, México, Colômbia, Panamá, Peru, República Dominicana e Equador.

Leia Mais

Compartilhar

Veja os finalistas do Melhor Comercial do Brasil 2020

Propmark

O SBT divulgou os finalistas da 10ª edição do prêmio O Melhor Comercial do Brasil. O Itaú lidera com quatro filmes entre os anunciantes. 

Leia Mais

Compartilhar

Africa é a terceira agência mais premiada do mundo no D&AD 2021

Propmark 

O Brasil conquistou 49 pencils no D&AD 2021, se tornando o quinto país com maior número de prêmios. A Africa foi a terceira agência mais premiada no festival. 

Leia Mais

Compartilhar

Pare de interromper, comece a entreter

Propmark

Em artigo para o Propmark, Eduardo Simon, CEO da DPZ&T e vice-presidente da ABAP, fala sobre a importância do conteúdo relevante e significativo para uma comunicação fluida com o consumidor. "Não se trata mais de ter a audiência do espectador, mas sim seu interesse", diz. 

Leia Mais

Compartilhar

Como a pandemia mudou os investimentos em publicidade no mundo (em inglês)

eMarketer

Relatório do eMarketer revela que a contração nos investimentos globais em publicidade foi menor do que esperada em 2020 e prevê crescimento de 15% em 2021. 

Leia Mais

Compartilhar

UE quer promessas firmes de gigantes de tecnologia em combate a fake news

MoneyTimes 

A Comissão Europeia tem planos de apresentar uma atualização do código de conduta voluntário - introduzido em 2018 e no qual Google, Facebook, Twitter, Microsoft, Mozilla e TikTok se inscreveram - em que pede maior comprometimento das big techs para conter a monetização de informações falsas. 

Leia Mais

Compartilhar

Facebook enfrenta perspectiva de proibição “devastadora” de transferência de dados após decisão na Irlanda

IstoÉ Dinheiro

Decisão do Tribunal Superior da Irlanda pode levar o Facebook a ser proibido de transferir dados de usuários da União Europeia para os Estados Unidos. 

Leia Mais

Compartilhar

Itália multa Google em 102 milhões de euros por abuso de posição dominante

G1

A agência reguladora da concorrência na Itália multou o Google em 102 milhões de euros devido à recusa da empresa em aceitar no Google Play um aplicativo de recarga para carros elétricos da Enel. 

Leia Mais

Compartilhar

CENP reconhece empresa que agrega valor ao mercado publicitário

Propmark 

A VBS, que produz software de gerenciamento especializado para agências, é a primeira integrante do Quadro de Empresas Acreditadas do CENP, um reconhecimento a empresas prestadoras de serviços ao mercado publicitário que, atuando com comprovada qualificação, acrescentam valor ao ambiente de negócios.

Leia Mais

Compartilhar

Porto Alegre: Prefeitura e agências em desacordo

Blog do Adonis 

A ABAP-RS, a Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e o Sinapro-RS lançaram um manifesto de apoio aos profissionais e empresas de comunicação diante da exigência da prefeitura de Porto Alegre para que as agências faturem serviços de produção e compra de mídia de campanhas realizadas.

Leia Mais

Compartilhar

Especial Agências & Anunciantes: Unilever e WMcCann lideram rankings do Meio&Mensagem

Meio&Mensagem

Entre as novidades do especial Agências & Anunciantes do Meio&Mensagem deste ano está a adoção da lista do CENP-Meios como padrão para o ranking das 50 maiores agências do País. 

Leia Mais

Compartilhar

WMcCann tem as três parcerias mais longevas do País, com Coca-Cola, Chevrolet e Nestlé

Meio&Mensagem

A WMcCann atende a Nestlé desde 1953, a Chevrolet desde 1945 e a Coca-Cola desde 1942. Também figuram entre as campeãs em relações duradouras as parcerias da Publicis com a Nestlé e da MullenLowe com a Omo. 

Leia Mais

Compartilhar

“Tô me guardando pra quando o Carnaval chegar”

Propmark

O presidente da TroianoBranding, Jaime Troiano, fala, neste artigo para o Propmark, sobre com quais marcas o consumidor vai seguir quando a pandemia passar. 

Leia Mais

Compartilhar

Twitter indica tendências na cultura, bem-estar e tecnologia

Meio&Mensagem

Relatório Twitter Trends Brasil, que analisou 300 mil tópicos de conversas na plataforma entre dezembro de 2018 e novembro de 2020, indica que saúde, igualdade e tecnologias que servem à propósitos sociais ganharam relevância. 

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: Conselho de Ética analisa 11 cases

As Câmaras do Conselho de Ética do Conar analisaram onze cases nos últimos dias, entre elas, representações da TIM e Burger King. 

Continuar Lendo

Compartilhar

One Club lança campanha para acabar com o ódio (em inglês)

MediaPost

O The One Club for Creativity lançou o "We Are One", iniciativa que encoraja criativos de todo o mundo a criarem pôsteres com mensagens anti-ódio. 

Leia Mais

Compartilhar

Podcast: Os 4 elementos da publicidade

Meio&Mensagem

O Meio&Mensagem estreou esta semana a série em podcast “Os quatro elementos criativos”, que explora as temáticas: Observação, Inspiração, Interatividade e Execução. O conteúdo é parte do projeto Criatividade 2021, que inclui reportagens especiais e a cobertura de festivais internacionais de publicidade.

Leia Mais

Compartilhar

ABMN premia empresas pelo marketing durante a pandemia

Meio&Mensagem

A ABMN divulgou os vencedores da edição deste ano do Prêmio Marketing Contemporâneo, que destacou os trabalhos de empresas que conseguiram recriar suas narrativas de comunicação diante das dificuldades impostas pela Covid-19.

Leia Mais

Compartilhar

"Queremos modernizar o modelo brasileiro"

Propmark

A edição do Propmark desta semana trouxe uma entrevista com o presidente da ABAP, Mario D’Andrea, sobre os principais temas que estão na agenda de seu terceiro mandato à frente da entidade: “Será pautado por uma aceleração de mudanças”.

Continuar Lendo

Compartilhar

ABAP-Rio e Sinapro-RJ enviam nota à Prefeitura sobre contratos com agências

Janela Publicitária 

A ABAP-Rio e o Sinapro-RJ enviaram nota conjunta à Prefeitura do Rio de Janeiro sobre a decisão de internalizar sua comunicação publicitária, destacando que a parceria com as agências “sempre foi norteada pelos princípios que regem a administração pública, que garantem a busca por maior qualidade e economicidade”. 

Leia Mais

Compartilhar

"Já estamos de olho no futuro"

A Tarde

Em entrevista para o jornal A Tarde, o novo presidente da ABAP Bahia, Americo Neto, fala sobre as expectativas do mercado, os planos de atuação da nova gestão e o papel da publicidade na retomada da economia. 

Leia Mais

Compartilhar

Kantar mostra poder da adaptabilidade das marcas em 2020

Propmark 

“Pudemos ver em 2020 que as marcas e suas agências souberam entender os diferentes momentos e contextos para adequar o foco de suas campanhas”, explicou Adriana Favaro, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar Ibope Media, durante webinar que aprofundou o estudo Inside Advertising. 

Leia Mais

Compartilhar

Investimento em publicidade soma R$ 11,2 bilhões no trimestre

Meio&Mensagem

De acordo com a Kantar Ibope Media, os investimentos em publicidade no Brasil alcançaram o valor de R$ 11,2 bilhões nos primeiros três meses de 2021, o que representa uma estabilidade do mercado e um sinal de recuperação no ritmo dos investimentos. 

Leia Mais

Compartilhar

Orçamentos globais de publicidade crescem a índice mais forte já registrado (em inglês)

Warc

Em abril, os orçamentos globais de marketing cresceram no nível mais rápido já registrado, após cortes profundos durante a primeira onda do surto de coronavírus no ano passado, aponta o Global Marketing Index, do Warc. 

Leia Mais

Compartilhar

VoxComm abre as portas com plano de crescimento

MidiaNews

Manifesto da VoxComm, nova voz global das agências, detalha a missão da parceria que reúne 36 associações de todo o mundo e destaca o valor comercial que o setor oferece aos seus clientes. 

Leia Mais

Compartilhar

Hillary Clinton: 'Tem que haver um ajuste de contas global com a desinformação' (em inglês)

The Guardian 

Em entrevista ao The Guardian, a ex-Secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, alertou para os perigos contra a democracia que as mentiras online representam e defendeu um ajuste de contas global contra a desinformação que inclui conter o poder das big techs. 

Leia Mais

Compartilhar

Reino Unido anuncia lei para multar empresas de mídias sociais que não conseguirem remover conteúdos abusivos (em inglês)

Reuters

O Reino Unido anunciou planos para sancionar a Online Safety Bill, uma lei que pretende multar empresas de mídias sociais que não eliminarem abusos online. A nova lei também busca fortalecer a liberdade de expressão, assegurar o debate político democrático e proteger o conteúdo jornalístico. 

Leia Mais

Compartilhar

Grupos de mídia portugueses pressionam Google a partilhar receitas

Eco

Os responsáveis pelas empresas portuguesas Impresa, Media Capital e RTP defenderam, durante congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, que as grandes plataformas digitais, como o Google e o Facebook, devem remunerar os grupos de mídia pelos seus conteúdos. 

Leia Mais

Compartilhar

Câmara aprova projeto que proíbe publicidade abusiva para concessão de empréstimos

Jornal Extra

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe a publicidade abusiva para concessão de empréstimos e cria regras para evitar o "superendividamento" de consumidores. 

Leia Mais

Compartilhar

Fome é um dos temas para se observar em 2021 e movimentos crescem

Propmark 

A fome é uma das "21 Causas para Observar em 2021", estudo realizado pela Cause com o objetivo de despertar a atenção para demandas urgentes. Empresas do setor da comunicação, como Globo, Africa e Facebook, têm desenvolvido iniciativas para combater a fome no Brasil. 

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: 1ª Câmara analisa seis cases

A 1ª Câmara do Conselho de Ética do Conar reuniu-se no dia 6 de maio e analisou seis cases, entre eles, representações do Magazine Luiza e PagSeguro. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Prêmio Sim à Igualdade Racial: ID_BR anuncia finalistas da edição de 2021

Clube de Criação 

O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) anunciou os finalistas da edição de 2021 do "Prêmio Sim à Igualdade Racial". A cerimônia de premiação será exibida pelo Multishow e pelo Facebook do ID_BR no dia 29 de maio. 

Leia Mais

Compartilhar

D&AD Awards 2021: Os brasileiros nos shortlists anunciados

Clube de Criação 

O D&AD anunciou os 338 trabalhos finalistas das categorias Craft e Side Hustle. O Brasil emplacou 10 campanhas nos shortlists e é o quinto país com mais cases até o momento. 

Leia Mais

Compartilhar

Mais dirigentes de marketing de empresas anunciantes juntam-se ao Conselho Superior do CENP

O CENP anunciou a adesão de mais três dirigentes de marketing e comunicação de grandes empresas anunciantes ao seu Conselho Superior, além de quatro novos representantes de agências e veículos.

Continuar Lendo

Compartilhar

Autorregulação das Big Techs falhou, diz Avaaz

Metrópoles

"As plataformas de tecnologia não estão agindo eficazmente”, diz Laura Moraes, coordenadora sênior de campanhas da Avaaz. “Estamos pressionando por uma regulação eficaz e baseada em soluções que funcionem comprovadamente”. O tema é uma das principais preocupações entre empresas, organizações e entidades que lidam com comunicação e, no Brasil, é acompanhado de perto pela ABAP e pela ANJ. 

Leia Mais

Compartilhar

Casa Branca diz que plataformas de mídias sociais não devem amplificar conteúdo "não confiável" (em inglês)

Reuters

Porta-voz da Casa Branca afirmou que a visão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, é a de que as principais plataformas têm uma responsabilidade em relação à saúde e segurança dos americanos de parar de divulgar conteúdo não confiável e desinformação.

Leia Mais

Compartilhar

Facebook e Google estão falhando em banir anúncios fraudulentos, diz nova pesquisa (em inglês)

Business Insider 

Pesquisa realizada no Reino Unido aponta que Facebook e Google estão falhando em reprimir anúncios fraudulentos em suas plataformas, mesmo depois de denúncias de usuários. 

Leia Mais

Compartilhar

ANPD divulga listas tríplices de indicados para o Conselho de Proteção de Dados

Telesíntese

A ANPD divulgou as listas tríplices de indicados para compor o Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade. A escolha da composição final será feita pela Presidência da República. A Coalizão do Setor da Comunicação Social - que reúne 15 entidades, entre elas a ABAP - indicou o advogado e professor Vitor Morais de Andrade. 

Leia Mais

Compartilhar

Americo Neto retorna à presidência da ABAP-BA

Bahia Social Vip

Americo Neto, diretor da Viamídia, assumiu no dia 1º de maio a presidência da ABAP Bahia para o biênio 2021-2023. O executivo atuará ao lado de Vitor Barros, da Propeg, Eduardo Santos, da Ideia 3, Robson Wagner, da W4 Comunicação, Luís Eduardo Lima, da SLA, Anaiçara Góes, da Objectiva, e Leonardo César, da Leiaute. 

Leia Mais

Compartilhar

MORE GRLS lança função para anúncio de vagas

Meio&Mensagem

A MORE GRLS, startup de impacto social que visa aumentar o número, o valor e a visibilidade de mulheres criativas nas áreas da publicidade, design e conteúdo, lançou um espaço de anúncio de vagas em sua plataforma. 

Leia Mais

Compartilhar

PerifaLions vai lançar plataforma de talentos

Clube de Criação 

O projeto PerifaLions acaba de anunciar o lançamento de uma plataforma para ajudar recrutadores, agências, empresas e fornecedores a se conectarem com talentos da periferia em busca de uma oportunidade. As agências BETC Havas, Purple Cow, Live, iD\TBWA e CuboCC são os primeiros patrocinadores da plataforma.

Leia Mais

Compartilhar

Sustentabilidade e responsabilidade social: Os resultados do Good Report

Clube de Criação 

O Good Report lançou um novo relatório que destaca comunicações criativas para promover a sustentabilidade e a responsabilidade social. "Digital Addiction - Couple Bed", criação da brasileira Camisa 10 Propaganda para o Instituto Delete, ficou entre as 40 campanhas de maior sucesso promovendo "boas causas". 

Leia Mais

Compartilhar

Effie Awards Brasil cria categorias para discussões atuais

Meio&Mensagem

O Effie Awards Brasil 2021 abriu o período de inscrições e anunciou novas categorias com foco em diversidade e inclusão e em pivotagem crítica. 

Leia Mais

Compartilhar

El Ojo de Iberoamérica 2021 anuncia inscrições antecipadas

Propmark 

O Sistema de Inscrição Antecipada do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica permite que as empresas confirmem sua inscrição com desconto, podendo posteriormente selecionar os trabalhos e inscrevê-los. 

Leia Mais

Compartilhar

Gerety Awards anuncia painéis do Executive Jury

O Gerety Awards divulgou a programação do “Gerety Jury Insight Panels”, os painéis do Executive Jury da edição deste ano, que acontece de 7 a 17 de junho. A organização do Gerety Awards também vem realizando uma série de Lives que reúne líderes de agências e marcas de todo o mundo. Na próxima terça-feira, 11 de maio, o tema do Gerety Talks será “Brazilian Creativity”, com a participação de Livia Marquez, da Oi, Jéssica Gomes, da Sallve, e Laura Esteves, da DPZ&T. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Agências de publicidade criam grupo global

Valor 

VoxComm, nova voz global das agências, surge como resposta a práticas abusivas de concorrência, acentuadas durante a pandemia, e à expansão de plataformas digitais como Google e Amazon. 36 associações de todo o mundo integram a nova entidade, que será presidida por Tamara Daltroff, diretora geral da EACA. O presidente da ABAP, Mario D'Andrea, compõe a diretoria da VoxComm, ao lado de Marla Kaplowitz, Presidente e CEO da 4A's, Paul Bainsfair, Diretor Geral do IPA, Tony Hale, CEO do Advertising Council Australia, e Scott Knox, Presidente e CEO do ICA do Canadá. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Coalização de países cria a VoxComm para representar agências no mundo

Metrópoles

“Fazer parte da voz global para o setor de agências significa que a ABAP ocupa seu devido lugar na mesa, enquanto procuramos impulsionar o crescimento e o reconhecimento de nossos membros, aqui em nosso mercado. Teremos acesso à inovação global e às melhores práticas”, comenta Mario D’Andrea, presidente da ABAP e membro da diretoria da VoxComm. 

Leia Mais

Compartilhar

Marcas defendem LGBTs na publicidade e criticam projeto da Alesp

Metrópoles

Entidades, agências e marcas vêm se manifestando contra o projeto de lei que pretende proibir a visibilidade homoafetiva na publicidade em São Paulo. O presidente da ABAP, Mario D'Andrea, afirma que o PL é “inconstitucional, uma grave ameaça à liberdade de expressão e criação, além de ser maliciosamente genérico”.

Leia Mais

Compartilhar

Alesp aprova emenda e PL 504 volta às comissões especiais

Propmark

O PL 504/2020 foi retirado da pauta de votação da Assembleia Legislativa de São Paulo na quarta-feira, 28 de abril, após apresentação de emenda ao texto. Com isso, o projeto vai retornar para as Comissões de Constituição e Justiça, e de Direitos Humanos.

Leia Mais

Compartilhar

Big Techs e informação: a lei australiana e o projeto brasileiro

Conjur 

Artigo de Plínio Melgaré, advogado, mestre em Direito e professor na Escola de Direito da PUCRS e FMP, explica o projeto de lei que propõe a remuneração pelo conteúdo e a pluralidade informacional na internet e afirma "a regulação do mercado das big techs é uma exigência contemporânea".

Leia Mais

Compartilhar

Mundo regula Big Techs enquanto EUA hesitam (em inglês)

Axios

Governos de diferentes países estão elaborando tributações, impedimentos de aquisições, ações antitruste e leis para limitar o poder das Big Techs, enquanto os Estados Unidos ainda analisam ações. 

Leia Mais

Compartilhar

Facebook bloqueia postagens pedindo renúncia de primeiro-ministro da Índia "por engano" (em inglês)

TechCrunch

O Facebook informou que bloqueou temporariamente postagens com a hashtag "ResignModi" na Índia "por engano". A companhia depois restaurou as publicações e disse estar verificando o ocorrido. 

Leia Mais

Compartilhar

Conexão ABAP debate futuro e mercado em quatro encontros

ABAP Bahia 

A ABAP Bahia realizou, ao longo dos meses de março e abril, uma série de Lives, exclusivas para associados, que reuniu nomes como Adriana Machado, Duda Lomanto, Antônio Lino Pinto e Pedro Tourinho.

Leia Mais

Compartilhar

Novo estudo comprova a forte capacidade de recuperação da indústria publicitária

Kantar Ibope Media 

Estudo Inside Advertising, da Kantar Ibope Media, apontou que, apesar da redução de 10% na compra de espaços publicitários em 2020, a indústria mostrou forte capacidade de recuperação e agilidade.

Leia Mais

Compartilhar

Sobre o que floresce em meio às mudanças

Meio&Mensagem

Em artigo publicado no Meio&Mensagem, Miriam Shirley, CEO da Sapient AG2 e diretora da ABAP, comenta como diferentes setores mudaram para se adaptar em meio à pandemia e como "parte do que se ampliou neste contexto de isolamento social deve permanecer como realidade para a posteridade". 

Leia Mais

Compartilhar

Assembleia Geral do CENP confirma forte renovação

CENP

Assembleia Geral reelegeu a atual diretoria do CENP e debateu as ações que foram e estão sendo implementadas pela entidade. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Confira a edição nº 72 do CENP em Revista

CENP 

A edição do CENP em Revista de abril destaca o lançamento da campanha "Agência de publicidade não é tudo igual" no Estado da Bahia e a divulgação do ranking de agências do CENP-Meios. Acesse a edição completa em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: Conselho de Ética analisa seis cases e recurso extraordinário

O Conselho de Ética do Conar analisou esta semana seis representações, entre elas cases da Mattel e da Kimberly-Clark, e um recurso extraordinário da Kellogg Brasil. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Band supera meta de doações

Blog do Adonis 

Ação “Band Contra a Fome – Abrace essa Ideia”, lançada há pouco mais de um mês pelo Grupo Bandeirantes, superou a meta inicial e ultrapassou a marca de 100 mil cestas básicas em doações. A ABAP é apoiadora da campanha da Band. 

Leia Mais

Compartilhar

Clio Awards elege David e Burger King

A edição 2020/2021 do Clio Awards consagrou a DAVID Miami como “Agency of the Year” e Burger King como Anunciante do Ano. 
Blog do Adonis 
https://bit.ly/332TuPS

Confira também os trabalhos brasileiros vencedores de estatuetas de ouro, prata e bronze na edição de 2020/2021 do festival. 
Clube de Criação 
https://bit.ly/3nK2Utr


Compartilhar

Young Lions: Brasileiros conquistam Ouro

Clube de Criação 

Os criativos brasileiros Leandro Vasconcellos e Gabriel Moniz, da AlmapBBDO, conquistaram Ouro no Young Lions Live Award, com a campanha "Treeless World". Guilherme Sill e Leonardo Müller, estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM Porto Alegre, foram finalistas, com "No Future Sounds".
https://bit.ly/3aLWPHq

Leia também:
Young Lions abre inscrição para edição deste ano, que será online
Propmark
https://bit.ly/3eL5BGM 


Compartilhar

One Show 2021: Os brasileiros no shortlist

Clube de Criação 

O The One Club for Creativity anunciou o shortlist da edição de 2021 do The One Show. Confira a relação de agências e produtoras brasileiras que emplacaram trabalhos no shortlist. 

Leia Mais

Compartilhar

ABAP tenta barrar projeto de lei que interfere no conteúdo da publicidade

Meio&Mensagem

Para a ABAP, o PL 504/2020, que visa proibir mensagens publicitárias com “alusão a gênero e orientação sexual” em análise na Assembleia Legislativa de São Paulo, é inconstitucional e caracteriza-se por censura de conteúdo, abrindo precedente perigosíssimo para a liberdade de expressão e aos direitos da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais

Compartilhar

#PropagandaPelaDiversidade: agências contra PL que veta LGBTQIA+

Propmark

Diversas agências se manifestaram contra o Projeto de Lei 504/2020. Confira algumas das ações desse movimento pela liberdade de expressão e pela diversidade. 

Leia Mais

Compartilhar

Votação do PL 504/2020 é adiada novamente

Propmark 

PL 504/2020 teve votação adiada duas vezes e deverá entrar em pauta da Assembleia Legislativa de São Paulo na sessão da próxima semana. 

Leia Mais

Compartilhar

Diretoria da ABAP quer fortalecer órgãos de autorregulamentação

Propmark 

Avançar na valorização da atividade publicitária e fortalecer os organismos de autorregulação são algumas das pautas da diretoria da ABAP neste novo biênio. "Grande parte dos problemas do mundo digital está exatamente na falta de regras e de transparência - algo que já está bastante endereçado no modelo brasileiro de autorregulação", explicou o diretor-executivo da entidade, Alexandre Gibotti. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Ranking de agências do CENP ganha quatro adesões

Propmark 

O CENP divulgou uma revisão do recém-lançado ranking de agências de publicidade com dados do Sistema CENP-Meios 2020 após manifestação de quatro agências que reviram sua opção por não liberar a divulgação de seus nomes no ranking e passam a ser mencionadas. 

Leia Mais

Compartilhar

Ruy Dantas é reeleito presidente da ABAP na Paraíba

ClickPB

Ruy Dantas, presidente reeleito da ABAP Paraíba, explica que um dos objetivos nesse novo biênio é continuar fazendo um trabalho integrado aos movimentos nacionais que influenciam os mercados locais, além de atuar na representação de temas setoriais relevantes para o negócio da atividade.

Leia Mais

Compartilhar

Dono do Daily Mail processa Google por monopólio de espaços para publicidade online

Isto É Dinheiro

O Daily Mail abriu processo judicial contra o Google alegando que a gigante de buscas controla as ferramentas usadas para vender o inventário de anúncios, bem como o espaço nas páginas online dos jornais onde os anúncios podem ser colocados e a negociação que decide onde os anúncios serão expostos.

Leia Mais

Compartilhar

Google enganou usuários Android sobre coleta de dados de localização, decide corte australiana

Telesíntese 

A Comissão de Competição e Consumo da Austrália (ACCC) considerou que a coleta de dados de usuários do Android foi "parcialmente enganosa", pois mesmo que os usuários desabilitassem a opção Histórico de Localização do dispositivo, o Google continuava a coletar dados por meio do Atividade na Web e de Apps. 

Leia Mais

Compartilhar

Bolsonaro nomeia coronel da PM como chefe da comunicação do governo

Poder360 

O presidente Jair Bolsonaro nomeou André de Sousa Costa como chefe da Secom. André de Sousa ocupava o cargo de assessor chefe-adjunto na assessoria especial da Presidência e assumirá a função no lugar do almirante Flávio Rocha. 

Leia Mais

Compartilhar

Twitter vence disputa milionária contra gestão Bruno Covas no TJSP

Veja 

A Justiça considerou que a prefeitura municipal de São Paulo cobrou do Twitter impostos de forma retroativa após mudança da legislação tributária, o que é inconstitucional. 

Leia Mais

Compartilhar

GARM: Mais de 80% do conteúdo removido em plataformas em três categorias-chave (em inglês)

Campaign 

Primeiro relatório de monitoramento de segurança da marca elaborada pela Global Alliance for Responsible Media - GARM mostrou que 80% do conteúdo removido das principais plataformas que fazem parte da aliança são relacionados a spam, conteúdo adulto e discurso de ódio e atos de agressão. 

Leia Mais

Compartilhar

Estadão lança operação para criar soluções publicitárias

Propmark 

Estadão Blue Studio será responsável por criar e entregar soluções de conteúdo, tecnologia e mídia, desenhadas de acordo com as métricas e objetivos de negócio do anunciante.

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: Conselho de Ética analisa seis cases

A 7ª Câmara do Conselho de Ética do Conar reuniu-se em 20 de abril e analisou 6 representações, entre elas, cases da Ambev, Unilever e P&G. 

Continuar Lendo

Compartilhar