Consumo de mídia e internet desacelera no Brasil

Meio&Mensagem

Estudo Digital Consumer Study, realizado pela Nielsen em parceria com a Toluna, aponta que, após a forte alta do consumo de conteúdo e de internet observada nos primeiros meses da pandemia, os índices voltaram aos patamares normais. 

Leia Mais

Compartilhar

WPP é nomeada líder global em e-commerce

Propmark 

A Forrester Wave Commerce Services nomeou a WPP como líder global em e-commerce no primeiro trimestre de 2021. Parte dessa conquista está relacionada ao trabalho da Enext, empresa do grupo focada em soluções para negócios digitais.

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: Conselho de Ética analisa cinco representações

5ª e 8ª Câmaras do Conselho de Ética do Conar, com sede em Porto Alegre e Recife, realizaram reunião virtual conjunta em 30 de março e votaram cinco representações, entre elas cases da TIM e Algar. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Festival Ibero-Americano de Criatividade tem inscrições abertas até 15 de julho

Acontecendo Aqui

A 50ª edição do FIAP - Festival Ibero-Americano de Criatividade acontece de forma virtual entre os dias 5 e 7 de outubro. Peças inscritas até 15 de abril terão 10% de desconto.

Leia Mais

Compartilhar

Brand Safety para o digital

ABA 

“Guia dos Padrões de Brand Safety e Estrutura de Adequação”, lançado esta semana, é voltado para o ambiente digital e tem como objetivo fornecer ao ecossistema publicitário regras mais seguras sobre conteúdos inadequados para investimentos publicitários, buscando sempre a segurança do consumidor e o marketing responsável. O documento foi produzido pela WFA, adaptado pela ABA e apoiado pela ABAP. 

Leia Mais

Compartilhar

Representantes de agências divergem sobre regulação proposta pela ABA

Propmark 

ABAP, Fenapro e Sinapro-SP rebatem propostas da ABA. Mario D'Andrea, presidente da ABAP, lembra que foi o mercado, unido, que criou o CENP como um fórum adequado para discutir a autorregulamentação. “Abandonar o debate é jogar contra a imparcialidade, o equilíbrio entre os interesses”, diz. Para Eduardo Simon, vice-presidente da ABAP, "convidar para o diálogo já com uma proposição pronta não me parece justo com as demais entidades representativas do mercado”. 

Leia Mais

Compartilhar

CENP abre mais espaços para profissionais de marketing

Meio&Mensagem

Os executivos Ariel Grunkraut, vice-presidente de vendas, marketing e tecnologia do Burger King; Igor Puga, diretor de marketing e marca do Santander; Ilca Sierra, diretora de marketing multicanal e marca da Via Varejo; e Hermann Mahnke, diretor-executivo de marketing para a América do Sul da GM, passaram a integrar o Conselho Superior do CENP.

Leia Mais

Compartilhar

A importância da autorregulação para a publicidade

Propmark

Em artigo publicado no Propmark, Dudu Godoy, presidente do Sinapro-SP, VP da Fenapro e VP do Cenp, defende o código de autorregulação da publicidade, elaborado a partir da criação do CENP, como alicerce para uma indústria forte. 

Leia Mais

Compartilhar

Senacon e ANPD assinam acordo para proteção de dados do consumidor

Agência Brasil 

A Senacon e a ANPD assinaram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de proteger os dados do consumidor no Brasil. Por meio desse acordo, as duas entidades pretendem alinhar esforços e reforçar as fiscalizações. 

Leia Mais

Compartilhar

Há um novo movimento contra as big techs nos EUA: banir o marketing de vigilância

Consumidor Moderno 

"Ban Surveillance Advertising”, coalizão formada por 35 entidades, entre elas, Avaaz, Center for Humane Technology, The Social Dilemma e Liberation in a Generation, divulgou carta contra o marketing de vigilância. 

Leia Mais

Compartilhar

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia Facebook na França por mensagens de ódio e fake news

G1

A ONG Repórteres Sem Fronteiras entrou com uma ação no Ministério Público francês contra o Facebook baseada na "contradição manifesta entre os compromissos da rede social com seus consumidores e a realidade de seu funcionamento".

Leia Mais

Compartilhar

Relatório acusa Facebook de permitir desinformação durante eleição nos EUA

Poder360 

Levantamento da Avaaz aponta que o Facebook permitiu a propagação de desinformação e de conteúdos que incitam a violência no período anterior à eleição presidencial nos EUA e depois do dia da votação. 

Leia Mais

Compartilhar

Sleeping Giants: o impacto na mídia programática

Meio&Mensagem

Especialistas em mídia programática avaliam o impacto do movimento Sleeping Giants Brasil na ampliação dos debates sobre brand safety e responsabilidade no ambiente virtual.

Leia Mais

Compartilhar

Campanha pede mais atenção do Facebook no combate à desinformação em espanhol

Portal dos Jornalistas

Campanha #Ya basta Facebook, do grupo Real Facebook Oversight Board, aponta diferenças entre a checagem de fatos em inglês e em espanhol, mostrando erros de tradução, verificação falha de sites de notícias hispânicos e a circulação de grande número de fake news para latinos.

Leia Mais

Compartilhar

Mercado publicitário responde a três perguntas sobre a Covid-19

Propmark

Eduardo Simon, CEO da DPZ&T e vice-presidente da ABAP, e Alexandre Gibotti, diretor-executivo da entidade, participaram da série especial do Propmark com líderes do mercado "Três respostas para a Covid-19". Confira nos links abaixo.

“A comunicação terá um papel fundamental quando iniciarmos uma retomada mais sólida e será uma importante aliada na estratégia de recuperação econômica do país”. Eduardo Simon, CEO da DPZ&T e vice-presidente da ABAP. https://bit.ly/31knh5O  

“Nosso setor é um dos mais importantes para auxiliar na retomada da economia”. Alexandre Gibotti, diretor-executivo da ABAP. https://bit.ly/3lSZDXO 

Acesse a série completa, com todos os depoimentos, neste link: https://bit.ly/3ssuaxW


Compartilhar

Dia da Marmota?

Meio&Mensagem

Em artigo para o Meio&Mensagem, Miriam Shirley, CEO da Sapient AG2 e diretora da ABAP, reflete sobre "como podemos manter o ânimo e o fôlego e seguir nos reinventando, em um momento que, há um ano, imaginamos que já teríamos superado a pandemia". 

Leia Mais

Compartilhar

Relatório 4A's: Agências intensificam processos em tempos de dificuldades (em inglês)

MediaPost

Estudo da 4A's realizado com suas associadas aponta que 97% dos entrevistados acredita que o trabalho de suas agências ajudaram seus clientes a ganhar mercado em 2020, e 92% classifica seu relacionamento com o cliente como 'saudável' ou 'muito saudável'. 

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: Conselho de Ética analisa dez representações

3ª, 4ª e 6ª Câmaras do Conselho de Ética do Conar se reuniram na última semana e analisaram dez cases, entre eles, representações do Grupo Pão de Açúcar e Unilever. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Gerety Awards recebe inscrições até o dia 2 de abril

O Gerety Awards, prêmio que evidencia o melhor da publicidade global sob a perspectiva feminina, está com inscrições abertas até o dia 2 de abril. A representação do Brasil no Grande Júri de 2021 está a cargo de Maria Laura Nicotero, CEO da Momentum e vice-presidente da ABAP, e Nathália Cabral, gerente de Parcerias de Conteúdo do Facebook.

Continuar Lendo

Compartilhar

Associação Brasileira de Marketing de Dados abre inscrições para premiação

Propmark 

O Prêmio ABEMD, promovido pela Associação Brasileira de Marketing de Dados, está com inscrições abertas para sua 27ª edição. O prazo vai até 23 de abril. 

Leia Mais

Compartilhar

Entidades empresariais de comunicação indicam Vitor Andrade para CNPD

Teletime

A Coalizão do Setor da Comunicação Social - que reúne ABAP, Abemd, Abep, Abert, Abracom, ABRADi, Abrarec, AMPRO, Aner, ANJ, APP Brasil e Fenapro - indicou o advogado e professor Vitor Morais de Andrade para uma das vagas do setor empresarial do Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais (CNPD), órgão consultivo da ANPD.

Leia Mais

Compartilhar

Agências estão adaptadas às medidas mais restritivas

Propmark 

Em reportagem do Propmark, Mario D'Andrea, presidente da ABAP, explica que as novas medidas de restrições do governo do Estado de São Paulo para conter a propagação da Covid-19 não alteram os trabalhos das agências, já adaptadas ao sistema home office. 

Leia Mais

Compartilhar

“Quem quer debater não sai da mesa”, rebate ABAP às declarações da ABA

Meio&Mensagem

O presidente da ABAP, Mario D’Andrea, rebateu as propostas da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes que sugerem mudanças na autorregulação do mercado publicitário: “Esse convite está aberto via CENP há meses e já há mudanças sendo feitas”, afirma. Confira na entrevista em Leia Mais.

Leia Mais

Compartilhar

Fenapro e Sinapro querem fortalecer o CENP e discutir sua modernização

Propmark 

Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, e Dudu Godoy, VP da Fenapro e presidente do Sinapro-SP, também rebateram o movimento criado pela ABA. Para Daniel Queiroz, proposta passa ao largo do processo que está em curso para que os integrantes do CENP debatam e aprimorem normas de autorregulação. 

Leia Mais

Compartilhar

CENP-Meios mostra recuo de 19% no mercado em 2020

Meio&Mensagem

Dados do CENP-Meios dos investimentos em mídia de janeiro a dezembro de 2020 revelam que a internet foi o único meio a ampliar o share no ano passado. Leia na reportagem do Meio&Mensagem: http://bit.ly/3r1jULq 

Confira também o levantamento completo do CENP-Meios, que traz os balanços por região e por Estado. http://bit.ly/2OECfkE 


Compartilhar

Facebook lança 2ª edição do programa Cidadão Digital, com foco em fake news

Broadcast - Grupo Estado

O Facebook, em conjunto com a Safernet e o Instituto Palavra Aberta, lançaram a segunda edição do Cidadão Digital, programa de educação digital para alunos da rede de ensino pública. A parceria com o Instituto Palavra Aberta visa reforçar conteúdos sobre educação midiática e combate à desinformação. 

Leia Mais

Compartilhar

Google, Facebook e outros: big techs devem financiar o jornalismo, diz Microsoft

IG

Em sessão com deputados norte-americanos, a Microsoft deixou claro que apoia o novo projeto de lei do Congresso dos Estados Unidos que prevê a negociação coletiva de empresas de mídia com gigantes de tecnologia como Google e Facebook.

Leia Mais

Compartilhar

Plano do Google de segmentação sem cookies é anticompetitivo, afirmam procuradores-gerais dos EUA (em inglês)

MediaPost

O plano do Google de segmentação sem cookies é anticompetitivo e expandirá ainda mais o poder de mercado dos negócios de publicidade da gigante de tecnologia, afirmam procuradores-gerais de 14 Estados norte-americanos e de Porto Rico em emenda de ação antitruste contra a empresa. 

Leia Mais

Compartilhar

Google enfrenta processo nos EUA por rastreamento de dados em navegação anônima

Gizmodo Brasil 

Ação coletiva movida por três usuários nos Estados Unidos afirma que o Google rastreia e coleta o histórico de navegação do consumidor e outros dados de atividade na web “não importa quais proteções” sejam implementadas.

Leia Mais

Compartilhar

Após "apagão", Facebook assina acordo e pagará por notícias da News Corp.

UOL - Tilt

O Facebook assinou acordo para remunerar a News Corp. na Austrália pelos conteúdos que aparecem na aba de notícias da rede social. O contrato de três anos vale para títulos como "The Australian", "Daily Telegraph", de Sydney, "Herald Sun", de Melbourne, e o canal "Sky News Australia".

Leia Mais

Compartilhar

Livro sobre ‘capitalismo de vigilância’ acusa big techs de roubo e receita mais leis

Poder360

O livro “A Era do Capitalismo de Vigilância”, da filósofa norte-americana e professora da Harvard Business School, Shoshana Zuboff, capta o mal estar que as big techs injetaram no mundo ao criar um modelo de negócio baseado na captura de dados privados para serem usados em mercados futuros. O livro foi lançado na última semana no Brasil. 

Leia Mais

Compartilhar

Agência Wieden+Kennedy firma parceria com a Iniciativa Verde para compensar emissões de carbono

Tela Viva

A Wieden+Kennedy São Paulo é a primeira agência de publicidade a receber o selo Carbon Free. A agência fechou parceria com a organização Iniciativa Verde para compensar as emissões de CO2 de sua operação. 

Leia Mais

Compartilhar

Reveja fotos históricas do saudoso Alex Periscinoto

Propmark 

Propmark relembra fotos históricas do lendário publicitário Alex Periscinoto, algumas de arquivos e outras clicadas pelo fotógrafo Alê Oliveira.

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: 7ª Câmara analisa cinco cases

A 7ª Câmara do Conselho de Ética do Conar se reuniu na manhã de 16 de março e analisou cinco representações, entre elas cases da Acti Nutri, Itaipava e Suplementos Ekobe. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Executivas destacam o trabalho que ninguém vê

Meio&Mensagem

Na semana do Dia Internacional da Mulher, o grupo das executivas homenageadas ao longo das oito edições do projeto Women to Watch se uniram para lançar a campanha #OTrabalhoQueNinguémVê, desenvolvida pela Lew’Lara\TBWA. O objetivo é promover uma reflexão sobre a carga extra de trabalho enfrentada pelas mulheres e intensificada durante a pandemia. 

Leia Mais

Compartilhar

Ogilvy inicia 2º edição do programa de liderança feminina

Meio&Mensagem

A Ogilvy iniciou a segunda edição do Programa 30 for 30. O projeto dá continuidade à iniciativa global da rede para a capacitação e desenvolvimento de mulheres em cargos de liderança.

Leia Mais

Compartilhar

Círculo de Criativas: Chega ao Brasil grupo que quer fortalecer talento feminino na criação

Clube de Criação

O Círculo de Criativas, grupo que reúne mulheres da área de criação com o intuito de "fortalecer o talento feminino na criatividade publicitária e de conteúdo" e que está presente em 15 países da América Latina, acaba de chegar ao Brasil. A iniciativa no país será liderada por Adriana Cury, vice-presidente de criação da Nova S/B.

Leia Mais

Compartilhar

Facebook mostra o quanto anúncios têm estereótipos e como isso afeta os negócios

Exame

O estudo do Facebook "Representação diversa e inclusiva na publicidade online: uma exploração do cenário atual e expectativas das pessoas", divulgado pela Exame, incluiu uma pesquisa com 1.200 consumidores, uma análise de mais de 1.000 anúncios de vídeo do Facebook e uma revisão de mais de 1.200 estudos globais, em parceria com Instituto Geena Davis.

Leia Mais

Compartilhar

ABAP-BA e ABART lançam campanha conjunta de prevenção à Covid-19 na Bahia

ABAP-BA

A ABAP Bahia e a ABART – Associação Baiana de Empresas de Rádio e Televisão lançaram uma campanha conjunta que visa combater a desinformação e reforçar os cuidados para evitar a propagação da Covid-19. A campanha será veiculada por mais de 600 emissoras de rádio do estado durante todo o mês de março.

Leia Mais

Compartilhar

Publicidade faz balanço de um ano de pandemia

Meio&Mensagem

Executivos de agências avaliam o que precisou ser revisto no exercício publicitário nesses doze meses de pandemia e quais as transformações que devem se consolidar. 

Leia Mais

Compartilhar

ANPD publica regimento interno

TeleSíntese

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados publicou no Diário Oficial seu regimento interno. Foi a primeira portaria editada pelo novo órgão, que atualmente é vinculado à Presidência da República.

Leia Mais

Compartilhar

APRO+SOM: Produtoras de áudio têm nova entidade

Clube de Criação

Produtoras de áudio publicitário anunciaram sua nova associação, a APRO+SOM, cuja sede fica dentro da APRO. A antiga Aprosom deixa de existir. Alessandra Terpins assume a presidência da nova entidade.

Leia Mais

Compartilhar

Manzar Feres assume Negócios da Globo

Meio&Mensagem

A Globo comunicou que a executiva Manzar Feres passa a comandar toda a estrutura comercial do grupo de mídia. Eduardo Schaeffer, que nos últimos anos ocupou o posto de diretor de negócios integrados em publicidade, está deixando o grupo. O relacionamento institucional com as entidades do setor ficarão a cargo da vice-presidência de Relações Institucionais da Globo, liderada por Paulo Tonet Camargo.

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: Conselho de Ética analisa quatro representações

A 2ª Câmara do Conselho de Ética do Conar se reuniu nesta quinta-feira, 11 de março, e analisou dois recursos ordinários, além de cases do Primata Parrilla e do KFC. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Consumo de vídeo bate recorde no Brasil

Kantar Ibope Media

Estudo Inside Video, da Kantar Ibope Media, revela que mais de 204 milhões de brasileiros assistiram televisão em 2020, deixando-a ligada por 7h09 diariamente. Também em 2020 foram registradas 38 das 50 maiores audiências dos últimos cinco anos.

Leia Mais

Compartilhar

Estudo aponta que norte-americanos querem anúncios que simplesmente falem sobre produtos (em inglês)

MediaPost

Uma nova pesquisa da GWI perguntou aos norte-americanos o que eles 'mais querem' da publicidade e também os possíveis atributos mais negativos nos anúncios. 

Leia Mais

Compartilhar

Young Lions abre inscrições e traz parceria com a WWF

Propmark

Com apoio da Unruly, o Young Lions assume parceria com a WWF, uma das principais organizações de conservação do mundo. O período de inscrições para o Young Lions Live Award March começa nesta sexta-feira, 5 de março, vai até o dia 19 de março.

Leia Mais

Compartilhar

Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano 2021 abre inscrições para conteúdos audiovisuais

Tela Viva

Estão abertas as inscrições de conteúdo no Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2021. Podem se inscrever conteúdos audiovisuais, em live-action ou animação, dedicados a crianças e jovens de até 15 anos de idade.

Leia Mais

Compartilhar

ABAP se une às maiores entidades da ciência e medicina para lançar campanha “Vacina Salva"

A ABAP juntamente com a Academia Brasileira de Ciências, a Academia Nacional de Medicina, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência lançaram na quinta-feira, 4 de março, a campanha "Vacina Salva", pela valorização da ciência e suas conquistas ao longo da história e em defesa da vacina em massa para vencer a pandemia. 

Continuar Lendo

Compartilhar

A quem serve o Facebook?

GZH

Artigo do jornalista e presidente da ANJ Marcelo Rech, distribuído pelo Fórum Mundial de Editores, comenta a relação do Facebook com os veículos jornalísticos e como esse desgaste acaba por contradizer a missão pública declarada pela empresa. 

Leia Mais

Compartilhar

Google e Facebook na Austrália: caso pode ocorrer no Brasil?

Meio&Mensagem

Proposta de lei que faz com que plataformas paguem por conteúdo jornalístico pode abrir precedentes para que o mesmo seja feito em outros países. 

Leia Mais

Compartilhar

EUA pede ao Google números detalhados sobre buscas em ação antitruste (em inglês)

AdAge

O requerimento sugere que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos pretende comparar como o Google exibia resultados de buscas e publicidade há seis anos e há um ano. 

Leia Mais

Compartilhar

Juntas, 'Big Techs' somam quase US$ 150 bilhões em aquisições

Consumidor Moderno

Estudo da consultoria CB Insights cruzou dados sobre fusões e aquisições para observar como as 'Big Techs' norte-americanas se expandem para novos mercados, linhas de produtos e horizontes de tecnologia. O estudo analisou os últimos 30 anos e revelou que, no total, as cinco maiores empresas de tecnologia fizeram mais de 800 aquisições.

Leia Mais

Compartilhar

Google diz que deixará de vender anúncios com base no histórico individual de navegação

G1

O Google anunciou que deixará de usar o histórico de navegação do usuário para vender publicidade a partir do ano que vem e afirmou que não criará identificadores alternativos para rastrear a navegação das pessoas em substituição aos cookies de terceiros.

Leia Mais

Compartilhar

Confira a edição do CENP em Revista de fevereiro

CENP em Revista

A edição do CENP em Revista de fevereiro destaca o novo modelo de planejamento e avaliação de gestão do CENP, denominado Bússolas 2021, e também a campanha “Agência não é tudo igual”, iniciativa do CENP em conjunto com a ABAP-MG e Sinapro-MG, e que tem apoio da ABAP Nacional e Fenapro. Confira a edição em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: Conselho de Ética realiza reunião Plenária e da 1ª Câmara

O Conselho de Ética do Conar aprovou o calendário de reuniões para 2021 e analisou cinco representações, além de um recurso extraordinário. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Diverse e Kantar mapeiam diversidade

Meio&Mensagem

A Diverse, plataforma multidisciplinar de projetos e conteúdos do DC Set Group com Beto Cintra, e a Kantar se unem para realizar a pesquisa “Brasil Plural”, levantamento sobre os grupos de identidade dos diferentes aspectos da diversidade, como etnias, sexualidade, gênero e pessoas com deficiência (PCD). O lançamento da pesquisa está previsto para o segundo semestre deste ano.

Leia Mais

Compartilhar

Publicidade brasileira conquista 16 troféus no Effie Latam

Meio&Mensagem

A publicidade brasileira conquistou 7 Ouros, 4 Pratas e 5 Bronzes no Effie Awards Latam 2020. WMcCann, DPZ&T e Wunderman Thompson foram as agências nacionais mais premiadas. Também conquistaram troféus as agências Publicis, Sunset DDB, Africa, David, DentsuMcgarrybowen e Ogilvy. 

Leia Mais

Compartilhar

Parlamento da Austrália aprova lei que cobra Facebook e Google por uso de notícias

G1

O parlamento da Austrália aprovou a lei que cobra de gigantes da tecnologia, como Facebook e Google, pelo uso de notícias. O novo código torna a Austrália o primeiro país onde um órgão governamental definirá as taxas que as 'Big Techs' terão de pagar caso as negociações com as empresas de mídia falhem.

Leia Mais

Compartilhar

"Apagão de notícias": após acordo com Austrália, Facebook volta com links

UOL - Tilt 

O Facebook anunciou a suspensão do bloqueio das páginas jornalísticas australianas após negociações com o governo, que aceitou fazer emendas à lei que obriga as plataformas a pagar aos meios de comunicação por seus conteúdos.

Leia Mais

Compartilhar