Inscrições para o Marketing Best vão até dia 12

Propmark 

As inscrições para a 32ª edição deste ano do Marketing Best vão até o próximo dia 12 de abril. A festa de homenagem aos vencedores acontecerá no dia 21 de maio, em São Paulo.

Leia Mais

Compartilhar

Guia "Diretrizes de Compliance" da ABAP será apresentado na sede do MPF em São Paulo

O documento "Diretrizes de Compliance" da ABAP será apresentado ao mercado paulista na próxima quarta-feira, 10 de abril, às 10h, na sede do Ministério Público Federal - MPF-SP. Após ser lançado em Belo Horizonte ao lado da Fundação Dom Cabral, que elaborou o documento, a apresentação das "Diretrizes de Compliance" em São Paulo contará com a presença de Valdir Simão, ex-ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU) e quem escreveu o texto de abertura e encerramento do guia. Estarão presentes ainda o procurador-chefe da Procuradoria da República em São Paulo, Thiago Lacerda Nobre, e representantes do CENP, Conar, ABERT, Abracom, Apro, IAB, ABRADi, APP Brasil, entre outros confirmados. 


Compartilhar

Advertising Research Foundation cria "Código de Conduta" para pesquisas com consumidor e utiliza selo de aprovação por compliance (em inglês)

MediaPost

O Código de Conduta da Advertising Research Foundation (ARF), dos EUA, é uma iniciativa de autorregulamentação para assegurar que princípios éticos sejam seguidos nas pesquisas de mercado para proteger o consumidor. 

Leia Mais

Compartilhar

Portugal: Governo lança guia de boas práticas sobre publicidade digital

Meios & Publicidade 

O governo de Portugal lançou um guia para esclarecer, em linguagem simples e didática, a aplicação das regras do código de publicidade nos meios digitais. 

Leia Mais

Compartilhar

Mercado publicitário em MG prevê retomada

Diário do Comércio 

Segundo Adriana Machado, presidente da ABAP Minas, o segundo trimestre de 2019 começa com um sentimento de otimismo no mercado publicitário mineiro, com um aquecimento da demanda de clientes da iniciativa privada e o ganho de visibilidade com o lançamento das "Diretrizes de Compliance" da ABAP. 

Leia Mais

Compartilhar

"O publicitário tem que ser mutante"

Ramatis Haywanon, Presidente da ABAP Alagoas e Presidente da Six Propaganda

Por Claudia Penteado 

Ramatis Haywanon da Costa, presidente da Six Propaganda, de Maceió, e presidente da ABAP Alagoas, costuma dizer que nunca perde de vista que foi a criatividade que trouxe a agência até aqui. Com 30 anos de vida, a Six mantém sua verve criativa, estimulando colaboradores a desenvolverem seus dons criativos e promovendo a diversidade, além da constante renovação. Petrificados, apenas valores essenciais como a moral, a ética, a transparência e o comprometimento com os clientes. "Não os expomos a riscos institucionais, nem a riscos bobos por 30 segundos de fama e uma vida de problemas", diz. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Africa adota modelo 6 em 1

Blog do Adonis 

A Africa está reinventando seu modelo de negócios e criando núcleos segmentados, os Project Management Office (PMO) exclusivos, que atuarão de acordo com as necessidades de cada marca. São seis PMOs: Africa Sports Bar and Beer, Africa Finance, Africa Tec, Africa Foods, Africa Comportamento e Africa Corporate e Varejo.

Leia Mais

Compartilhar

Os desafios de ser mídia fora do Brasil

meio&mensagem

Por Stephanie Campbell, Comms planning da W+K Portland, e Isabela Albero, Media director da Mindshare Portland

O que intriga e estimula, o universo paralelo dos bureaus e o que ninguém te conta 

Leia Mais

Compartilhar

Publicis cogita compra de gigante de data marketing Epsilon

meio&mensagem 

O Publicis Groupe confirmou que está em negociações para adquirir a gigante de data marketing Epsilon, por US$ 5 bilhões. Se concretizada, a transação será a maior da história das holdings. 

Leia Mais

Compartilhar

Accenture Interactive adquire Droga5 (em inglês)

The Drum 

A Accenture Interactive está adquirindo a agência criativa Droga5, que tem 500 funcionários e escritórios em Nova York e Londres. Os termos financeiros do acordo ainda não foram divulgados, mas a aquisição será, possivelmente, a maior da Accenture Interactive desde a sua fundação, em 2009. 

Leia Mais

Compartilhar

'Robôs' e eleições: os resultados do estudo da FCB

Clube de Criação 

Em setembro de 2018, a FCB Brasil criou para o site jornalístico Congresso em Foco um sistema de monitoramento, o "Trending Botics", para detectar as discussões políticas nas redes sociais alavancadas por "robôs". Esta semana, no Dia da Mentira, ela apresentou os resultados. 

Leia Mais

Compartilhar

Governo americano processa Facebook por discriminação racial em anúncios de moradia

G1

O Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos Estados Unidos (HUD) processou o Facebook por violar o Fair Housing Act (Ato de Habitação Justa) alegando que a publicidade direcionada da empresa é discriminatória. 

Leia Mais

Compartilhar

Gigantes da tecnologia enfrentam multas de até US$ 1 mi por falha em remover notícias falsas sob nova lei de Cingapura (em inglês)

The Drum 

Google, Facebook e Twitter podem sofrer penalidades por falhas em remover notícias falsas em Cingapura com a nova lei, nomeada The Protection from Online Falsehoods and Manipulation Bill, que dá ao governo poder para agir contra a disseminação de "mentiras". 

Leia Mais

Compartilhar

Confiança: um desafio para as tecnologias digitais

meio&mensagem

Por Marcelo Coutinho, Coordenador do mestrado profissional em administração da Fundação Getúlio Vargas

Quanto melhor a reputação da marca ou da empresa, menor seu esforço para convencer o consumidor a comprar, menor seu custo de capital e menor seu custo para remunerar mão de obra qualificada

Leia Mais

Compartilhar

Google e McKinsey revelam índice de habilidades digitais dos brasileiros

Propmark 

O Índice de Habilidades Digitais (IHD) é uma pesquisa colaborativa realizada entre o Google e a McKinsey que buscou medir o nível de maturidade digital dos brasileiros. 

Leia Mais

Compartilhar

A desconstrução do planejamento

meio&mensagem

O painel Detox Complexidade, realizado durante a conferência Detox, do Grupo de Planejamento, durante a semana passada, tratou da reinvenção pela qual a profissão vem passando com a nova realidade multicanal. 

Leia Mais

Compartilhar

Unilever considera aposentar função de CMO após saída de Keith Weed (em inglês)

The Drum

Especulações indicam que a Unilever, segundo maior anunciante do mundo, pode aposentar a função de chief marketing officer após a saída de Keith Weed, daqui a quatro semanas, e que a empresa planeja reestruturar seu departamento de marketing. 

Leia Mais

Compartilhar

Adaptação à classe C é necessidade que marcas não devem desconsiderar

Propmark

Estudo do Instituto Locomotiva mostrou que a classe C voltou a crescer em 2018, após anos de estagnação, mas com um novo perfil. Inovação das marcas e inclusão nas agências serão importantes para lidar com os novos hábitos de consumo. 

Leia Mais

Compartilhar

Carro próprio ainda é desejo do consumidor, diz estudo

meio&mensagem

Pesquisa Segmento Automotivo, da Quatro Rodas, mostra que a maioria das pessoas ainda considera o veículo um investimento importante. 

Leia Mais

Compartilhar

ABAP lança guia de compliance para as agências de publicidade

Propmark 

A ABAP lançou oficialmente na segunda-feira, 25 de março, no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, em BH, as suas Diretrizes de Compliance. O projeto foi produzido pela Fundação Dom Cabral com base nas especificidades do mercado publicitário. http://bit.ly/2U8FAci

Leia também: 

ABAP lança guia de compliance para o mercado

meio&mensagem http://bit.ly/2UVASMd 

Agências de publicidade lançam diretrizes de compliance

O Tempo http://bit.ly/2TUTb7M 


Compartilhar

ABAP realiza 1º workshop sobre LGPD exclusivo para agências de publicidade

O 1º workshop sobre Lei Geral de Proteção de Dados elaborado exclusivamente para agências de publicidade aconteceu na terça-feira, 26 de março, e reuniu profissionais da AlmapBBDO, Heads, Y&R e Artplan.

Continuar Lendo

Compartilhar

Comunicação do governo Bolsonaro passará por mudanças

O Globo 

Responsável pelos contratos de publicidade do Executivo, o secretário de Comunicação, Floriano Barbosa, deve deixar o Secom nos próximos dias. O mais cotado para substituí-lo é o empresário Fábio Wajngarten. 

Leia Mais

Compartilhar

Globo foca na unificação de áreas e cria a diretoria integrada de negócios

Propmark 

A Globo anunciou a integração de sua diretoria de negócios: todas as áreas de negócios da TV aberta e das operações digitais do Grupo Globo passam a atuar de forma integrada. A equipe ficará sob o comando de Eduardo Schaeffer. 

Leia Mais

Compartilhar

Henrique Meirelles: economia deve reconquistar "confiança" do empresário

Propmark

Ex-ministro e atual secretário da fazenda do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, palestrou em evento na ESPM sob o tema "Como as políticas monetária e tributária influenciam no consumo das famílias".

Leia Mais

Compartilhar

Consumidores brasileiros preferem empresas com propósitos alinhados aos seus valores

Consumidor Moderno

Uma pesquisa da Accenture com 30 mil consumidores de todo o mundo apontou que 83% dos entrevistados brasileiros preferem comprar produtos de empresas que tenham propósitos alinhados aos seus valores. Além disso, o levantamento apontou que ética e autenticidade contribuem para criação de conexões com o público final. 

Leia Mais

Compartilhar

Para brasileiros, CEOs devem liderar mudanças sociais

Valor 

Os brasileiros estão acreditando mais no que diz o CEO da empresa onde trabalham do que no que diz o governo e outras instituições tradicionais. É o que apontam os dados do Edelman Trust Barometer 2019, estudo que mede o nível de confiança das pessoas no governo, nas empresas, na mídia e nas ONGs. 

Leia Mais

Compartilhar

"A capacidade de entender, dialogar e envolver as pessoas através da criatividade é o que vai nos levar além"

Adriana Machado, Presidente da ABAP Minas Gerais e da Tom Comunicação 

Por Claudia Penteado 

Adriana Machado, presidente da ABAP em Minas Gerais e presidente e diretora de inspiração da Tom Comunicação, em Belo Horizonte, fala neste papo conosco sobre os inúmeros desafios que a publicidade enfrenta hoje e tem pela frente, das peculiaridades do mercado mineiro e de alguns aspectos da profissão que não mudarão jamais, em meio a tantas transformações. Ela também fala sobre o lançamento, esta semana, das Diretrizes de Compliance da ABAP, feito justamente em Belo Horizonte, onde nasceu a ideia de fazê-lo, em parceria com a Fundação Dom Cabral.

Continuar Lendo

Compartilhar

Zenith atualiza projeção para publicidade global e cita publicidade na internet mais forte do que o esperado (em inglês)

MediaPost

Os investimentos globais em publicidade vão expandir mais de US$ 82 bilhões até 2021, prevê a Zenith, da Publicis Media, na atualização de suas projeções trimestrais.

Leia Mais

Compartilhar

UE aprova nova lei de direitos autorais

Valor 

O Parlamento Europeu votou a favor de mudanças na lei de direitos autorais na UE. A nova legislação, que gerou polêmica e passou por mais de dois anos de negociações, terá de ser implementada por todos os governos do bloco europeu até 2021. 

Leia Mais

Compartilhar

Media Rating Council propõe visualização de 100% de pixels como padrão para medição de publicidade cross-media (em inglês)

MediaPost 

O Media Rating Council divulgou uma proposta de padrões de medição de audiência de publicidade cross-media que requer que 100% dos pixels sejam visualizados para que um vídeo publicitário seja acreditado, independentemente da plataforma de distribuição. 

Leia Mais

Compartilhar

WFA: Anunciantes devem pressionar Facebook após live-stream de terror em Christchurch (em inglês)

The Drum 

A World Federation of Advertisers (WFA) está pedindo que as marcas pressionem as plataformas de mídia social e convocando membros e os profissionais de marketing globais a “pensar cuidadosamente sobre onde eles colocam seus anúncios”.

Leia Mais

Compartilhar

Google e Facebook mantêm duopólio na receita de publicidade

Propmark 

Pesquisa do Warc revelou que as plataformas Google e Facebook juntas somaram 24,5% de todo o faturamento do setor de publicidade em 2018, o que equivale a US$ 144,6 bilhões. 

Leia Mais

Compartilhar

'Nós não estamos desistindo' - a tenacidade da indústria publicitária da Venezuela (em inglês)

The Drum

Em Caracas, uma cidade que um dia já foi aquecida pelo brilho da globalização, a reportagem do The Drum encontrou os profissionais de agências que permaneceram no país e testemunham o desafio e a tenacidade que os faz sobreviver a esses momentos desesperadores.

Leia Mais

Compartilhar

Lucrando com a felicidade

meio&mensagem 

Por Marcio Toscani, Co-CEO e COO da Leo Burnett Tailor Made e Diretor da ABAP Nacional 

A correlação entre satisfação do empregado e retornos maiores na bolsa de valores

Leia Mais

Compartilhar

O modelo de financiamento e a democracia

ANJ (Artigo originalmente publicado em O Globo)

Por Marcelo Rech, Presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ)

O leitor sabe que a liberdade de expressão é um dos pilares da democracia. Sabe igualmente que existe uma linha direta — direta mesmo — entre a publicidade e a liberdade de expressão.

Leia Mais

Compartilhar

Alemanha vs Facebook: em jogo, proteção de dados e direito concorrencial

CIO

Por Dr. Rony Vainzof, Advogado Especialista em Direito Digital e Proteção de Dados e Sócio da Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados

O Escritório Federal de Concorrência alemão (FCO - Bundeskartellamt), em decisão publicada em 7 de fevereiro, restringiu a forma como o Facebook combina e utiliza dados de usuários de diferentes fontes. 

Leia Mais

Compartilhar

Conheça os integrantes da Comissão Julgadora da 32º edição do Prêmio Marketing Best

Propmark 

O Prêmio Marketing Best anunciou os integrantes da comissão que irá analisar e avaliar os cases inscritos neste ano. O prêmio reconhece as empresas que mais se destacam no planejamento e execução das estratégias de marketing. As inscrições para esta edição podem ser feitas até 5 de abril. 

Leia Mais

Compartilhar

ABAP realiza 1º workshop sobre Lei Geral de Proteção de Dados exclusivo para agências de publicidade

A ABAP vai realizar o 1º Workshop sobre Lei Geral de Proteção de Dados, exclusivamente para agências de publicidade, no dia 26/03, em São Paulo. O treinamento será conduzido pela DARYUS Consultoria e Treinamento, empresa especializada em Privacy and Data Protection. Confira o conteúdo programático e modo de inscrição: http://bit.ly/2XLlhQY  

Leia também o artigo: 

Lei GDPR e LGPD: qual a relação e os impactos no Brasil? - Por Helio Cordeiro http://bit.ly/2Jwneho 

Leia Mais

Compartilhar

ABAP lança, no próximo dia 25, “Diretrizes de Compliance” para agências de publicidade

Fundação Dom Cabral foi contratada para elaborar um documento com foco específico para o setor de propaganda 

Continuar Lendo

Compartilhar

Agências e anunciantes apostam em métodos como sprints e squads

Propmark 

Tem se tornado comum em agências e anunciantes o uso de metodologias como as sprints e squads, que reúnem pessoas com habilidades distintas para encontrar soluções de negócios ou comunicação e economizar tempo.

Leia Mais

Compartilhar

AlmapBBDO no ranking Best of the Best 2019 do Warc (em inglês)

Warc 

BBDO New York, Burger King e Procter & Gamble estão no topo do primeiro índice global de excelência ‘Best of the Best’, do Warc. A AlmapBBDO está no Top 10 global de agências.

Leia Mais

Compartilhar

Y&R Brasil volta a liderar ranking das agências

Propmark 

A Kantar Ibope Media divulgou o ranking das agências referente ao período de janeiro a fevereiro de 2019. A Y&R Brasil volta a liderar a lista que, em janeiro, teve a Multi Solution como primeira colocada.

Leia Mais

Compartilhar

Genomma e Marabraz lideram presença na TV em 2019

meio&mensagem 

Estudo Adex Creative, da FW Spot, monitorou as inserções veiculadas nos cinco maiores canais de TV aberta na região da Grande São Paulo ao longo dos meses de janeiro e fevereiro.

Leia Mais

Compartilhar

Classe C volta a crescer, vê futuro com otimismo e deixa consumo-ostentação

Época Negócios 

Embora ainda não tenham recuperado tudo o que perderam, as famílias da classe C estão otimistas com o que está por vir e pretendem voltar a comprar bens de maior valor agregado, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva. https://glo.bo/2OfTYtK 

Leia também: 
'Consumidor da classe C está mais amadurecido ', diz especialista
Entrevista com Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva https://glo.bo/2TQTb8F 

Leia Mais

Compartilhar

Kantar se torna uma marca única

Kantar Brasil Insights 

A partir de 2 de abril, todos os serviços serão entregues sob uma única marca: Kantar. A mudança afetará toda a Kantar Media, exceto a Kantar IBOPE Media, que continuará a operar com o nome atual da marca. 

Leia Mais

Compartilhar

Cresce intenção dos brasileiros de ampliar gastos

meio&mensagem

O Boston Consulting Group constatou uma retomada na disposição do público brasileiro para as compras nos resultados da pesquisa BCG’s Consumer Sentiment 2019. De acordo com a pesquisa, 39% dos entrevistados pretendem comprar itens adiados nos últimos anos. 

Leia a reportagem do Meio&Mensagem: http://bit.ly/2HQoYj7 

Confira o relatório da pesquisa: https://on.bcg.com/2To5Yuh 


Compartilhar

“Marcas devem se posicionar de forma mais assertiva quanto à privacidade”

meio&mensagem

A CEO da Momentum e Vice-Presidente da ABAP, Maria Laura Nicotero, recebeu um convite para compor o Advisory Board do SXSW e, como membro do conselho, ajudou a rediscutir a premiação que destaca as melhores experiências de ativações durante o festival. Em entrevista ao Meio&Mensagem, ela falou sobre a relevância das ativações nas comunicações atuais e destacou a privacidade como tema mais urgente para as marcas. 

Leia Mais

Compartilhar

"Manter relações duradouras garante sinergia total"

Rodrigo Rodrigues, Presidente da ABAP Paraná e Presidente da OpusMúltipa 

Por Claudia Penteado 

Rodrigo Rodrigues, Presidente da OpusMúltipla e também presidente da ABAP Paraná, conta nesta entrevista como o conceito de comunicação integrada proposto pela agência - hoje parte do Grupo OM - foi se atualizando ao longo do tempo e se encaixa perfeitamente nos tempos atuais. Rodrigues aborda também os desafios enfrentados regionalmente, e a importância de focar em vendas no curto prazo e no fortalecimento das marcas no longo prazo.

 

Continuar Lendo

Compartilhar

Empresas asiáticas estão mais bem preparadas do que europeias para leis de privacidade de dados mais rigorosas (em inglês)

The Drum 

De acordo com estudo da Economist Intelligence Unit e do Alibaba, as empresas asiáticas e americanas estão mais preparadas para leis de privacidade de dados mais rigorosas do que as empresas europeias. Um fator chave para isso foi que muitos mercados tinham a consciência de que leis semelhantes à europeia entrariam em vigor em outras regiões após o GDPR.

Leia Mais

Compartilhar

Duopólio Google-Facebook reduz disponibilidade de investimentos em publicidade em outras mídias (em inglês)

Warc

O mais recente relatório WARC Global Ad Trends se concentrou na análise do duopólio e concluiu que dos US$ 590,4 bilhões investidos em publicidade no mundo no ano passado, US$ 144,6 bilhões (24,5%) foram para Google e Facebook, o que equivale a quase um em cada quatro dólares investidos.

Leia Mais

Compartilhar

Marcas retiram anúncios do Facebook e do Google após ataque de Christchurch (em inglês)

Warc 

Grandes anunciantes da Nova Zelândia retiraram publicidade do Google e do Facebook, ou estão considerando fazê-lo, após o massacre em Christchurch na semana passada. A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, tem sido ferozmente crítica à não responsabilização das plataformas pelos conteúdos veiculados. Especialistas alertam que mensagens criptografadas podem diminuir ainda mais a responsabilidade das empresas pela moderação de conteúdo. 

Leia Mais

Compartilhar

Google recebe multa de mais de 1 bilhão de euros da União Europeia

Valor

O Google foi multado em 1,49 bilhão de euros pela União Europeia por abuso de seu papel dominante em publicidade online.

Leia Mais

Compartilhar

Exportações de publicidade do Reino Unido alcançam £6,9 bi (em inglês)

The Drum 

Dados da Advertising Association mostraram um aumento geral das exportações de 18% em relação ao ano anterior, um aumento muito acima das exportações de serviços do Reino Unido como um todo. 

Leia Mais

Compartilhar

Assista aos 33 finalistas de O Melhor Comercial do Brasil 2018

Propmark 

O SBT anunciou a lista dos 33 filmes selecionados para a primeira etapa da votação que irá escolher O Melhor Comercial do Brasil. A AlmapBBDO lidera a lista, seguida pela Africa e Lew’Lara TBWA. 

Leia Mais

Compartilhar

"Enxergo um futuro otimista para as agências"

Valor 

Desde setembro, Jon Cook lidera a agência formada pela fusão da VML e da Y&R. Globalmente, o novo negócio da WPP está em processo de integração. No Brasil, as operações das duas agências foram mantidas separadas. 

Leia Mais

Compartilhar

Custos e benefícios do compliance no mundo corporativo

InfoMoney 

A adoção dos programas de compliance tornou-se essencial para as empresas modernas, pois representa um diferencial em relação às concorrentes, agrega valor à sociedade, aumenta a competitividade, a credibilidade e atrai melhores investidores. O custo para sua implementação costuma ser elevado, mas estudos demonstram que não tê-lo pode ter um custo ainda mais alto.

Leia Mais

Compartilhar

Brasil sobe para 4ª posição no Warc Media 100 (em inglês)

Warc 

O Brasil subiu da 9ª posição, em 2018, para a 4ª colocação entre países no ranking Warc Media 100, sucessor do Gunn Media 100. Seis campanhas brasileiras ficaram no Top 100 e cinco agências estão no Top 50. Confira os rankings completos. http://bit.ly/2TFxYhQ 

Leia também: 

2019 Media Strategy Report: Quatro temas-chave (em inglês) 

Warc

O 2019 Media Strategy Report é uma análise dos cases finalistas do 2018 WARC Media Awards que mostra como as campanhas que demonstraram um impacto nos resultados dos negócios por meio do planejamento de comunicação estão reimaginando a mídia. http://bit.ly/2XSQxOh 

Leia Mais

Compartilhar

Ministério da Justiça começa a investigar conduta do Facebook

Valor 

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, instaurou dois processos administrativos contra o Facebook para apurar a atuação da companhia durante casos de acesso ilegal de dados de usuários. 

Leia Mais

Compartilhar

Diretoras buscam mais oportunidades por trás das câmeras

meio&mensagem

Após um ano de existência no Brasil, projeto Free the Bid, trazido ao país pela APRO, ganha a adesão de 14 agências de publicidade como signatárias do compromisso de incluir diretoras de cena em seus orçamentos de produção. 

Leia Mais

Compartilhar

Revistas semanais recuperam audiência no digital

meio&mensagem 

As principais revistas semanais brasileiras registraram crescimento em circulação digital em 2018, de acordo com dados do IVC. Veja, Época e Carta Capital foram as que tiveram maior incremento em relação à média de circulação em 2017. 

Leia Mais

Compartilhar