MediaPost
A Federal Trade Commission dos Estados Unidos pediu informações detalhadas de nove empresas de internet, entre elas Facebook, Amazon, Twitter e YouTube, sobre como elas coletam dados dos consumidores e personalizam anúncios, como parte de uma ampla investigação sobre práticas “perigosamente opacas”.
Leia MaisG1
O procurador-geral do Texas, Ken Paxton, anunciou que irá abrir um processo em conjunto com outros 9 estados americanos contra o Google por condutas anticompetitivas. Paxton afirma que a empresa "usou o seu poder de monopólio para controlar preços" no mercado de publicidade digital.
Leia MaisJanela Publicitária
A Secretaria de Publicidade e Promoção – SEPUP, do Ministério das Comunicações, vai realizar uma audiência pública, no início de janeiro, para apresentar proposta de edital de licitação para contratação de serviços de publicidade.
Leia MaisMeio&Mensagem
Miriam Shirley, CEO da Sapient AG2 e diretora da ABAP, em artigo para o Meio&Mensagem, faz uma reflexão e uma retrospectiva sobre o ano de 2020. "Nenhuma retrospectiva faz sentido sem pensar em como passamos por ela, o que aprendemos e o que deixamos de legado".
Leia MaisA Brazilian Advertising Group (BRAG), entidade que reúne agências pertencentes ou lideradas por brasileiros nos Estados Unidos e que conta com o apoio da ABAP, realizou, nos últimos meses, Lives com a participação de Mario D'Andrea, presidente da ABAP, e Marcia Esteves, CEO e Sócia da Lew'Lara\TBWA e diretora da ABAP. Reveja os vídeos no link em Leia Mais.
Leia MaisMeio&Mensagem
Maria Laura Nicotero, CEO da Momentum e vice-presidente da ABAP, e Rodolfo Medina, presidente do Grupo Dreamers e diretor da ABAP, estão na lista dos dez Profissionais de Comunicação de 2020 elaborada pelo Meio&Mensagem. Confira a relação completa em Leia Mais.
Leia MaisClube de Criação
"Caverna do Dragão", criado pela DPZ&T para a Renault, foi o vencedor da categoria nacional a 9ª edição do "O Melhor Comercial do Brasil" , promovido pelo SBT. Na categoria regional, o prêmio foi para "Sons", criação da HOC para a Unimed Porto Alegre. Na categoria especial Covid-19, o vencedor foi "Vovoglers", criado pela Africa para o Itaú.
Leia MaisMeio&Mensagem
O ranking Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2020, da Interbrand, considerou um novo critério: o Índice de Força de Marca superior a 50%. Durante a apresentação dos resultados, Beto Almeida, CEO da Interbrand, também explicou que experiências relevantes e propósitos inspiradores continuam válidos para 2021.
Leia MaisPropmark
O Prêmio Veículos de Comunicação, realizado pela revista Propaganda, da Editora Referência, divulgou os vencedores edição de 2020. O Destaque do Ano foi a CNN Brasil e a Globo foi a TV Aberta de 2020.
Leia MaisO Conselho de Ética do Conar realizou três reuniões nos últimos dias e analisou 13 representações, entre elas cases da Serasa Experian, Claro, Nívea e Nestlé.
Continuar LendoMeio&Mensagem
A 8ª edição do estudo Agency Scope no Brasil também destacou os profissionais de marketing mais admirados. Três membros da diretoria da ABAP estão na lista dos profissionais de agências mais admirados: Eduardo Simon, CEO da DPZ&T, Marcia Esteves, CEO e Sócia da Lew'Lara\TBWA, e Marcio Santoro, copresidente e CEO da Africa.
Leia MaisA ABAP e a Fenapro veicularam, na quarta-feira, 9 de dezembro, um anúncio conjunto pela valorização da publicidade brasileira. A campanha foi criada e produzida pela agência África, com redação do presidente da ABAP, Mario D'Andrea. O anúncio foi veiculado nos jornais Valor Econômico, O Estado de S. Paulo, O Globo, Folha de S. Paulo, Correio Braziliense, Estado de Minas, A Tarde, Correio, Tribuna, O Tempo, Jornal da Cidade (MG), Jornal Metro (MG), Diário do Comércio (MG), Jornal Super Notícia, Folha de Pernambuco, Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio (PE) e Zero Hora. Confira o anúncio completo em Continuar Lendo.
Leia também:
Fenapro e ABAP defendem valorização da atividade publicitária
Propmark
O objetivo da campanha, segundo as entidades, é “ressaltar não só a qualidade da propaganda brasileira – posicionada entre as três melhores do mundo -, mas, principalmente, o profissionalismo e ética que caracterizam sua atuação, e que são orientados por um modelo reconhecido de autorregulamentação e por diversas leis federais”. https://bit.ly/3oJWwBl
Continuar LendoFolha de S. Paulo
Editorial da Folha de S. Paulo de domingo, 6 de dezembro, tratou do BV, prática de incentivo do setor publicitário regulada por lei, comum em quase todos os setores da economia e em conformidade com as regras de Compliance da ABAP. Todo plano de mídia tem a expressa aprovação do cliente, que examina várias opções e solicita alterações sempre em busca de eficiência técnica. Tudo é feito de maneira clara e profissional.
Continuar LendoO Conar aprovou e está lançando o "Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais", que apresenta orientações para a aplicação das regras do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária ao conteúdo comercial em redes sociais, em especial aquele gerado por influenciadores que, como informa o documento, "possuem reconhecida posição de destaque no ambiente online, podem desenvolver papéis econômicos que contribuem para o suporte das atividades de criação de conteúdos relevantes, integrando, dessa forma, a cadeia de comunicação comercial digital".
Continuar LendoThe Guardian
O governo australiano apresentou ao Parlamento a primeira legislação relacionada à mídia no mundo que forçará Google e Facebook a negociarem um pagamento justo com as empresas de notícias pelo uso de seu conteúdo no feed de notícias do Facebook e nas pesquisas do Google.
Leia MaisOlhar Digital
Uma coalizão formada por 48 estados norte-americanos abriu processo contra o Facebook alegando práticas anticompetitivas. A Federal Trade Commission também abriu, em paralelo, processo contra a plataforma por monopólio.
Leia MaisG1
A Comissão Europeia divulgou um documento com diretrizes para que plataformas como Google e outras gigantes da tecnologia identifiquem e revelem os parâmetros utilizados para determinar a ordem dos resultados de buscas.
Leia MaisValor
Brasileiros estão conquistando postos estratégicos nas áreas de criação, planejamento e marketing em grandes empresas de publicidade em Tóquio, Cingapura, Nova York, Londres e Berlim. A “exportação” de publicitários brasileiros “é um processo que vem acontecendo há anos. Não é uma fuga, é uma busca pela qualidade de vida e de um horizonte mais claro de futuro pessoal", diz Mario D'Andrea, presidente da ABAP.
Continuar LendoYOUPIX
Artigo de Rafaela Lotto, Head de Planejamento e Sócia da consultora de negócios para influência e comunicação digital YOUPIX, faz um resumo e traz comentários sobre o Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais do Conar.
Leia MaisJornal Económico
A França aplicou uma multa de € 135 milhões às empresas Google e Amazon devido à instalação de ‘cookies’ sem autorização dos usuários. A Comissão Nacional de Informática e Liberdade francesa fez questão de deixar bem claro que “este tipo de ‘cookies’ não pode ser instalado sem o consentimento do utilizador”.
Leia MaisUOL - Tilt
A Anistia Internacional acusa os gigantes tecnológicos Facebook e Google de ajudar a censurar a oposição pacífica e as liberdades políticas no Vietnã.
Leia MaisConjur
Em artigo publicado no site Conjur, o jurista Ricardo Campos, diretor do Instituto LGPD e consultor na elaboração do PL das Fake News, fala sobre o debate em torno do projeto de lei no Brasil e a lei alemã de transparência nas redes sociais.
Leia MaisTelesíntese
Entidades de defesa dos consumidores e do sigilo de informações pessoais devem acionar o MPF por conta do novo vazamento de dados no Ministério de Saúde, dessa vez envolvendo 243 milhões de registros de pacientes. As entidades apontam que a LGPD já poderá ser usada para ações por danos aos usuários com a apuração dos fatos e das responsabilidades dos agentes públicos.
Leia MaisTelesíntese
Site lançado pela ANPD traz notícia sobre prazo para que órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional indiquem o responsável pelo tratamento de dados pessoais das instituições das quais fazem parte.
Leia MaisThe Drum
O impulsionamento do e-commerce e dos vídeos está fazendo com que os investimentos globais em publicidade se recuperem mais rápido do que o anteriormente previsto, com uma projeção agora de contração de 7,5% em 2020, segundo o Advertising Expenditure Forecasts da Zenith.
Leia MaisClube de Criação
9ª onda da pesquisa Todxs, desenvolvida pela ONU Mulheres e pela Heads Propaganda e viabilizada pela iniciativa Aliança Sem Estereótipos, mostra que o movimento de comunicação das marcas para desconstruir imagens e padrões atualmente está em "retrocesso e estagnação" e que dados coletados sobre os novos públicos (LGBTQIA+, PCD e +60) são "alarmantes".
Leia MaisPropmark
A VMLY&R apresentou uma nova diretoria focada em diversidade, equidade e inclusão no Brasil. Jeferson Martins ficará à frente da pauta, além de gerenciar todas as relações institucionais da agência com um olhar voltado para inclusão.
Leia MaisB9
O coletivo Papel & Caneta anunciou a quarta edição de sua lista anual de jovens que mudaram os rumos da indústria da comunicação brasileira, num contexto ainda mais complexo este ano devido a pandemia. Confira a lista completa de nomes e suas respectivas ações.
Leia MaisInstituto Palavra Aberta
O Instituto Palavra Aberta e a TV Cultura lançaram esta semana o "Me Explica, Vai!", uma série de interprogramas, de cinco minutos cada, que estão sendo exibidos diariamente na grade da emissora com a finalidade de difundir a educação midiática entre crianças e jovens.
Leia MaisTela Viva
A produção em tempos de Covid e a continuidade na manutenção das práticas de segurança do Protocolo de Retomada das Produções Audiovisuais foram temas de painel no Whext 2020.
Leia MaisA 6ª Câmara do Conselho de Ética do Conar se reuniu no dia 9 de dezembro e analisou cinco representações, entre elas cases da Universidade Estácio de Sá (Unesa) e Elleven Suplementos Alimentares.
Continuar LendoCNMP
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Ministério Público Federal (MPF) e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançaram, nesta quinta-feira, 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, o projeto “Respeito e Diversidade”, um conjunto de iniciativas com o objetivo de disseminar a cultura do diálogo, do respeito à diversidade humana e do pluralismo de ideias, de opiniões, de cor, de raça, de credo, de gênero, de aspectos físicos. A ABAP é signatária do termo de adesão ao projeto. O diretor executivo da ABAP, Alexandre Gibotti, assinou o documento ao lado do procurador-geral da República e presidente do CNMP, Dr. Augusto Aras.
Leia MaisNesta sexta-feira, 4 de dezembro, Dia Mundial da Propaganda, Mario D’Andrea, presidente da ABAP, conversa com a jornalista Claudia Penteado em Live promovida pela ABAP-Rio.
Acompanhe! Às 17h, no perfil da ABAP-Rio no Instagram: https://www.instagram.com/abap_rio/
Propmark
O CENP-Meios divulgou dados referentes aos investimentos em mídia via agências de publicidade entre janeiro e setembro de 2020. O valor faturado foi de R$ 8,8 bi, o que representa uma queda de 29% em relação ao mesmo período de 2019.
Leia MaisWarc
A previsão é de que os investimentos globais em publicidade registrem queda de 10,2% em 2020. Relatório WARC Global Advertising Trends: State of The Industry 2020/21 indica que o mercado publicitário global levará pelo menos dois anos para se recuperar completamente e voltar aos números de 2019.
Leia MaisB9
O Reino Unido apresentou um plano que cria a Unidade de Mercado Digital, com objetivo de regulamentar as grandes empresas de tecnologia e manter o setor pró-competição.
Leia MaisWarc
O Facebook vai pagar a alguns editores do Reino Unido para apresentar notícias em uma nova guia da rede social a partir de janeiro de 2021, mas críticos temem ainda mais poder nas mãos de poucos.
Leia MaisUOL - Tilt
Cerca de 70 atores do setor digital, incluindo os gigantes Google e Facebook, se comprometeram com o coletivo "Tech For Good", lançado pelo presidente francês, Emmanuel Macron, a "assumir suas responsabilidades" e por "uma contribuição justa para os impostos" nos países onde operam.
Leia MaisO CENP renovou seu Banco de Agências Certificadas e passou a disponibilizar um novo acesso exclusivo aos veículos associados à entidade, com informações mais detalhadas sobre as agências que detêm a Certificação de Qualificação Técnica.
Continuar LendoReuters
401 parlamentares de 34 países, incluindo o Brasil, assinaram uma carta pública que apoia a campanha “Faça a Amazon Pagar”, lançada por uma coalização de mais de 50 organizações que exige melhora nas condições de trabalho e total transparência da empresa em questões tributárias.
Leia MaisContábeis
Em artigo para o Portal Contábeis, Antonio Lino Pinto, ex-sócio e CFO da Talent e presidente da Viramundo Consultoria, explica de forma resumida a base de cálculo e os impostos incidentes sobre as agências de propaganda, incluindo IRPJ, Pis/Cofins, CSLL e ISS.
Leia MaisClube de Criação
O diretor de arte Victor Emeka e o redator Zé Celso Oliveira apresentaram o projeto pessoal The Hiretone Palette, uma paleta de cores que utiliza o Skintone para representar os profissionais contratados pelo mercado publicitário brasileiro.
Leia MaisA ABAP apoia a campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, que entra agora em sua segunda fase, com foco nas comunicações de Natal.
Continuar LendoTrês sessões do Conselho de Ética do Conar - da 7ª, 6ª e 2ª Câmaras - foram realizadas nos últimos dias e analisaram treze representações, entre elas estão cases da Lysoform, Ambev, Uber e Grupo Big.
Continuar LendoCorreio
A Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP) e Prefeitura Municipal de Salvador realizam, nos dias 4 e 5 de dezembro, o Salvador Creativity and Media Festival – Scream Festival 2020. A ABAP é apoiadora do evento, que terá em sua programação o debate “Fake News e a Publicidade”, com participação de Mario D’Andrea, presidente da ABAP Nacional, Vitor Barros, CEO da Propeg, e Vera Rocha, presidente do Sinapro-Bahia e CEO da Rocha Comunicação, sob mediação de Cláudio Carvalho, presidente da ABAP Bahia e presidente da Morya. Saiba mais na reportagem do Correio, em Leia Mais, e inscreva-se em: https://www.screamfestival.com.br/
Leia MaisPromoview
Para celebrar os 25 anos da internet no Brasil, a web será palco, dos dias 7 a 14 de dezembro, do Internet Festival 2020, evento que trará debates sobre tecnologia, conectividade e transformação digital. O presidente da ABAP, Mario D'Andrea, vai participar do painel “O Neocolonialismo Digital”, ao lado de Ricardo Campos, professor de mídias digitais na Universidade de Frankfurt, e que será mediado pelo jornalista do Valor Ricardo Lessa. O painel será no dia 9, às 8h45. Saiba mais sobre o evento em Leia Mais. Inscrições pelo link: https://www.internetfestival.com.br/#/
Leia MaisMarcia Esteves, CEO e Sócia da Lew'Lara\TBWA e diretora da ABAP, é a convidada do BRAG - Brazilian Advertising Group para um bate-papo sobre o papel da publicidade brasileira na construção de marcas internacionais. A Live "Do Brasil para o Brazil - A Propaganda Brasileira Construindo Marcas Internacionais" acontece no dia 10/12, às 19h, via Zoom.
Continuar LendoMeio&Mensagem
A 41ª edição do Prêmio Caboré foi marcada pela renovação e, pela primeira vez, a cerimônia de premiação contou apenas com a presença dos profissionais indicados e representantes das empresas concorrentes. Também de forma inédita, o evento foi transmitido ao vivo pela internet, com acesso liberado a todo o público.
Leia MaisClube de Criação
O Brasil conquistou, ao todo, 120 prêmios no festival El Ojo de Iberoamérica 2020. Foram 6 GPs - nas categorias Experiência de Marca & Ativação, Gráfica & Via Pública, Produção Gráfica, Melhor Ideia Local e Conteúdo - além de 38 Ouros, 32 Pratas e 44 Bronzes.
Leia Mais"A forma de atuação das plataformas está incomodando o planeta, não só a publicidade. Essa forma de trabalhar como "caixa preta" tanto nos dados como nas suas operações...", explicou Mario D'Andrea, presidente da ABAP, durante Live da Fenapro que debateu "O Neocolonialismo Digital". “Uma coisa é liberdade de expressão. Outra coisa é liberdade total de comercialização”, afirmou. A Live contou com a participação do presidente do Sinapro-SP e VP da Fenapro, Dudu Godoy, e do presidente da Fenapro, Daniel Queiroz. Confira a íntegra do debate em Leia Mais.
Leia MaisInova.jor
Em entrevista para o Inova.jor, Marcelo Bechara Hobaika, diretor de Relações Institucionais do Grupo Globo e conselheiro da ABERT, fala sobre o livro que acaba de lançar "Buracos negros digitais: a responsabilidade como defesa à livre expressão e combate à censura na internet" e sobre a responsabilização das plataformas pelo impulsionamento de conteúdo de desinformação e discurso de ódio.
Leia MaisG1
O Ministério da Economia da França confirmou que aplicará um imposto sobre as grandes empresas do setor digital a partir de dezembro deste ano. A medida atingirá empresas como Google, Amazon, Facebook e Apple.
Leia MaisWarc
O Google anunciou que fechou um acordo com os jornais Le Monde, Le Figaro e Liberation e as revistas L’Express, L’Obs e Courrier International pelo pagamento de direitos autorais e está em conversas com outros grupos de mídia franceses para alcançar um acordo até o final deste ano.
Leia MaisAdAge
O Facebook está negociando compensações com agências e anunciantes por uma falha em um de seus principais programas de medição de anúncios. O problema foi divulgado na semana passada, mas o Facebook informou que o erro ocorreu sem ser detectado por quase um ano.
Leia MaisB9
A Comissão de Proteção de Informações Pessoais da Coreia do Sul (PIPC) multou o Facebook em US$ 6,1 milhões pelo compartilhamento de informações pessoais de 3,3 milhões de usuários sul-coreanos com outras empresas que se conectaram à plataforma entre 2012 e 2018.
Leia MaisIPA
Relatório The Future of Brand and Agency Relationships, do Institute of Practitioners in Advertising (IPA), analisa mudanças no consumo e na indústria na próxima década e identifica cinco modelos de relações agência-anunciante que podem se tornar mais eficazes nesse cenário futuro.
Leia MaisExame
Estudo "Racismo e comunicação: Um panorama em dados", realizado pela Ogilvy Brasil em conjunto com o núcleo interno Eixo Benguela, mostra como o racismo estrutural se reflete e a importância da representatividade na publicidade.
Leia MaisClube de Criação
A consultoria multidisciplinar Agô e o site Unblock.Coffee desenvolveram a plataforma BLCK.PWR.ADS, que traz as principais ideias eleitas como importantes para a luta antirracista nos últimos anos.
Leia MaisFolha de S. Paulo
Artigo de Mariana Mandelli, coordenadora de comunicação do Instituto Palavra Aberta, fala sobre o papel da educação e das mídias na valorização da diversidade e como forma de construir uma sociedade antirracista.
Leia MaisCENP
A edição de novembro do CENP Em Revista destaca a atuação da entidade como um fórum de debates do modelo brasileiro de publicidade e também o FAQ sobre os impactos da LGPD na publicidade, a renovação no Banco de Agências Certificadas e o Conteúdo Pedagógico CONAR-CENP. Acesse a edição completa em Leia Mais.
Leia Mais