Batalha para separar Big Techs está apenas no começo (em inglês)

The Washington Post 

Em apenas alguns anos, “separar as Big Techs” passou de um slogan radical a um movimento político com apoio bipartidário e o longo caminho para reformular as leis de concorrência nos Estados Unidos pode ter se tornado um pouco mais navegável.

Leia Mais

Compartilhar

O fascínio irresistível pelo decidir sobre as Big Techs como no Big Brother (em inglês)

The Washington Post

Artigo do jornal The Washington Post analisa a influência das Big Techs na política e na decisão dos eleitores nos Estados Unidos. 

Leia Mais

Compartilhar

França multa Google em €500 milhões por não negociar com jornais

Tele.Síntese

O Google terá de pagar €500 milhões à França após a autoridade de regulação do país concluir que a empresa falhou em fechar um acordo justo com veículos de comunicação para utilizar seus conteúdos na plataforma.

Leia Mais

Compartilhar

Anunciantes estão “em pânico” com queda de rastreamento no iOS, diz Bloomberg

MacMagazine

Segundo reportagem da Bloomberg, o maior impacto da política da Apple de transparência no rastreamento de aplicativos está vindo de anunciantes que utilizam a plataforma do Facebook.

Leia Mais

Compartilhar

Por que o Google não consegue fazer a Internet respeitar sua privacidade (em inglês)

Inc. Magazine

Após polêmicas, o Google adiou para 2023 o lançamento do FLoC, que irá substituir os cookies de terceiros.

Leia Mais

Compartilhar

Pesquisa revela dados do ensino superior nas favelas

Meio&Mensagem

Pesquisa realizada pelo Outdoor Social Inteligência mostrou que G10, grupo das favelas com maior potencial econômico do País, tem consumo anual de R$ 9,9 bilhões no ensino superior. 

Leia Mais

Compartilhar

Morya comemora 65 anos de olho no futuro

Tribuna da Bahia 

Em 10 de julho de 1956 nascia a Publivendas, a primeira agência de publicidade da Bahia. Mais tarde batizada como Morya, a empresa hoje é comandada pelo sobrinho do fundador, o empresário e publicitário Cláudio Carvalho. Em entrevista à Tribuna da Bahia, o executivo contou sobre os 65 anos de história da agência. 

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: 16 cases analisados

1ª, 2ª e 6ª Câmaras do Conselho de Ética do Conar realizaram reuniões e analisaram 16 representações, entre elas, cases da Kwai, Uber, Hypera e Nestlé.

Continuar Lendo

Compartilhar

New York Festivals 2021: Os vencedores brasileiros. Tem GP!

Clube de Criação

A organização do New York Festivals Advertising Awards revelou os vencedores da sua edição de 2021. "Let Her Run", criado pela Africa para SporTV, conquistou o Grand Prix em Film, além de dois troféus de Ouro e um de Bronze. Também foram premiadas as brasileiras BETC, VMLY&R, Leo Burnett Tailor Made, McCann Health e WMcCann. 

Leia Mais

Compartilhar

Série do portal Coletiva.net analisa estudo sobre publicidade com especialistas gaúchos

Coletiva.net

O Coletiva.net conversou com Alexandre Skowronsky, presidente da ABAP-RS, e Renata Schenkel, vice-presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), para analisar os resultados da pesquisa 'Inside Advertising da Kantar IBOPE Media' em uma série de conteúdos especiais. 

Leia Mais

Compartilhar

Carta de 120 entidades empresariais a Lira tem lista de críticas à reforma do IR

Folha de S. Paulo

120 entidades representativas de diferentes setores econômicos, dentre elas a ABAP, enviaram carta aos líderes e ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, alertando para os impactos negativos do PL da reforma do IR e pedindo que as propostas sejam avaliadas com mais tempo. 

Leia Mais

Compartilhar

Câmara instala grupo de trabalho sobre lei de combate a fake news

Tele.Síntese

Foi criado, esta semana, na Câmara dos Deputados, o grupo de trabalho Aperfeiçoamento da Legislação Brasileira – Internet, que vai emitir parecer sobre o PL 2630/20, do Senado Federal, que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet.

Leia Mais

Compartilhar

Brasil adere a plano global de imposto mínimo para multinacionais

Tele.Síntese

130 países, incluindo o Brasil, subscreveram um plano da OCDE para tributação mínima de multinacionais, que tem como objetivo garantir que empresas digitais paguem tributos em todas as jurisdições onde gerem receita, mesmo que não tenham sede comercial ali.

Leia Mais

Compartilhar

Comissária da UE expande ofensiva contra Big Techs (em inglês)

Mobile World Live

A comissária de Concorrência da União Europeia, Margrethe Vestager, desenhou uma proposta para ampliar o escopo das regras que visam coibir o poder das grandes empresas de tecnologia, abrangendo um número maior de empresas passíveis de regulação. 

Leia Mais

Compartilhar

Google deve enfrentar processo sobre assistente de voz, diz juíza dos EUA

IstoÉ Dinheiro 

Juíza federal dos Estados Unidos afirmou que o Google deve enfrentar grande parte de um processo que acusa a empresa de gravar e disseminar ilegalmente conversas privadas de pessoas que acidentalmente acionaram seu assistente de voz em seus smartphones.

Leia Mais

Compartilhar

Folha de S.Paulo volta a publicar no Facebook depois de mais de 3 anos

Poder360 

O jornal Folha de S.Paulo voltou a publicar conteúdos em sua página no Facebook. O veículo afirmou que a gigante de tecnologia tem adotado medidas para restringir a circulação de fake news e discursos de ódio.

Leia Mais

Compartilhar

Fake news e o falso pretexto da liberdade de expressão

Meio&Mensagem

Em artigo para o Meio&Mensagem, Dudu Godoy, presidente do Sinapro-SP e VP da Fenapro, fala sobre como o decreto presidencial que define que as fake news só poderão ser retiradas pelas plataformas se houver decisão judicial pode abrir espaço para institucionalizar as notícias falsas. 

Leia Mais

Compartilhar

Ranking histórico de agências ganha nova configuração

Meio&Mensagem

Ranking consolidado pelo Meio&Mensagem relaciona as agências brasileiras mais premiadas da história no Cannes Lions. 

Leia Mais

Compartilhar

Disputa de “entrega mais rápida” chega ao Conar

Meio&Mensagem

Em 30 de junho, o Conselho de Ética do Conar solicitou por unanimidade a alteração dos slogans que mencionam "entrega mais rápida" das varejistas Magazine Luiza, Americanas.com e Mercado Livre. Segundo o Conselho, o código de ética requer que tais afirmações tenham embasamento em pesquisas validadas por institutos idôneos e que sejam disponibilizadas ao público.

Leia Mais

Compartilhar

IBM vai usar inteligência artificial para medir diversidade na propaganda

MediaTalks 

A IBM firmou um acordo com o Ad Council, dos Estados Unidos, para realizar uma pesquisa de seis meses que vai medir a existência de viés na propaganda e encontrar formas mais eficientes de aumentar a diversidade nos anúncios. 

Leia Mais

Compartilhar

Pipeline Capital mapeia martechs e adtechs do Brasil

Meio&Mensagem

Novo Scape Report, da Pipeline Capital, em parceria com o IAB Brasil, une, pela primeira vez, dois ecossistemas, os de martechs e adtechs, em um único mapa, que conta com 620 empresas únicas, divididas em sete categorias e 34 subcategorias.

Leia Mais

Compartilhar

Futuro da publicidade é pautado em experiência, privacidade e inovação

ProXXIma

O Futuro da Publicidade, pesquisa realizada pela RTB House, em parceria com a WGSN, mapeou oito tendências com base nas transformações do consumidor. 

Leia Mais

Compartilhar

Aner promove ciclo de webinars "O Futuro já passou?"

A Aner está realizando um ciclo de webinars para debater os dilemas atuais do mercado editorial e as perspectivas de futuro para as publicações impressas no Brasil. O primeiro debate foi realizado no dia 7 de julho, com o tema "Bancas digitais: canibalismo ou novo canal?" e pode ser acessado na página da Aner no Facebook: https://www.facebook.com/anerbr 
O próximo debate acontece no dia 14 de julho e terá como tema: "Clubes de Assinaturas: como as revistas podem embarcar neste conceito?". Para conhecer a programação completa e participar, acesse: https://www.webinarsaner.org/ 


Compartilhar

Brasil recebe 68 leões no festival Cannes Lions

Valor Econômico

O Brasil recebeu 68 troféus na edição deste ano do Cannes Lions - Festival Internacional de Criatividade, realizado de 21 a 25 de junho. Entre as premiações recebidas pelas agências brasileiras, estão três Grand Prix (Africa, Gut e VMLY&R), 13 leões de ouro, 18 de prata e 34 de bronze. 

Leia Mais

Compartilhar

Censo global de diversidade e inclusão tem prazo estendido para 31 de julho (em inglês)

Eaca

Com mais de 5.000 respostas e números subindo em mais de 600 por dia, o censo global da indústria de marketing e publicidade teve o prazo de respostas estendido até 31 de julho. 

Leia Mais

Compartilhar

Igor Puga assume vice-presidência do CENP

Propmark 

Igor Puga, Diretor de Marketing e Marca do Santander, é o novo 2º vice-presidente do CENP eleito e empossado pelo Conselho de Administração e Governança. Ele foi indicado por anunciantes membros do Conselho Superior das Normas-Padrão e pela ABMN, uma das entidades mantenedoras do CENP.

Leia Mais

Compartilhar

Prejuízo com restrição à propaganda poderia chegar a US$ 521 bi

Propmark 

O relatório Brand Finance Marketing Restrictions 2021 indica que legislações que limitem a comunicação no setor de alimentos e bebidas podem causar um prejuízo potencial de US$ 521 bilhões para as empresas.

Leia Mais

Compartilhar

Estudo da Kantar revela que os anunciantes desejam mais controle e parceria na utilização dos dados

Kantar Ibope Media 

O estudo Media Navigator, realizado pela Kantar, conversou com 672 executivos de publicidade de 39 países e revelou que os anunciantes estão cada vez mais comprometidos no uso proativo de dados para impulsionar o desempenho de suas campanhas de marketing. 

Leia Mais

Compartilhar

Cinco empresas de tecnologia obtêm 46% da receita global de anúncios (em inglês)

Press Gazette 

Google, Facebook, Alibaba, Bytedance (proprietária do TikTok) e Amazon respondem por quase metade da receita mundial de publicidade, aponta relatório do GroupM. 

Leia Mais

Compartilhar

Google é investigado por publicidade online abusiva nos EUA

Valor Investe

O Departamento de Justiça dos EUA está analisando se os anúncios digitais do Google seguem as boas práticas de mercado. 

Leia Mais

Compartilhar

Brasileiros estão usando menos Facebook e WhatsApp para ver notícias, diz pesquisa

Tecnoblog

O Reuters Digital News Report indica que os brasileiros estão usando menos as redes sociais como uma ferramenta para se informar e que o país é líder no percentual de preocupação com fake news. 

Leia Mais

Compartilhar

Empresas de mídia dinamarquesas unem forças para buscar acordo de pagamento com Facebook e Google (em inglês)

Reuters

A indústria de mídia da Dinamarca está se unindo para negociar pagamentos por notícias com Google e Facebook, a primeira tentativa na Europa de buscar reivindicações coletivas com os gigantes da tecnologia.

Leia Mais

Compartilhar

Agências se unem para criar Observatório da Diversidade

Meio&Mensagem

No Dia do Orgulho LGBTQIAP+, o mercado publicitário se uniu para criar o Observatório da Diversidade na Propaganda. Fundado pelas agências AKQA, CuboCC, Dentsu International Brasil, Gana, Grey, MOOC, Mutato, New Vegas, Publicis e Soko, a iniciativa tem suporte da CP+B Brasil, IPG Mediabrands Brasil, Suno United Creators, AlmapBBDO, Africa, Artplan, B&Partners, Brunch, MediaMonks + Circus, DPZ&T, FBiz, FCB Brasil, Gut, Ogilvy, SunsetDDB, Wieden+Kennedy, VMLY&R e WMcCann, e apoio da ABAP e das consultorias Mais Diversidade e Indique uma Preta.

Leia Mais

Compartilhar

Geração Z continua sendo um enigma para muitas empresas de mídia

What's New in Publishing

Para alcançar a Geração Z, empresas de mídia estão colocando a mídia social no centro de seu conteúdo e estratégias de distribuição.

Leia Mais

Compartilhar

OAB libera impulsionamento pago de conteúdo jurídico sem captação de clientela

Conjur

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil aprovou os artigos 3º e 4º do novo provimento sobre regras de publicidade para a advocacia. A análise do projeto começou no dia 17 de junho e já foram aprovados os artigos 1º e 2º. 

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: Conselho de Ética realiza reunião Plenária e da 6ª Câmara

O Conselho de Ética do Conar realizou reuniões da sua Plenária e da 6ª Câmara e analisou um recurso extraordinário da BDF Nívea e mais cinco representações. 

Continuar Lendo

Compartilhar

World Summit Awards, maior premiação de inovação digital, tem inscrições abertas para edição 2021

Projetos inovadores, com impacto social e soluções ligadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável podem participar do World Summit Awards (WSA) Brasil. As inscrições estão abertas e foram prorrogadas até o dia 30 de julho. A premiação tem o apoio da ABAP.

Continuar Lendo

Compartilhar

Prêmio Profissional Digital convida público e mercado a indicar candidatos

Coletiva.net

O 'Prêmio Abradi Digitalks - Profissional Digital 2021' tem prazo de indicações aberto até o dia 5 de julho. Os vencedores serão anunciados no palco do Digitalks Expo, em agosto. 

Leia Mais

Compartilhar

Câmara dos EUA vota sim para projeto de lei antitruste (em inglês)

Reuters

O Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou, durante dois dias, medidas que diretamente restringem o poder de mercado das gigantes tecnológicas, mas ainda não há certeza de que se tornarão leis. 

Leia Mais

Compartilhar

Cannes Lions: VMLY&R conquista primeiro GP de Glass da história brasileira no festival

Propmark

De uma shortlist com 20 selecionados, “Glass: The Lion for Chance” premiou sete, entre eles o case “I Am”, da VMLY&R para o Starbucks. 

Leia Mais

Compartilhar

Cannes Lions: Africa é a brasileira mais premiada; AKQA e VMLY&R completam pódio

Meio&Mensagem

O Brasil encerrou sua participação nas 28 áreas do Cannes Lions 2021 com 67 Leões, sendo três Grand Prix, para Africa, Gut e VMLY&R, 13 Leões de Ouro, 17 de Prata e 34 de Bronze.

Leia Mais

Compartilhar

Indústria do marketing lança primeiro censo global de diversidade e inclusão (em inglês)

WFA

Foi lançado esta semana o primeiro censo global da indústria de marketing e publicidade. A iniciativa é resultado de uma colaboração global, formada pela WFA, EACA, VoxComm, Campaign, Kantar, Cannes Lions, Advertising Week, The Effies e GWI, e está sendo promovida por associações de agências e anunciantes em 27 países. O questionário estará aberto até 2 de julho e está sendo conduzido, no Brasil, pela ABAP e pela ABA.

Leia Mais

Compartilhar

Especialistas defendem educação e transparência contra fake news, mas temem censura

Agência Câmara de Notícias

Em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, jornalistas, pesquisadores e ativistas digitais defenderam campanhas educativas e a transparência em plataformas digitais como os melhores meios de combater a desinformação em mídias sociais. 

Leia Mais

Compartilhar

Comissão Europeia vai investigar serviço de publicidade do Google

Tele.Síntese 

A Comissão Europeia abriu uma investigação formal contra o Google que vai analisar se há favorecimento na exibição de anúncios de seus serviços próprios, políticas de rastreamento, obrigatoriedade de utilizar serviços do Google para anúncios no YouTube e as novas práticas de privacidade anunciadas pela companhia.

Leia Mais

Compartilhar

Redes sociais estão excluindo contas inautênticas; entenda porque isso acontece

CNN Brasil

Segundo especialistas, trabalho de "limpeza" de contas tidas como inautênticas é fruto de uma pressão social para que as redes se dediquem a tornar suas plataformas ambientes mais legítimos. 

Leia Mais

Compartilhar

Brand safety nunca foi tão essencial para a publicidade digital

Administradores.com 

Valérie Behr, country manager da Dynadmic para o Brasil e Head Sales LATAM, explica nesse artigo a importância das adtechs garantirem aos anunciantes o nível de brand safety, a relevância contextual e os parâmetros de audiência qualificados para assegurar uma taxa de fraude publicitária inferior a 1%.

Leia Mais

Compartilhar

Fama: mãe ou túmulo de todas as virtudes

Meio&Mensagem

Em artigo publicado no Meio&Mensagem, Igor Puga, diretor de marketing e marca do Santander, fala sobre a relação entre marcas e celebridades.

Leia Mais

Compartilhar

Ter 30.000 seguidores torna você uma celebridade, regras de vigilância de publicidade no Reino Unido

Dicas.link

A Advertising Standards Authority do Reino Unido determinou que quem tem acima de 30.000 seguidores nas redes sociais deve obedecer às mesmas regras de publicidade que celebridades tradicionais, especialmente quando se trata de endossos de produtos.

Leia Mais

Compartilhar

Coca-Cola, Ypê e Italac são as marcas escolhidas no Brasil

Meio&Mensagem

Kantar Brand Footprint Brasil 2021 indica que 99% das marcas de bens de consumo massivo que cresceram em 2020 ampliaram a penetração nos domicílios brasileiros. 

Leia Mais

Compartilhar

Pesquisa da Kantar BrandZ aponta Amazon e Apple como marcas mais valiosas do planeta

B9

A Amazon e a Apple lideram o ranking Kantar BrandZ, que avalia o valor global das empresas. Gigantes chinesas, como a Xiaomi, têm crescido e ganhado destaque principalmente na Europa. 

Leia Mais

Compartilhar

CENP em Revista de junho está no ar

CENP

A edição nº 74 do CENP em Revista destaca a atuação da entidade como fórum de representatividade e debate da atividade publicitária e o investimento em mídia no 1º trimestre medido pelo CENP-Meios. Acesse a edição completa em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Cannes Lions: Prata para o Brasil no Young Lions

Clube de Criação

A dupla de Young Lions Carol Pillat e Wally Oliveira, diretora e diretor de arte da Heads, ganhou Prata na categoria Design do Cannes Lions 2020/2021. Com a conquista, o Brasil se mantém na liderança mundial da Young Lions Competition. 

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: 7ª Câmara analisa 6 cases

A 7ª Câmara do Conselho de Ética do Conar se reuniu em 22 de junho e analisou 6 representações, entre elas, cases da Dakota e da Oi. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Publicidade baterá recorde em 2021, com Brasil à frente dos EUA, mostra consultoria

MediaTalks 

Os investimentos globais em publicidade crescerão 14% em 2021, o maior incremento anual já registrado pela Magna. Os maiores crescimentos estão previstos para o Reino Unido (16,8%), China (16,1%) e Brasil e Espanha (15,2%). 

Leia Mais

Compartilhar

Copa América reforça crise entre marcas e futebol

O Estado de S. Paulo 

“A cultura do julgamento das redes sociais afeta as pessoas, mas também as marcas. Em toda crise, a credibilidade que a companhia conquistou antes será fundamental para diminuir sua fragilidade”, explica Mario D'Andrea, presidente da ABAP, em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Associações do mercado publicitário participam da coluna Marcas e Consumidores, da Eldorado FM (aúdio)

Eldorado FM

Ao longo da semana, a coluna Marcas e Consumidores, da Eldorado FM, conversou com líderes de entidades do mercado publicitário. O presidente da ABAP, Mario D'Andrea, participou e falou sobre a defesa do valor da propaganda e do impacto da publicidade na economia. 

Leia Mais

Compartilhar

Colômbia participará do primeiro censo global de diversidade e inclusão (em espanhol)

TotalMedios

Associações de anunciantes e agências de 27 países participam da iniciativa que vai abordar a diversidade, equidade e inclusão na indústria publicitária. Colômbia e Brasil são os únicos países latino-americanos a participarem do censo. 

Leia Mais

Compartilhar

Canadá: Associações da indústria se unem por levantamento global sobre diversidade da WFA (em inglês)

Media in Canada 

Associações da indústria publicitária canadense participarão do censo global sobre diversidade, equidade e inclusão da WFA, com o intuito de atingir a maior amostragem possível. Qualquer pessoa poderá participar, inclusive profissionais que não trabalhem para empresas associadas às entidades. 

Leia Mais

Compartilhar

Seminário de licitações públicas pretende diminuir erros em editais

Diário do Comércio

O presidente da ABAP-MG, Adolpho Resende Netto, e o consultor jurídico da ABAP, Paulo Gomes de Oliveira Filho, participaram do Seminário de Licitações Públicas para Publicidade e Propaganda, organizado pelo Sinapro-MG no último dia 16 de junho. https://bit.ly/3gH8xoT
A íntegra do seminário pode ser acessada em: https://bit.ly/3gyh6n1 


Compartilhar

Big Techs serão foco na próxima semana com votação de projetos de lei na Câmara dos EUA (em inglês)

Reuters 

O Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos vai votar, na próxima semana, um pacote de projetos de lei antitruste, incluindo alguns com foco no poder de mercado das Big Techs. 

Leia Mais

Compartilhar