G7 fecha apoio a imposto mundial de pelo menos 15% sobre grandes empresas

Poder360

Os ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais do G7 demonstraram apoio a uma “reforma tributária global”, com um imposto de “pelo menos” 15% sobre grandes empresas. O principal foco são as empresas de tecnologia. 

Leia Mais

Compartilhar

França multa Google em 220 milhões de euros por publicidade online

UOL

A agência reguladora para a concorrência na França multou o Google em 220 milhões de euros por considerar a empresa culpada de favorecer os seus próprios serviços no setor de publicidade online.

Leia Mais

Compartilhar

UE e Reino Unido abrem investigação antitruste sobre tratamento de dados de publicidade do Facebook (em inglês)

Forbes

Reguladores da concorrência da União Europeia e do Reino Unido abriram investigações antitruste formais relacionadas a como o Facebook lida com dados de publicidade. 

Leia Mais

Compartilhar

ANPD e Cade assinam acordo de cooperação

Telesíntese

A ANPD e o Cade firmaram Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de estabelecer parceria em ações de defesa à livre concorrência relacionadas a serviços que demandam proteção de dados pessoais.

Leia Mais

Compartilhar

Mover: grupo de empresas cria movimento pela equidade racial

Propmark 

Coalizão formada por marcas como Coca-Cola, Ambev, Magalu e Via lançou o MOVER - Movimento pela Equidade Racial, com o objetivo de gerar 10 mil novos postos de liderança para pessoas negras, além de oportunidade para 3 milhões de pessoas nos próximos anos.

Leia Mais

Compartilhar

Africa leva O Melhor Comercial do Brasil 2020 com ‘Esperança’

Propmark 

‘Esperança’, filme da Africa para o Itaú, protagonizado por Fernanda Montenegro, venceu O Melhor Comercial do Brasil 2020. O anúncio foi feito no último dia 8 de junho durante evento online. 

Leia Mais

Compartilhar

Africa, AKQA e VMLY&R têm finalistas em Glass, Titanium e Innovation

Meio&Mensagem

A edição 2020/2021 do Cannes Lions divulgou três shortlists antecipados, incluindo “#GoEqual”, da Africa, “Código da Consciência” e “Museu do Impedimento”, da AKQA, e “Eu Sou”, da VMLY&R. Há ainda uma menção ao Brasil no shortlist de Glass para a produtora de som Tesis. 

Leia Mais

Compartilhar

Cannes Lions Live apresenta agenda com palestras

Propmark

O Cannes Lions anunciou a programação do evento que, pelo segundo ano consecutivo, acontecerá de forma remota, entre os dias 21 e 25 de junho. Os conteúdos estarão divididos por oito temas. 

Leia Mais

Compartilhar

Cannes Lions será uma plataforma de troca criativa

Propmark

O Cannes Lions passa a se apresentar ao mercado não mais apenas como um festival de publicidade, e sim, como uma plataforma de troca criativa, que será otimizada pelo Lions Membership. O anúncio foi feito pelo Estadão, representante do festival no Brasil.

Leia Mais

Compartilhar

Brasil tem quatro Pratas e três Bronzes no The One Show 2021

Propmark

O Brasil conquistou quatro Pratas, três Bronzes e 24 Merits no The One Show 2021. AlmapBBDO, David, Gava Studio, Soko e BETC Havas foram as agências premiadas. 

Leia Mais

Compartilhar

Next Creative Leaders 2021: Premiação focada em mulheres recebe inscrições

Clube de Criação 

O The One Club for Creativity e The 3% Movement recebem inscrições até 16 de julho para o Next Creative Leaders 2021, premiação com foco em reconhecer mulheres e criativas não-binárias com um olhar sobre a liderança que ajude a mudar o setor para melhor.

Leia Mais

Compartilhar

El Ojo prorroga inscrições com descontos até 18 de junho

Propmark 

O El Ojo prorrogou o sistema de inscrição antecipada, que permite confirmar a inscrição com descontos de até 20%, até o dia 18 de junho. O evento será realizado de forma virtual nos dias 23, 24 e 25 de novembro.

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: 1ª Câmara abre reuniões de junho do Conselho de Ética

A 1ª Câmara do Conselho de Ética do Conar se reuniu no dia 10 de junho e analisou cinco representações, entre elas, cases do Picpay e Bradesco.

Continuar Lendo

Compartilhar

ABAP, ABRADi e Fenapro se unem em campanha por vacinação em massa e doação de cestas básicas

A ABAP, a ABRADi e a Fenapro lançaram, nesta quarta-feira, 2 de junho, a campanha “Todos Vacinados”, um movimento para ajudar o país a combater os efeitos da pandemia.

Continuar Lendo

Compartilhar

Velho é o seu preconceito

Meio&Mensagem

"A diversidade não só de gênero, mas também geracional, é mais do que necessária. É atalho para a eficiência", afirma Mario D'Andrea, presidente da ABAP e embaixador da Liga Labora pela inclusão geracional, em artigo para o Meio&Mensagem. 

Leia Mais

Compartilhar

Mercado publicitário movimentou mais de R$ 11 bilhões no 1º trimestre de 2021

Edição do Brasil 

O diretor-executivo da ABAP, Alexandre Gibotti, comentou os resultados do levantamento sobre investimentos publicitários da Kantar Ibope Media e a contribuição do setor para a economia: “Publicidade em alta é ativação do Produto Interno Bruto brasileiro e geração de milhões de empregos". 

Leia Mais

Compartilhar

Força da publicidade no interior paulista

Propmark

Dudu Godoy, presidente do Sinapro-SP, VP da Fenapro e VP do CENP, fala, em artigo para o Propmark, sobre a participação ativa das agências do interior paulista no movimento de transformação do setor. 

Leia Mais

Compartilhar

UE não é mais maior ameaça às Big Techs (em inglês)

Bloomberg

Sob a administração de Joe Biden, Washington D.C se tornou o novo centro da luta antitruste das Big Techs. "O que está acontecendo nos EUA é um sinal de que a conversa global mudou", diz Margrethe Vestager, comissária europeia da concorrência. 

Leia Mais

Compartilhar

Fusões em Big Techs: UE prepara novas regras mas três países pedem maior controle (em inglês)

CNBC

Os países membros da União Europeia discutem novas leis que podem forçar as Big Techs a mudarem a forma como operam, mas Alemanha, França e Holanda pedem uma postura mais rígida em relação a aquisições menores que muitas vezes passam despercebidas. 

Leia Mais

Compartilhar

Facebook será a primeira rede social a entrar no Consumidor.gov.br

Consumidor Moderno

O Facebook será a primeira rede social no Brasil a ingressar no Consumidor.gov.br. A decisão atende a exigência da Senacon de que redes sociais que tenham comércio e merchandising se cadastrem na plataforma. 

Leia Mais

Compartilhar

ANPD inicia monitoramento de práticas de tratamento de dados em 2022

Telesíntese

O monitoramento da forma como as empresas tratam dados pessoais começa em janeiro de 2022 e será feito com base em denúncias recebidas e em um mapeamento semestral das prioridades da ANPD. As regras de fiscalização estão em fase de consulta pública. 

Leia Mais

Compartilhar

ANPD publica guia que explica funções de controlador, operador e encarregado

Telesíntese 

A ANPD publicou o “Guia Orientativo para Definições dos Agentes de Tratamento de Dados Pessoais e do Encarregado”, que estabelece diretrizes aos agentes de tratamento de dados, definições legais e regimes de responsabilidade. 

Leia Mais

Compartilhar

“Mais do que nunca, precisaremos de pensamento criativo”, diz COO do D&AD

Propmark

Em entrevista ao Propmark, Dara Lynch, COO do D&AD, reforça a tese de que a criatividade é uma das chaves para superar momentos difíceis e comenta a participação brasileira no festival. 

Leia Mais

Compartilhar

Prêmio Sim à Igualdade Racial: Os ganhadores da edição 2021

Clube de Criação 

O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) revelou os ganhadores do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2021 em evento foi exibido pelo Multishow e pelo perfil da entidade no Facebook. Confira os vencedores da quarta edição da premiação. 

Leia Mais

Compartilhar

Abertas as inscrições para o “Gerety Jury Insight Panels”

As reuniões do júri para definir o shortlist do Gerety Awards 2021 começam na próxima semana, seguidas do “Gerety Jury Insight Panels”, uma programação de painéis do Executive Jury que acontece de 7 a 17 de junho. 

Continuar Lendo

Compartilhar

CENP-Meios divulga para associados e participantes investimentos em mídia no 1º trimestre

O CENP disponibilizou, nesta quarta-feira, 2 de junho, os dados do CENP-Meios referentes aos investimentos via agências de publicidade durante o 1º trimestre deste ano, com painel de 194 agências. 

Continuar Lendo

Compartilhar

CENP divulga ranking inédito de agências por estado

CENP 

O CENP divulgou um ranking inédito de agências de publicidade organizado por estado, com base nos dados do CENP-Meios de 2020. “O ranking das agências por estado é uma decorrência da boa acolhida à iniciativa por parte do mercado, que a reconheceu como ferramenta valiosa para a gestão dos negócios publicitários e para o fomento da atividade”, diz Caio Barsotti, presidente do CENP. Confira o ranking completo em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

UE mira investigação antitruste formal contra Facebook (em inglês)

The Wall Street Journal 

A União Europeia está perto de abrir sua primeira investigação antitruste formal sobre o Facebook. Parte do inquérito se concentra em como a big tech alegadamente favorece seu Marketplace dentro da plataforma. 

Leia Mais

Compartilhar

Órgão antitruste alemão investiga Google sobre uso de dados

Money Times 

O órgão antitruste da Alemanha vai investigar se usuários têm escolha suficiente sobre seus dados ao utilizarem serviços do Google. 

Leia Mais

Compartilhar

Pirataria desvia R$ 2 bi de impostos por ano, calcula ABTA

Telesíntese

Estimativa divulgada pela ABTA, com base em dados da Anatel e do IBGE, é de que danos totais da pirataria de TV por assinatura, incluindo sobre as empresas que operam o serviço de forma legal, chegam a R$ 15,5 bilhões.

Leia Mais

Compartilhar

“A pirataria é um problema real de toda sociedade”

Observatório dos Famosos

Marcelo Bechara, Diretor de Relações Institucionais e Regulação do Grupo Globo e Vice-Presidente Jurídico da ABTA, fala, em entrevista ao Observatório dos Famosos, sobre as consequências da pirataria para a sociedade e das ações que estão sendo realizadas para combatê-la. 

Leia Mais

Compartilhar

Confira a edição do CENP em Revista de maio

CENP

Os novos membros do Conselho Superior do CENP e a chegada da campanha "Agência de publicidade não é tudo igual" ao Paraná são alguns dos destaques do CENP em Revista de maio. Acesse a publicação em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Sistema Sinapro/Fenapro realiza pesquisa VanPro 2021

Fenapro

O Sistema Sinapro/Fenapro está realizando consulta junto às agências para a primeira edição da Pesquisa VanPro 2021. A VanPro é uma pesquisa trimestral que visa entender a movimentação dos negócios de propaganda via agências. Para participar, acesse o link em Leia Mais. Os respondentes ou agências não serão identificados e só é necessário enviar uma resposta por agência. O prazo para participar foi prorrogado até o dia 2 de junho. 

Leia Mais

Compartilhar

Brand Footprint: As marcas mais escolhidas do mundo

Clube de Criação 

A Coca-Cola foi a marca mais escolhida do mundo em 2020, de acordo com o relatório global Brand Footprint, da Kantar. Foram analisadas 23,5 mil marcas, englobando consumidores de 54 países, incluindo o Brasil. 

Leia Mais

Compartilhar

Almap e Havaianas ganham prêmio especial do D&AD

Meio&Mensagem

AlmapBBDO e Havaianas conquistaram a premiação especial Collaborative Pencil, do festival D&AD, concebido para prestigiar relações duradouras entre agências e marcas. É a primeira vez que uma parceria brasileira conquista a honraria.

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: 15 cases analisados nos últimos dias

O Conselho de Ética do Conar realizou três sessões nos últimos dias e analisou quinze representações, entra elas, cases da Hering, McDonald's, Arezzo e P&G. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Brasil lidera finalistas da Ibero-América no The One Show

Propmark 

O Brasil soma 31 indicações entre os finalistas da Ibero-América no The One Club for Creativity, seguido pela Espanha, Argentina, México, Colômbia, Panamá, Peru, República Dominicana e Equador.

Leia Mais

Compartilhar

Veja os finalistas do Melhor Comercial do Brasil 2020

Propmark

O SBT divulgou os finalistas da 10ª edição do prêmio O Melhor Comercial do Brasil. O Itaú lidera com quatro filmes entre os anunciantes. 

Leia Mais

Compartilhar

Africa é a terceira agência mais premiada do mundo no D&AD 2021

Propmark 

O Brasil conquistou 49 pencils no D&AD 2021, se tornando o quinto país com maior número de prêmios. A Africa foi a terceira agência mais premiada no festival. 

Leia Mais

Compartilhar

Pare de interromper, comece a entreter

Propmark

Em artigo para o Propmark, Eduardo Simon, CEO da DPZ&T e vice-presidente da ABAP, fala sobre a importância do conteúdo relevante e significativo para uma comunicação fluida com o consumidor. "Não se trata mais de ter a audiência do espectador, mas sim seu interesse", diz. 

Leia Mais

Compartilhar

Como a pandemia mudou os investimentos em publicidade no mundo (em inglês)

eMarketer

Relatório do eMarketer revela que a contração nos investimentos globais em publicidade foi menor do que esperada em 2020 e prevê crescimento de 15% em 2021. 

Leia Mais

Compartilhar

UE quer promessas firmes de gigantes de tecnologia em combate a fake news

MoneyTimes 

A Comissão Europeia tem planos de apresentar uma atualização do código de conduta voluntário - introduzido em 2018 e no qual Google, Facebook, Twitter, Microsoft, Mozilla e TikTok se inscreveram - em que pede maior comprometimento das big techs para conter a monetização de informações falsas. 

Leia Mais

Compartilhar

Facebook enfrenta perspectiva de proibição “devastadora” de transferência de dados após decisão na Irlanda

IstoÉ Dinheiro

Decisão do Tribunal Superior da Irlanda pode levar o Facebook a ser proibido de transferir dados de usuários da União Europeia para os Estados Unidos. 

Leia Mais

Compartilhar

Itália multa Google em 102 milhões de euros por abuso de posição dominante

G1

A agência reguladora da concorrência na Itália multou o Google em 102 milhões de euros devido à recusa da empresa em aceitar no Google Play um aplicativo de recarga para carros elétricos da Enel. 

Leia Mais

Compartilhar

CENP reconhece empresa que agrega valor ao mercado publicitário

Propmark 

A VBS, que produz software de gerenciamento especializado para agências, é a primeira integrante do Quadro de Empresas Acreditadas do CENP, um reconhecimento a empresas prestadoras de serviços ao mercado publicitário que, atuando com comprovada qualificação, acrescentam valor ao ambiente de negócios.

Leia Mais

Compartilhar

Porto Alegre: Prefeitura e agências em desacordo

Blog do Adonis 

A ABAP-RS, a Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e o Sinapro-RS lançaram um manifesto de apoio aos profissionais e empresas de comunicação diante da exigência da prefeitura de Porto Alegre para que as agências faturem serviços de produção e compra de mídia de campanhas realizadas.

Leia Mais

Compartilhar

Especial Agências & Anunciantes: Unilever e WMcCann lideram rankings do Meio&Mensagem

Meio&Mensagem

Entre as novidades do especial Agências & Anunciantes do Meio&Mensagem deste ano está a adoção da lista do CENP-Meios como padrão para o ranking das 50 maiores agências do País. 

Leia Mais

Compartilhar

WMcCann tem as três parcerias mais longevas do País, com Coca-Cola, Chevrolet e Nestlé

Meio&Mensagem

A WMcCann atende a Nestlé desde 1953, a Chevrolet desde 1945 e a Coca-Cola desde 1942. Também figuram entre as campeãs em relações duradouras as parcerias da Publicis com a Nestlé e da MullenLowe com a Omo. 

Leia Mais

Compartilhar

“Tô me guardando pra quando o Carnaval chegar”

Propmark

O presidente da TroianoBranding, Jaime Troiano, fala, neste artigo para o Propmark, sobre com quais marcas o consumidor vai seguir quando a pandemia passar. 

Leia Mais

Compartilhar

Twitter indica tendências na cultura, bem-estar e tecnologia

Meio&Mensagem

Relatório Twitter Trends Brasil, que analisou 300 mil tópicos de conversas na plataforma entre dezembro de 2018 e novembro de 2020, indica que saúde, igualdade e tecnologias que servem à propósitos sociais ganharam relevância. 

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: Conselho de Ética analisa 11 cases

As Câmaras do Conselho de Ética do Conar analisaram onze cases nos últimos dias, entre elas, representações da TIM e Burger King. 

Continuar Lendo

Compartilhar

One Club lança campanha para acabar com o ódio (em inglês)

MediaPost

O The One Club for Creativity lançou o "We Are One", iniciativa que encoraja criativos de todo o mundo a criarem pôsteres com mensagens anti-ódio. 

Leia Mais

Compartilhar

Podcast: Os 4 elementos da publicidade

Meio&Mensagem

O Meio&Mensagem estreou esta semana a série em podcast “Os quatro elementos criativos”, que explora as temáticas: Observação, Inspiração, Interatividade e Execução. O conteúdo é parte do projeto Criatividade 2021, que inclui reportagens especiais e a cobertura de festivais internacionais de publicidade.

Leia Mais

Compartilhar

ABMN premia empresas pelo marketing durante a pandemia

Meio&Mensagem

A ABMN divulgou os vencedores da edição deste ano do Prêmio Marketing Contemporâneo, que destacou os trabalhos de empresas que conseguiram recriar suas narrativas de comunicação diante das dificuldades impostas pela Covid-19.

Leia Mais

Compartilhar

"Queremos modernizar o modelo brasileiro"

Propmark

A edição do Propmark desta semana trouxe uma entrevista com o presidente da ABAP, Mario D’Andrea, sobre os principais temas que estão na agenda de seu terceiro mandato à frente da entidade: “Será pautado por uma aceleração de mudanças”.

Continuar Lendo

Compartilhar

ABAP-Rio e Sinapro-RJ enviam nota à Prefeitura sobre contratos com agências

Janela Publicitária 

A ABAP-Rio e o Sinapro-RJ enviaram nota conjunta à Prefeitura do Rio de Janeiro sobre a decisão de internalizar sua comunicação publicitária, destacando que a parceria com as agências “sempre foi norteada pelos princípios que regem a administração pública, que garantem a busca por maior qualidade e economicidade”. 

Leia Mais

Compartilhar

"Já estamos de olho no futuro"

A Tarde

Em entrevista para o jornal A Tarde, o novo presidente da ABAP Bahia, Americo Neto, fala sobre as expectativas do mercado, os planos de atuação da nova gestão e o papel da publicidade na retomada da economia. 

Leia Mais

Compartilhar

Kantar mostra poder da adaptabilidade das marcas em 2020

Propmark 

“Pudemos ver em 2020 que as marcas e suas agências souberam entender os diferentes momentos e contextos para adequar o foco de suas campanhas”, explicou Adriana Favaro, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar Ibope Media, durante webinar que aprofundou o estudo Inside Advertising. 

Leia Mais

Compartilhar

Investimento em publicidade soma R$ 11,2 bilhões no trimestre

Meio&Mensagem

De acordo com a Kantar Ibope Media, os investimentos em publicidade no Brasil alcançaram o valor de R$ 11,2 bilhões nos primeiros três meses de 2021, o que representa uma estabilidade do mercado e um sinal de recuperação no ritmo dos investimentos. 

Leia Mais

Compartilhar

Orçamentos globais de publicidade crescem a índice mais forte já registrado (em inglês)

Warc

Em abril, os orçamentos globais de marketing cresceram no nível mais rápido já registrado, após cortes profundos durante a primeira onda do surto de coronavírus no ano passado, aponta o Global Marketing Index, do Warc. 

Leia Mais

Compartilhar