Future of Strategy 2020: direcionamento de orçamentos em tempos de crise (em inglês)

Warc

Relatório Future of Strategy, do Warc, indica que, apesar das reduções nos orçamentos, especialistas em estratégias têm expandido suas atuações junto aos clientes para além dos departamentos de marketing. 

Leia Mais

Compartilhar

5 aspectos que vão mudar no trabalho nas agências daqui para frente (em inglês)

Digiday 

Profissionais de agências acreditam que algumas das mudanças geradas pelo home office vão permanecer e pode haver a adoção de um modelo híbrido, que trará oportunidades mas também exigirá algumas revisões. 

Leia Mais

Compartilhar

Criar e viver experiências em tempo de pandemia

Meio&Mensagem

Em artigo publicado no Meio&Mensagem, Dudu Godoy, presidente do Sinapro-SP e VP da Fenapro, indaga as mudanças geradas pelo trabalho remoto: "Conseguiremos manter a sensibilidade sem o olho no olho, sem o olfato e a degustação da experiência real, para que a customer experience traduza o sentimento e a percepção do consumidor?". 

Leia Mais

Compartilhar

McKinsey: Seis mudanças de comportamento do próximo normal (em inglês)

Warc

Relatório "Reimaginando o marketing no próximo normal", da McKinsey, explora as tendências que foram aceleradas diante da pandemia e os novos comportamentos que emergiram. 

Leia Mais

Compartilhar

ID_BR mapeia situação das mulheres negras diante da Covid-19

Propmark 

O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) concluiu a segunda fase de um estudo que busca mapear a situação financeira, emocional e psicológica da mulher negra diante da pandemia da Covid-19.

Leia Mais

Compartilhar

Globo reformula Prêmio Profissionais do Ano

Propmark

A Rede Globo de Televisão apresentou novas categorias na premiação Profissionais do Ano, que agora incluem: Filme, Integrada, Ações em Conteúdo, Ninguém Quarentena Sua Criatividade  e Campanha. As inscrições já estão abertas e o prazo vai até 19 de agosto.

Leia Mais

Compartilhar

+CTG e Scopen: Anunciantes na América Latina estimam prazo de menos de meio ano para recuperação dos investimentos publicitários (em espanhol)

Scopen

De acordo com o barômetro TREND SCORE Latam (especial COVID-19), da Scopen, os anunciantes da América Latina estimam um prazo de 5,7 meses para a recuperação dos investimentos publicitários. O estudo foi realizado na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, e contou com o envolvimento das associações de agências da região (AA, AAP, ABAP, ACHAP, APAP, AVE, CAM e UCEP). 

Leia Mais

Compartilhar

14 entidades enviam ofício à Câmara pedindo adiamento da LGPD

Clube de Criação

14 entidades do setor de comunicação encaminharam ofício à Câmara dos Deputados solicitando o adiamento da entrada em vigor da LGPD. A MP 959/2020 posterga para 3 de maio de 2021 a entrada em vigor da nova lei e o prazo para a MP ser votada no Congresso termina em 26 de agosto. A ABAP é signatária do ofício. 

Leia Mais

Compartilhar

A Comunicação tem papel essencial neste período de retomada

A Tarde

“As marcas contam com total apoio das agências, dos veículos de comunicação e de todo o trade publicitário”, afirma Cláudio Carvalho, presidente da ABAP Bahia e presidente da Morya Comunicação, ao Jornal A Tarde. Na entrevista, o executivo fala sobre os desafios e as perspectivas, para o mercado e para a agência, diante da pandemia. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Grupo Artplan passa a se chamar Grupo Dreamers

Propmark

O Grupo Artplan anunciou o reposicionamento de sua marca e uma nova identidade: a holding passa a se chamar Grupo Dreamers. A nova marca surge com o propósito de “Realizar sonhos, por meio de experiências”.

Leia Mais

Compartilhar

Globo inicia venda de mídia por impacto na TV aberta

Meio&Mensagem

A Globo começou a apresentar ao mercado publicitário uma solução para a inserção de marcas na grade da TV aberta que faz o planejamento de distribuição das peças de acordo com quantas pessoas a marca deseja impactar, segundo a movimentação da audiência com acompanhamento em tempo real. 

Leia Mais

Compartilhar

O mundo do vídeo publicitário vai mudar mais nos próximos 6 meses do que nos últimos 6 anos (em inglês)

MediaPost

Em artigo, Dave Morgan, fundador e CEO da Simulmedia, aponta algumas tendências de demandas na publicidade em TV que estão sendo aceleradas pela pandemia. 

Leia Mais

Compartilhar

Brasileiros esperam que marcas ajudem a solucionar a crise

Meio&Mensagem

Relatório “Confiança na Marca 2020”, da Edelman, que ouviu 22 mil consumidores em 11 países, sendo 2 mil no Brasil, mostrou que 96% esperam que as marcas se juntem a governos e associações para solucionar a crise desencadeada pela pandemia. O estudo também apontou o que leva ao aumento ou a queda na confiança nas marcas. 

Leia Mais

Compartilhar

Quarentena: embora cansados, brasileiros não concordam com fim

Meio&Mensagem

Estudo “O relaxamento no Brasil”, realizado pela Culture Lab, da agência Africa, revela que 76% da população brasileira não concorda com o relaxamento da quarentena e 58,9% acredita que as pessoas estão agindo de forma mais relaxada do que consciente.

Leia Mais

Compartilhar

Gigantes de publicidade concordam em avaliar definição mútua de discurso de ódio (em inglês)

Axios

A Aliança Global pela Mídia Responsável (GARM, na sigla em inglês), órgão que faz parte da Federação Mundial de Anunciantes e que inclui empresas de Big Tech, fechou um acordo para avaliar coletivamente como o setor deve definir o que caracteriza o discurso de ódio.

Leia Mais

Compartilhar

Tech and Soul e WMcCann ganham destaque no Lusos

Propmark 

A Tech and Soul e a WMcCann foram as mais premiadas do mercado brasileiro nos Prêmios Lusófonos da Criatividade (Lusos), dividindo o título de Agência do Ano do Brasil. O case “Uma Estrela para Não Esquecer”, da Tech and Soul, conquistou 3 Grand Prix e uma prata. 

Leia Mais

Compartilhar

ABAP indica 7 mulheres para o Conselho de Ética do Conar

A ABAP indicou mais sete mulheres como representantes da entidade no Conselho de Ética do Conar para o biênio 2020/2022. Para todas as cadeiras vagas (sete no total) foram indicadas mulheres, subindo de três para dez a presença de publicitárias sob a indicação da ABAP no colegiado.

Continuar Lendo

Compartilhar

“A publicidade deve ser vanguarda na prática da diversidade” - Dra. Valdirene Silva de Assis, Procuradora do MPT-SP

Propmark 

Em entrevista para o Propmark, a Procuradora do Ministério Público do Trabalho e coordenadora do "Pacto pela Inclusão de Jovens Negros e Negras no Mercado de Trabalho", Valdirene Silva de Assis, fala sobre os resultados alcançados até o momento do pacto assinado no ano passado e comenta o manifesto Vidas Negras Importam.

Leia Mais

Compartilhar

Afroconsumo supera classe A

Blog do Adonis

Em entrevista para o Blog do Adonis, Alexandra Loras, ex-consulesa da França no Brasil e ativista na luta contra o racismo, comenta pesquisa do Instituto Locomotiva para a CUFA-Central Única das Favelas, que revelou que o consumo anual da população negra brasileira atinge um valor de R$ 1,9 trilhão, ou 40% do total. “É fundamental que as marcas posicionem seus produtos, serviços e campanhas de Marketing também para este público. É dever das empresas representarem a verdadeira população brasileira, que é diversa", comenta Alexandra. 

Leia Mais

Compartilhar

Prefeitura de São Paulo autoriza a retomada de gravações em locais públicos

Propmark 

Decreto N°59.600, assinado pelo prefeito da cidade de São Paulo, autoriza a retomada de filmagens e gravações em espaços públicos. Os trabalhos devem seguir os protocolos sanitários estabelecidos por lei.

Leia Mais

Compartilhar

Home office, entre os muitos desafios do novo normal

Propmark 

Em artigo publicado no Propmark, Dudu Godoy, presidente do Sinapro-SP, VP da Fenapro e VP do Cenp, fala sobre os desafios para definir o novo modelo de operação presencial/virtual nas agências e como gerenciar essa nova realidade com foco no médio ou mesmo no longo prazo. 

Leia Mais

Compartilhar

Surto de coronavírus gera declínio recorde nos orçamentos de marketing do Reino Unido (em inglês)

IPA

Dados do IPA Bellwether Report do 2º trimestre revelam que os orçamentos de marketing do Reino Unido foram reduzidos a seus níveis mais baixos desde o início da elaboração do relatório. O documento, no entanto, antecipa uma recuperação nas condições macroeconômicas em 2021. 

Leia Mais

Compartilhar

Oportunidades, mesmo em tempos de crise

Meio&Mensagem

Kantar Brand Footprint Brasil 2020 revela marcas que conquistaram espaço entre janeiro e abril deste ano. “Marcas que se reinventaram, mostraram versatilidade e investiram em comunicação cresceram", explica David Fiss, diretor de serviços ao cliente & novos negócios da Kantar.

Leia Mais

Compartilhar

Entendendo os hábitos de entretenimento pós-lockdown (em inglês)

Warc

Estudo da Vivendi, que ouviu 7000 consumidores dos mercados da China, Colômbia, França, Alemanha, Índia, Itália, Espanha, Reino Unido e EUA, indica algumas previsões de mudanças permanentes no comportamento do consumidor em relação à mídia.

Leia Mais

Compartilhar

Pós-pandemia: Estudo indica mudanças de comportamento do consumidor

Clube de Criação

Estudo realizado na China pela consultoria Inovasia, entre os meses de abril e maio, detectou 10 principais mudanças de comportamento do consumidor após a retomada das atividades. 

Leia Mais

Compartilhar

Aprovado protocolo de retorno às agências de publicidade

A Prefeitura de São Paulo assinou o “Protocolo De Prevenção à Covid-19 em Agências de Publicidade”, organizado pela ABAP, em parceria com o CENP e o Sinapro-SP. O documento traz recomendações para o retorno dos trabalhos nos escritórios em linha com as orientações da OMS e das autoridades sanitárias do Estado de São Paulo. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Liberadas filmagens em São Paulo

Blog do Adonis 

A Prefeitura de São Paulo assinou o "Protocolo de Segurança e Saúde no Trabalho Audiovisual", liberando o trabalho nos sets de filmagem. Dividido em três fases, o documento segue os pilares de distanciamento, higienização, desinfecção, comunicação e monitoramento. 

Leia Mais

Compartilhar

Profissionais de publicidade repensam calendário de retorno ao escritório (em inglês)

MediaPost

Estudo realizado nos EUA pela Sound Lounge, empresa de pós-produção de Manhattan, revelou que 82% dos profissionais de publicidade disseram ainda se sentirem desconfortáveis com retorno aos contatos presenciais.

Leia Mais

Compartilhar

4A's publica guia para negócios das agências sobreviverem à Covid-19 (em inglês)

The Drum 

Documento da 4A's traz recomendações sobre em quais áreas as agências devem investir, ou ao menos evitar grandes cortes. "Este é o momento de investir e garantir que você esteja dobrando o que vem a seguir, o que há de novo, e utilizar o que economizou, não apenas colocá-lo no saldo final, mas investir para o futuro", diz Marla Kaplowitz, presidente e CEO da 4A's. 

Leia Mais

Compartilhar

A revisão do papel das agências perante os clientes (vídeo)

Meio&Mensagem

Em entrevista para o Conectando o Mercado, do Meio&Mensagem, Marcio Santoro, copresidente da Africa e diretor da ABAP, fala das mudanças nos processos geradas por esse período de pandemia, das revisões nas relações e da tendência da adoção de sistemas mais colaborativos.

Leia Mais

Compartilhar

"Não fique no escuro": Dicas do ex-executivo da Apple e da Pepsi, John Sculley, na construção de marcas durante a pandemia (em inglês)

The Drum 

John Sculley, ex-executivo da Apple e da Pepsi, explica que não manter a publicidade durante uma crise pode levar a marca a ser percebida como "em dificuldades" pelos consumidores. Sculley cita exemplos de sucesso na construção de marcas, entre eles, o caso da P&G, que se tornou a empresa líder em seu segmento após a Grande Depressão. 

Leia Mais

Compartilhar

Estudo online da Ipsos mostra como as pessoas reagem às propagandas sobre a pandemia

Acontecendo Aqui

A Ipsos divulgou a segunda etapa do estudo online “Comunicando na Pandemia" e revelou que, para 51% dos ouvidos, a publicidade de uma marca pode ajudar a transmitir confiança, segurança, informação, cuidado e prestação de serviços. O estudo também criou um ranking dos anúncios considerados mais relevantes e memoráveis pelos entrevistados.

Leia Mais

Compartilhar

Onde a ciência comportamental se encaixa entre 'normalidade' e preocupação contínua (em inglês)

Warc

Relatório do The Behavioural Architects aponta alguns caminhos para a comunicação das marcas neste momento de reabertura da economia que tem levado os consumidores a sentimentos controversos.

Leia Mais

Compartilhar

Panorama de investimentos em publicidade traz motivo para otimismo cauteloso (em inglês)

MediaPost

Levantamento do Gartner Group realizado com CMOs nos EUA revelou que, apesar de 44% dos ouvidos estarem enfrentando cortes no orçamento devido à pandemia, 73% esperam que os efeitos sejam de curta duração. 

Leia Mais

Compartilhar

Na disputa por atenção, criadores de apps aumentam gasto com publicidade

Telesíntese 

Levantamento da AppsFlyer mostra que, em 2020, os apps brasileiros representam 18% das instalações de aplicativos na América Latina, contra 8% em 2018. E o aumento da competitividade no mercado de aplicativos tem levado ao aumento dos investimentos em publicidade a fim de incentivar instalações “não-orgânicas”.

Leia Mais

Compartilhar

Relatório aponta falhas do Facebook no combate à discriminação

Clube de Criação

Uma auditoria independente contratada pelo Facebook para avaliar as práticas e políticas da rede em relação a direitos civis apontou que a empresa tem falhado em combater a discriminação e o discurso de ódio em seu ambiente.

Leia Mais

Compartilhar

Especialista recomenda prazo de adaptação à Lei de Proteção de Dados

Agência Brasil 

Em debate realizado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o advogado Márcio Cots, especialista em direito digital, elencou os principais desafios para que as organizações se adaptem à LGPD e apresentou um modelo de processos organizado em etapas que pode auxiliar nessa adaptação. 

Leia Mais

Compartilhar

João Luiz Faria Netto é reeleito para a presidência do Conar

Conar

O advogado João Luiz Faria Netto foi reeleito para presidir o Conar até julho de 2022. Ele terá Sérgio Pompílio, Luiz Lara e Antonio Carlos de Moura como 1º, 2º e 3º vice-presidentes. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Senado aprova projeto das fake news; texto segue para a Câmara

G1

O Senado Federal aprovou a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, que trata da disseminação de conteúdo falso na internet. O projeto cria regras para empresas de redes sociais e impulsionamento e propaganda nessas redes. 
https://glo.bo/3eSN6iw

Leia também: 
PL das fake news inclui a Anatel e o Conar no Conselho da Internet
Telesíntese 
Representantes da Anatel e do Conar foram incluídos na composição do Conselho de Transparência e Responsabilidade na Internet em relatório final do Projeto de Lei das Fake News. 
https://bit.ly/2YQn5uK


Compartilhar

Guia de Boas Práticas no Comércio Eletrônico da Senacon incentiva autorregulação do setor

Agência Brasil

A Secretaria do Consumidor apresentou o "Guia de Boas Práticas no Comércio Eletrônico", que traz orientações visando a autorregulação de setores no combate à venda de produtos ilegais no comércio eletrônico. “A pandemia tornou [esse guia] ainda mais necessário porque as pessoas passaram a fazer mais uso do comércio eletrônico”, disse Luciano Timm, secretário Nacional do Consumidor e presidente do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos de Propriedade Intelectual, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

Leia Mais

Compartilhar

IPG Mediabrands apresenta princípios de responsabilidade da mídia para melhorar segurança e responsabilidade da marca na publicidade (em inglês)

MediaPost 

A IPG Mediabrands relacionou 10 princípios de segurança e responsabilidade da marca que envolvem a busca por mídias que promovam o respeito, a representatividade, a proteção, a transparência e que não contribuam com conteúdos relacionados a discursos de ódio e desinformação. 

Leia Mais

Compartilhar

Um terço das maiores marcas devem suspender publicidade em mídia social, segundo pesquisa

Folha de S. Paulo

Levantamento da Federação Mundial de Anunciantes (WFA) indica que o boicote contra o Facebook e outras plataformas tem o potencial de se estender à maioria dos grandes anunciantes e pode ter impacto mais duradouro do que um mês. O Facebook anunciou que vai se submeter a auditoria conduzida pela Media Rating Council (MRC). 

Leia Mais

Compartilhar

Autoridade de concorrência do Reino Unido pede limite ao controle de Facebook e Google sobre o mercado publicitário (em inglês)

The Guardian

A Autoridade de Concorrência e Mercado do Reino Unido recomendou ao governo britânico que seja criada uma "Unidade de mercados digitais", com poder de forçar a competitividade e a adoção de regras por parte do Google e Facebook. 

Leia Mais

Compartilhar

A publicidade em um mundo em mudança (em inglês)

Muse by Clio 

Bertille Toledano, CEO da BETC França, publicou artigo no Muse by Clio em que defende a contribuição da publicidade para a mudança na sociedade de consumo. 

Leia Mais

Compartilhar

Pesquisa Scopen Latam sobre impacto da Covid-19 na publicidade: Prazo para responder termina hoje

A ABAP e mais sete associações da América Latina estão apoiando a SCOPEN e +CTG na realização de uma análise de tendências de investimento, o TREND SCORE, estudo realizado na Espanha e em Portugal há mais de 10 anos. O prazo para participar do questionário termina nesta sexta-feira, 03/07. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Por que a publicidade digital OOH é especialmente eficaz neste momento (em inglês)

Marketing Dive

Em artigo publicado no Marketing Dive, Roey Franco, VP de Inovação de Produtos da Xaxis, explica como o digital OOH é uma mídia dinâmica para lidar com as rápidas mudanças exigidas agora que as viagens e o comércio começam a ver uma diminuição de restrições nos EUA. 

Leia Mais

Compartilhar

O que a indústria publicitária quer do retorno aos escritórios (em inglês)

AdNews 

Durante o lockdown, o site de notícias australiano AdNews, desenvolveu uma série sobre como as pessoas estão lidando com o isolamento social e fez uma seleção de comentários de profissionais de publicidade sobre o retorno aos escritórios. 

Leia Mais

Compartilhar

Executivos discutem o futuro da indústria publicitária durante o Lions Live

Propmark

Bate-papo mediado por Philip Thomas, CEO do Cannes Lions, durante o Lions Live reuniu David Droga, fundador da Droga5; Jean Lin, CEO global da Dentsu; Lorraine Twohill, CMO do Google; Mark Read, CEO do WPP, e Steve Stoute, fundador e CEO da Translation. Os executivos falaram da importância da criatividade neste momento de pandemia, e também sobre diversidade e o futuro da publicidade. 

Leia Mais

Compartilhar

AlmapBBDO é a Agência Global da Década no Cannes Lions

Propmark 

A AlmapBBDO foi anunciada a Agência da Década pela organização do Cannes Lions em premiação inédita apresentada no Lions Live. Entre 2010 e 2019, a AlmapBBDO conquistou 142 Leões e foi eleita Agency of The Year em três edições. 

Leia Mais

Compartilhar

Cannes Lions revela os vencedores da década

Propmark

O Cannes Lions lançou o Relatório Lions de Criatividade da Década. O report mostra o desempenho das empresas mais criativas do mundo nos últimos 10 anos, destacadas nas categorias: “Network”, “Holding Company”, “Agency”, “Independent Agency”, “Brand Marketer”e “Palme d’Or of the Decade”.

Leia Mais

Compartilhar

Amazon, Apple e Microsoft: as marcas mais valiosas do mundo

Meio&Mensagem

O ranking BrandZ, da Kantar, aponta que as 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo tiveram valorização média de 5,9%, atingindo US$ 5 trilhões. “Vemos uma melhoria significativa no valor de marca agora em comparação com 10 anos atrás, porque as empresas entendem a importância de investir na construção da marca e, como resultado, são mais fortes e resistentes”, afirma David Roth, CEO da The Store WPP EMEA e Ásia e chairman do BrandZ. 

Leia Mais

Compartilhar

Mesmo com o fim da quarentena, consumidores afirmam que devem manter hábitos

Kantar Ibope Media 

Insights da 11ª edição do Kantar Thermometer mostram que, mesmo com o fim da quarentena, muitos consumidores pretendem manter novos hábitos ligados à higiene pessoal, alimentação saudável, a opção de evitar aglomerações e a forma de consumir mídia adquiridos no período de isolamento.

Leia Mais

Compartilhar

Gerety Awards estende deadline para 17 de julho

Propmark

O Gerety Awards, premiação voltada à diversidade e com júri 100% feminino, estendeu seu prazo de inscrições para 17 de julho. O júri em 2020 tem mais de 180 mulheres líderes de agências e marcas, entre elas três brasileiras. 

Leia Mais

Compartilhar

Young Lions 2020: Os brasileiros finalistas

Clube de Criação 

Este ano, o Young Lions, em parceria com a United Nations World Food Programme, avaliou ideias criativas que pudessem ajudar a reequilibrar a equação da fome. Confira os brasileiros que tiveram trabalhos selecionados no shortlist em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Mario D’Andrea fala sobre as transformações pós-pandemia (vídeo)

Reclame

Em depoimento para o #ReclameemCannes, Mario D’Andrea, presidente da ABAP Nacional e CEO da Dentsumcgarrybowen, fala sobre as transformações mais importantes no pós-pandemia e como essa crise está nos fazendo refletir sobre os modelos de negócios. “Não existe desenvolvimento econômico sem desenvolvimento social”. 

Leia Mais

Compartilhar

Não se desperdiça uma crise como essa

Propmark

Em artigo para o Propmark, Eduardo Simon, CEO da DPZ&T e vice-presidente da ABAP, explica o provérbio milenar que o tem guiado: “Tempos difíceis geram pessoas fortes, e pessoas fortes geram tempos melhores”.

Leia Mais

Compartilhar

O que vem primeiro

Meio&Mensagem

Neste artigo, Miriam Shirley, CEO da Sapient AG2 e diretora da ABAP, faz uma reflexão sobre como as angústias causadas pela pandemia estão levando a diversas transformações e ao retorno às essências. 

Leia Mais

Compartilhar

Publicidade global deve registrar declínio de dois dígitos este ano (em inglês)

Reuters 

A indústria publicitária global deve registrar uma queda de quase 12% este ano, de acordo com relatório do GroupM. A recuperação do mercado publicitário global é esperada para o próximo ano, com previsão de crescimento de 8,2%. 

Leia Mais

Compartilhar

Principais multinacionais mantêm orçamentos globais de publicidade bloqueados, aponta WFA Covid-19 Response Tracker (em inglês)

WFA 

Levantamento Covid-19 Response Tracker, da Federação Mundial de Anunciantes (WFA), aponta que as principais multinacionais continuam retendo investimentos de publicidade. No entanto, mais de um quarto demonstrou sentimento positivo em relação ao ambiente de negócios para os próximos seis meses. 

Leia Mais

Compartilhar

Marcas estão perdendo oportunidades de se tornarem clientes melhores (em inglês)

WFA

Pesquisa da Federação Mundial de Anunciantes (WFA) que ouviu 60 líderes de agências revela que processos deficientes, poucas reuniões, falta de foco em como os clientes podem melhorar e o domínio dos KPIs focados "somente em custo" tornam avaliação de performance das agências menos eficaz. 

Leia Mais

Compartilhar