"Quando a sociedade se organiza, o desenvolvimento floresce" - Caio Barsotti, presidente do CENP

Por Claudia Penteado 

No dia 16 de dezembro o CENP - Conselho Executivo das Normas-Padrão, completou seu 21º ano de existência. Caio Barsotti, seu presidente desde 2009, diz que é um feito e tanto das lideranças do setor, e destaca que o desafio é, acima de tudo, estar permanentemente aberto ao diálogo. Neste bate-papo, ele fala de conquistas e desafios para o próximo ano quando, por exemplo, serão implementadas atualizações das Normas-Padrão aprovadas em 16 de julho. "São tempos muito interessantes", ele diz, destacando que o que o motiva na presidência da entidade é o desejo de contribuir e participar desta história que, "no final do dia, é fundamental para a liberdade de expressão". 

Continuar Lendo

Compartilhar

Jurídico e criação viram parceiros na hora de viabilizar a propaganda

Propmark 

Em reportagem do Propmark, profissionais contam como é a relação tão próxima e fundamental da equipe de criação e da equipe jurídica para que as campanhas alcancem resultados respeitando questões éticas, legais e sociais. “Não existe outra atividade que utilize tantos direitos de terceiros como a propaganda”, explica o Dr. Paulo Gomes de Oliveira Filho, consultor jurídico da ABAP e um dos advogados mais experientes sobre mercado publicitário. 

Leia Mais

Compartilhar

Ricardo Dias e Marcio Santoro falam sobre a criatividade a favor dos negócios (áudio)

Propmark 

Programa Propcast, do Propmark, recebeu Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da Ambev, e Marcio Santoro, copresidente da Africa e diretor da ABAP, para um bate-papo sobre produção de conteúdo, não interrupção do consumidor, dados e modelos de mídia. 

Leia Mais

Compartilhar

Pacto pela Inclusão de Jovens Negras e Negros no Mercado de Trabalho é um dos destaques de 2019 na Comunicação

Meio&Mensagem

Documento assinado por Africa, Artplan, BETC, DPZ&T, F/Nazca, FCB, Wunderman Thompson, Leo Burnett Tailor Made, Mutato, Ogilvy, Publicis, SunsetDDB, Talent Marcel, Tribal, WMcCann e Y&R, além de ABAP e Fenapro, foi um dos principais movimentos do ano por mais diversidade no mercado publicitário. 

Leia Mais

Compartilhar

Quais meios de informação os deputados federais e senadores mais acompanham?

FSB Comunicação

O estudo "Mídia & Política", elaborado pelo Instituto FSB Pesquisa, mostra quem são os colunistas e os veículos (jornais, rádios, TVs, revistas e sites/portais) que mais influenciam a opinião do Congresso Nacional. O estudo traz ainda o grau de confiança dos parlamentares nos principais meios de informação e dados sobre o comportamento deles nas redes sociais. Acesse a pesquisa completa em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Global Marketing Index – Um resumo de 2019 (em inglês)

Warc 

O Warc elaborou um resumo do ano com base no seu Global Marketing Index (GMI), indicador mensal das condições comerciais, orçamentos de marketing e contratações de pessoal. O indicador global aponta declínio na indústria global de marketing desde julho, mas com esperança de retomada na Europa. 

Leia Mais

Compartilhar

"Hora de enfrentar gigantes online", diz regulador do Reino Unido (em inglês)

BBC 

A Competition and Markets Authority, do governo britânico, sugere criar um órgão regulador de tecnologia para policiar empresas como Google e Facebook. O órgão teria poder para implementar novas regras, incluindo um código de conduta para os grandes grupos. 

Leia Mais

Compartilhar

Na Austrália, defesa do consumidor ganha novos poderes sobre Google e Facebook (em inglês)

The Guardian 

O primeiro ministro da Austrália, Scott Morrison, anunciou uma unidade na Australian Competition and Consumer Commission que irá monitorar as gigantes da tecnologia e 'atualizar' a regulamentação do online. 

Leia Mais

Compartilhar

Facebook admite que monitora localização mesmo com recurso desativado

Canaltech 

O Facebook confirmou, em carta enviada aos senadores norte-americanos, Christopher A. Coons e Josh Hawley, que tem acesso a dados de localização do usuário mesmo se ele desativar a função.

Leia Mais

Compartilhar

Comércio eletrônico que não emitir nota será obrigado a bancar ICMS na Bahia

BNews 

O governo da Bahia sancionou uma lei que responsabiliza as empresas de comércio eletrônico pelo pagamento do ICMS quando vendedores cadastrados nos sites deixarem de emitir nota fiscal.

Leia Mais

Compartilhar

As empresas DTC estão apostando menos na mídia digital (áudio)

Conteúdos CENP 

Pesquisa do IAB americano indicou que empresas de DTC - Direct to Consumer, estão apostando em um espectro mais amplo de meios para alcançar o consumidor. 

Leia Mais

Compartilhar

Doze tendências que vão impactar a indústria da mídia em 2020 (em inglês)

Kantar 

O 2020 Media Trends & Predictions, da Kantar, identificou as tendências que trarão novas oportunidades e novos desafios para anunciantes e para a mídia em 2020. Confira o relatório em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Pesquisa traça panorama da área de gestão de projetos no Brasil

Instituto Mestre GP

3ª edição da Pesquisa de Mercado: Gestão de Projetos - Panorama 2020, lançada pelo Instituto Mestre GP em parceria com a Opinion Box, investigou a área de gestão de projetos para entender o papel que ela ocupa dentro das empresas, os tipos de projetos gerenciados, as principais ferramentas utilizadas e o perfil dos gerentes de projetos. Foram entrevistados mais de mil profissionais da área e separadas respostas fornecidas por agências de publicidade e comunicação e demais empresas. Acesse a pesquisa completa em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Desvendando o Cérebro

ProXXIma

Tim Ash, especialista em neurociência global, explicou durante o DP6 & Google 360 Marketing Morning como a compreensão sobre o cérebro primitivo pode nos ajudar a entender a forma como os consumidores tomam decisões. 

Leia Mais

Compartilhar

O Abap Week estará de volta em 16 de janeiro de 2020.

Desejamos a todos Boas Festas e um Próspero Ano Novo! 


Compartilhar

ABAP participa de evento do CNMP no Dia Internacional de Enfrentamento da Corrupção

No "Dia Internacional de Enfrentamento à Corrupção" realizado no Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP em Brasília, a ABAP Nacional apresentou os esforços do setor publicitário e o posicionamento da entidade no combate à corrupção. 
Realizado nos dias 9 e 10 de dezembro, o evento foi aberto pelo presidente do CNMP e procurador-geral da República, Augusto Aras, e contou com a presença do conselheiro do CNMP e presidente da Comissão de Enfrentamento da Corrupção, Silvio Amorim, do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell, do presidente do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro, entre outros.


Compartilhar

Mercado publicitário da Bahia e ABAP-BA assinam Pacto pela Inclusão Social de Jovens Negras e Negros no Mercado de Trabalho

Representantes do mercado publicitário da Bahia assinaram, junto ao Ministério Público do Trabalho, o Pacto pela Inclusão Social de Jovens Negras e Negros no Mercado de Trabalho. A cerimônia foi realizada durante o Scream Festival - Salvador Creativity and Media Festival, no último final de semana. 
A ABAP Nacional e a ABAP Bahia são signatárias do documento. Também entraram na lista de signatárias: Objectiva, Morya, Única, Ideia 3, Tuppi, Propeg, Engenho Novo, Rocha, Leiaute, SLA, Publicitários Negros/BA e Sinapro-BA. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Com enfraquecimento da economia global, crescimento da publicidade no mundo é projetado para 4% em 2020 (em inglês)

MediaPost 

Projeções do GroupM, Zenith e Magna para 2020 apontam que as eleições nos EUA e outros eventos cíclicos ajudarão a compensar um pouco o crescimento moderado. Acesse um resumo das três análises em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Crescimento da publicidade na América Latina deve alcançar 6% em 2020 (em espanhol)

Adlatina 

Segundo estimativas da Magna, o crescimento dos investimentos em publicidade na América Latina totalizaram 4% em 2019. No Brasil, o crescimento foi de 8%. 

Leia Mais

Compartilhar

América Latina deve voltar a ser player no mapa global (em espanhol)

Adlatina 

Artigo de Jorge Martinez, diretor do Adlatina, traz um panorama da publicidade nos países de língua espanhola da América Latina, traçando um paralelo com a participação de profissionais latino-americanos nas premiações internacionais. 

Leia Mais

Compartilhar

Olimpíadas de Tóquio já ultrapassaram US$ 1 bilhão em publicidade televisiva nos EUA (em inglês)

MediaPost

Oito meses antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a NBCUniversal informou que já garantiu mais de US$ 1 bilhão em receitas de publicidade na TV nacional, um ganho percentual de dois dígitos em relação ao mesmo período anterior aos Jogos Olímpicos do Rio.

Leia Mais

Compartilhar

TV é o grande bem cultural do brasileiro, revela pesquisa do IBGE

Isto É

Dados do Sistema de Informações e Indicadores Culturais 2007-2018, divulgados pelo IBGE, revelam que a TV está presente em 97,2% dos lares brasileiros e que “a posse da televisão não apresenta diferenças significativas em relação à cor ou raça, grupos de idade, nível de instrução e gênero”, sendo, de longe, o aparelho mais democrático do País. 

Leia Mais

Compartilhar

Cenp celebra ano que consolidou pesquisa de mídia

Propmark 

O CENP promoveu evento para celebrar 2020 e comemorar a consolidação do CENP Meios, que neste ano passou a contar com dados de 215 agências. http://bit.ly/2PLllxg

Leia também:
CENP tem novos vice-presidentes
Clube de Criação 
O CENP anunciou a chegada de dois novos vice-presidentes: Dudu Godoy, como 1º VP, e Enrico Gianelli, como 3º VP. 
http://bit.ly/2YJQVzb


Compartilhar

O print fica com a maior parcela dos investimentos das marcas de alto luxo (áudio)

Conteúdos CENP 

Matéria da organização europeia Print Power aborda o papel essencial da mídia impressa para as marcas mais requintadas e exclusivas do mundo. 

Leia Mais

Compartilhar

Publicação da Ipsos aponta perspectivas para o próximo ano

Ipsos

A publicação "Brasil 2020: A Aquarela Virou Mosaico?”, da Ipsos, traz análises sobre o que esperar do país no próximo ano, analisando o comportamento dos consumidores, o cenário atual sob diversos aspectos e seus reflexos para 2020. Acesse a publicação completa em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

"'Negócios' sempre esteve no nosso DNA" - Robert Filshill, presidente do Grupo de Atendimento e Negócios

Por Claudia Penteado

Robert Filshill, diretor geral de atendimento da MullenLowe, assumiu a presidência do Grupo de Atendimento e Negócios em 2018 e diz que sua missão é, essencialmente, inspirar e levar conhecimento aos profissionais e agências. Um dos movimentos da entidade tem sido, por exemplo, estimular agências a incorporarem o termo "Negócios" ao cargo dos profissionais de atendimento, para melhor descrever sua função atual: gerar e fazer a gestão dos negócios dos clientes. O GAN é um case de sucesso: em 2 anos, conquistaram 461 associados anuais, 10 agências associadas, 6 patrocinadores e 8 empresas apoiadoras. Neste bate papo, ele conta um pouco dessa história.

Continuar Lendo

Compartilhar

ABAP assina compromisso pelo combate à pirataria no âmbito digital

No Dia Mundial de Combate à Pirataria, a ABAP e outras entidades do setor (Cenp, Conar, ABA, IAB e MPA) assinaram com o Ministério da Justiça e Segurança Pública um termo de entendimento para reforçar o combate à pirataria no ambiente digital. A ação é parte dos esforços do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e da "Operação 404" que, no começo do mês, derrubou mais de 200 sites e prendeu dezenas de pessoas. 
Para Mario D'Andrea, presidente da ABAP, “a pirataria digital é extremamente prejudicial para os empregos de toda a cadeia audiovisual e precisa ser enfrentada não apenas pela ótica do crime contra a propriedade intelectual, como também pelos danos econômico e de equilíbrio saudável da concorrência. A ABAP se une ao Conselho Nacional de Combate à Pirataria e demais entidades signatárias do memorando, orientando todas as agências de publicidade associadas a aderirem à causa.”

Saiba mais sobre o acordo em: http://bit.ly/385ZtFb 

Saiba mais sobre a "Operação 404" em: http://bit.ly/33Ntqq0 


Compartilhar

EUA: GroupM antecipa desaceleração no crescimento publicitário em 2020 (em inglês)

Digiday 

De acordo com projeções do GroupM, a expansão da publicidade nos Estados Unidos em 2019 será de 6,2%, atingindo US$244 bilhões. E o presidente global de business intelligence do GroupM, Brian Wieser, alerta que, apesar da economia subjacente, o crescimento não é forte e em 2020 o setor publicitário deve crescer 4%. 

Leia Mais

Compartilhar

Governo processa YouTube por coleta de dados de crianças

Época Negócios 

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), instaurou processo administrativo contra o Google por suposta coleta de dados de crianças e adolescentes no YouTube para fins publicitários sem o consentimento dos pais. 

Leia Mais

Compartilhar

O papel das agências em relação à LGPD

Meio&Mensagem

Em artigo para o Meio&Mensagem, Weverton Guedes, Head de data & performance da REF+, alerta para o atual estágio de inadequação das empresas brasileiras em relação à entrada em vigor da LGPD e explica como as agências de publicidade podem participar proativamente para auxiliar as marcas nesse processo de adequação.

Leia Mais

Compartilhar

EUA: Indústria publicitária revela sua proposta de itens a serem incluídos na lei de privacidade (em inglês)

MediaPost 

Alguns dias após os legisladores do Comitê de Comércio do Senado dos Estados Unidos terem apresentado uma proposta de lei sobre privacidade, a coalizão Privacy for America, do setor publicitário, divulgou sua lista de itens que sugere serem incluídos em uma lei nacional.

Leia Mais

Compartilhar

5 tendências que podem ameaçar o duopólio Facebook-Google na publicidade digital (em inglês)

AdAge

Apesar dos seus consideráveis crescimentos não darem sinal de desaceleração, algumas tendências emergentes estão ameaçando as vantagens competitivas do duopólio Facebook-Google. A reportagem do AdAge traz cinco tendências que podem forçar as duas gigantes da tecnologia a fazerem ajustes. 

Leia Mais

Compartilhar

O erro das marcas de alto consumo (áudio)

Conteúdos CENP

Falando na IGD Supply Chain Summit 2019, em Londres, Julie Bowerman, chief of digital consumer and consumer experience da Kellogg's, alertou as marcas de alto consumo que colocar todas as fichas no digital é um erro, pois essas marcas geralmente têm um legado do passado que precisa ser mantido e respeitado. 

Leia Mais

Compartilhar

Prêmio Pernambuco de Propaganda 2019 anuncia vencedores

Diário de Pernambuco 

A cerimônia de entrega do Prêmio Pernambuco de Propaganda, realizado pelo Sinapro-PE e que está em sua 10ª edição, contou, pela primeira vez, com um ciclo de palestras que debateu negócios e perspectivas. Entre os premiados, o destaque ficou com a agência Ampla, que conquistou o título de Agência do Ano e 26 certificados. 

Leia Mais

Compartilhar

Empresas brasileiras estão entre as menos inclusivas

Meio&Mensagem 

Dados do Kantar Inclusion Index, índice de inclusão e diversidade que entrevistou 18 mil colaboradores de empresas em 14 países, mostram que o Brasil é considerado o país com maior nível de discriminação no ambiente de trabalho, ao lado de México e Cingapura. 

Leia Mais

Compartilhar

Confira todos os vencedores do Prêmio Caboré 2019

Meio&Mensagem

A 40ª cerimônia de entrega do Prêmio Caboré aconteceu na noite da última quarta-feira, 4 de dezembro. 14 corujas foram entregues a profissionais e empresas. Confira a relação completa dos premiados em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Conheça os vencedores do Prêmio Aboio de Comunicação 2019

O Povo 

A cerimônia de entrega do Prêmio Aboio, iniciativa da ABAP-CE, marcou o encerramento do Congresso Fala Norte/Nordeste, evento realizado pela Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) que aconteceu em Fortaleza, nos dias 28 e 29 de novembro. Confira a relação dos premiados em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

"Nosso objetivo é treinar, capacitar e atualizar os profissionais de mídia" - Paulo Sant'Anna, presidente do Grupo de Mídia de SP

Por Claudia Penteado 

Paulo Sant'Anna deixa em dezembro a presidência do Grupo de Mídia de São Paulo, que ocupou pelo último biênio. Cinquentão, o GM vem renovando sua missão de ser um agente capacitor dos profissionais de mídia do mercado, acompanhando transformações e antecipando tendências. Sant'Anna aguarda os resultados de uma consulta junto a profissionais de mídia, realizada com a ajuda de uma consultoria, que ajudará a traçar os passos da entidade em direção ao futuro, sempre em busca de relevância. Neste bate-papo com a ABAP Nacional, Sant'Anna fala da sua gestão, dos desafios do Grupo e revela o que o encanta na profissão.
 

Continuar Lendo

Compartilhar

"Transformação é sempre sinônimo de oportunidade" - Eduardo Simon, CEO da DPZ&T e Vice-Presidente da ABAP

Por Claudia Penteado 

2019 foi um grande ano para a DPZ&T, de conquistas e performance bem fora da curva do mercado em geral. Um ano de conquistas de clientes, grandes campanhas e premiações como consequência. Mas o mais importante, segundo Edu Simon, CEO da agência e primeiro vice-presidente da ABAP, foi ter consolidado a vocação da empresa como parceira de transformação dos negócios dos clientes, meta estipulada por Simon desde a largada, quando assumiu o negócio há quase cinco anos. Simon, que concorre ao Caboré na categoria Dirigente da Indústria da Comunicação, diz que é um "timoneiro" à frente de um time do qual cobra performance, mas ao qual dá plenas condições para performar. Para ele, 2020 será um ano de grandes oportunidades.

Continuar Lendo

Compartilhar

ABAP-RS apresenta "Diretrizes de Compliance" em Porto Alegre

Coletiva.net 

A ABAP-RS reuniu as agências associadas para apresentar as "Diretrizes de Compliance" da ABAP e debater a sua implementação. "Compliance é um diferencial, mas, em um futuro próximo, será uma exigência dos clientes", alertou Juliano Hennemann, Diretor Administrativo Financeiro da ABAP-RS. 

Leia Mais

Compartilhar

CENP promove discussão sobre publicidade em veículos digitais

ProXXIma 

O Comitê Técnico Digital do CENP se reuniu, em 19 de novembro, e considerou válidos os termos da Resolução 01/2019 que declara, para efeitos da legislação, como Veículos de Divulgação/Comunicação todo e qualquer ente jurídico que tenha auferido receitas decorrentes da sua capacidade de transmissão de mensagens publicitárias. A reunião teve a presença de anunciantes, agências e veículos. 

Leia Mais

Compartilhar

Ranking de compra de mídia da Kantar Ibope Media traz Y&R, WMcCann, Ogilvy, Africa e Artplan nas primeiras posições

Propmark 

Ranking da Kantar Ibope Media aponta as 50 agências com maiores investimentos em compra de espaços publicitários de janeiro a outubro de 2019.

Leia Mais

Compartilhar

Merchandising é repaginado com projetos flexíveis de conteúdo na TV

Propmark 

Emissoras e agências estão buscando novas oportunidades e desenvolvendo novos formatos de merchandising para que as marcas tenham uma relação menos invasiva e mais eficiente com o telespectador. 

Leia Mais

Compartilhar

Todo dia é dia da TV

Kantar Ibope Media 

Neste artigo, Adriana Favaro, Diretora Comercial de Veículos da Kantar Ibope Media, explica como a TV se reinventa e mantém sua relevância. 

Leia Mais

Compartilhar

Globo anuncia saída de Alberto Pecegueiro

Meio&Mensagem

O diretor-geral da divisão de TV por assinatura da Globo decidiu encerrar suas atividades executivas e se prepara para deixar a empresa em janeiro de 2020. 

Leia Mais

Compartilhar

EUA: Indústria publicitária pede lei nacional de privacidade (em inglês)

MediaPost 

A indústria publicitária dos Estados Unidos pediu oficialmente ao Congresso a aprovação de uma lei nacional de privacidade de dados que substitua as leis estaduais, incluindo a Lei de Privacidade do Consumidor da Califórnia.

Leia Mais

Compartilhar

WPP aponta tendências para o futuro da mídia

Propmark 

O Media Landscape, do GroupM, mostra que embora exista atualmente uma concentração de investimentos digitais, também há uma quantidade de mídias muito maior para onde está sendo distribuído o dinheiro da publicidade. E neste contexto, as agências de mídia tendem a ganhar maior relevância. 

Leia Mais

Compartilhar

Sobre cenários e estratégias

Meio&Mensagem 

Por Marcelo Coutinho, Coordenador do mestrado profissional em administração da Fundação Getúlio Vargas

Será questão de pouco tempo para que o debate sobre a regulamentação de toda forma de publicidade digital ameace a viabilidade de diversos modelos de negócio que floresceram nos últimos anos

Leia Mais

Compartilhar

Da teoria à prática: os desafios para 2020

Meio&Mensagem 

A pesquisa “As Prioridades que Tiram o Sono dos Dirigentes de Empresas no Brasil”, realizada pelo Grupo Empreenda com exclusividade para o Meio & Mensagem, aponta melhora no estado de espírito das lideranças para 2020 e revela as prioridades dos CEOs para o próximo ano. 

Leia Mais

Compartilhar

Editora da USP lança livro “Publicidade Antirracista”

Propmark 

Livro organizado pelos professores e pesquisadores Francisco Leite e Leandro Leonardo Batista, da USP, foi lançado durante evento no Sesc Avenida Paulista, realizado em parceria com a ECA-USP, que debateu os caminhos e desafios para uma publicidade antirracista. 

Leia Mais

Compartilhar

Black Friday completa dez anos no Brasil

Kantar Ibope Media 

Para marcar os dez anos de Black Friday no Brasil, a Kantar Ibope Media relacionou dados sobre a data, sobre os impactos na publicidade e sobre o comportamento do consumidor. 

Leia Mais

Compartilhar

A nova bolha das dotcoms se chama publicidade digital (áudio)

Conteúdos CENP 

Artigo da plataforma de jornalismo The Correspondent sobre a publicidade digital alerta para os algoritmos e metodologias desenvolvidas pelas organizações digitais que não separam o 'efeito de seleção' do 'efeito de publicidade' e levam a uma aposta maior na esperança do que na certeza dos resultados.

Leia Mais

Compartilhar

"Devemos agir para que a diversidade racial realmente ocorra" - Valdirene de Assis, Procuradora do Ministério Público do Trabalho

Por Claudia Penteado

Há cerca de um mês, 14 das maiores agências de publicidade do país, juntamente com ABAP e a FENAPRO assinaram o Pacto pela Inclusão de Jovens Negros e Negras no Mercado de Trabalho, documento proposto pelo Ministério Público do Trabalho e elaborado pela Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho) em conjunto com mais de 10 instituições e entidades dos movimentos negros. O objetivo é reparar, equilibrar, combater as desigualdades raciais e promover a inclusão de profissionais negros no mercado de trabalho. A idealizadora e coordenadora do projeto é a procuradora Valdirene de Assis, Coordenadora Nacional de Promoção de Igualdade  de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho, que, nesta conversa, detalha alguns dos projetos da Coordigualdade e alerta para o fato de que são muitas, hoje, as situações de discriminação com grave prejuízo às oportunidades de trabalho de vários grupos de trabalhadores e trabalhadoras. Mas ela está otimista: "Registramos, com alegria, que as contratações estão ocorrendo e que a inclusão está em prática", diz.

Continuar Lendo

Compartilhar

Agências e players do mercado trabalham para formar profissionais negros

Propmark 

Agências de publicidade e empresas de comunicação realizam diversas ações para ampliar a discussão sobre a diversidade dentro e fora do ambiente de trabalho. 

Leia Mais

Compartilhar

Inclusão no mercado de trabalho é tema urgente para 46% dos negros

Agência Brasil 

A pesquisa "Consciência entre Urgências: Pautas e Potências da População Negra no Brasil", divulgada pelo Google Brasil, também aborda racismo estrutural, feminismo e genocídio. O estudo foi realizado pela Mindset e pelo Instituto Datafolha. 

Leia Mais

Compartilhar

Sustentabilidade e inclusão impactam compras no setor de beleza

Propmark 

A pesquisa “Novas Faces: Estudo Sobre Beleza & Cuidados com a Pele”, da Teads em parceria com a Global Web Index (GWI), que ouviu 5 mil mulheres em oito países, revelou que a comunicação e a qualidade do conteúdo são cruciais na descoberta de novos produtos. 

Leia Mais

Compartilhar

Brasileiros mudam de hábitos pelo meio ambiente

Meio&Mensagem 

A pesquisa "Sustentabilidade: O impacto no hábito dos brasileiros e nas marcas", realizada pela FGV e pela Toluna, revela que para 41% dos entrevistados as mudanças feitas no seu cotidiano devido a sustentabilidade são definitivas. 

Leia Mais

Compartilhar

Criatividade será 3ª habilidade mais importante para o mercado de trabalho futuro

Hypeness 

A criatividade foi indicada como uma das três principais habilidades necessárias para o profissional do futuro e as habilidades criativas e artísticas já estão sendo incluídas nos currículos escolares. 

Leia Mais

Compartilhar

Assinaturas digitais de jornais no mundo crescem 200% em cinco anos; leitor busca credibilidade e prefere ler no mobile

ANJ 

O relatório World Press Trends 2019, da Associação Nacional de Editores de Notícias (WAN-IFRA), realizado em mais de 50 países, revelou que os jornais registraram um crescimento de 208% em suas assinaturas digitais nos últimos cinco anos. O relatório ainda projeta um crescimento de 13% na carteira de assinantes digitais dos jornais este ano, devido à procura dos leitores por fontes confiáveis. 

Leia Mais

Compartilhar

Gráficos, publicitários e fornecedores debatem aplicações da mídia impressa

O Print Summit 2019 abordou a integração, a credibilidade e confiança que os leitores, anunciantes e marcas têm na mídia impressa e o compromisso do setor com a sustentabilidade. No evento, também foi lançado o Selo Papel Legal, que certifica a legalidade da destinação do papel gráfico e assegura o cumprimento das regras éticas e tributárias do papel utilizado. 

Continuar Lendo

Compartilhar