Quarentena do coronavírus aumenta fluxo de vídeo, mas não publicidade por enquanto (em inglês)

The Wall Street Journal 

Apesar do aumento da visualização de vídeos, a demanda do anunciante está caindo em meio à súbita interrupção de muitas atividades econômicas.

Leia Mais

Compartilhar

Separado, integrado e adiado: a saga do plano Olímpico da Globo

Meio&Mensagem

Com o adiamento dos Jogos Olímpicos para 2021, a Globo, detentora oficial dos direitos de transmissão da competição esportiva no Brasil, vai renegociar individualmente o plano comercial com os parceiros. 

Leia Mais

Compartilhar

Governo define atividade da imprensa como essencial

Agência Brasil 

O presidente Jair Bolsonaro definiu como essenciais as atividades e serviços da imprensa como medida de enfrentamento à pandemia de Covid-19, visando garantir a difusão de informações à população. 

Leia Mais

Compartilhar

Marcas, meios e agências: mais unidos que nunca diante da luta comum (em espanhol)

El Publicista

Doações para a saúde ou para pesquisas, publicidade focada em como aliviar a situação ou entretenimento gratuito para tornar a quarentena mais suportável. Mais e mais pessoas e entidades estão deixando para trás suas diferenças e interesses para tomar partido e ajudar, juntas, a parar a expansão do Coronavírus na Espanha. 

Leia Mais

Compartilhar

Ford, Guinness e ANA enviam sinais de luta e esperança (áudio)

Conteúdos CENP 

Marcas e entidades dos EUA se posicionam diante da crise. 

Leia Mais

Compartilhar

Seja corajoso com sua publicidade - em tempos difíceis, seus consumidores precisam de você (em inglês)

Marketing Week 

Marcas que refletem seus valores e são vistas como responsáveis ​​ou solidárias ​​durante as adversidades podem criar conexões emocionais e construir uma relação de confiança com seus consumidores que durarão além do momento atual.

Leia Mais

Compartilhar

Agência cria grátis para micros

Blog do Adonis

Para colaborar com os micro e pequenos negócios que estão sendo impactados pela pandemia do Coronavírus, a 11:21 decidiu criar um pacote de serviços gratuitos que inclui cartazes, posts, banners e ações, além de mídia a preços especiais, para empresas de pequeno porte.

Leia Mais

Compartilhar

Publicidade Vs Coronavírus: Parte Um - Ad Tech (em inglês)

ExchangeWire 

Na primeira reportagem de uma série sobre os efeitos da crise do Covid-19 na indústria publicitária, o ExchangeWire conversou com especialistas em tecnologia e associações sobre como o setor pode se adaptar em tempos de incertezas. 

Leia Mais

Compartilhar

Kantar cria página sobre impactos do Covid-19

Kantar

A Kantar criou uma página em seu site que traz atualizações periodicamente sobre os impactos do novo coronavírus nos hábitos dos consumidores no Brasil e no mundo. Acesse a página em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Impacto do COVID-19: descubra qual segmento da publicidade está recebendo mais atenção das marcas (em inglês)

Money Control 

O marketing de influenciadores está vendo mais marcas se aproximando nos tempos do Covid-19. E há algumas razões por trás do aumento da atenção.

Leia Mais

Compartilhar

IMPORTANTE: Recomendações sobre o Covid-19

A ABAP emitiu comunicado às agências associadas com recomendações sobre o Covid-19. As recomendações estão disponíveis em Leia Mais.

Leia Mais

Compartilhar

Comunicado conjunto da ABAP, APRO, SIAESP e SINDCINE sobre filmagens/gravações e Covid-19

ABAP, APRO, SIAESP e SINDCINE emitiram comunicado conjunto sobre filmagens/gravações e o Covid-19. Esclarecemos que, apesar das restrições nas gravações externas em ambientes públicos, as gravações em ambientes privados/estúdios devem seguir rigorosos procedimentos de higiene, controle e conduta; conforme descrito no comunicado. Acesse o comunicado em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Agências chinesas retornam ao trabalho presencial

Meio&Mensagem

Na China, agências de publicidade começam, aos poucos, a retornar ao trabalho presencial. Nesta reportagem, executivos contam como foi o período de home office e como está sendo o retorno aos escritórios. 

Leia Mais

Compartilhar

Da cautela ao pânico, mercado busca equilíbrio para superar o coronavírus

Propmark 

Agências desenvolvem planos de contingência, que incluem home office e streaming de eventos, para manter fluidez dos negócios. 

Leia Mais

Compartilhar

Produtoras buscam meios de seguir com produção publicitária

Meio&Mensagem

Com a pausa nas filmagens de produções publicitárias devido ao Covid-19, produtoras buscam renegociações de campanhas e formatos de conteúdo alternativos. 

Leia Mais

Compartilhar

Holdings de publicidade determinam prioridades sobre o Covid-19

Propmark 

Grupos de publicidade seguem recomendações das autoridades e adotam home office globalmente para limitar a transmissão do coronavírus. As lideranças também pedem para que os negócios se mantenham em curso e que as agências ajudem seus clientes a superar esse difícil momento. 

Leia Mais

Compartilhar

Coronavírus: Como as agências da América Latina estão adaptando seus trabalhos (em espanhol)

Adlatina

No mundo publicitário, agências e entidades implementaram medidas severas desde o início desta semana para conter a expansão do coronavírus. Veja no levantamento da Adlatina algumas dessas ações na América Latina. 

Leia Mais

Compartilhar

"É um momento de rever o que vai acontecer" - Erh Ray, CEO da BETC/Havas

Meio&Mensagem

Em entrevista para o Meio&Mensagem, Erh Ray, CEO da BETC/Havas, fala do plano de contingência, conta como estão sendo os trabalhos em home office e comenta os impactos da pandemia para as campanhas. 

Leia Mais

Compartilhar

Cannes Lions é oficialmente adiado para outubro (em inglês)

Cannes Lions

O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions foi oficialmente adiado para outubro. A organização anunciou que decidiu seguir com o plano de contingência devido ao Covid-19 e o Festival acontecerá de 26 a 30 de outubro. Acesse a declaração completa, que traz mais esclarecimentos, em Leia Mais.  

Leia Mais

Compartilhar

Sky, Claro Net TV, Oi e Vivo liberam sinal de canais fechados

Tela Viva 

Operadoras de TV por assinatura anunciaram a liberação de canais e aumento de velocidade da internet para estimular pessoas a ficarem em casa contra coronavírus. 

Leia Mais

Compartilhar

CENP em Revista em novo formato destaca Sessão Solene de Homenagem à ABAP

CENP

O CENP em Revista passou por uma renovação e agora é exclusivamente digital e tem periodicidade mensal. Entre as novidades ainda estão links para acessar conteúdos em vídeo. A primeira edição neste novo formato traz como destaque a Sessão Solene que homenageou os 70 anos da ABAP no Congresso Nacional. Acesse o CENP em Revista em Leia Mais.  

Leia Mais

Compartilhar

ABA lança guia “Marketing Responsável – Garantias e Limites da Publicidade Infantil"

ABA

A ABA lançou o guia “Marketing Responsável – Garantias e Limites da Publicidade Infantil: A ABA em prol da Publicidade Responsável”, que aborda os aspectos jurídicos da publicidade infantil e sintetiza os posicionamentos da entidade. 

Leia Mais

Compartilhar

Pirataria gera prejuízo de R$ 4 bilhões à indústria audiovisual no Brasil

Tela Viva 

O relatório "Pirataria de filmes na TV e online no Brasil", realizado pelo Instituto IPSOS a pedido da Motion Picture Association (MPA), concluiu que em três meses, cerca de 470 milhões de filmes e 538 milhões de episódios de séries e programas de TV deixaram de ser comprados de maneira legítima, atingindo diretamente a cadeia produtiva do setor econômico audiovisual (cinema, TV aberta, TV fechada e OTT).

Leia Mais

Compartilhar

Exportação de publicidade do Reino Unido atinge £7,9 bi em 2018 (em inglês)

The Drum

Análises da Advertising Association, do Reino Unido, revelaram que as exportações de serviços de publicidade britânicos aumentaram 15% em 2018, atingindo £7,9 bi. O aumento colocou a publicidade como o segundo maior setor de exportação de serviços do Reino Unido.

Leia Mais

Compartilhar

Lançada 5ª edição do Effie Awards Latin America (em espanhol)

Adlatina

Primeiro deadline para concorrer ao Effie Awards Latin America será em 27 de abril. Nesta edição haverá quatro novas categorias: Carpe Diem; Business to Business; Meios, Entretenimento e Lazer; e Media Content Partnership. 

Leia Mais

Compartilhar

WMcCann é a agência do Ano no Colunistas Brasil 2019

Propmark 

A WMcCann foi eleita a Agência do Ano no Prêmio Colunistas Brasil 2019. O júri também elegeu Hugo Rodrigues o Publicitário do Ano, Lenin Lima o Profissional do Ano, rede Globo como Veículo do Ano e Coca-Cola, o Anunciante do Ano. 

Leia Mais

Compartilhar

Agências se preparam para estender trabalho remoto em meio à disseminação do coronavírus (em inglês)

Digiday 

Algumas agências, entre elas Horizon, Havas, Doner e GroupM, estão fazendo testes para se certificarem que seus colaboradores podem trabalhar remotamente por um período prolongado de tempo para reduzir a propagação do coronavírus, caso haja necessidade. 

Leia Mais

Compartilhar

Cannes Lions, por enquanto mantido para junho, reserva datas para outubro (em inglês)

Adweek 

A organização do Festival tem um plano de contingência que leva em consideração a propagação do Covid-19. Oficialmente, a organização segue a programação normal, mas vai decidir até 15 de abril se adiará o evento para outubro. Outros eventos, como o Mobile World Congress, SXSW e Creative Week já foram cancelados ou acontecerão via streaming. 

Leia Mais

Compartilhar

KFC e Hershey’s mudam publicidade devido ao coronavírus

Propmark 

As marcas KFC e Hershey's decidiram modificar ou suspender campanhas que reproduzem hábitos perigosos para a infecção pelo coronavírus. 

Leia Mais

Compartilhar

Direito de crédito de PIS/Cofins sobre propaganda e publicidade

Conjur 

Artigo do advogado Carlos Augusto Daniel Neto, sócio do Daniel & Diniz Advocacia Tributária e ex-conselheiro titular do Carf, explica a “Verba de Propaganda Cooperada” (VPC), as novidades e peculiaridades na mais recente decisão do Carf em relação ao direito de crédito de PIS/Cofins sobre propaganda. 

Leia Mais

Compartilhar

Warc Media 100: Brasil ocupa quinta posição no ranking global (em inglês)

Warc

O Brasil ocupa a quinta posição entre os países no ranking Warc Media 100. Oito campanhas brasileiras aparecem na lista das 100 Top Campaigns - desenvolvidas pelas agências Z+, Grey, Africa, DPZ&T, Tech and Soul e Wunderman Thompson -, e ainda cinco agências no ranking das 50 Top Agencies e um anunciante no ranking 50 Top Brands. Confira os rankings completos em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Relatório aponta aumento acentuado no prazo de pagamento para serviços de marketing (em inglês)

MediaPost 

Relatório da associação de anunciantes dos EUA, ANA, revela que as marcas estão demorando em média 58,1 dias para pagar os trabalhos das agências, um aumento de 27% em relação à média de 45,7 dias de 2013. A ANA enfatiza que não recomenda práticas específicas de condições de pagamento, mas conclui que pressionar por prazos estendidos "pode ​​ter consequências negativas, principalmente, relações tensas com fornecedores, redução de flexibilidade e preços mais altos".

Leia Mais

Compartilhar

A extensão do pagamento está prejudicando a criatividade (áudio)

Conteúdos CENP 

Artigo da AdAge aborda a extensão do pagamento, para 90 e até 120 dias, na cadeia produtiva da publicidade, prejudicando a rentabilidade e a qualidade da criatividade e empurrando os fornecedores para as empresas de factoring. 

Leia Mais

Compartilhar

Consumo de vídeo cresce da TV às redes de social media

Propmark 

O estudo “Inside TV: experiência, influência e as novas dimensões do vídeo”, da Kantar Ibope Media, revela que 99% dos brasileiros assistem a algum tipo de formato de vídeo e que o tempo médio de consumo de televisão no Brasil foi de 6h17m em 2019. 

Leia Mais

Compartilhar

A marca como construção visual (em inglês)

Warc 

O estudo "O grande paradoxo do branding" explora o papel da marca na condução da decisão de compra da perspectiva da neurociência cognitiva e explica que o branding precisa criar a associação correta entre o produto e os elementos já existentes no cérebro. São essas associações corretas que levam à decisão de compra. 

Leia Mais

Compartilhar

“O festival é um holofote para a criatividade” - Hugo Rodrigues, chairman e CEO da WMcCann

Propmark 

Hugo Rodrigues compõe o júri do D&AD Awards 2020. Nesta entrevista para o Propmark, o chairman e CEO da WMcCann fala da importância de conquistar um Lápis no D&AD e também das expectativas para a premiação deste ano. 

Leia Mais

Compartilhar

Publicis foca em criativas negras em nova edição do Entre

Meio&Mensagem

Terceira edição do Entre, projeto da Publicis para capacitar mulheres nas áreas de criação, será voltada para profissionais negras. Estudantes interessadas podem se inscrever no site da Publicis Brasil até o dia 13 de abril.

Leia Mais

Compartilhar

ABERT lança relatório sobre Violações à Liberdade de Expressão/2019

ABERT

“O ano de 2019 foi preocupante. No futuro, olharemos para ele como um ano atípico, de ódio, incompreensão, falta de avaliação serena dos fatos. Isso revela incompreensão com o papel que os jornais e os jornalistas exercem na imprensa brasileira”, afirmou o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo. O relatório de 2019 contém um capítulo especialmente dedicado aos ataques virtuais contra a imprensa profissional brasileira.

Leia Mais

Compartilhar

Em lançamento, CNN Brasil exalta papel dos patrocinadores

Meio&Mensagem

O novo canal de notícias reuniu autoridades políticas, o mercado publicitário e a imprensa para apresentar sua grade de programação, que estreia no próximo domingo, 15 de março. 

Leia Mais

Compartilhar

El Ojo de Iberoamérica anuncia abertura das inscrições antecipadas (em espanhol)

La Publicidad

A XXIII edição do El Ojo de Iberoamérica acontece nos dias 11, 12 e 13 de novembro, em Buenos Aires. 

Leia Mais

Compartilhar

700 colaboradores da WPP Portugal em trabalho remoto

Meios & Publicidade 

O grupo WPP Portugal decidiu implementar o trabalho remoto para a maioria dos cerca de 700 colaboradores de agências como a VMLY&R, BAR Ogilvy, Wavemaker ou Hill & Knowlton. 

Leia Mais

Compartilhar

Sessão Solene homenageia os 70 anos da ABAP

Os 70 anos da ABAP foram celebrados em Sessão Solene no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, em Brasília, no último dia 03 de março.

Continuar Lendo

Compartilhar

Brasil ocupa terceira posição no ranking Warc Creative 100 (em inglês)

Warc 

O Brasil ficou com a terceira posição no ranking Warc Creative 100 de 2020, atrás apenas dos EUA e do Reino Unido. A lista ainda destaca as agências Africa, AlmapBBDO, Wieden+Kennedy e AKQA no ranking de agências e seis campanhas brasileiras, desenvolvidas pela AlmapBBDO, Tech and Soul, Africa, David, AKQA e Wieden+Kennedy. Confira os rankings completos em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Publicidade e propaganda: insumos para creditamento de PIS/Cofins?

Propmark

Artigo de João Amadeus Santos e João Gabriel Cordeiro, da Área Tributária da Martorelli Advogados, explica recente decisão do Carf sobre serviços relacionados a marketing e propaganda serem considerados insumos em determinadas atividades e gerarem créditos do PIS e da Cofins. 

Leia Mais

Compartilhar

Agências conquistam espaço com mulheres em cargos de comando

Propmark 

Reportagem do Especial Dia da Mulher do Propmark revela que 44% do total de líderes nas agências são mulheres, segundo levantamento realizado em parceria com a More Grls. No entato, apenas 10% da alta liderança é composta por mulheres.

Continuar Lendo

Compartilhar

Desafios complexos e futuro emocionante para a publicidade - Tamara Daltroff, Diretora-Geral da EACA - European Association of Communications Agencies (em inglês)

CorD

Em entrevista para a revista sérvia CorD, Tamara Daltroff, Diretora-Geral da EACA (European Association of Communications Agencies) destacou os desafios enfrentados pelo setor de publicidade, como IA, GDPR, o aumento da desinformação e a Lei de Serviços Digitais, e falou sobre a colaboração para ampliar a transparência: “O setor, portanto, trabalha duro para melhorar a transparência no processo de entrega de anúncios e dar às pessoas mais opções e controle sobre os anúncios que veem". 

Leia Mais

Compartilhar

Veja ranking das marcas mais valiosas da América Latina em 2020

Propmark 

O Brasil superou o México como o país líder do ranking BrandZ das 50 Marcas Mais Valiosas da América Latina em 2020, da Kantar, e as marcas brasileiras Bradesco e Itaú lideram a lista. 

Leia Mais

Compartilhar

Youtuber-mirim terá limite de horas e poupança obrigatória na França

Folha de S. Paulo

A Assembleia Nacional da França aprovou uma lei que regula a atividade de youtubers com menos de 16 anos. As plataformas de internet, como YouTube, Instagram, Facebook, Snapchat e Twitter, serão responsáveis por identificar os usuários menores de 16 anos e informar os direitos e riscos da exposição pública. 

Leia Mais

Compartilhar

Festival comKids Interativo 2020 projeta atingir 6 mil crianças no País

ProXXIma 

O comKids Interativo 2020, realizado pela Singular Mídia & Conteúdo e Midiativa reunirá, no Goethe-Institut SP, profissionais das áreas de criação, cultura, inovação e tecnologia para debater e premiar conteúdos de qualidade para crianças e adolescentes.

Leia Mais

Compartilhar

Congresso aprova nova composição do Conselho de Comunicação Social

Agência Câmara Notícias 

O Congresso Nacional aprovou os nomes indicados para o Conselho de Comunicação Social para um mandato de dois anos. Os integrantes do conselho são eleitos a partir de sugestões de entidades representativas dos setores da comunicação social e da sociedade civil. 

Leia Mais

Compartilhar

Indústria publicitária do Reino Unido lança iniciativa de exportação (em inglês)

Warc 

As principais organizações de publicidade e marketing do Reino Unido uniram forças para criar o UK Advertising Export Group (UKAEG). O grupo é financiado pelo Department for International Trade (DIT) e tem apoio do governo britânico, que espera aumentar as exportações de serviços de marketing e publicidade no pós-Brexit. 

Leia Mais

Compartilhar

Fiz o primeiro MasterClass em publicidade. Veja o que aprendi (em inglês)

Fast Company 

No primeiro MasterClass sobre publicidade, Jeff Goodby e Rich Silverstein, fundadores da premiada agência Goodby Silverstein & Partners, descrevem o que acontece por trás do processo criativo e suas receitas para o sucesso das marcas. Jeff Beer, da Fast Company, acompanhou o MasterClass e conta, neste artigo, os pontos que considerou mais interessantes. 

Leia Mais

Compartilhar

Como a complexidade e a duração da campanha publicitária influenciam a eficácia? (em inglês)

AdNews 

Um estudo baseado nos vencedores do Australia Effie Awards, conduzido pelo Communciations Council, apontou que as campanhas publicitárias são mais eficazes quando atingem uma audiência mais ampla e são veiculadas por um período de tempo mais longo. 

Leia Mais

Compartilhar

Global Effie Best of the Best: uma nova oportunidade para competir (em espanhol)

Adlatina 

O Effie Worldwide lançou uma nova categoria global para todos os ganhadores de um Effie de ouro ou Gran Effie nas premiações nacionais ou regionais em 2019. A data limite para as inscrições é até 31 de março. 

Leia Mais

Compartilhar

ABAP é homenageada em Sessão Solene no Congresso Nacional

Associação celebra 70 anos com evento na Câmara dos Deputados, em Brasília. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Secom ouve o mercado sem acatar sugestões sobre concorrências

Janela Publicitária 

A Secom PR recusou praticamente todas as sugestões apresentadas pelas entidades do mercado publicitário na audiência pública sobre edital de publicidade. “No formato atual, corre-se o risco de inviabilizar o mercado, aprofundando as assimetrias regulatórias que geram competição injusta entre empresas que se declaram mídia e as que não se declaram mídia”, afirmou Glaucio Binder, presidente da CNCOm. 

Leia Mais

Compartilhar

Um balanço da Autorregulamentação Publicitária em 2019

Conar 

No total, 302 processos éticos foram abertos pelo Conar em 2019 e ano teve novo recorde de casos envolvendo publicidade veiculada na internet. As denúncias feitas por consumidores levaram à abertura de quase 70% dos processos. Acesse o Boletim do Conar, que traz o balanço completo, em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

O Globo lidera circulação dos jornais em janeiro

Meio&Mensagem

O Instituto Verificador de Comunicação (IVC) divulgou os números de circulação dos grandes jornais do país no primeiro mês de 2020, considerando as assinaturas impressas e digitais.

Leia Mais

Compartilhar

Palavra Aberta: pela liberdade de ideias

Meio&Mensagem 

Em entrevista para o Meio&Mensagem, Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, entidade que celebra 10 anos de fundação, dá mais detalhes sobre o projeto EducaMídia e anuncia a realização de um seminário programado para o mês de maio. 

Leia Mais

Compartilhar

Dois publicitários brasileiros estão no Júri do FIAP

Acontecendo Aqui 

Mario D'Andrea, presidente da ABAP Nacional e do Dentsu Creative Group, vai presidir o júri de “Anuncios" e participará de um encontro entre líderes de entidades do setor que acontecerá durante o FIAP 2020. Kevin Zung, COO da WMCann, será jurado da disciplina “Formatos”. 

Leia Mais

Compartilhar