Brasileiros mudam de hábitos pelo meio ambiente

Meio&Mensagem 

A pesquisa "Sustentabilidade: O impacto no hábito dos brasileiros e nas marcas", realizada pela FGV e pela Toluna, revela que para 41% dos entrevistados as mudanças feitas no seu cotidiano devido a sustentabilidade são definitivas. 

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Criatividade será 3ª habilidade mais importante para o mercado de trabalho futuro

Hypeness 

A criatividade foi indicada como uma das três principais habilidades necessárias para o profissional do futuro e as habilidades criativas e artísticas já estão sendo incluídas nos currículos escolares. 

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Assinaturas digitais de jornais no mundo crescem 200% em cinco anos; leitor busca credibilidade e prefere ler no mobile

ANJ 

O relatório World Press Trends 2019, da Associação Nacional de Editores de Notícias (WAN-IFRA), realizado em mais de 50 países, revelou que os jornais registraram um crescimento de 208% em suas assinaturas digitais nos últimos cinco anos. O relatório ainda projeta um crescimento de 13% na carteira de assinantes digitais dos jornais este ano, devido à procura dos leitores por fontes confiáveis. 

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Gráficos, publicitários e fornecedores debatem aplicações da mídia impressa

O Print Summit 2019 abordou a integração, a credibilidade e confiança que os leitores, anunciantes e marcas têm na mídia impressa e o compromisso do setor com a sustentabilidade. No evento, também foi lançado o Selo Papel Legal, que certifica a legalidade da destinação do papel gráfico e assegura o cumprimento das regras éticas e tributárias do papel utilizado. 

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Google admite grande erro em relatório de investimentos em propaganda eleitoral no Reino Unido (em inglês)

The Guardian 

O Google admitiu que seu relatório de transparência, que traz os valores investidos por partidos políticos em propaganda eleitoral no Reino Unido, continha erros e valores menores do que os reais. 

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Google vai limitar alcance de público-alvo para propaganda política (em inglês)

The Drum 

O Google anunciou que vai impor mais restrições às propagandas políticas e não permitirá que os eleitores sejam classificados por suas afiliações políticas ou registros de voto público. Eles continuarão, no entanto, podendo ser classificados por idade, gênero e código postal. 

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Twitter restringe segmentação de publicidade para anunciantes de causas

Valor 

O Twitter informou que restringirá a segmentação de publicidade por georeferenciamento ou palavras-chave para anunciantes que promovam determinadas causas como medida para reduzir a propaganda política na plataforma. 

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Campanha CENP 20 Anos

CENP

Como parte das comemorações de seus 20 anos, o CENP lançou uma campanha para marcar a data. Confira todas as peças da campanha em Leia Mais. 

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ABAP 70 Anos: Campanhas estimulam a indústria publicitária e o crescimento da economia

A segunda metade desta última década foi um período de estimular os negócios e fortalecer a imagem da indústria publicitária como atividade fundamental no crescimento econômico. Relembre as campanhas recentes. 

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CENP-Meios divulga investimento publicitário do 1º semestre de 2019

Propmark 

Os dados divulgados pelo CENP-Meios revelam que a publicidade brasileira teve investimentos de R$ 8,2 bilhões entre janeiro e junho deste ano.

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ABRADi é nova associada institucional do CENP

ProXXIma 

A Associação Brasileira dos Agentes Digitais, ABRADi, se tornará formalmente entidade associada institucional ao CENP no próximo mês. A ABRADi recebeu indicação das entidades fundadoras ANER e da ABERT. A ABAP e a Fenapro já adiantaram que vão aprovar a indicação. 

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"Trabalhando pelo fortalecimento da indústria" - Alexandre Skowronsky, presidente da ABAP-RS

Por Claudia Penteado

Alexandre Skowronsky, fundador e diretor de estratégia e novos negócios da agência Global Comunicação & Marketing, de Porto Alegre, assumiu este ano a presidência da ABAP no Rio Grande do Sul. Ele foi vice-presidente na gestão anterior, e diz que está comprometido, junto com sua diretoria, com o fortalecimento do mercado. Neste bate-papo com a ABAP NACIONAL, o executivo afirma ter uma forte crença nas entidades fortes, com projetos de atuação relevantes para o mercado, para criar e fortalecer a percepção de valor da indústria da comunicação.

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Mercado publicitário dos EUA registra maior alta para o mês de setembro de todos os tempos (em inglês)

MediaPost

De acordo com os dados do U.S. Ad Tracker, elaborado pelo MediaPost e pela Standard Media Index, a demanda dos anunciantes norte-americanos aumentou 8,2% em setembro em relação ao mesmo mês de 2018. 

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Marketing em tempos de Alexa

Meio&Mensagem

Por Dalton Pastore, presidente da ESPM e ex-presidente da ABAP

Em artigo para o Meio&Mensagem, Dalton Pastore questiona como os assistentes pessoais que utilizam inteligência artificial transformarão o marketing e a relação das marcas com o consumidor. 

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Economia impulsiona publicidade na França mas, na Alemanha, crescimento é menor do que o esperado (em inglês)

eMarketer 

Como a turbulência econômica enfrentada na zona euro devido às tensões comerciais globais e à ameaça contínua do Brexit, os países estão tendo diferentes resultados em relação aos investimentos em publicidade. A França deve fechar o ano com crescimento de 4,6% nos investimentos publicitários, enquanto na Alemanha, o percentual deve ficar em 1,6%. 

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Mark Read: Contas integradas compõem um terço dos novos negócios da WPP (em inglês)

Campaign US

Em entrevista para a Campaign, Mark Read, CEO do Grupo WPP, diz que os negócios integrados que combinam várias disciplinas representam cerca de um terço dos novos negócios da holding, à medida que um número crescente de clientes está unificando criatividade e mídia.

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ISBA lança projeto de medição cross-media (em inglês)

ResearchLive 

A ISBA, associação dos anunciantes do Reino Unido, lançou um programa de medição multiplataforma, o Origin, que trabalhará na execução dos princípios globais elaborados pela World Federation of Advertisers (WFA). 

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Projeto na Câmara dos Deputados equipara as redes sociais aos veículos de mídia

SET News 

Projeto de lei aprovado na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados segue na mesma direção de medida adotada recentemente pelo CENP. 

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Evento no Rio discute liberdade de imprensa, futuro do jornalismo e como atrair leitores

Folha de S. Paulo

Durante o Digital Media Latam, organizado pela Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA), que aconteceu no Brasil pela primeira vez este ano, Josh Schwartz, chefe de dados da empresa de análise de comportamento de leitores de sites de notícias Chartbeat, falou sobre o que atrai o leitor para uma assinatura. 

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O futuro da mídia impressa está no conteúdo

Propmark 

Por Dudu Godoy, presidente do Sinapro-SP e VP executivo da DAN – Dentsu Aegis Network

Em artigo para o Propmark, Dudu Godoy fala do maior trunfo da mídia impressa: "a produção de conteúdo aprofundado, analítico, exclusivo, de qualidade", e cita como exemplo o New York Times, que amargou anos de prejuízo até entender como cobrar por seu conteúdo. 

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“Tecnologia sem controle nos faz menos humanos”

Meio&Mensagem

No palco do Web Summit, Margrethe Vestager, comissária de Concorrência da União Europeia e responsável por multar o Google em € 4,3 bilhões, falou sobre a necessidade de uma taxação igualitária às tech companies. "Não faz sentido que a maioria das empresas pague impostos em todos os locais onde atuam e outras não”, afirmou.

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Avança acordo para o Facebook pagar US$40 milhões por inflar métricas (em inglês)

MediaPost

Um juiz federal da Califórnia concedeu aprovação preliminar a um acordo coletivo que exige que o Facebook pague US$40 milhões por alegações de que a plataforma inflou as métricas de vídeo em até 900% entre 2015 e 2016. 

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Google recolheu dados de saúde de milhões de americanos

Folha de S. Paulo 

Project Nightingale, fruto de uma parceria do Google com a Ascension, o segundo maior sistema de saúde dos EUA, permitiu à plataforma recolher e analisar informações sobre pacientes de 21 estados. A lei americana permite o compartilhamento dos dados desde que a informação seja usada apenas para ajudar na execução dos tratamentos de saúde. 

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Grupo Globo terá nova estrutura a partir de janeiro de 2020

Grupo Globo

Segundo comunicado do Grupo Globo, a partir de janeiro, TV Globo, Globosat, Som Livre, Globo.com, Globoplay e DGCorp vão se juntar em uma nova empresa que receberá o nome Globo. “O modelo que apresentamos é um passo muito importante em nossa jornada de transformação. Escolhemos nos organizar por produtos e serviços – lineares, digitais e publicitários – e não por gêneros de conteúdo, permitindo um olhar de portfólio multigênero e multiplataforma", esclarece o presidente executivo da Globo, Jorge Nóbrega. 

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Congresso de Radiodifusão e Prêmio Aboio acontecem em Fortaleza

Dino 

O Congresso Norte e Nordeste da Radiodifusão - Fala Norte/Nordeste 2019 acontece nos próximos dias 28 e 29 de novembro, no Shopping Riomar, em Fortaleza. Durante o encontro será realizada a 5ª edição do Prêmio Aboio de Comunicação. O evento é realizado pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão - ACERT, e tem apoio da ABAP-CE, ABERT, FENAERT, SINDATEL, Associações Estaduais e Governo do Ceará.

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Brasil ganha 250 troféus no El Ojo e Africa é a agência do ano

Propmark 

O Brasil encerrou o Festival El Ojo de Iberoamerica 2019 com 250 metais: 4 Gran Ojo, 39 Ouro, 99 Prata e 108 Bronze. Mais de 30 agências foram premiadas. Confira a relação de todos os ganhadores brasileiros no festival.

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GroupM alerta anunciantes: a próxima novidade pode ser outdoor, rádio e impresso (em inglês)

MediaPost

Apesar da TV e do digital concentrarem a maior parte do crescimento em investimento publicitário, Brian Wieser, presidente global do GroupM Business Intelligence, afirma: "outras mídias podem oferecer benefícios reais e manter o potencial de crescimento mais rápido no futuro do que no passado recente".

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CENP-Meios disponibiliza dados comparativos

O CENP-Meios divulgou dados de investimentos em mídia, via agência, do 1º trimestre de 2018. A divulgação atendeu uma demanda do mercado publicitário, tornando possível a comparação direta com os dados do mesmo período deste ano, divulgados pelo CENP recentemente. O painel deste ano foi composto por 214 agências. Em 2018, o painel teve informações de 78 agências. Em breve, serão divulgados os dados de investimento no 1º semestre de 2019. Acesse os painéis do CENP-Meios no link em Leia Mais.

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ABAP 70 Anos: Lei 12.232, Indicadores de Sustentabilidade, Somos Todos Responsáveis e Prêmio Aliança

Na última década, os líderes da ABAP mantiveram a herança deixada pelos seus fundadores, explorando a aptidão da associação pelo pioneirismo e colocando a entidade na dianteira de movimentos como a elaboração de uma lei sobre licitações específica para o setor publicitário, a construção de indicadores de sustentabilidade para a indústria da comunicação, a abertura de um debate aberto sobre publicidade infantil e uma premiação pela longevidade das parcerias profissionais entre agências e seus clientes. Relembre esses movimentos. 

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"Trabalhando pela sustentabillidade do negócio". Glaucio Binder e Daniel Queiroz, respectivamente, ex-presidente e presidente da FENAPRO

Por Claudia Penteado

Esta semana a ABAP conversou com dois profissionais ligados à Federação Nacional de Agências de Propaganda (Fenapro): Glaucio Binder, sócio da Binder, acaba de deixar a presidência da entidade após seis anos, e o profissional que entra em seu lugar, Daniel Queiroz, COO do grupo Duca e sócio da Ampla Comunicação, sediada em Recife. Daniel estava na função de vice-presidente regional Nordeste. Glaucio diz que atuar em entidades enriquece a capacidade de atuar inclusive individualmente, nas suas funções profissionais, e que o fator mais compensatório é contribuir para a sustentabilidade do negócio como um todo. Daniel, que sente sua função à frente da entidade como uma missão essencial a ser cumprida, está cheio de planos e diz que seu trabalho - bem como o trabalho em qualquer entidade associativa - tem que inspirar confiança, ter princípios claros e propósitos engajadores.

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RP está surgindo como mais nova ameaça às agências de publicidade (em inglês)

AdAge

Empresas de relações públicas, como Edelman, Burson Cohn & Wolfe, Weber Shandwick e Rogers & Cowan PMK-BNC, estão assumindo a mídia criativa, social, digital e paga de seus clientes, tornando-se mais um competidor nos serviços prestados pelas agências de publicidade. 

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Nissan vai estender modelo que integra criação e mídia para outros mercados (áudio)

Conteúdos CENP 

A Nissan está gradualmente consolidando a criação com a mídia e outras disciplinas, adotada inicialmente nos Estados Unidos, nos mercados em que atua globalmente. 

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"Nós investimos demais em publicidade digital", diz Simon Peel, diretor global de mídia da Adidas (em inglês)

Marketing Week 

A Adidas admitiu que a busca pela eficiência, e não pela eficácia, levou a companhia a focar no ROI e a investir excessivamente em performance e no digital, sacrificando a construção da marca.

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O povo contra as big techs

Meio&Mensagem 

No palco do Web Summit 2019, Ed Daniels, líder global de estratégias da Shell, explicou como a companhia faz projeções sobre o futuro para direcionar os investimentos dos próximos anos. Neste contexto, ele descreveu três cenários mais prováveis para a próxima década sobre a tecnologia e o uso de dados, e todos apontam para um movimento contra a concentração de poder das gigantes de tecnologia. 

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Facebook usava dados para minar concorrentes

Meio&Mensagem

Procurador-geral da Califórnia está solicitando ao Facebook “toda comunicação de 2012 a 2015 referente ao acesso condicional a informações do usuário sobre gastos com publicidade ou outros pagamentos”. O objetivo é saber se a rede social usou dados para beneficiar parceiros ou como incentivo para gerar receita com anúncios. 

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No Reino Unido, público tem usado menos redes sociais por não confiar nas plataformas

B9

Em uma pesquisa do YouGov, encomendada pela Grey London, que ouviu 2 mil pessoas no Reino Unido, 63% dos entrevistados disseram ter perdido a confiança nas redes sociais.

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Pais se incomodam com publicidade em apps infantis

Propmark 

A pesquisa "Panorama Mobile Time/Opinion Box – Crianças e Smartphones no Brasil" traz números sobre o uso de smartphones por crianças de 0 a 12 anos e revela que 94% dos pais preferem baixar aplicativos gratuitos que não contenham publicidade.

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Principais tendências do marketing para 2020

Meio&Mensagem

Infográfico da Infobase Interativa aponta as principais tendências para o marketing no próximo ano e conclui que o fator humano irá influenciar em diferentes aspectos. 

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'O Brasil não está pronto para a Lei Geral de Proteção de Dados'

Época Negócios 

Em entrevista para a Época Negócios, Tony DeBos e Marcos Sêmola, especialistas da EY, falam sobre os preparativos das empresas para atender a LGPD, que entra em vigor em apenas nove meses, e os riscos para aquelas que não se adequarem. 

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Y&R recebe segunda edição do "Enegrecendo a Propaganda"

A segunda edição do painel que se propõe a discutir questões relacionadas a negritude e comunicação terá como tema a “Empregabilidade”. O evento terá a participação de Amon Borges, da Folha de S.Paulo, Ericah Azeviche, da A Revolta da Lâmpada e Mandata Quilombo, Samantha Almeida, da Ogilvy Brasil, Rafa Camilo, do Google, Ricardo Silvestre, da Black Influence, Pedro Cruz, da BATEKOO SP, e Jana Assumpção, da Outra Praia e Co.esão. Dia 13 de novembro, a partir das 19h30, na sede da Y&R. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link em Leia Mais. 

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"Projeto Favelagrafia" promove 2ª edição de exposição sobre favelas no Rio

G1

Idealizado pela agência nbs SoMa, o "Projeto Favelagrafia 2.0" traz fotos e vídeos produzidos nas comunidades a partir do olhar dos próprios moradores. A exposição acontece no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM). 

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Mais velhos são ignorados e distorcidos no marketing, aponta relatório (em inglês)

The New York Times 

Mais de um terço da população dos EUA tem mais de 50 anos, mas o grupo aparece em apenas 15% das imagens na mídia, de acordo com a AARP, organização de defesa de aposentados norte-americanos. 

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Como abrir os olhos para a inclusão

Meio&Mensagem 

Em artigo para o Meio&Mensagem, Mônica Schimenes, fundadora e CEO da MCM Brand Group, fala do seu papel, como comunicadora e empresária, no combate da discriminação no ambiente de trabalho e da importância de trazer os diferentes para a discussão. 

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Twitter lança estudo com mudanças culturais-chave baseadas em bilhões de tuítes (em inglês)

Socia Media Today

O Twitter publicou um relatório que revela 18 tendências culturais dos EUA com base em análises de bilhões de tuítes do início de 2016 até junho deste ano. 

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A neurociência e a premiação da eficácia

Meio&Mensagem

Em artigo para o Meio&Mensagem, Billy Nascimento, fundador e CEO da Forebrain, comenta os ganhadores do Effie Awards Brasil, que premia a eficácia das campanhas, e explica como a eficácia é construída e o papel da criatividade e da neurociência nessa construção. 

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Você está dando atenção à música do seu anúncio? (em inglês)

Business Matters

A música selecionada para um anúncio deve transmitir mensagens importantes e produzir uma conexão emocional. Confira na reportagem do Business Matters alguns pontos importantes sobre o uso de música na publicidade na TV, no rádio e na internet. 

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Nova diretoria da ABAP-BA será empossada

A diretoria da ABAP Bahia, formada por Cláudio Carvalho (presidente), Americo Neto (vice-presidente), Clóvis Eugênio Lima (diretor financeiro), Marta Dória (diretora cultural), Vitor Barros (diretor de desenvolvimento), Leonardo César (diretor de capacitação) e Eduardo Santos (diretor de gestão), tomará posse em cerimônia nesta sexta-feira, 8 de novembro, no Restaurante Amado. A cerimônia contará com a presença de Mario D'Andrea, presidente da ABAP Nacional, e de Marcelo Silva, presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo e Conselheiro da Magazine Luiza.

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Lei do Minuto Seguinte é ouro no Effie Awards Brasil

A campanha “Lei do Minuto Seguinte” recebeu o troféu de ouro no Effie Awards Brasil, um reconhecimento global criado pela Effie Worldwide e realizado em mais de 40 países. A campanha criada pela Y&R Brasil para o Ministério Público Federal, sob coordenação da ABAP, concorreu na categoria “Sem Fins Lucrativos”. 

Conheça todos os premiados do Effie Brasil 2019 no link Leia Mais. 

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"A publicidade não é para os acomodados" - Alvaro de Carvalho, presidente da ABAP-MT e diretor executivo da Soul Propaganda

Por Claudia Penteado

Alvaro de Carvalho, diretor executivo da Soul Propaganda, de Cuiabá, no Mato Grosso, iniciou mais um mandato à frente da ABAP local. Sua agenda é extensa, e é grande o seu desejo de transformar e discutir temas relevantes que estão na pauta do mercado. Entre suas prioridades estão, por exemplo, a implantação das "Diretrizes de Compliance" na cultura do mercado local, além de aprofundar a discussão em torno de um modelo de negócios sustentável para todos. Inquieto, Alvaro se diz um apaixonado pela publicidade, especialmente pela sua natureza criativa e mutante.

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Mercado publicitário repercute importância do prêmio Top of Mind

Folha de S. Paulo

Agências responsáveis pelas marcas vencedoras participaram da festa de premiação do Top of Mind 2019. "É importante que cada anunciante avalie suas posições a partir de uma visão objetiva e não apaixonada, uma vez que se trata de um prêmio com a chancela e a credibilidade do Datafolha e da Folha de S. Paulo", comenta Alexandre Gibotti, diretor-executivo da ABAP. 
Confira a reportagem: http://bit.ly/2JE0IRg 

Leia também: 
Publicis tem portfólio recheado de marcas consagradas na pesquisa Top of Mind
http://bit.ly/2JCT0H2

Por dentro das iniciativas inclusivas da Tribal Worldwide
http://bit.ly/31ZkVaB

Executivos das marcas mais lembradas do país celebram conquistas
http://bit.ly/2BXyr3F

Para conhecer todos os vencedores da edição deste ano do Top of Mind, acesse o link: http://bit.ly/36qrI0u 


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ABAP 70 Anos: Os anos 2000 e as campanhas da ABAP

Entre os anos 2000 e 2010, a ABAP lançou algumas campanhas marcantes em prol do mercado. Relembre algumas dessas campanhas. 

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Operação brasileira do WPP cresce 9% no trimestre

Propmark 

O grupo WPP apresentou seus resultados financeiros do terceiro trimestre. Globalmente, o grupo teve alta de 0,5% nos resultados. A operação brasileira do WPP teve crescimento orgânico de 8,9% no terceiro trimestre e alta de 11,3% no acumulado do ano.

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Global Ad Trends: Investimentos globais em publicidade devem crescer 6% e chegar a US$656 bilhões em 2020 (em inglês)

Warc

Relatório Global Advertising Trends, do Warc, prevê que os investimentos em publicidade devem crescer em todas as 19 categorias analisadas e que o crescimento deve ser conduzido, principalmente, pelas plataformas digitais. 

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Forrester: Grupos de agências de mídia tomam medidas para afastar 'iminente ameaça de in-houses' (em inglês)

MediaPost

Em seu relatório de previsões para a indústria publicitária para 2020, a Forrester afirma acreditar que os principais grupos de agências de mídia vão centralizar suas operações e consolidar seu poder de compra, em parte para afastar a ameaça das in-houses. 

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Parcerias verdadeiras requerem mudança de abordagem de anunciantes e agências (em inglês)

WFA

Uma nova pesquisa da World Federation of Advertisers e da The Observatory International revela que 65% das multinacionais consideram que as relações de longo prazo com suas agências são importantes, muito importantes ou essenciais para produção de um trabalho de excelência e que relações duradouras demandam equilíbrio entre escopo e orçamento. 

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Estudo analisa relação entre publishers e plataformas

Meio&Mensagem

Relatório da International News Media Association (Inma), que ouviu executivos e especialistas em mídia em todo o mundo, revelou que o relacionamento entre produtores de conteúdo jornalístico e plataformas digitais segue com poucos sinais de melhoria. Entre os principais motivos apontados estão problemas de copyright, baixo compliance sobre a utilização de dados de consumidores e uma suposta desigualdade na taxação sobre seus modelos de negócios.

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Anunciantes e agências lideram grupos de trabalho para definir mensuração crossmídia

Conteúdos CENP

Grupos de trabalho liderados pela World Federation of Advertisers (WFA) e pela American Association of Advertising Agencies (4As) buscam definir critérios para a mensuração multimídia. 

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Projeto abre as portas de agência a estudantes da periferia

Meio&Mensagem

A primeira edição do Projeto Periféricas teve início neste mês de outubro em São Paulo. Idealizado pela diretora de arte da agência Mestiça, Tawane Silva, o projeto consiste em um curso gratuito de quatro meses para mulheres estudantes de publicidade que tenham interesse em trabalhar na área de criação. 

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Estudo Marketing Relacionado à Causa 2019

IPSOS 

O estudo Marketing Relacionado à Causa, lançado pela consultoria Cause, ESPM, Instituto Ayrton Senna e Ipsos, aponta que os consumidores esperam que as empresas contribuam mais para as transformações da sociedade. O estudo também revela as causas consideradas mais importantes para os brasileiros e analisa campanhas relacionadas ao marketing de causa. Acesse o estudo em Leia Mais. 

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Kantar indica marcas ainda presas a estereótipos de gênero

Propmark 

O estudo "What Women Want – Uma análise da Autoestima Feminina no Brasil", da Kantar, analisou a visão das mulheres em relação a marcas e categorias e elaborou seis insights para que as empresas possam entender a necessidade de representatividade e se comunicar melhor com as consumidoras.

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