Pesquisa mapeia poder dos reality shows na relação com público e marcas

Blog UOL AD_LAB

Pesquisa “Reality Shows Brasil”, da MindMiners, traçou um perfil de quem assiste a essas produções no país e mapeou o impacto dos realities para a publicidade, revelando que grandes parcelas da audiência absorvem a mensagem.

Leia Mais

Compartilhar

Lions Live divulga agenda da edição de março (em inglês)

Cannes Lions 

A edição The New Creators Toolkit do Lions Live acontece de 1 a 5 março. Todo o conteúdo será transmitido ao vivo por meio do parceiro de streaming oficial YouTube. 

Leia Mais

Compartilhar

Comunicar pra quê?

Jornal Leader

Artigo de Mario D’Andrea, presidente da ABAP, fala da importância e da responsabilidade da comunicação da marca: "Comunicar é falar de coisas em que você acredita e defende". Confira o artigo em Leia Mais.

Leia Mais

Compartilhar

CENP lança campanha "Agência de publicidade não é tudo igual"

Lançada na última quinta-feira, 11 de fevereiro, a campanha "Agência de publicidade não é tudo igual" tem iniciativa do CENP e é promovida conjuntamente com a ABAP-MG e Sinapro-MG, com apoio da ABAP Nacional e Fenapro. A campanha visa ampliar o conhecimento sobre o valor das agências certificadas, fortalecer seus diferenciais e engajar as agências já certificadas na promoção de valor da Certificação de Qualificação Técnica. As peças começam a ser veiculadas no próximo domingo, 14 de fevereiro, em todo o estado de Minas Gerais. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Espanha: A indústria publicitária contra o discurso antipublicitário dos políticos (em espanhol)

El Publicista

Associações de publicidade e marketing europeias e espanholas assinaram uma carta aberta a políticos expressando preocupação com o crescimento de iniciativas para restringir a atividade publicitária na Espanha.

Leia Mais

Compartilhar

Senacon dá 15 dias para Facebook e WhatsApp explicarem partilha de dados

TeleSíntese 

A Senacon, vinculada ao Ministério da Justiça, notificou o Facebook e o WhatsApp com pedidos de esclarecimentos para entender a extensão do compartilhamento de dados e porque a nova política de privacidade terá validade no Brasil, mas não na Europa.

Leia Mais

Compartilhar

Greve da mídia independente polonesa contra imposto sobre publicidade

Estado de Minas

A mídia polonesa independente bloqueou, em comum acordo, seu conteúdo na última quarta-feira, 10 de fevereiro, em protesto contra um projeto de lei que prevê um novo imposto - entre 2 e 15% do faturamento publicitário - e que deverá ser pago por todas as empresas que obtêm parte de seus lucros com propagandas.

Leia Mais

Compartilhar

Agência de privacidade da UE quer mais regras para travar gigantes tecnológicas dos EUA

Executive Digest

A Autoridade Europeia para a Proteção de Dados apoiou as propostas para a Lei dos Mercados Digitais e a Lei dos Serviços Digitais e sugeriu mais mecanismos para aumentar os direitos de privacidade dos usuários.

Leia Mais

Compartilhar

UE parece determinada a seguir exemplo da Austrália e exigir que Google e Facebook paguem por notícias (em inglês)

Business Insider

Em entrevista para o Financial Times, o eurodeputado maltês Alex Saliba afirmou que a abordagem do governo australiano resolveu os “desequilíbrios agudos do poder de negociação” entre as plataformas de tecnologia e os editores de notícias.

Leia Mais

Compartilhar

Satya Nadella: CEO da Microsoft defende regras mais claras para discurso online

InfoMoney

Em entrevista à Bloomberg Television, o diretor-presidente da Microsoft, Satya Nadella, disse que serviços de redes sociais como Facebook, Twitter e YouTube precisam de leis e regras mais claras para determinar se contas polêmicas devem ter espaço, em vez de terem que tomar as próprias decisões sobre a liberdade de expressão.

Leia Mais

Compartilhar

Você está mesmo aprendendo com o Google?

Meio&Mensagem

Em artigo publicado no Meio&Mensagem, Igor Puga, diretor de marketing e marca do Santander, propõe olhar para os números das empresas de tecnologia não como veículos, mas como anunciantes. 

Leia Mais

Compartilhar

Relatório aponta que investimentos em publicidade deverão crescer em 2021, graças ao digital

Acontecendo Aqui 

Última edição do Relatório Dentsu AdSpend aponta que os investimentos globais em publicidade devem crescer 5,28% em 2021. A publicidade em TV também deverá ter um impulso, com o retorno dos grandes eventos esportivos esperados para este ano.

Leia Mais

Compartilhar

Investimento das marcas em mídias sociais cresce 50,3%

Adnews

Estudo da Socialbakers revela que os investimentos globais com publicidade em redes sociais dispararam durante o último trimestre de 2020. 

Leia Mais

Compartilhar

O Conar em 2020:#publi? Os influencers e os limites da publicidade online

Migalhas

Artigo da especialista em Direito de Mídia e Entretenimento, Carolina Veiga Schueler, explica o Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais do Conar, lançado como consequência da forte onda e representatividade dos influencers. 

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: Conselho de Ética analisou 10 cases esta semana

1ª e 6ª Câmaras do Conselho de Ética do Conar analisaram 10 representações esta semana, entre elas cases da TIM, Samsung e Burger King. 

Continuar Lendo

Compartilhar

WPP amplia digitalização com empresa 'pura' de tecnologia

Folha de S. Paulo 

O Grupo WPP fechou a compra do controle da DTI Digital, sediada em Belo Horizonte, como o que a multinacional descreveu como a maior aquisição que já realizou no Brasil. 

Leia Mais

Compartilhar

Publicidade: a vez da experiência

Revista Amanhã 

Com a chegada do 5G, a publicidade passará a ter uma nova métrica: a experiência. “Responder à audiência atendendo e prevendo suas necessidades será um diferencial, já que, além de captura de dados, teremos uma tecnologia mais nítida e mais ágil, que possibilitará ainda mais interações”, prevê Glaucia Montanha, diretora geral de mídia da Y&R Brasil.

Leia Mais

Compartilhar

Super Bowl mantém brilho, mas expõe ressignificação da propaganda

Fast Company

Profissionais do mercado comentaram o intervalo publicitário da final do Super Bowl, no último domingo, que este ano, impactado pela pandemia, trouxe reflexões sobre o papel das marcas.

Leia Mais

Compartilhar

WMcCann inicia programa interno de Mentoria para Mulheres Negras

Propmark 

As inscrições para o segundo Programa interno de Mentoria para Mulheres Negras da WMcCann já estão abertas. O primeiro grupo concluiu o programa em novembro de 2020. 

Leia Mais

Compartilhar

Abertas indicações para o Prêmio Sim à Igualdade Racial

Clube de Criação 

O Prêmio Sim à Igualdade Racial está aberto para receber sugestões de nomes e projetos até o dia 16 de fevereiro por meio do site do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), que organiza o evento.

Leia Mais

Compartilhar

Autoridade de concorrência da Austrália pode levar Google a tribunal por uso indevido de poder de mercado (em inglês)

The Guardian

A Australian Competition and Consumer Commission (ACCC) pode abrir o terceiro processo contra o Google por uso indevido de poder de mercado no setor de publicidade caso evidências coletadas nos próximos meses apoiem os alertas de anunciantes e veículos.

Leia Mais

Compartilhar

Microsoft Bing promete substituir Google caso empresa deixe a Austrália

Terra

Em reunião com o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, e com o ministro das Comunicações, Paul Fletcher, o presidente da Microsoft, Brad Smith, e o CEO Satya Nadella, declararam apoio ao código de conduta que obrigaria as plataformas digitais a pagar para exibir notícias de terceiros. http://bit.ly/3jh0eBb

Leia também:
Microsoft apoia proposta do governo australiano referente a plataformas digitais e empresas de notícias (em inglês)

O presidente da Microsoft, Brad Smith, publicou carta em que reforça o apoio ao governo australiano. Leia a íntegra do comunicado no link: http://bit.ly/2YNCLOq


Compartilhar

Tim Cook: Facebook pode gerar 'catástrofe social'

Brazil Journal 

Discurso do CEO da Apple, Tim Cook, em Bruxelas, é visto como um ataque frontal ao Facebook, sem mencionar o nome da rede social. 

Leia Mais

Compartilhar

Facebook incentiva usuários a irem contra política de privacidade da Apple

Olhar Digital 

O Facebook anunciou um plano para ajudar os usuários a permitir o rastreamento de seus iPhones e iPads para fornecer anúncios personalizados, e assim ajudar empresas que dependem desses anúncios para alcançar clientes. A ação seria um contra-ataque à política de privacidade que a Apple quer impor em sua loja de aplicativos. 

Leia Mais

Compartilhar

Google aproveita recuperação global da publicidade e tem receita recorde

Folha de S. Paulo

O Google registrou receita recorde no quarto trimestre. A empresa publicou uma receita de US$ 56,9 bilhões, contra US$ 43,2 bilhões no ano anterior. As unidades de publicidade da companhia faturaram US$ 46,2 bilhões, alta de quase 22% em relação a 2019. 

Leia Mais

Compartilhar

Walmart planeja grande impulso para desafiar a Amazon em publicidade

E-Commerce Brasil 

Com quase cinco mil lojas nos Estados Unidos, o Walmart estabeleceu a meta de se tornar uma das dez principais plataformas de publicidade no país nos próximos cinco anos. 

Leia Mais

Compartilhar

Autoridade de concorrência da Austrália decide não regulamentar agências de publicidade (em inglês)

AdNews

A Australian Competition and Consumer Commission (ACCC) decidiu contra a intervenção regulatória para agências de mídia em relação a preços de anúncios digitais e práticas de divulgação de abatimentos, descontos e incentivos.

Leia Mais

Compartilhar

O Conar em 2020: Desafios do agora "velho normal"

Migalhas

Em artigo, Carolina Veiga Schueler, especialista em Direito de Mídia e Entretenimento, comenta como o ano de 2020 exigiu do Conar dedicação especial ao conteúdo disponibilizado nas plataformas online. "Os desafios desse ano exigiram adaptações de todos, e o Conar mostrou ser capaz de se moldar às exigências da realidade de um período singular". 

Leia Mais

Compartilhar

Influenciadores e publicidade infantil: avanços e caminhos

Artigo de Luciano Benetti Timm, ex-secretário Nacional do Consumidor/MJSP e professor de Direito e Economia da FGVSP, e Leonardo Benedetti, advogado e mestrando em Direito Civil pela Universidade de Lisboa, comenta o Guia de Orientação de Publicidade por Influenciadores Digitais do Conar e a Portaria da Senacon que trata da publicidade direcionada a crianças. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Balanço Conar: 2ª Câmara abre reuniões de 2021

O Conselho de Ética do Conar iniciou, na manhã de 4/02, por meio da sua 2ª Câmara, as sessões de julgamento do ano de 2021. Quatro representações foram analisadas, entre elas, cases da TIM, Oi e Vivo.

Continuar Lendo

Compartilhar

Reino Unido proíbe propaganda enganosa de companhia aérea sobre vacinas e viagens

Diário de Pernambuco

A agência reguladora britânica de publicidade (ASA) ordenou a retirada de uma campanha da Ryanair que incentivava os britânicos a embarcar em um avião após a vacina, estimulando comportamentos "irresponsáveis". 

Leia Mais

Compartilhar

ANPD abre tomada de subsídios sobre aplicação da LGPD para micro e pequenas empresas

Telesíntese

A ANPD iniciou a tomada de subsídios sobre a regulamentação da aplicação da LGPD para micro e pequenas empresas, startups, empresas de inovação e pessoas físicas que tratam dados pessoais com fins econômicos. As contribuições podem ser enviadas até 1º de março. 

Leia Mais

Compartilhar

ANPD publica planejamento estratégico para 2021-2023

Telesíntese 

O Planejamento Estratégico para 2021-2023 publicado pela ANPD apresenta três grandes metas principais: promover o fortalecimento da cultura de proteção de dados pessoais; estabelecer o ambiente normativo eficaz para a proteção de dados pessoais; e aprimorar as condições para o cumprimento das competências legais.

Leia Mais

Compartilhar

Conformidade de empresas com LGPD é cobrada pelo mercado e vira valor competitivo

Exame

Em webinar que debateu os quatro meses em vigor da LGPD, realizado pela plataforma Bússola, especialistas concluíram que a maneira como as companhias têm lidado com a privacidade tornou-se um valor competitivo, que tem influenciado cada vez mais as escolhas de consumidores, investidores e parceiros comerciais.

Leia Mais

Compartilhar

Privacidade de dados será alavanca para criatividade publicitária

UOL

Em artigo publicado no UOL, Gustavo "Mini" Bittencourt, head de estratégia da DZ Estúdio, reflete sobre como "um mundo de maior cuidado com os dados das pessoas pode ser também um mundo mais criativo". 

Leia Mais

Compartilhar

Africa é a mais premiada do país pela segunda vez

Meio&Mensagem

O Meio&Mensagem divulgou a 13º edição de seu ranking de agências e campanhas que avalia o desempenho brasileiro nas mais relevantes premiações publicitárias globais, regionais e nacionais. O levantamento também consolida os resultados de anunciantes e produtoras nos festivais de 2020. 

Leia Mais

Compartilhar

Prêmio Publicitários Negros revela vencedores

Propmark 

O Grupo Publicitários Negros revelou as campanhas de 2020 mais votadas segundo os critérios de qualidade, técnica, impacto social e a presença de negros em posições estratégicas e/ou de liderança na campanha inscrita.

Leia Mais

Compartilhar

Em manifesto, Ampro faz apelo por combate à pandemia

Meio&Mensagem

A Ampro divulgou um manifesto direcionado à Câmara Federal, Senado Federal, Procuradoria Geral da República, Ministério Público Federal, Supremo Tribunal Federal, OAB e Abi na qual pede ações mais efetivas do governo no enfrentamento à doença e para que, com isso, as atividades econômicas possam ser retomadas.

Leia Mais

Compartilhar

Secom de Bolsonaro ignora Ibope e prioriza SBT e Record em verbas

Na Telinha

A Secretaria Especial de Comunicação Social do governo federal destinou menos verbas de publicidade à Globo em comparação com as concorrentes, apesar da emissora ter fechado 2020 na primeira posição no ranking do Painel Nacional de Televisão.

Leia Mais

Compartilhar

TV é o primeiro canal na busca de informação sobre vacina

Meio&Mensagem

Estudo da Toluna revelou que 68% dos entrevistados procura se informar a respeito da vacinação pela TV. Na sequência estão os jornais, redes sociais e o rádio. O estudo buscou mapear a percepção dos brasileiros a respeito da imunização e também mostrou que 72% dos entrevistados pretendem tomar a vacina assim que possível. 

Leia Mais

Compartilhar

Merkel quer acelerar com Biden discussão sobre tributação de gigantes da internet

UOL - Tilt

Durante o encontro online do Fórum Econômico Mundial, a chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que espera intensificar com o governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, os trabalhos para a criação de um imposto mínimo sobre companhias que atuam na internet.

Leia Mais

Compartilhar

Google ameaça Austrália se o país não mudar código que o obriga a pagar por notícias

Poder360

O Google bloqueou no seu mecanismo de busca notícias dos sites e jornais da Austrália para 1% dos australianos. De acordo com nota do Google, foi um “experimento”. O governo australiano classificou a medida como uma “ameaça”, feita depois que o país instituiu um código que prevê que o Google deve pagar por notícias dos sites jornalísticos.

Leia Mais

Compartilhar

Agência regulatória do Reino Unido defende regulação de inteligência artificial na internet

Telesíntese 

A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido publicou uma pesquisa a respeito dos efeitos dos algoritmos na redução da competição e dano aos consumidores. A CMA defende que a inteligência artificial que filtra o conteúdo online deve ser objeto de regulação.

Leia Mais

Compartilhar

Funcionários do Google criam sindicato global por melhores condições de trabalho

Canaltech

Funcionários do Google e da Alphabet de 10 países anunciaram a criação da Alpha Global, um sindicato mundial voltado para proteger os interesses de trabalhadores da companhia. O anúncio surge semanas após a abertura da Alphabet Workers Union (AWU), sindicato norte-americano dos trabalhadores da Alphabet.

Leia Mais

Compartilhar

ABA se desliga do CENP

No final da última semana, a ABA anunciou seu desligamento do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP). No editorial do Meio&Mensagem, a revista faz uma reflexão inspirada no discurso do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, "de que discordância não deve levar à desunião". Confira a íntegra do editorial: https://bit.ly/3clcteo

Logo após o anúncio da ABA, o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten, se manifestou no Twitter apoiando a decisão da ABA de deixar o CENP. Leia a manifestação no Janela Publicitária: http://bit.ly/36lyF4y 

O CENP deve se pronunciar ainda hoje, sexta-feira, após a reunião das entidades mantenedoras realizada ontem. 


Compartilhar

Secom faz 'promoção pessoal' de Bolsonaro em redes, diz área técnica do TCU

UOL 

A área técnica do Tribunal de Contas da União identificou "promoção pessoal" do presidente Jair Bolsonaro em diversas postagens feitas pela Secom em sua conta oficial no Twitter. De acordo com os técnicos, a prática é proibida pelo artigo 37 da Constituição. O Governo diz que faz "publicidade institucional" e que definições sobre promoção pessoal não são claras. 

Leia Mais

Compartilhar

Eletrobras veiculou publicidade em sites com fake news e jogos ilegais, aponta CGU

Época 

Uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou que a “Campanha Institucional Resultados” da Eletrobras, veiculada em maio e junho de 2019, foi transmitida em 66 canais de conteúdo inadequado. 

Leia Mais

Compartilhar

ANPD: Publicada agenda regulatória para 2021-2022

Diário Oficial da União 

Foi publicada no Diário Oficial da União e entrou em vigor a agenda regulatória da Autoridade Nacional de Proteção de Dados - ANPD para o biênio 2021-2022 e que apresenta 10 projetos de regulamentação classificados por ordem de prioridade. 

Leia Mais

Compartilhar

Dois terços dos CMOs globais devem aumentar investimentos e expandir tecnologia em 2021 (em inglês)

The Drum

Levantamento do CMO Council realizado com líderes globais de marketing revelou que dois terços esperam aumentar os investimentos em 2021 e a maioria descartou a necessidade de reduções ou reestruturações por enquanto.

Leia Mais

Compartilhar

Maioria das empresas ainda não tem área de diversidade

Meio&Mensagem

Estudo realizado pela consultoria Mais Diversidade com 293 organizações nacionais e multinacionais mapeou o cenário de diversidade e inclusão nas empresas brasileiras. 

Leia Mais

Compartilhar

'Uma referência vital para o progresso': AA, Isba e IPA lançam censo crucial (em inglês)

The Drum 

O Inclusion Group, aliança entre a Advertising Association (AA), a Incorporated Society of British Advertisers (Isba) e o Institute of Practitioners in Advertising (IPA), vai realizar um censo abrangente da força de trabalho na publicidade do Reino Unido, com o intuito de "construir uma indústria melhor e mais inclusiva para todos". 

Leia Mais

Compartilhar

Confira a edição do CENP em Revista de janeiro

CENP

A edição de janeiro do CENP em Revista destaca a campanha da entidade “Agência de publicidade não é tudo igual”, que conta com apoio da ABAP Nacional, das ABAPs Estaduais, da Fenapro e dos Sinapros. Confira esse e outros assuntos da edição em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Vídeo explica a Certificação de Qualificação Técnica do CENP (vídeo)

CENP 

Novo vídeo lançado pelo CENP apresenta um passo-a-passo para a obtenção da Certificação de Qualificação Técnica. “Ampliar a visibilidade das agências certificadas, que hoje são em torno de 1200 em todo o país, é um dos nossos desafios permanentes”, diz Caio Barsotti, presidente do CENP. Para as agências, a Certificação de Qualificação Técnica é um selo, uma referência de reconhecimento imediato de seus compromissos com atividades éticas e compatíveis as melhores práticas comerciais em seus relacionamentos com clientes e veículos. Assista ao vídeo em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Por trás de um acordo secreto entre o Google e o Facebook (em inglês)

The New York Times 

O jornal The New York Times teve acesso a documentos obtidos durante o processo antitruste no Texas que revelam um acordo entre o Google e o Facebook para limitar a competição por publicidade. 

Leia Mais

Compartilhar

Governo da Índia pressiona WhatsApp a reverter política de privacidade

Terra

O Ministério de Eletrônicos e Tecnologia da Informação da Índia enviou carta ao CEO do WhatsApp, Will Cathcart, pedindo que a empresa reverta a nova política de privacidade. O governo da Índia afirma que as regras atualizadas levantam "sérias preocupações em relação às implicações para a escolha e autonomia dos cidadãos indianos". Após receber críticas, o WhatsApp decidiu adiar a nova política de privacidade para maio.

Leia Mais

Compartilhar

Google assina acordo de remuneração com mídia francesa

Isto É Dinheiro

O Google e a Alliance de la Presse d’Information Générale (Apig) assinaram um acordo quadro que abre caminho para a remuneração da imprensa diária francesa sob “direitos conexos”. 

Leia Mais

Compartilhar

As melhores agências em novos negócios fechados em 2020

Meio&Mensagem

Levantamento do Meio&Mensagem destaca as performances de dez agências que conquistaram novos negócios em 2020. 

Leia Mais

Compartilhar

Orçamentos de marketing no Reino Unido continuaram caindo drasticamente no final de 2020 (em inglês)

IPA

Diante da Covid-19 e do fim do período de transição do Brexit, executivos de marketing do Reino Unido viram outra queda acentuada nos orçamentos de publicidade durante o último trimestre de 2020, de acordo com o IPA Bellwether Report. Previsões para 2021/2022 sugerem recuperação do PIB e crescimento nos investimentos em publicidade. 

Leia Mais

Compartilhar

Euromonitor mapeia tendências globais de consumo para 2021

Meio&Mensagem

A Euromonitor International divulgou dez temas aos quais os empresários de todo o mundo devem estar atentos ao estabelecer suas estratégias de atuação para este ano.

Leia Mais

Compartilhar

6 tendências para a estratégia de mídia das marcas

Meio&Mensagem

Estudo Tendências e Previsões de Mídia para 2021, da Kantar, traz recortes de pesquisas da empresa, além de artigos e opiniões de especialistas da Kantar pelo mundo.

Leia Mais

Compartilhar