A propaganda vai mudar para sempre

Blog do Adonis

Em entrevista para o Blog do Adonis, Eduardo Simon, CEO da DPZ&T e vice-presidente da ABAP Nacional, avalia que por um tempo as pessoas terão medo de sair de casa, mesmo quando o isolamento social acabar. “Mas ao mesmo tempo terão saudades de voltar à vida normal. Isso quer dizer que vai mudar a forma como fazemos mídia e criação”. 

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F.Biz realiza Lives com executivos para divulgar estudo pós-Covid-19

F.Biz

A F.Biz vai realizar uma série de Lives com importantes executivos que debaterão as mudanças a partir do comportamento humano após o fim da pandemia do novo coronavírus. Antes dos debates, Amanda Gasperini, diretora do hub de Inteligência da agência, apresentará estudo inédito que traz uma análise das mudanças de comportamento humano e os efeitos do COVID-19 em diversos setores da economia. Acesse a página de inscrições em Leia Mais.

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Propeg investiga papel das marcas em meio à pandemia

Clube de Criação

O Propeg Report Trends & Inspirações/Covid-19 analisou mais de 150 marcas durante um mês em busca de responder a questão: Qual o papel e a melhor abordagem para as marcas durante e depois da pandemia? 

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Associação Brasileira de Anunciantes afirma que o momento é de diálogo com o consumidor (vídeo)

Jornal da Record

"As empresas que mantiverem um vínculo com seus consumidores, aliando valores, mais do que simplesmente comunicar ofertas, terão maiores chances de sair dessa crise fortalecidas e com conexões mais fortes com seus consumidores", diz Nelcina Tropardi, presidente da ABA, em depoimento para a série especial do Jornal da Record "Comunicação: a melhor vacina contra a crise". 

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The Future 100 – 2.0.20: Estudo da Wunderman revisa 20 tendências e agrega 5 após pandemia

Clube de Criação 

O relatório anual da  Wunderman Thompson Intelligence, “The Future 100”, divulgado em janeiro, foi atualizado e agora destaca 20 principais tendências que foram aceleradas por causa dos efeitos da pandemia e outras cinco observadas com as transformações que o mundo está vivendo.

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Impactos do confinamento social apontam para novas preocupações e prioridades do consumidor

Kantar Ibope Media 

Mais recente onda do estudo da Kantar mostra do que os brasileiros mais sentem falta neste período de isolamento, o que pretendem fazer assim que a pandemia acabar e também suas visões sobre publicidade. O estudo traz ainda um panorama do consumo de mídia neste período. 

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Fenapro aponta que recuperação virá em mais de 6 meses

Meio&Mensagem

Pesquisa VanPro – Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda, produzida pela Fenapro, revela que 68% das empresas entrevistadas perderam 30% de suas receitas imediatamente com a crise provocada pela pandemia do coronavírus. 

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Nos EUA e UK, a queda do mercado será inevitável, mas menor que o inicialmente esperado (áudio)

Conteúdos CENP

Enquetes e pesquisas nos EUA e no Reino Unido apontam melhora na expectativa de queda do mercado em relação a dois meses atrás. 

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Paul O’Donnell, da Ogivly, é eleito presidente da EACA (em inglês)

Campaign Middle East

Paul O’Donnell, Chief Executive da Ogilvy EMEA, foi escolhido como novo presidente da European Association of Communications Agencies (EACA). "Adotaremos a definição mais ampla possível de "mercado europeu", incluindo oportunidades na Europa Oriental, Turquia e o contínuo envolvimento próximo com o Reino Unido, independentemente dos termos finais da saída formal da Grã-Bretanha da UE". 

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Dominância do Google sobre publicidade digital prejudica anunciantes e veículos, diz novo estudo (em inglês)

AdAge

O relatório foi divulgado no mesmo momento em que o Departamento de Justiça dos EUA elabora uma ação antitruste contra o Google. O documento releva como o Google se utilizou de uma série de aquisições para construir uma posição de controle do ecossistema de tecnologia, monopolizando o mercado e levando anunciantes e veículos a perder investimentos no processo. 

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UOL Economia entrevista presidente da ABAP sobre impacto do Covid-19 no setor publicitário

UOL Economia

"A reinvenção do modelo das agências foi acelerada com a crise. E os clientes não podem ter medo de errar, senão serão esquecidos. Se tem uma coisa que dura, é a memória do consumidor - e, principalmente, a afetiva. Neste momento, a marca que conseguir criar uma conexão com as emoções do consumidor, vai estar muito mais próxima dele lá na frente”, diz Mario D'Andrea, presidente da ABAP Nacional e CEO da dentsumcgarrybowen, em entrevista para o podcast Mídia e Marketing, do UOL Economia.

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“Publicidade não é despesa, é receita”, diz VP da Record

Meio&Mensagem

Em entrevista para o Meio&Mensagem, Walter Zagari, vice-presidente comercial da Record, fala da importância de manter a proximidade com agências e anunciantes e fazer o mercado compreender os efeitos de manter os investimentos em publicidade ativos.

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Sinapro-SP reforça importância das agências em campanha na TV

Propmark 

Campanha do Sinapro-SP e da agência House Criativa veiculada pela TV TEM, afiliada à Rede Globo, reforça a importância das agências de propaganda no mercado regional do estado de São Paulo. 

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Marcas que começam a anunciar na televisão dobram sua notoriedade (em espanhol)

Marketing News 

Estudo da Ymedia realizado na Espanha também indica que as marcas que desapareceram da televisão durante o período de confinamento viram sua notoriedade cair em um terço.

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Grandes multinacionais reduzem ainda mais investimentos em publicidade, de acordo com WFA Covid-19 Response Tracker (em inglês)

WFA

Pesquisa da WFA - World Federation of Advertisers constatou que 89% dos anunciantes entrevistados adiaram campanhas e esses adiamentos provavelmente durarão muito mais do que o planejado anteriormente. Crise também deve mudar as operações de marketing das organizações, tanto internamente quanto em relação à parceria com agências.

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As marcas não precisam ficar confinadas

Propmark

"As marcas que agem de alguma forma e se posicionam à frente de seus concorrentes, possivelmente gerarão mais conexões com os seus públicos, pois, de uma maneira geral, o aumento do consumo das mídias e a diminuição dos investimentos do mercado podem potencializar os resultados de quem está à vista ou fala mais alto", afirma Fernando Quinteiro, sócio-presidente de planejamento e atendimento da F&Q Brasil, em artigo para o Propmark. 

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Coronavírus: comportamento do consumidor pode mudar para sempre

Exame

Em entrevista exclusiva à Exame, Kristina Rogers, líder global de consumo da EY, comenta comportamentos de consumo que já mudaram e a visão do consumidor em relação às empresas que continuam anunciando.

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Tecnologia e humanidade: lições da Ásia sobre a Covid-19

Meio&Mensagem

David Tang, da DDB Ásia, e Matthew Cheng, da DDB China, participaram de webinar do Grupo ABC e analisaram os impactos da crise no mercado de comunicação e no comportamento dos consumidores na Ásia. 

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Para 48%, marcas devem se preocupar com funcionários

Meio&Mensagem

Pesquisa do McCann Worldgroup, realizada em 15 países, também aponta que, nos países da América Latina, segunda iniciativa mais importante para as pessoas são as promoções e redução dos preços. 

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Podcast Women to Watch #03 – Liderança Feminina (áudio)

Meio&Mensagem

As diretoras da ABAP Nacional Marcia Esteves, CEO da Lew'Lara\TBWA, e Miriam Shirley, CEO da SapientAG2, participaram do podcast Women to Watch, do Meio&Mensagem, e conversaram sobre os desafios de ser uma líder e o papel da liderança, especialmente nesse momento de pandemia. 

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Como gerenciar sua agência durante a pandemia

Propmark 

"A recomendação é monitore, analise, replaneje, comunique-se e avalie tudo novamente, pois a pandemia mudou tudo", afirma Dudu Godoy, presidente do Sinapro-SP e VP da Fenapro, em artigo publicado no Propmark. 

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Agências tentam desenvolver políticas de retorno caso-a-caso (em inglês)

MediaPost 

Nos EUA, líderes de agências trabalham no planejamento do retorno seguro de suas equipes aos escritórios. Não existe fórmula pronta e há inúmeras variáveis, desde condições de mercado e regulamentações locais até se a agência tem escritório próprio ou alugado.

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Publicis Groupe revela estratégia de reabertura de escritório em fases (em inglês)

MediaPost

Retorno dependerá de situações locais que serão gerenciadas pelos líderes correspondentes de cada país e alguns escritórios podem ficar disponíveis apenas para "circunstâncias excepcionais", como suporte técnico e reuniões-chave. 

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DAN formaliza a operação dentsumcgarrybowen

Dentsu Aegis Network

Nova agência global dentsumcgarrybowen é parte da recém-formada Creative Line of Business do grupo DAN. No Brasil, Mario D'Andrea será o CEO da nova operação, que conta com 150 profissionais atendendo 18 contas. "Nossa nova marca coloca nosso negócio em outro patamar, ainda mais elevado", ressalta o CEO da dentsumcgarrybowen e presidente da ABAP Nacional. 

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Entidades apresentam plano para retomada de eventos

Propmark

Iniciativa “Go Live – Juntos pelo Brasil” reúne 11 entidades com intuito de facilitar a retomada segura dos eventos e atividades “live” e conforme as medidas determinadas pelas autoridades do Governo.

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“O live marketing constrói momentos mágicos”, diz Oliva

Propmark

Ao Propmark, o empresário José Victor Oliva ressalta que a crise financeira apenas consolidou um problema de estrutura muito mais antigo no marketing ao vivo e fala sobre a necessidade de mudanças na relação com clientes, concorrências mais leais e legislação eficiente.

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As big techs esmagaram o setor de notícias. Isto está prestes a mudar (em inglês)

The New York Times 

Autoridades regulatórias na Austrália e na França se movimentam para forçar as plataformas de tecnologia a negociarem pagamentos a empresas de notícias e players em diversas áreas preveem que decisões abrirão precedentes globais. 

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Mario D'Andrea participa de webinar Face to Face do FIAP

FIAP

Mario D'Andrea, presidente da ABAP Nacional e CEO da dentsumcgarrybowen, presidirá o Júri de Anúncios do FIAP 2021 e participa, no dia 19/05, do webinar Face to Face, que abordará o tema "Medo: O maior inimigo". A página de inscrições para o evento virtual pode acessada em Leia Mais. 

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New York Festivals 2020: Os vencedores brasileiros

Clube de Criação

Confira os vencedores brasileiros do New York Festivals Advertising Awards anunciados esta semana. 

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Propaganda será aliada na reabertura dos negócios

Propmark

“Comunicar essa reabertura será fundamental. As marcas deverão ser muito equilibradas em sua comunicação, evitar clima de festa porque não se pode comemorar nada ainda. A serenidade e a transparência na comunicação trarão segurança ao consumidor e à sociedade. As marcas devem ajudar nesse propósito, e as agências são as maiores especialistas nesse assunto”, explica Mario D'Andrea, presidente da ABAP Nacional.

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Executivos do mercado publicitário falam sobre a importância da comunicação em tempos de pandemia (vídeo)

Jornal da Record

“A conexão entre marca e consumidor é o maior patrimônio de qualquer empresa. A publicidade é uma grande alavanca para criar essa conexão e fazer a economia brasileira voltar a crescer”, afirmou Mario D’Andrea, presidente da ABAP Nacional, em depoimento para o primeiro episódio da série especial do Jornal da Record sobre porque a comunicação é uma arma importante para fazer a economia girar.

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ONU diz que jornalismo é essencial para neutralizar desinformação

Agência Brasil

No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que o jornalismo é essencial para ajudar a neutralizar os danos causados pela "pandemia da desinformação", que abrange "desde conselhos prejudiciais à saúde até ferozes teorias de conspiração". https://bit.ly/3doGE1v

Leia também:
UNESCO, ABERT, ABRAJI, ANJ, ANER, JEDUCA e Instituto Palavra Aberta lançam Manifesto em prol da liberdade de imprensa e do fortalecimento do jornalismo forte e independente
Leia a íntegra do manifesto: https://bit.ly/3cbXl00 


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O que os consumidores pedem e o que pedirão às marcas (em espanhol)

Marketing News

Um estudo da Havas Media Group indica que os consumidores esperam que as marcas ajudem com soluções, não apenas de imediato, mas também nos próximos meses, contribuindo para a volta à normalidade por meio de ações diretas e da comunicação de mensagens e de produtos.

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Os brasileiros e o consumo no pós-isolamento

FSB Comunicação

Relatório da FSB Pesquisa para a CNI traz dados inéditos sobre a percepção do consumidor e como a população acredita que irá se comportar no cenário pós-Covid. Confira a pesquisa completa em Leia Mais.

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Varejistas criam aplicativo para oferta de empregos com mais de 4 mil vagas

Pequenas Empresas & Grandes Negócios

"Vagas no Varejo" é um aplicativo disponível em todas as plataformas móveis para ajudar os profissionais se recolocarem no mercado de trabalho. O projeto conta com o apoio da ABAP e de mais 28 entidades de diversos segmentos.

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Líderes de associações debatem inovação, colaboração e achatamento 'da curva' (em inglês)

MediaPost

Em webinar, Marla Kaplowitz, presidente e CEO da 4A's - American Association of Advertising Agencies, e Bob Liodice, CEO da ANA - Association of National Advertisers, dos EUA, concluíram que o futuro da publicidade dependerá da palavra "nós", o que inclui maior "colaboração" entre todas as partes interessadas do setor para ajudar a resolver os problemas enfrentados pelos profissionais de marketing.

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Recuperação deve começar no terceiro trimestre e orçamentos permanecerão flexíveis (em inglês)

MediaPost

Levantamento da Advertiser Perceptions com executivos dos EUA aponta sinal encorajador de recuperação rápida, dada a magnitude da pandemia na economia do país.

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Mastercard e Unilever irão manter seus investimentos (áudio)

Conteúdos CENP

Em entrevista para a Marketing Dive, o CMO da Mastercard, Raja Rajamannar, afirmou que a marca irá manter seus investimentos em marketing durante a pandemia: "A marca precisa estar visível pois não podemos desaparecer. Mas não é hora de vender, é hora de servir. Este é um momento para ajudar e não ser oportunista".

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Publicis Groupe lança solução para médias empresas

Meio&Mensagem

O Publicis Groupe divulgou o lançamento do Pacto, solução para fornecer resultados garantidos a empresas de médio porte nos Estados Unidos e que pretende minimizar investimentos com retorno de publicidade durante a crise do novo coronavírus e estabelecer bases para que essas empresas se recuperem.

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Circulação digital dos jornais cresce no trimestre

Meio&Mensagem

Parte do crescimento da circulação digital dos maiores jornais do Brasil pode ser explicada pela pandemia do novo coronavírus, que impulsionou a demanda por notícias e informações.

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Metade dos investimentos em publicidade online nunca chega a veículos, aponta novo estudo (em inglês)

Warc

Estudo de dois anos publicado pela Incorporated Society of British Advertisers (ISBA) e conduzido pela PwC foi o primeiro a olhar para a cadeia de fornecedores da publicidade online em detalhes e revelou a extensão alarmante do labirinto que ela envolve.

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Pesquisa aponta publishers como os mais vulneráveis na proteção de dados

Propmark

Estudo do Global Data Bank (GDB) avaliou o potencial de risco de vazamento de dados de oito indústrias no Brasil e mostrou que os publishers são os mais vulneráveis. “O principal prejuízo não é somente do ponto de vista legal, mas especialmente da perda de confiança e credibilidade do anunciante", alerta Marcelo Pincherle, diretor do Global Data Bank.

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40 anos do Conar relembra campanhas célebres

Propmark

O Conar completou 40 anos de sua fundação esta semana. Subscreveram o Estatuto Social do Conar a ABAP, a ABA, a ANJ, a ABERT, a ANER e a Central de Outdoor. Para celebrar a data, o Propmark reproduziu algumas campanhas que explicam a atuação do Conar.

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Instituto Palavra Aberta lança websérie “Conhecer para Defender”

Instituto Palavra Aberta

Websérie “Conhecer para Defender” mostra como são produzidas as reportagens jornalísticas com intuito de esclarecer o papel da imprensa profissional junto à sociedade. O projeto tem apoio do Facebook. Assista aos episódios em Leia Mais.

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ABAP lança campanha “Mostre Que Por Trás De Uma Máscara Tem Alguém Legal”

A ABAP e a Fenapro criaram uma campanha para incentivar o uso de máscaras sociais pela população. A orientação é para que as pessoas continuem em casa, mas que utilizem o acessório caso precisem sair de suas residências. Máscaras sociais não têm finalidade médico-cirúrgica, mas estudos apontam como uma medida eficiente de proteção adicional ao distanciamento social, além, é claro, da higiene das mãos e dos cuidados ao espirrar.

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Campanha "Lei do Minuto Seguinte" recebe menção honrosa no World Changing Ideas Awards 2020 (em inglês)

A campanha da “Lei do Minuto Seguinte” recebeu menção honrosa no World Changing Ideas Awards 2020 da Fast Company, na categoria Justiça Social. O prêmio homenageia empresas e organizações que promovem a mudança no mundo. A campanha do Ministério Público Federal, coordenada pela ABAP e criada pela Y&R, tem como objetivo divulgar a Lei 12.845/13, que dispõe sobre o atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual. Conheça todos os finalistas e homenageados na categoria Justiça Social em Leia Mais. 

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ABAP-BA doa luvas e máscaras ao Instituto Couto Maia

Correio 

O Instituto Couto Maia, referência no tratamento do Covid-19 no estado da Bahia, recebeu uma doação de 1.000 máscaras de 500 pares de luvas para auxiliar na proteção dos profissionais de saúde. A iniciativa é a ABAP Bahia. 

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Publicitários se unem em projeto inspirado em briefing da ONU

Propmark 

Artistas, profissionais freelancer e publicitários da Wieden+Kennedy, Africa, Live, VML e DaHouse lançam clipe que mostra paisagens vazias de São Paulo e pessoas nas janelas. O trabalho é inspirado em briefing da ONU que incentiva criações artísticas que reforcem mensagens de distanciamento social.

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UNOPS e World Creativity Day: Inscrições abertas para projetos de combate à pandemia

Clube de Criação 

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e o World Creativity Day lançaram uma plataforma para mapear soluções que apoiem o combate à pandemia de coronavírus no Brasil. As inscrições podem ser feitas até 21 de junho. 

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Consumidores esperam que marcas usem a publicidade para mostrar como estão enfrentando a pandemia (vídeo)

Jornal da Record

Reportagem do Jornal da Record divulga dados do Barômetro Covid-19, da Kantar, e mostra a importância da presença das marcas junto aos consumidores neste momento de pandemia. "A comunicação é primordial num momento de crise", diz Marcos Quintela, presidente da VMLY&R e vice-presidente da ABAP. 

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Comunicação, o ativo mais importante durante o coronavírus

Meio&Mensagem 

Em artigo para o Meio&Mensagem, Dudu Godoy, Presidente do Sinapro-SP e vice-presidente da Fenapro, aborda a mudança de comportamento do consumidor de informação diante da pandemia. 

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Bons exemplos da P&G, Pizza Hut, JP Morgan e Nationwide (áudio)

Conteúdos CENP

Falando aos investidores, Jon Moeller, chefe financeiro da P&G, disse que o aumento do consumo das mídias e a redução da publicidade "dobra" a possibilidade das marcas que permanecem no ar de obterem melhores resultados. 

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CENP-Meios revela investimentos em mídia de 2019

Propmark 

Balanço dos investimentos em compra de mídia do CENP-Meios mostra que a publicidade brasileira recebeu R$ 17,5 bilhões no ano passado. O painel do CENP-Meios já conta com dados de investimento em mídia de 226 agências do país. Confira a matéria do Propmark em Leia Mais.

Acesse também o painel completo do CENP-Meios em: https://www.cenp.com.br/cenp-meios?id=14

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Apro calcula R$ 25 mi em atrasos e reclama de recebíveis de 2019

Propmark 

A Apro mapeou o mercado audiovisual e descobriu que 95% das produtoras estão com pagamentos em atraso ou com pedidos de prorrogação de prazo. A entidade emitiu um comunicado em que pede a manutenção das melhores práticas, em especial em relação às condições de pagamentos.

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Anunciantes estão fazendo agências esperarem mais por pagamentos (em inglês)

Digiday

Tentativas de reter capital para manter fluxo de caixa devido às incertezas geradas pela pandemia torna a situação das extensões dos prazos de pagamento ainda pior para as agências de publicidade. 

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AMPRO encabeça movimento #JobEntregueJobPago

A AMPRO está se mobilizando para abrir um caminho de comunicação entre clientes e agências de live marketing para debater a questão da remuneração. 

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Corte salarial tem respaldo legal e é opção à queda de receitas com crise

Propmark 

Executivos de agências avaliam alternativas para cortes de custos, entre elas a MP 936, que traz regras para redução de jornada e de salários, e consideram a manutenção das equipes vital para a atividade publicitária. 

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"Todos os aspectos do nosso negócio vão mudar" - John Wren, CEO da Omnicom (em inglês)

MediaPost 

Comitês formados para planejar o retorno após a quarentena também vão focar em novos modelos baseados nas performances do trabalho remoto. Segundo John Wren, CEO da Omnicom, é possível que parte dos processos de produção e pós-produção, da maneira como eram antes da pandemia, sofra um 'colapso' no futuro para acelerar a entrega do trabalho aos clientes.

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Investimento publicitário espanhol cai mais de 30% durante a quarentena (em espanhol)

El Publicista 

Segundo dados do InfoAdex, no mês de março, os investimentos publicitários na Espanha caíram 27,8% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O estudo i2p eleva esse percentual acima de 30%. 

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Alphabet registra 'súbita e significativa' queda na receita de publicidade do Google em razão do Covid-19 (em inglês)

The Drum

Os negócios da Alphabet tiveram crescimento de 13% no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, mas uma desaceleração na receita de publicidade em março foi 'súbita e significativa', afirmou Sundar Pichai, chief executive da Alphabet e do Google. 

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