El Sol 2019: Os vencedores brasileiros

Clube de Criação 

Confira os trabalhos brasileiros vencedores do Festival El Sol 2019. 

Leia Mais

Compartilhar

Prêmio WEPs Brasil 2019, da ONU Mulheres, tem inscrições abertas até 15/06

Prêmio WEPs Brasil 

O Prêmio WEPs BRASIL 2019 – EMPRESAS EMPODERANDO MULHERES está com inscrições abertas até 15/06. O prêmio tem como propósito incentivar e reconhecer os esforços das empresas que promovem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil. A iniciativa é reconhecida pela ONU, por meio do Pacto Global da ONU e pela ONU Mulheres, com suas representações brasileiras, a Rede Brasileira do Pacto Global da ONU e a ONU Mulheres no Brasil. A realização é do Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios – uma parceria entre ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a União Europeia (EU).

Leia Mais

Compartilhar

Prêmio Recall abre inscrições

Revista Recall

Estão abertas as inscrições para o 19º Prêmio Recall de Criação Publicitária. Podem se inscrever agências de publicidade com sede no interior de São Paulo com trabalhos veiculados ou publicados entre 1º de setembro de 2018 e 31 de agosto de 2019. 

Leia Mais

Compartilhar

A César o que é de César na reforma da Previdência

Por Mario D'Andrea, Presidente da ABAP Nacional e da Dentsu Creative Group

Governo Bolsonaro acerta ao pulverizar publicidade

Continuar Lendo

Compartilhar

"Diretrizes de Compliance" são apresentadas em Goiás

As "Diretrizes de Compliance" da ABAP foram apresentadas ao mercado goiano em evento realizado na manhã desta quinta-feira, 6 de junho, no Auditório do Sesc-GO. O evento recebeu representantes da Controladoria Geral do Estado, de agências de publicidade, da indústria do setor de comunicação e anunciantes. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Campanha da Lei do Minuto Seguinte está no shortlist de Glass no Cannes Lions

Clube de Criação

O Cannes Lions divulgou esta semana os primeiros finalistas do festival. A premiação revelou o shortlist para Glass, Innovation e Titanium. A campanha da Lei do Minuto Seguinte, criada pela Y&R para o Ministério Público Federal sob coordenação da ABAP, é uma das finalistas da categoria Glass. O Brasil também emplacou campanhas criadas pela Lew'Lara\TBWA, Madre Mia e GTB. 

Leia Mais

Compartilhar

Ciclope Latino 2019: Os vencedores brasileiros

Clube de Criação

O Ciclope Latino revelou esta semana os vencedores da edição 2019 do festival. A diretora de cena da CINE, Lu Villaça, conquistou dois ouros pelo filme "Lei do Minuto Seguinte", criação da Y&R para o Ministério Público Federal sob coordenação da ABAP. Confira a relação com todos os vencedores brasileiros.  

Leia Mais

Compartilhar

Caráter informativo da publicidade comparativa impacta consumidores

Propmark 

Aceita pelo Conar, estratégia permanece restrita a categorias específicas pelo potencial em gerar disputas jurídicas. 

Leia Mais

Compartilhar

Agências devem reparar danos causados por separação entre criação e mídia (em inglês)

Warc 

As agências precisam construir relações mais estreitas entre disciplinas como criação e mídia, já que a separação entre essas atividades geralmente leva a uma comoditização prejudicial de seu trabalho, afirmou Jodi Robinson, presidente para a América do Norte da Digitas, durante a conferência 2019 Decisions 20/20, da 4A's.

Leia Mais

Compartilhar

Como os consumidores veem a criatividade da publicidade (em inglês)

Warc 

Estudo da Stockholm School of Economics, publicado no Journal of Advertising Research (JAR), mostra que os consumidores e os profissionais da indústria avaliam a criatividade na publicidade de diferentes maneiras, o que possivelmente impacta o poder das mensagens. 

Leia Mais

Compartilhar

"Vamos precisar trabalhar muito"

Marcela Neves de Andrade, Presidente da ABAP Pernambuco e diretora de operações da Martalima Comunicação

Por Claudia Penteado 

Marcela Neves de Andrade, diretora de operações da Martalima Comunicação, sediada em Recife, está entre as novas lideranças da ABAP este ano, ao assumir a presidência da ABAP Pernambuco. A agência é associada à entidade desde 2002, e em 2015, Marcela aceitou o convite de Alfrízio Melo para entrar na diretoria (como diretora administrativa financeira), e seguiu como diretora de relações interassociativas na gestão de Giovanni di Carli. Agora, na presidência, ela decidiu formar uma diretoria totalmente feminina, acreditando ser um momento propício. Neste bate-papo bastante otimista, Marcela fala sobre mudança, oportunidades, planos e desafios. "Não acredito em milagres. Vamos precisar trabalhar muito esse ano", ela diz, sobre 2019.

Continuar Lendo

Compartilhar

Natura é a marca mais lembrada em estudo sobre empoderamento

Propmark 

A pesquisa "A importância de falar sobre empoderamento feminino", realizada pela MindMiners, procurou conhecer o que as pessoas sabem sobre o significado do termo e detalhar as principais questões vividas pelas mulheres nos dias de hoje. 

Leia Mais

Compartilhar

Na berlinda: EUA investigarão práticas comerciais do Facebook e do Google

UOL 

O Comitê Judicial da Câmara de Representantes dos EUA anunciou esta semana a abertura de uma investigação sobre "a concorrência no mercado digital", afirmando que "um pequeno número de plataformas dominantes e não regulamentadas têm um poder extraordinário sobre o comércio, a comunicação e a informação online". 

Leia Mais

Compartilhar

ABA apresenta manual de adequação à LGPD

meio&mensagem

A ABA lançou, durante o ENA 2019 - Encontro Nacional de Anunciantes, o Manual ABA para adequação à LGPD – Orientações e boas práticas de governança de dados para Publicitários. O documento foi desenvolvido pelos comitês Jurídico, de Consumer Experience e Mídia da entidade em parceria com o escritório Pinheiro Neto Advogados e tem apoio do Conar. http://bit.ly/2K5NGOe 

Leia mais sobre o ENA 2019: 

Propmark
ENA 2019: engajamento, retenção de consumidores e experiências em evolução http://bit.ly/2QRo1JK 


Compartilhar

Palavra Aberta lança programa de educação midiática com apoio do Google.org

Instituto Palavra Aberta 

O projeto EducaMídia – Programa de Educação Midiática lançado nesta quinta-feira, 6 de junho, pelo Instituto Palavra Aberta, receberá investimento do Google.org, braço de filantropia do Google, ao longo dos próximos dois anos.

Leia Mais

Compartilhar

Reino Unido: Investimentos em publicidade podem chegar a £21,8 bi em 2019 (em inglês)

The Drum

Relatório do GroupM estima que os investimentos em publicidade no Reino Unido crescerão 6,1% este ano, apesar das incertezas econômicas no Reino Unido. Globalmente, a expectativa de crescimento é de 3,6% em 2019. 

Leia Mais

Compartilhar

Consumo deve crescer e elevar PIB em 2019, diz pesquisa

NoVarejo

Pesquisa IPC Maps prevê alta de 2,7% no consumo das famílias brasileiras em 2019 em relação ao ano passado, com potencial para movimentar cerca de R$ 4,7 trilhões, sendo responsável por 64,8% da somatória de bens e serviços. A pesquisa também traça um perfil da base consumidora e dos setores econômicos. 

Leia Mais

Compartilhar

A MP da Liberdade Econômica

Instituto Palavra Aberta

A Cátedra Insper Palavra Aberta realiza, no próximo dia 10 de junho, o debate a "MP da Liberdade Econômica, viabilidade econômica e seus impactos no mercado". O evento contará com a presença de Paulo Uebel (Ministério da Economia), Luiz Lara (Publicitário) e Luciana Yeung (Insper). O mediador será Fernando Schüler (Insper). 

Leia Mais

Compartilhar

A pesquisa prioritária para as agências: Medição multiplataforma sem duplicidade (em inglês)

MediaPost 

Estudo da 4A's realizado entre suas associadas apontou que resolver o problema da duplicidade da medição de audiência em um ambiente multiplataforma é a prioridade para as agências. 

Leia Mais

Compartilhar

Next Creative Leaders 2019: Inscrições gratuitas até 9 de agosto

Clube de Criação 

The One Club for Creativity e The 3% Movement recebem inscrições para a premiação Next Creative Leaders 2019, desenvolvida de forma colaborativa pelas organizações com a missão de identificar, celebrar e oferecer uma plataforma global para mulheres criativas. 

Leia Mais

Compartilhar

El Sol 2019: Os finalistas brasileiros

Clube de Criação 

Confira os finalistas brasileiros da 34ª edição do Festival El Sol, que acontece esta sexta-feira, 7 de junho, em Madri, na Espanha. 

Leia Mais

Compartilhar

Sem respeito, a admiração se vai

Especial Agências & Anunciantes - meio&mensagem 

Por Mario D'Andrea, Presidente da ABAP Nacional e da Dentsu Creative Group

Profissionais de marketing e de publicidade nasceram para fazer crescer. Crescer vendas, crescer margens, crescer empregos. É pensando nisso que acordamos todas as manhãs. E é isso que nos une. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Secretário de Comunicação da Presidência defende mídia técnica para campanhas do governo

Blog do Fernando Vasconcelos 

O Secretário de Comunicação Social da Presidência da República, Fabio Wajngarten, esteve na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado para esclarecer os critérios adotados na distribuição de verbas publicitárias das campanhas do Governo Federal. 

Leia Mais

Compartilhar

Aprovação da ANPD no Senado entusiasma Setor de Comunicação que se movimenta para os próximos passos

Coalizão das entidades do Setor agora vai lutar para ter um representante no Conselho Nacional de Proteção de Dados após a aprovação da Autoridade Nacional

Continuar Lendo

Compartilhar

GDPR representa o começo, não o final, da jornada da privacidade de dados (em inglês)

WFA

A General Data Protection Regulation (GDPR) da União Europeia completou um ano em vigor - em 25 de maio - um bom momento para fazer uma reflexão sobre os seus impactos. 

Leia Mais

Compartilhar

Facebook mantém reguladores de dados irlandeses ocupados, com 11 investigações em andamento (em inglês)

The Drum 

O Facebook é objeto de 11 dos 19 casos investigados pela autoridade de regulação de proteção de dados da Irlanda, como consequência direta do GDPR. 

Leia Mais

Compartilhar

"Proposta sem propósito não tem valor"

Frederico Parma, Sócio da ZF Comunicação e Presidente da ABAP Goiás 

Por Claudia Penteado 

Frederico Parma, sócio da ZF, ajudou a fundar o capítulo da ABAP em Mato Grosso e, este ano, assumiu a presidência da ABAP Goiás. Neste bate-papo, ele fala sobre como vem buscando ampliar a valorização do trabalho das agências na região, valendo-se de um mercado local com varejo forte, e movimentado pelo agronegócio e pólos industriais. Sua missão inclui contribuir para mostrar ao anunciante a diferença entre gastar e investir. No próximo dia 6, ele leva ao mercado o tema Compliance, apresentando o guia criado pela ABAP Nacional, e que já está se espalhando pelo Brasil.  "O tema é enorme e urgente", diz o executivo. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Assédio moral corporativo

meio&mensagem

Por Maurício Magalhães, Presidente da Agência Tudo

No contexto “Planilha e Prazo”, grandes empresas tornam frágeis as cadeias produtivas, não estimulam a concorrência e contemplam a destruição sem estratégia de futuro

Leia Mais

Compartilhar

IAB lança diretrizes para verificação de entrega de publicidade

IAB

O IAB Brasil publicou o e-book "AD Verification – Diretrizes para verificação de entrega de publicidade" com o objetivo de responder às principais dúvidas sobre o assunto. Baixe o e-book em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

OMD, da Omnicom, lidera ranking de faturamento de 2018 (em inglês)

MediaPost

De acordo com relatório da COMvergence, a OMD, da Omnicom, foi a líder em faturamento entre as agências de mídia globais. A Mindshare, do GroupM, ficou na segunda posição, e a Carat, da Dentsu Aegis Network, ficou na terceira colocação.  

Leia Mais

Compartilhar

A gôndola mental

meio&mensagem 

Por Jaime Troiano, Presidente da TroianoBranding

Obesos de informação e anoréxicos de insights, corremos o risco de abrir mão da nossa capacidade intuitiva de organizar a enxurrada de indicadores factuais

Leia Mais

Compartilhar

Publicidade em TV funciona melhor para pequenas empresas, afirma estudo (em inglês)

Warc

O estudo “Supercharge: TV for small businesses”, encomendado pela Thinkbox e realizado pela Data2Decisions, aponta que a TV é o meio de publicidade mais eficaz para pequenas empresas que buscam um rápido acréscimo em volume de vendas. 

Leia Mais

Compartilhar

Veja como é a estrutura das holdings de publicidade no País

meio&mensagem

O Mapa das Agências, encarte do Especial Agências & Anunciantes, publicado anualmente por Meio & Mensagem, está, pela primeira vez, disponível para download. Acesse o formulário em Leia mais.  

Leia Mais

Compartilhar

Conheça as 50 marcas mais valiosas do Brasil

Consumidor Moderno 

O ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil, realizado pela Kantar, traz as ideias e iniciativas de empresas que mais geraram lucro, investimento e fidelidade do cliente no país em 2019. Bradesco ocupa a primeira posição, seguida de Itaú e Skol. 

Leia Mais

Compartilhar

Prêmio Colunistas Rio 2018 entrega troféus aos vencedores

Propmark 

A Artplan levou o prêmio de Agência do Ano, e sua diretora de criação, Alessandra Sadock, foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio de Profissional do Ano no Colunistas Rio. O título Publicitário do Ano foi para Marcio Borges, VP executivo e diretor-geral da WMcCann do Rio de Janeiro e diretor da ABAP-RJ. 

Leia Mais

Compartilhar

Com Africa em destaque, Brasil bate recorde no D&AD

meio&mensagem 

O Brasil conquistou 32 lápis na premiação Londrina e foi o quinto país mais premiado, ficando atrás dos EUA, Reino Unido, Alemanha e França.

Leia Mais

Compartilhar

New York Festivals concede 26 troféus ao Brasil

meio&mensagem 

O Brasil conquistou 26 troféus no New York Festivals: 7 Ouros, 10 Pratas e 9 Bronzes. Confira todos os troféus brasileiros do New York Festivals deste ano. 

Leia Mais

Compartilhar

Africa é a Agência do Ano no Wave 2019

meio&mensagem

A Africa conquistou o Blue Wave, reconhecimento de trabalhos que apontem novos rumos para a indústria, e o Grand Prix de Print & Publishing e o de Media. Com os prêmios, a agência ficou com o título de Agência do Ano pela primeira vez ao ficar à frente da AlmapBBDO, que levou o título nos últimos 11 anos. 

Leia Mais

Compartilhar

Investimentos em publicidade podem gerar créditos de PIS e Cofins (vídeo)

MTTV 1ª Edição 

Reportagem explica como o crédito gerado de PIS e Cofins nos investimentos em publicidade por parte dos varejistas retorna como benefício ao aquecimento da economia e à geração de empregos. 

Leia Mais

Compartilhar

Compliance será obrigatório, a partir de 1º de junho, para empresas que desejam firmar contratos com o GDF

Capital Econômico 

A partir de 1º de junho, o Governo do Distrito Federal (GDF) passará a exigir Programa de Integridade de todas as empresas e instituições contratadas ou que venham a participar de editais licitatórios e contratos públicos com o governo do DF. A Lei que determina a exigência foi sancionada em fevereiro de 2018 e a obrigatoriedade do Compliance se dará a partir do próximo mês. 

Leia Mais

Compartilhar

Chefe do Secom convoca setor da comunicação a se engajar na campanha da Reforma da Previdência

Em discurso de lançamento da campanha da Reforma da Previdência, no Palácio do Planalto, na última segunda-feira, 20 de maio, Fabio Wajngarten, chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, fez uma chamada pública convocando todo o setor de comunicação do país a se engajar na causa. A campanha foi criada pela Artplan, agência associada à ABAP desde 1977.
A ABAP é apoiadora da Reforma da Previdência e o presidente Mario D'Andrea esteve presente no evento. Confira a íntegra do discurso: http://bit.ly/2JCHvAQ 

Leia também: Governo lança campanha para esclarecer população sobre Nova Previdência Propmark http://bit.ly/2Hx8Lia 

 

Continuar Lendo

Compartilhar

"Precisamos mudar padrões"

Marcia Esteves, CEO e Presidente da Grey Brasil e Diretora da ABAP Nacional 

Por Claudia Penteado 

Marcia Esteves, CEO e Presidente da Grey Brasil, integra a diretoria da ABAP Nacional, eleita recentemente para o este novo biênio, e diz que entrou no projeto para somar, sempre movida pela possibilidade de transformar a sociedade através da comunicação. Neste papo ela fala da entidade, da Grey, de otimismo e daquilo que a encanta na propaganda.

Continuar Lendo

Compartilhar

Kantar Ibope Media: Ranking das agências de janeiro a abril de 2019

Clube de Criação 

Y&R, Ogilvy, WMcCann e Publicis continuam a ocupar as primeiras colocações no ranking de agências da Kantar Ibope Media de janeiro a abril deste ano. 

Leia Mais

Compartilhar

O valor da mensagem única

Kantar Ibope Media

Em entrevista ao site da Kantar IBOPE Media, Ana Monteiro, Diretora Comercial de Agências e Anunciantes da companhia, fala do estudo Dimension e sobre como o modelo de agências full service do mercado brasileiro sai na frente no atual cenário de multicanalidade. 

Leia Mais

Compartilhar

Conar adverte Empiricus e pede suspensão de propagandas

G1

O Conar julgou o caso "Meu nome é Bettina", da Empiricus, e decidiu pela sustação agravada por advertência ao anunciante, por unanimidade. Além desta peça, foi pedida a suspensão de mais cinco filmes publicitários da empresa. O processo no Conar foi aberto após denúncias de consumidores. https://glo.bo/30IxOGi 

A campanha foi criada internamente, sem contratação de agência de publicidade, segundo reportagem do Propmark. Entenda mais sobre o caso nesta reportagem da época das denúncias de consumidores feitas ao Conar: http://bit.ly/2YMF2aP


Compartilhar

Reino Unido: Reclamações de publicidade online superam casos de TV em 3 para 1, diz autoridade de autorregulamentação publicitária britânica (em inglês)

The Drum 

Segundo balanço dos casos julgados pela Advertising Standards Authority (ASA), autoridade de autorregulamentação publicitária britânica, em 2018, as reclamações referentes a anúncios online, incluindo mídias sociais e em aplicativos, superaram os casos referentes à publicidade televisiva em quase 3 para 1. 

Leia Mais

Compartilhar

Mídias sociais têm poder demais e usuários pedem mais regulação (em inglês)

Warc 

As empresas de tecnologia e mídias sociais têm muito poder e precisam de uma regulamentação mais forte, de acordo com dados da mais recente pesquisa YouGov-Cambridge Globalism Project, realizada em 22 países. O Brasil aparece entre os que mais concordam com essas afirmações. 

Leia Mais

Compartilhar

Conferência legislativa destaca papel do jornalismo profissional na democracia e no combate à desinformação

ANJ 

Representantes de diferentes setores da mídia brasileira defenderam, durante a 13ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, o exercício das liberdades de imprensa, de expressão e de publicidade dentro das regras estabelecidas pela Constituição e também como princípios fundamentais da democracia. A edição deste ano da conferência também integrou as comemorações dos 40 anos da ANJ. 

Leia Mais

Compartilhar

Presidente da ABAP/AL fala dos desafios da publicidade em Maceió (vídeo)

Bom Dia Alagoas 

Presidente da ABAP/AL, Hermann Fernandes, falou ao Bom Dia Alagoas sobre o trabalho conjunto da entidade no Estado com a ABAP Nacional e comentou, com otimismo, como está o mercado publicitário de Alagoas. 

Leia Mais

Compartilhar

'Tudo que é investido em comunicação melhora economia'

Jornal da Paraíba 

Em entrevista ao Jornal da Paraíba, o recém-eleito Presidente da ABAP/PB, Ruy Dantas, comenta os planos da diretoria para este biênio e também fala sobre o papel das agências de publicidade, parcerias e Compliance. 

Leia Mais

Compartilhar

Presidente da ABAP/PE é entrevistada da CBN Recife (áudio)

CBN Recife 

Em entrevista à Rádio CBN, Marcela de Andrade, Presidente da ABAP/PE, comentou sobre a primeira diretoria totalmente feminina da entidade e ainda sobre transformação digital, modelos de concorrência e remuneração das agências, as Diretrizes de Compliance da ABAP e a defesa do modelo de publicidade brasileiro.

Leia Mais

Compartilhar

Caio Barsotti e Dalton Pastore são entrevistados no Estúdio News (vídeo)

Record News 

O programa Estúdio News, da Record News, entrevistou Caio Barsotti, presidente do CENP, e Dalton Pastore, presidente da ESPM, em debate sobre os principais desafios do futuro da publicidade. 

Leia Mais

Compartilhar

Entretenimento é vital para 83% das pessoas, diz estudo

meio&mensagem

Estudo The Future of Entertainment, da Havas em parceria com o Cannes Lions, indica a importância do conteúdo para os consumidores em 37 países pesquisados. 

Leia Mais

Compartilhar

Captcha contra Fake News

Clube de Criação

A Artplan desenvolveu para o jornal Metro uma ferramenta captcha, verificador que pede para o internauta selecionar imagens para provar que não é um robô, onde o leitor deve selecionar qual notícia é falsa.

Leia Mais

Compartilhar

ABA tem nova presidente da Diretoria Nacional

ABA

Nelcina Tropardi, 1ª Vice-Presidente da Diretoria Nacional da ABA e Vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Heineken, assume a presidência da Diretoria Nacional da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes.

Leia Mais

Compartilhar

Cenp-Meios planeja 200 agências em painel de 2019

meio&mensagem

Além da ampliação do número de agências no painel, a categoria Internet passará a ter as subdivisões: Streaming de Áudio, Streaming de Vídeo, Search, Social, e Display e Outros.

Leia Mais

Compartilhar

Cinco gráficos sobre fraudes na publicidade digital (em inglês)

eMarketer 

As metodologias e definições sobre fraudes na publicidade digital variam de acordo com as empresas de pesquisas. Confira cinco gráficos que abordam o problema de diferentes perspectivas. 

Leia Mais

Compartilhar

Publicidade em TV ainda é mais relevante para consumidores do que vídeos publicitários por streaming (em inglês)

eMarketer

De acordo com levantamento da Adobe, 49% dos internautas nos Estados Unidos consideram que a TV é um dos meios onde eles mais veem anúncios relevantes, enquanto apenas 12% afirmaram o mesmo para vídeos publicitários em streaming. 

Leia Mais

Compartilhar

Entenda como a ANPD impacta o mercado de comunicação

meio&mensagem

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados, cuja criação foi aprovada na semana passada na Comissão Mista do Congresso Nacional, será responsável por verificar a adaptação e aplicação da LGPD. O processo foi acompanhado pela ABAP, ABEMD, ABRADI, Abracom, Abrarec, AMPRO, CNCom e FENAPRO. Saiba mais sobre como a LGPD pode impactar o mercado de comunicação. 

Leia Mais

Compartilhar

AIR propõe criação de organizações de defesa da liberdade publicitária

ABERT 

O valor da publicidade na liberdade de expressão foi destacado pelo presidente do CONAR, João Luiz Faria Netto, em reunião da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão), na última semana, em Montevidéu, no Uruguai. Também foi proposto, pelo conselheiro chileno Jaime Ahumada, que a AIR recomende aos países latino-americanos a criação de organismos que trabalhem na defesa da publicidade comercial.

Leia Mais

Compartilhar