Globo divulga finalistas do Prêmio Profissionais do Ano 2020

Blog do Adonis 

A Globo divulgou os finalistas da edição 2020 do prêmio Profissionais do Ano. Mais de 70 jurados avaliaram remotamente cerca de 700 trabalhos. O presidente da ABAP, Mario D'Andrea, e a CEO da Lew'Lara\TBWA e diretora da ABAP, Marcia Esteves, participaram do júri. A partir de 30 de setembro, programas na GNT, Multishow e Globoplay irão homenagear o mercado publicitário brasileiro. 

Leia Mais

Compartilhar

Prêmio Sim à Igualdade Racial: Confira os indicados da edição de 2020

Clube de Criação

O ID_BR anunciou os indicados da edição de 2020 do Prêmio Sim à Igualdade Racial. A premiação tem o objetivo de reconhecer os principais nomes e iniciativas que atuam em prol da igualdade racial no país. Confira os finalistas da categoria "Destaque Publicitário" em Leia Mais. Os vencedores serão revelados no dia 6 de outubro.

Leia Mais

Compartilhar

El Ojo de Iberoamérica anuncia a abertura de inscrições para a Edição 2020

Tela Viva 

O Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica está com as inscrições abertas para a edição deste ano, que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de novembro. A premiação conta com novas categorias, como o El Ojo Especial Covid-19 e o El Ojo Jovens Diretores de Cena.

Leia Mais

Compartilhar

Coalizão das 27 entidades de comunicação detalha propostas para Lei das Fake News

Em Live, Mario D’Andrea, presidente da ABAP, Dudu Godoy, presidente do SINAPRO-SP e VP da Fenapro, e Marcelo Bechara, membro do Conselho Superior da ABERT, detalharam as propostas da Coalizão Liberdade com Responsabilidade referentes ao Projeto de Lei das Fake News. Os líderes das entidades explicaram que os itens propostos estão pautados na transparência dos modelos de negócios das plataformas digitais.
O Brasil é um dos maiores mercados consumidores de mídia digital do planeta e a busca pela regulamentação dessas plataformas no país está alinhada a movimentos globais e leis que estão sendo colocadas em vigor em diversos países.

Assista ao debate e conheça todos os pontos defendidos pela Coalizão: https://www.youtube.com/watch?v=xPImsqK7Fr8 

Leia também: 
ABAP, Fenapro, Sinapros e Abert discutem Lei das Fake News
Propmark
https://bit.ly/35JT9Ei 


Compartilhar

Big techs têm de ser classificadas como empresas de mídia, diz Alexandre de Moraes, do STF

Poder360

Durante o 15º Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), defendeu que “da mesma forma que as empresas tradicionais de mídia” têm responsabilidade pelo que publicam, as big techs têm de ser enquadradas pela lei no Brasil e também serem responsabilizadas.

Leia Mais

Compartilhar

Alvos de inquérito das fake news, milícias digitais são usadas para lavagem de dinheiro, diz Alexandre de Moraes

Folha de S. Paulo

Segundo o ministro Alexandre de Moraes, do STF, alvos do inquérito das fake news usam cursos, lives e sites de crowdfunding em esquema criminoso. Além disso, o uso de robôs para disseminar notícias falsas está sendo substituído por equipes de pessoas contratadas para divulgar desinformação. 

Leia Mais

Compartilhar

#JornalismoFazBem: ANJ lança campanha de valorização do jornalismo no combate à desinformação

ANJ 

No dia em que se celebra o Dia Internacional da Democracia, 15 de setembro, a ANJ lançou uma campanha em defesa da valorização do jornalismo como principal antídoto à desinformação: #JornalismoFazBem. A primeira etapa da campanha destaca o papel da atividade jornalística profissional para a preservação e aprimoramento da democracia e na defesa das liberdades de imprensa e de expressão.

Leia Mais

Compartilhar

Cresce pressão para que Google e Facebook paguem veículos de mídia por notícias mostradas no seu feed

Tilt - UOL

Reportagem especial do UOL Tilt explica como a discussão em torno do pagamento do conteúdo jornalístico veiculado nas plataformas de mídias sociais está desencadeando mudanças importantes nas leis de direito autoral de diversos países. 

Leia Mais

Compartilhar

Facebook não está fazendo o suficiente para parar os cliques falsos em anúncios (em inglês)

Bloomberg 

Investigação da Method Media Intelligence revelou que o Facebook permite que bots façam login, visualizem páginas e cliquem em anúncios. 

Leia Mais

Compartilhar

Stop Hate for Profit retorna com o apoio de celebridades

Meio&Mensagem 

Kim Kardashian, Kerry Washington, Mark Ruffalo, Leonardo DiCaprio, Katy Perry e Jennifer Lawrence estão entre as personalidades que aderiram ao “congelamento” do Instagram com o objetivo de chamar a atenção para os discursos de ódio e a desinformação nas redes sociais.

Leia Mais

Compartilhar

Documentário ‘The Social Dilemma’ traz alerta sobre como as redes sociais estão criando uma sociedade desinformada, intolerante e mais triste

Brazil Journal

Artigo de André Ferraz, especialista em biometria comportamental de geolocalização, fala sobre o documentário "The Social Dilemma", que acaba de ser lançado pela Netflix, e sobre como as plataformas de redes sociais estão gerando cada vez mais consequências no mundo real. Confira o artigo no link: https://bit.ly/35JdGcg

Para assistir ao documentário, acesse: https://www.netflix.com/br/title/81254224 


Compartilhar

GroupM: Demanda global de publicidade está melhorando e se tornando 'positiva' em alguns mercados (em inglês)

MediaPost

De acordo com o presidente do GroupM Business Intelligence Global, Brian Wieser, a demanda da publicidade global está melhorando e análises mostram que as tendências mais recentes dos investimentos publicitários estão se tornando positivos para proprietários de mídia globais centrais de TV. 

Leia Mais

Compartilhar

O papel da TV na consolidação do mercado publicitário

Meio&Mensagem

Profissionais de agências avaliam como a TV aberta foi essencial na formação de uma audiência consumidora e impulsionou a qualidade criativa no País. 

Leia Mais

Compartilhar

Apesar da crise, produtoras brasileiras seguem exportando conteúdos

Propmark 

Diante das incertezas geradas pela pandemia, a previsão para o 1º semestre de 2020 era de USD 3,4 milhões em exportações de produções. “No entanto, para nossa surpresa essa previsão não só foi superada, como contabilizamos um total de USD 11,4 milhões pelas nossas empresas", revela Marianna Souza, gerente-executiva da FilmBrazil, plataforma de promoção do audiovisual publicitário brasileiro no mercado internacional.

Leia Mais

Compartilhar

Women To Watch 2020: raça, política, liderança e comunicação

Meio&Mensagem

Alexandra Loras, ex-consulesa da França em São Paulo e que atua em causas da equidade racial e de gênero, Patricia Ellen, secretária de desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia do Estado de São Paulo, Daniela Cachich, VP de marketing da PepsiCo, e Maria Laura Nicotero, CEO da Momentum Brasil e VP da ABAP, participaram de painéis do Women To Watch 2020 e falaram sobre a mulher no mercado de trabalho e na sociedade. 

Leia Mais

Compartilhar

A era da EX, ou a Employee Experience

Meio&Mensagem

"Ter a chance de repensar a experiência dos nossos funcionários significa ter a chance de repensar todo o modelo de trabalho. Isso é uma responsabilidade enorme, mas também uma oportunidade extremamente enriquecedora, que pode ajudar a desenhar comportamentos de muitas gerações ainda por vir", afirma Miriam Shirley, CEO da Sapient AG2 e diretora da ABAP, em artigo para o Meio&Mensagem. 

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: Conselho de Ética analisa 10 cases

2ª, 3ª e 8ª Câmaras do Conselho de Ética do Conar tiveram reuniões nos últimos dias e analisaram 10 representações, entre elas estão cases da Pitú, Ambev e Lysoform. Confira todos os resultados das reuniões dos últimos dias. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Brasil ganha 43 Lápis no D&AD 2020 e bate recorde

Propmark 

O Brasil foi o quinto país mais premiado no D&AD 2020, com um total de 43 Lápis, e bateu o recorde de 2019, quando conquistou 32 prêmios. A Africa ganhou este ano 11 Lápis e foi a agência mais premiada na América Latina. Também foram premiadas as brasileiras: AlmapBBDO, AKQA São Paulo, BETC/Havas, David São Paulo, McCann Health São Paulo, Suno, Stink Films, Tátil Design e Wieden+Kennedy São Paulo. 

Leia Mais

Compartilhar

Caracol de Plata está com inscrições abertas para sua 21ª edição (em espanhol)

Caracol de Plata

O Reconocimiento Iberoamericano al Mensaje de Beneficio Social, que premia campanhas voltadas para causas sociais, está com as inscrições abertas até o dia 16 de novembro. Acesse o site da premiação em Leia Mais e confira o regulamento. 

Leia Mais

Compartilhar

Ibope: 84% dizem que lei das fake news deve ser aprovada antes das eleições (vídeo)

Globonews

Pesquisa IBOPE encomendada pelo movimento global Avaaz mostra que a maioria dos entrevistados querem uma lei que obrigue as empresas de redes sociais a protegerem a sociedade das notícias falsas e da desinformação. 

Leia Mais

Compartilhar

Projeto de lei das fake news deve ir ao plenário em quatro semanas, afirma Maia

Valor

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, participou de uma videoconferência promovida pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas e garantiu que o processo legislativo sobre o tema será concluído ainda este ano.

Leia Mais

Compartilhar

TV Justiça aborda combate às fake news (vídeo)

TV Justiça 

O programa Falando em Justiça, da TV Justiça, contou com a participação do filósofo Luiz Felipe Pondé e do professor de Direito e Teoria dos Novos Meios de Comunicação, Ricardo Campos. Acesse a íntegra do programa em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Plataformas devem ser responsabilizadas por divulgação de fake news, defende Maia

Reuters

De acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, é preciso criar alguma responsabilização por conteúdos falsos ou que causem desinformação, além de ataques por meio das redes sociais, como acontece com quaisquer outros meios de comunicação. 

Leia Mais

Compartilhar

Brexit, Covid e gigantes da tecnologia são 'maiores ameaças' para indústria publicitária no Reino Unido (em inglês)

Warc

Relatório "The New Internet", da LiveRamp, ouviu 506 líderes de marketing no Reino Unido e descobriu que, além da pandemia e do Brexit, um em cada quatro executivos também consideram que a crescente influência das gigantes da tecnologia é uma ameaça de longo prazo para a indústria publicitária. 

Leia Mais

Compartilhar

Facebook deposita na Justiça multa de R$ 1,9 milhão ligada ao bloqueio de perfis bolsonaristas

G1 

O Facebook depositou na Justiça a multa de R$ 1,92 milhão, determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, por ter descumprido ordem para bloquear contas em todo o mundo.

Leia Mais

Compartilhar

Facebook pode ter que alterar práticas de dados na Europa (em inglês)

The New York Times

O Facebook está diante da possibilidade de não poder mais mover dados de seus usuários europeus para os EUA após reguladores manifestarem preocupações de que tais transferências não protegem adequadamente as informações da vigilância do governo americano. 

Leia Mais

Compartilhar

Declínio de receita publicitária no 2º trimestre é maior do que inicialmente estimado nos EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia (em inglês)

MediaPost

A receita publicitária do 2º trimestre nos EUA, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Canadá registrou redução média de 37,1% no período de abril a junho, de acordo com o Standard Media Index. O percentual de redução inicialmente estimado para o período era de 28,2%. 

Leia Mais

Compartilhar

Pandemia aumenta distância entre mulheres reais e publicidade, diz estudo

UOL 

Estudo realizado pela 65|10, consultoria especializada em comunicação para mulheres, indica um descompasso entre os ânimos em casa e o estado de espírito das propagandas e revela que a ideia da tripla jornada feminina foi substituída pela percepção de que as mulheres vivem uma jornada de trabalho contínua.

Leia Mais

Compartilhar

Itaú é a marca mais valiosa do Brasil pela primeira vez

Meio&Mensagem

Ranking BrandZ 2020 - As Marcas Brasileiras Mais Valiosas registra alta de 4% no valor total das 25 principais marcas, num total de US$ 55,7 bilhões. Itaú, Skol, Bradesco, Magazine Luiza e Brahma ocupam as primeiras cinco posições da lista. 

Leia Mais

Compartilhar

Mario D'Andrea sai da Dentsu mas fica na presidência da ABAP

Após sete anos na liderança da Dentsu, Mario D’Andrea desligou-se do grupo na sexta-feira (4). “Um ciclo que se encerra para dar lugar a outros caminhos. Liderar a Dentsu foi uma das maiores honras e sucessos da minha carreira. Deixo muitos amigos e grandes parceiros. Aqui, em Latam e no Japão”, diz D’Andrea.

Continuar Lendo

Compartilhar

Reino Unido: Grupo de ação climática da Advertising Association lança padrão verde de produção publicitária (em inglês)

The Drum 

O Climate Action Working Group, liderado pela Advertising Association (AA) em parceria com a Incorporated Society of British Advertisers (Isba) e o Institute of Practitioners in Advertising (IPA), lançou o AdGreen, uma iniciativa para eliminar os impactos ambientais negativos na produção publicitária.

Leia Mais

Compartilhar

Diversidade: Miami Ad School e Escola Rua firmam parceria

Clube de Criação 

A Miami Ad School firmou uma parceira com o Escola Rua para oferecer bolsas de estudo integrais em seus cursos online a estudantes de classes sociais menos favorecidas que não têm acesso às principais faculdades de comunicação do país.

Leia Mais

Compartilhar

Cannes Lions anuncia edição de outubro do LIONS Live (em inglês)

Cannes Lions 

A organização do Cannes Lions anunciou a segunda edição do LIONS Live, que será realizada de 19 a 23 de outubro e poderá ser acessada gratuitamente. 

Leia Mais

Compartilhar

Morre Francisco Gracioso, ex-presidente da ESPM

Propmark

Faleceu na manhã desta quinta-feira (10) o professor Francisco Gracioso. Educador, publicitário e um dos profissionais de marketing mais respeitados do país, foi presidente da ESPM por 26 anos e dirigiu a Associação Brasileira de Alumini do IMD por mais de três décadas.

Leia Mais

Compartilhar

"Os jornais não estão no ramo do erro; estão no ramo da confiança" - Marcelo Rech, vice-presidente Editorial e Institucional do Grupo RBS e presidente da ANJ

Zero Hora

Em entrevista para o Zero Hora, Marcelo Rech, vice-presidente Editorial e Institucional do Grupo RBS e recém-reeleito presidente da ANJ, fala sobre a Coalizão Liberdade com Responsabilidade e de outros desafios do setor. 

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: 1ª Câmara abre reuniões de setembro

Entre as representações analisadas pelo Conselho de Ética do Conar esta semana estão cases da Purple Life, Cervejaria Cerpa e Nestlé. Confira todos os resultados da reunião. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Grupos antivacina já começaram campanha de desinformação contra a vacina do Coronavírus

Avaaz

Dois estudos inéditos da União Pró-Vacina da USP e da Avaaz mostram que, ao mesmo tempo em que os pesquisadores lutam contra o vírus, grupos de desinformação já estão operando campanhas de fake news para desencorajar as pessoas de se protegerem.

Leia Mais

Compartilhar

Como regular a moderação privada de conteúdo nos novos espaços públicos?

Conjur

Em artigo publicado no Conjur, advogados brasileiros que acompanharam as discussões e aprovação da lei contra o discurso de ódio no Parlamento Alemão explicam os procedimentos discutidos e adotados atualmente em relação à moderação de conteúdo, item abordado no PL 2630/2020 (PL das fake news), e elencam alguns pontos do tema que merecem especial atenção.

Leia Mais

Compartilhar

Criação de conselho em lei de fake news gera embates sobre função

A Gazeta

Projeto de lei das fake news prevê a criação de duas novas instâncias para lidar com as plataformas de redes sociais: o Conselho de Transparência e Responsabilidade na Internet e uma instituição de autorregulação composta pelas plataformas e serviços de mensagem. 

Leia Mais

Compartilhar

"Governo dificulta votação de projeto das fake news em 2020", afirma deputada Lídice da Mata, relatora da CPI das Fake News

A Tarde

O PL da fake news tem sido alvo de críticas de bolsonaristas, mas também de especialistas em comunicação e direito digital. 

Leia Mais

Compartilhar

Proposta veda publicidade oficial em veículo que estimula notícia falsa

Agência Câmara de Notícias 

Projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados propõe proibir a contratação, a veiculação, o patrocínio e o anúncio de publicidade oficial em veículos de comunicação que, direta ou indiretamente, propaguem e estimulem notícias falsas.

Leia Mais

Compartilhar

Falha no Facebook é mais um dos vários comportamentos predatórios da companhia

Zero Hora

Falha que expôs imagens de pornografia no Facebook mostra fragilidade da internet e especialistas apontam falta de controle e de autorresponsabilidade. “Quando acontece um problema dessa envergadura, a plataforma não responde de forma assertiva, com evasivas e sem compromisso de integridade dos dados, de reforço de segurança e até mesmo de pedir desculpas”, argumenta Alexandre Gibotti, diretor-executivo da ABAP. 

Leia Mais

Compartilhar

Serpro terá R$ 1,4 mi para impulsionamentos no Facebook

Janela Publicitária 

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) pretende investir R$ 1,4 milhão em impulsionamentos de conteúdo e anúncios pagos nas redes sociais Facebook e Instagram até agosto de 2021. No último ano, a verba do Serpro para impulsionamentos foi de R$ 30 mil.

Leia Mais

Compartilhar

Facebook ameaça bloquear distribuição de notícias na Austrália (em inglês)

The New York Times 

O Facebook ameaçou bloquear jornais australianos e indivíduos de compartilhar notícias em sua plataforma em reação a uma medida australiana que pode exigir que a companhia compense as organizações de mídia pelo uso de seu conteúdo.

Leia Mais

Compartilhar

Facebook vai bloquear novos anúncios políticos dias antes das eleições nos EUA

UOL

O Facebook informou que não veiculará novos anúncios políticos na semana anterior às eleições presidenciais dos Estados Unidos em novembro devido à preocupação de que sua abordagem quanto à liberdade de expressão possa ser novamente explorada para interferir na votação.

Leia Mais

Compartilhar

Anunciantes do Google vão pagar mais impostos sobre serviços digitais da Europa (em inglês)

The Guardian 

O Google informou seus clientes que, a partir de novembro, cobrará uma taxa adicional pelos anúncios veiculados no Google e no YouTube. A mudança se refere aos novos impostos sobre serviços digitais que a gigante da tecnologia deverá pagar: 2% no Reino Unido e 5% na Áustria e na Turquia.

Leia Mais

Compartilhar

O negócio de publicidade do Google deveria ser regulado como o mercado de ações? (em inglês)

Wired

Especialista em antitruste, Dina Srinivasan explica que a publicidade online “é provavelmente o mais sofisticado de todos os mercados de comércio eletrônico”. E, apesar do tamanho e complexidade do mercado - e ao contrário de outros mercados - a publicidade online é quase completamente desregulamentada.

Leia Mais

Compartilhar

CENP-Meios aponta retração de 30% no primeiro semestre

Meio&Mensagem 

Dados do CENP-Meios mostram que os reflexos do surto de Covid-19 foram sentidos no primeiro trimestre, quando o investimento em mídia via agências de publicidade apresentou queda de 22% na comparação com o mesmo período de 2019, e se agravaram no segundo trimestre, quando a retração foi de 37%.

Leia Mais

Compartilhar

Cultura Inglesa decide rever sua concorrência

Janela Publicitária 

Após manifestações das entidades do mercado publicitário pela manutenção das melhores práticas nas concorrências privadas, a Cultura Inglesa do Rio decidiu reavaliar o processo de seleção de agência que havia iniciado. A ABAP integrou a manifestação nas redes sociais. 

Leia Mais

Compartilhar

CENP em Revista destaca Coalizão Liberdade com Responsabilidade

CENP em Revista

A edição de agosto do CENP em Revista traz uma reportagem sobre o documento assinado por 27 instituições pela valorização do jornalismo, da publicidade e de práticas transparentes no combate a fake news. Traz também matéria sobre o painel do TCU que debateu critérios para a publicidade governamental. Confira esses e outros destaques da edição em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Eu vi nascer a televisão no Brasil!

Propmark

Em artigo para o Propmark, Roberto Duailibi conta a história do Brasil nos últimos 70 anos, e da televisão, que celebra sete décadas de sua primeira transmissão no país. 

Leia Mais

Compartilhar

Colaboradores de agências: mais autonomia no home office

Meio&Mensagem

Segundo estudo do RunRun.it, 82% das agências brasileiras estão operando de forma 100% remota. A empresa ouviu colaboradores de agências para entender as percepções em relação ao home office sob diferentes aspectos: estado de espírito, relação com as lideranças, visão sobre a empresa e expectativas para o futuro.

Leia Mais

Compartilhar

Decreto cria estrutura e cargos da Autoridade Nacional de Proteção de Dados

UOL 

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto que aprova a estrutura regimental e o quadro de cargos e funções de confiança da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão que será responsável pela aplicação da LGPD. O ato foi publicado no Diário Oficial da União um dia depois de o Senado votar a MP 959/2020.

Leia Mais

Compartilhar

Senado retira de MP artigo que adiava LGPD e advogados divergem sobre vigência da lei

InfoMoney

O Senado Federal aprovou a MP 959/2020 e retirou o artigo 4º do texto, que visava adiar o início da vigência da LGPD, mas afirmou que a lei não passa a valer imediatamente. Data da entrada em vigor da LGPD, no entanto, ainda gera dúvidas. 

Leia Mais

Compartilhar

Projeto estabelece direito autoral para publicação jornalística na internet

Agência Senado

O PL 4255/2020 atualiza a Lei de Direitos Autorais e prevê o pagamento pela publicação de matérias de conteúdo jornalístico por provedores de internet. O senador Angelo Coronel (PSD-BA), que apresentou a proposta, argumenta que o texto corrige uma “injustiça”, tendo em vista que gigantes da tecnologia têm utilizado notícias produzidas por veículos de comunicação sem que estes sejam remunerados para isso. 

Leia Mais

Compartilhar

Debate sobre artigo de projeto de fake news tem exercício de futurologia

Folha de S. Paulo 

Artigo do jurista Ricardo Campos, diretor do Instituto LGPD e consultor na elaboração do PL das fake news, aborda a polêmica em torno do item da proposta que trata da guarda de registros de encaminhamento em massa para serviços de mensageria privada. 

Leia Mais

Compartilhar

Crimes explodem no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram durante pandemia

The Intercept Brasil 

Levantamento realizado pela Safernet a pedido do Intercept mostra que no período entre março e julho os crimes de ódio, pornografia infantil e neonazismo aumentaram até 5000% na internet. 

Leia Mais

Compartilhar

Suposto erro faz Facebook exibir imagens pornográficas em publicações

Época Negócios

Usuários do Facebook relataram que imagens de conteúdo pornográfico estariam sendo exibidas na miniatura que acompanha o compartilhamento de links de veículos de comunicação e de anúncios. 

Leia Mais

Compartilhar

Governo suspende licitação para escolher agências

Meio&Mensagem

A Secom decidiu suspender temporariamente o edital de licitação para contratação de agências de publicidade para atender o Governo Federal. A medida atende as solicitações das entidades representativas do setor para realizar uma melhor avaliação técnica e aprimorar as normas do edital. A ABAP recebeu positivamente a decisão: “Acreditamos que os investimentos de órgãos públicos em comunicação devem sempre ser conduzidos em diálogo com a sociedade e observando de forma transparente as normativas que regem a atividade”. 

Leia Mais

Compartilhar

TCU suspende mídia programática pelo Governo Federal

Janela Publicitária

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou cautelarmente ao Ministério das Comunicações que cesse de imediato os investimentos do Governo Federal em campanhas publicitárias nas plataformas, canais ou mídias “cuja audiência ou público-alvo sejam estranhos ao que se pretende comunicar ou, ainda, que se relacionem a atividades ilegais”.

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: IAB Brasil passa a integrar o Conselho Superior

Assembleia Geral aprova mudanças no Estatuto Social do Conar e reunião da 6ª Câmara do Conselho de Ética vota cinco representações.

Continuar Lendo

Compartilhar

ABERT elege presidente e vice para biênio 2020-2022

ABERT

O Conselho Superior da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão elegeu Flávio Lara Resende, diretor geral do Grupo Bandeirantes de Comunicação, presidente da entidade no biênio 2020-2022. Roberto Cervo Melão, presidente da AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão), foi eleito vice-presidente. 

Leia Mais

Compartilhar

ANJ define diretoria para o biênio 2020-2022 e reelege Marcelo Rech à presidência da entidade

ANJ

O jornalista Marcelo Rech, vice-presidente Editorial e Institucional do Grupo RBS, foi reeleito presidente da Associação Nacional de Jornais para o biênio 2020-2022. Também foram definidas as novas composições dos Conselhos de Administração e Fiscal e da Diretoria da entidade. 

Leia Mais

Compartilhar

Abracom elege nova diretoria com empresário Daniel Bruin na presidência

Abracom 

A Associação Brasileira das Agências de Comunicação elegeu sua nova diretoria para o biênio 2020-2022 e terá o empresário Daniel Bruin, da agência XCOM, à frente da entidade. A posse da nova diretoria já foi realizada no encerramento da assembleia.

Leia Mais

Compartilhar

A necessária e urgente agenda da criatividade em 2020

Propmark 

Em artigo publicado no Propmark, Nelcina Tropardi, presidente da ABA e VP de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Heineken, explica alguns insights de temas destacados no Lions Live e a evolução do Brand Purpose para o Brand Action. 

Leia Mais

Compartilhar

Investimentos em patrocínios esportivos devem registrar queda de 37% este ano, mas número de eventos volta ao normal (em inglês)

Warc

Os investimentos globais de publicidade em eventos esportivos devem registrar uma queda de um terço em 2020, mas segundo dados da Two Circles, uma média de 1047 eventos esportivos profissionais devem ser realizados por semana em setembro, apenas 20 a menos do que estava previamente planejado. 

Leia Mais

Compartilhar

É hora de iluminar (em inglês)

Warc

O surto de coronavírus fez com que as marcas adotassem um tom mais sério em sua publicidade, mas, de acordo com uma pesquisa da Kantar, a diminuição das abordagens humorísticas nos anúncios publicitários é uma tendência que já vem se desenvolvendo nos últimos 20 anos.

Leia Mais

Compartilhar

El Ojo de Iberoamérica abre pré-inscrições para a edição online de 2020

Tela Viva 

A 23ª edição do Festival El Ojo de Iberoamérica abriu o período de pré-inscrição antecipada, que vai até o dia 7 de setembro e inclui até 40% de desconto sobre os custos de inscrição dos trabalhos, além de outras tarifas especiais. O festival será realizado entre os dias 25 e 27 de novembro, em um formato especial online. 

Leia Mais

Compartilhar

Entidades da comunicação social pedem apoio da Câmara a medidas contra desinformação online

27 entidades do setor de comunicação, dentre elas a ABAP, protocolaram manifesto ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em que pedem apoio da Câmara a uma série de aspectos do PL das fake news, destacando a valorização do jornalismo profissional e da publicidade nacional. Acesse a íntegra do documento e as entidades signatárias em: www.liberdaderesponsabilidade.com.br


Compartilhar

Entidades de comunicação enviam sugestões à Câmara para projeto de lei das fake news

Jornal Nacional 

Manifesto da coalizão formada por 27 instituições do setor de comunicação pede a inclusão de pontos no projeto de lei das fake news e a valorização do jornalismo profissional, e defende que as leis brasileiras sejam usadas para regulamentar o financiamento e a circulação de conteúdo em redes sociais, sites de buscas e aplicativos de troca de mensagens. 

Leia Mais

Compartilhar

Coalizão de comunicação social pede mudança no PL das fake news

Telesíntese

Entre as alterações que o grupo de entidades sugere estão a aplicação da legislação brasileira que regula o mercado publicitário também para a contratação de publicidade na internet; a valorização do jornalismo profissional, com a sua remuneração pelas big techs; a obrigatoriedade de distinção entre o conteúdo patrocinado e a informação jornalística; e a responsabilização dos “impulsionadores” dos grandes portais transacionais pela amplificação e direcionamento de “fake news”.

Leia Mais

Compartilhar

Fake news: A importância de identificar quem impulsiona publicidade nas redes sociais

Propmark

Em artigo publicado no Propmark, Dudu Godoy, presidente do Sinapro-SP, VP da Fenapro e VP do CENP, explica os pontos centrais abordados no manifesto assinado por 27 entidades do setor de comunicação que foi enviado à Câmara dos Deputados. 

Leia Mais

Compartilhar

Instituições pedem apoio de Maia ao jornalismo e ao combate às fake news

Poder360

Para as entidades, as propostas atuais, que pregam o monitoramento e a vigilância das redes sociais, são danosas à liberdade de expressão. O manifesto sugere modelos de contratação de serviços de internet como método mais eficiente e democrático. Confira os controles que o atual projeto tenta aplicar às redes sociais. 

Leia Mais

Compartilhar

Entidades de comunicação pedem apoio a medidas contra fake news

JC

"Muitas plataformas ganham dinheiro com o engajamento do público, e a partir disso as redes sociais coletam e capturam informações para a publicidade direcionada. E as notícias falsas são uma forte fonte para que esse público chegue até elas", explica o presidente da ANJ, Marcelo Rech. 

Leia Mais

Compartilhar

Anunciantes estendem escrutínio a redes sociais para além do Facebook (em inglês)

The Wall Street Journal

Após o boicote ao Facebook ocorrido em julho, a indústria publicitária tem analisado mais amplamente outros players das mídias sociais. A IPG Mediabrands iniciou a elaboração de um relatório trimestral para comparar as políticas e práticas de conteúdo das principais plataformas de redes sociais. 

Leia Mais

Compartilhar

O mercado de propaganda e comunicação e os efeitos da pandemia: que mercado é este? (áudio)

APP Brasil

O APPCast, podcast da APP Brasil, promoveu um bate-papo sobre as mudanças e adaptações do mercado diante da pandemia. O podcast reuniu entre seus convidados: Mario D’Andrea, CEO da Dentsumcgarrybowen Brasil e presidente da ABAP; Nelcina Tropardi, VP de sustentabilidade e assuntos corporativos da Heineken e presidente da ABA; Caio Barsotti, presidente do CENP; e Ênio Vergeiro, sócio da Q&A Gestão de Imagem Corporativa e Reputação e presidente da APP. Ouça em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: 10 cases analisados em uma semana

Entre as representações analisadas pelo Conselho de Ética do Conar esta semana estão cases da Bombril, Cervejaria Petrópolis, Sumup e Abbott. Confira todos os resultados das reuniões dos últimos dias. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Projeto Entre ganha programa de mentoria do Publicis Groupe

Propmark 

A terceira edição do projeto Entre, curso de capacitação e desenvolvimento de jovens criativas da Publicis Brasil, incluiu na sua grade sessões de mentoria com profissionais das agências Leo Burnett Tailor Made, Talent Marcel, One e da própria Publicis.

Leia Mais

Compartilhar

Prêmio Profissionais do Ano prorroga inscrições

Propmark 

A Globo prorrogou o prazo de inscrições do Prêmio Profissionais do Ano 2020 para 26 de agosto. O anúncio dos vencedores será feito, de forma inédita, na programação da TV aberta da emissora. 

Leia Mais

Compartilhar

“Boas agências estarão sempre antenadas”

Panorama Mercantil 

Em entrevista ao Panorama Mercantil, Mario D'Andrea, presidente da ABAP e CEO da Dentsumcgarrybowen, fala dos impactos da pandemia no mercado publicitário e do papel das agências e de instituições como a ABAP no pós-Covid.

Leia Mais

Compartilhar

Cenp revela verbas de mídia das agências separadas por estado

Propmark 

O Cenp divulgou novos dados dos valores referentes ao investimento em mídia via agências de publicidade, com uma tabela que apresenta os valores por estado para os anos de 2018 e 2019.

Leia Mais

Compartilhar

Mercado se posiciona contra programática em audiência do TCU

Janela Publicitária 

Em painel promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para debater sobre as verbas de publicidade do Governo Federal, representantes do setor de comunicação criticaram a utilização de plataformas como o Google AdSense para a aplicação de verbas governamentais. 

Leia Mais

Compartilhar

Secom defende pulverizar investimentos do governo em publicidade

Poder360

A estratégia de comunicação da Secom, que já tem sido colocada em uso, foi apresentada na audiência promovida pelo TCU para discutir critérios para alocação dos recursos em campanhas publicitárias do governo federal e visa atingir mais pessoas. Ministros criticaram uso de Google AdSense pelo governo federal e citaram propaganda em sites impróprios. 

Leia Mais

Compartilhar

Ministro do TCU defende suspensão de contrato entre governo e ferramenta do Google

Olhar Digital

O ministro Bruno Dantas, membro do TCU, recomendou que os contratos firmados entre o governo federal e o Google sejam encerrados caso fique comprovado que o algoritmo adotado pela empresa não é compatível com o que determina a Constituição do Brasil. 

Leia Mais

Compartilhar

Maioria dos sites que propagam fake news é financiada por anúncios do Google, diz estudo

G1

Pesquisa da Universidade de Oxford indica que 61% dos portais de desinformação utilizam a ferramenta Google Ads para gerar receita e que esses sites podem conseguir melhor visibilidade que sites de jornalismo profissional.

Leia Mais

Compartilhar

Novo texto do PL das Fake News pode sair em duas semanas

Teletime

Comissão de parlamentares criada para elaborar o texto do projeto das Fake News na Câmara dos Deputados está recebendo sugestões e a previsão é de que em duas semanas um substitutivo do PL seja apresentado.

Leia Mais

Compartilhar

'Ninguém quer calar o cidadão comum', diz consultor da lei das fake news

UOL 

O jurista Ricardo Campos, que acompanhou a promulgação da lei alemã contra o discurso de ódio em 2017 e ajudou a elaborar uma proposta de lei para o Brasil que foi em grande parte incorporada ao Projeto de Lei contra as fake news, explica, em entrevista para o UOL, como o objeto do PL é a escala industrial da desinformação.

Leia Mais

Compartilhar

Mundo ideal, mundo real e LGPD

Propmark 

Em artigo para o Propmark, Eliane Quintella, VP do Comitê de Jurídico da ABA e Head of Legal Department da Danone, explica a necessidade do adiamento da vigência da LGPD diante das mudanças de agendas exigidas pela pandemia. 

Leia Mais

Compartilhar

Alguns anunciantes estão acelerando pagamentos para ajudar pequenas agências (em inglês)

AdAge

Nos EUA, Clorox, Unilever e Mars limitaram seus termos de pagamento para 60 dias para ajudar agências de pequeno e médio porte durante a pandemia. As companhias, no entanto, não notificaram proativamente as agências e, aparentemente, condições são avaliadas caso a caso.

Leia Mais

Compartilhar

Nos EUA, o pior parece ter passado para o mercado de publicidade em TV (em inglês)

CNBC

Emissoras de TV nos EUA acreditam que o pior momento na queda dos investimentos em publicidade foi atingido no 2º trimestre e estão encorajadas diante do 3º trimestre, mas recuperação será gradual. 

Leia Mais

Compartilhar