Compliance será obrigatório, a partir de 1º de junho, para empresas que desejam firmar contratos com o GDF

Capital Econômico 

A partir de 1º de junho, o Governo do Distrito Federal (GDF) passará a exigir Programa de Integridade de todas as empresas e instituições contratadas ou que venham a participar de editais licitatórios e contratos públicos com o governo do DF. A Lei que determina a exigência foi sancionada em fevereiro de 2018 e a obrigatoriedade do Compliance se dará a partir do próximo mês. 

Leia Mais

Compartilhar

Chefe do Secom convoca setor da comunicação a se engajar na campanha da Reforma da Previdência

Em discurso de lançamento da campanha da Reforma da Previdência, no Palácio do Planalto, na última segunda-feira, 20 de maio, Fabio Wajngarten, chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, fez uma chamada pública convocando todo o setor de comunicação do país a se engajar na causa. A campanha foi criada pela Artplan, agência associada à ABAP desde 1977.
A ABAP é apoiadora da Reforma da Previdência e o presidente Mario D'Andrea esteve presente no evento. Confira a íntegra do discurso: http://bit.ly/2JCHvAQ 

Leia também: Governo lança campanha para esclarecer população sobre Nova Previdência Propmark http://bit.ly/2Hx8Lia 

 

Continuar Lendo

Compartilhar

"Precisamos mudar padrões"

Marcia Esteves, CEO e Presidente da Grey Brasil e Diretora da ABAP Nacional 

Por Claudia Penteado 

Marcia Esteves, CEO e Presidente da Grey Brasil, integra a diretoria da ABAP Nacional, eleita recentemente para o este novo biênio, e diz que entrou no projeto para somar, sempre movida pela possibilidade de transformar a sociedade através da comunicação. Neste papo ela fala da entidade, da Grey, de otimismo e daquilo que a encanta na propaganda.

Continuar Lendo

Compartilhar

Kantar Ibope Media: Ranking das agências de janeiro a abril de 2019

Clube de Criação 

Y&R, Ogilvy, WMcCann e Publicis continuam a ocupar as primeiras colocações no ranking de agências da Kantar Ibope Media de janeiro a abril deste ano. 

Leia Mais

Compartilhar

O valor da mensagem única

Kantar Ibope Media

Em entrevista ao site da Kantar IBOPE Media, Ana Monteiro, Diretora Comercial de Agências e Anunciantes da companhia, fala do estudo Dimension e sobre como o modelo de agências full service do mercado brasileiro sai na frente no atual cenário de multicanalidade. 

Leia Mais

Compartilhar

Conar adverte Empiricus e pede suspensão de propagandas

G1

O Conar julgou o caso "Meu nome é Bettina", da Empiricus, e decidiu pela sustação agravada por advertência ao anunciante, por unanimidade. Além desta peça, foi pedida a suspensão de mais cinco filmes publicitários da empresa. O processo no Conar foi aberto após denúncias de consumidores. https://glo.bo/30IxOGi 

A campanha foi criada internamente, sem contratação de agência de publicidade, segundo reportagem do Propmark. Entenda mais sobre o caso nesta reportagem da época das denúncias de consumidores feitas ao Conar: http://bit.ly/2YMF2aP


Compartilhar

Reino Unido: Reclamações de publicidade online superam casos de TV em 3 para 1, diz autoridade de autorregulamentação publicitária britânica (em inglês)

The Drum 

Segundo balanço dos casos julgados pela Advertising Standards Authority (ASA), autoridade de autorregulamentação publicitária britânica, em 2018, as reclamações referentes a anúncios online, incluindo mídias sociais e em aplicativos, superaram os casos referentes à publicidade televisiva em quase 3 para 1. 

Leia Mais

Compartilhar

Mídias sociais têm poder demais e usuários pedem mais regulação (em inglês)

Warc 

As empresas de tecnologia e mídias sociais têm muito poder e precisam de uma regulamentação mais forte, de acordo com dados da mais recente pesquisa YouGov-Cambridge Globalism Project, realizada em 22 países. O Brasil aparece entre os que mais concordam com essas afirmações. 

Leia Mais

Compartilhar

Conferência legislativa destaca papel do jornalismo profissional na democracia e no combate à desinformação

ANJ 

Representantes de diferentes setores da mídia brasileira defenderam, durante a 13ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, o exercício das liberdades de imprensa, de expressão e de publicidade dentro das regras estabelecidas pela Constituição e também como princípios fundamentais da democracia. A edição deste ano da conferência também integrou as comemorações dos 40 anos da ANJ. 

Leia Mais

Compartilhar

Presidente da ABAP/AL fala dos desafios da publicidade em Maceió (vídeo)

Bom Dia Alagoas 

Presidente da ABAP/AL, Hermann Fernandes, falou ao Bom Dia Alagoas sobre o trabalho conjunto da entidade no Estado com a ABAP Nacional e comentou, com otimismo, como está o mercado publicitário de Alagoas. 

Leia Mais

Compartilhar

'Tudo que é investido em comunicação melhora economia'

Jornal da Paraíba 

Em entrevista ao Jornal da Paraíba, o recém-eleito Presidente da ABAP/PB, Ruy Dantas, comenta os planos da diretoria para este biênio e também fala sobre o papel das agências de publicidade, parcerias e Compliance. 

Leia Mais

Compartilhar

Presidente da ABAP/PE é entrevistada da CBN Recife (áudio)

CBN Recife 

Em entrevista à Rádio CBN, Marcela de Andrade, Presidente da ABAP/PE, comentou sobre a primeira diretoria totalmente feminina da entidade e ainda sobre transformação digital, modelos de concorrência e remuneração das agências, as Diretrizes de Compliance da ABAP e a defesa do modelo de publicidade brasileiro.

Leia Mais

Compartilhar

Caio Barsotti e Dalton Pastore são entrevistados no Estúdio News (vídeo)

Record News 

O programa Estúdio News, da Record News, entrevistou Caio Barsotti, presidente do CENP, e Dalton Pastore, presidente da ESPM, em debate sobre os principais desafios do futuro da publicidade. 

Leia Mais

Compartilhar

Entretenimento é vital para 83% das pessoas, diz estudo

meio&mensagem

Estudo The Future of Entertainment, da Havas em parceria com o Cannes Lions, indica a importância do conteúdo para os consumidores em 37 países pesquisados. 

Leia Mais

Compartilhar

Captcha contra Fake News

Clube de Criação

A Artplan desenvolveu para o jornal Metro uma ferramenta captcha, verificador que pede para o internauta selecionar imagens para provar que não é um robô, onde o leitor deve selecionar qual notícia é falsa.

Leia Mais

Compartilhar

ABA tem nova presidente da Diretoria Nacional

ABA

Nelcina Tropardi, 1ª Vice-Presidente da Diretoria Nacional da ABA e Vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Heineken, assume a presidência da Diretoria Nacional da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes.

Leia Mais

Compartilhar

Cenp-Meios planeja 200 agências em painel de 2019

meio&mensagem

Além da ampliação do número de agências no painel, a categoria Internet passará a ter as subdivisões: Streaming de Áudio, Streaming de Vídeo, Search, Social, e Display e Outros.

Leia Mais

Compartilhar

Cinco gráficos sobre fraudes na publicidade digital (em inglês)

eMarketer 

As metodologias e definições sobre fraudes na publicidade digital variam de acordo com as empresas de pesquisas. Confira cinco gráficos que abordam o problema de diferentes perspectivas. 

Leia Mais

Compartilhar

Publicidade em TV ainda é mais relevante para consumidores do que vídeos publicitários por streaming (em inglês)

eMarketer

De acordo com levantamento da Adobe, 49% dos internautas nos Estados Unidos consideram que a TV é um dos meios onde eles mais veem anúncios relevantes, enquanto apenas 12% afirmaram o mesmo para vídeos publicitários em streaming. 

Leia Mais

Compartilhar

Entenda como a ANPD impacta o mercado de comunicação

meio&mensagem

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados, cuja criação foi aprovada na semana passada na Comissão Mista do Congresso Nacional, será responsável por verificar a adaptação e aplicação da LGPD. O processo foi acompanhado pela ABAP, ABEMD, ABRADI, Abracom, Abrarec, AMPRO, CNCom e FENAPRO. Saiba mais sobre como a LGPD pode impactar o mercado de comunicação. 

Leia Mais

Compartilhar

AIR propõe criação de organizações de defesa da liberdade publicitária

ABERT 

O valor da publicidade na liberdade de expressão foi destacado pelo presidente do CONAR, João Luiz Faria Netto, em reunião da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão), na última semana, em Montevidéu, no Uruguai. Também foi proposto, pelo conselheiro chileno Jaime Ahumada, que a AIR recomende aos países latino-americanos a criação de organismos que trabalhem na defesa da publicidade comercial.

Leia Mais

Compartilhar

Fórum PROPMARK: grandes nomes discutem a nova criatividade

Propmark 

Roberto Duailibi, Sergio Gordilho, Keka Morelle, Gabi Onofre, entre outros, participaram do Fórum Propmark 54 anos, para debater sobre a criatividade contemporânea. "Evoluímos. Não somos só uma indústria de publicidade. Somos uma indústria de comunicação", afirmou o copresidente e diretor geral de criação da agência Africa, Sergio Gordilho. 

Leia Mais

Compartilhar

Globo libera inserções de 10 e 15 segundos na grade

meio&mensagem

Desde a última segunda-feira, 13 de maio, a Globo passou a flexibilizar o tempo de formatos negociados durante a programação de TV aberta e a comercializar inserções de 10 e de 15 segundos em toda a sua programação. 

Leia Mais

Compartilhar

Semana de US$ 20 bilhões para a indústria televisiva norte-americana começa e revela sinais de que o streaming ainda não reina (em inglês)

The New York Times 

Os chamados "upfronts" são os festivais de promoções dos canais de TVs tradicionais dos Estados Unidos, uma maneira de atrair anunciantes para negócios lucrativos. Eles também são um lembrete da relevância contínua do meio.

Leia Mais

Compartilhar

Anúncios de áudio relacionados à atividade do consumidor são mais eficazes (em inglês)

Warc

Pesquisadores usaram neurociência para medir a eficácia da publicidade de rádio na audiência durante a execução de atividades como cozinhar, dirigir, se exercitar, fazer limpeza e trabalhar. 

Leia Mais

Compartilhar

Maurice Lévy, do Grupo Publicis, pede imposto por dados de empresas de tecnologia (em inglês)

The Drum 

Em evento em Paris sobre o futuro da Europa, Maurice Lévy, chairman do Grupo Publicis, afirmou que os usuários de internet deveriam ser compensados pelo uso de seus dados pessoais por parte das empresas de tecnologia. 

Leia Mais

Compartilhar

Até 47% dos anúncios em streaming podem não ser entregues apropriadamente (em inglês)

MediaPost

O relatório "State of the Streaming TV Industry" do 1º trimestre, do Conviva, constatou que até 47% das tentativas de entregar um anúncio ao espectador - entre solicitações de anúncios, seleção, solicitações de criativos, exibição e reprodução - não chegaram aos consumidores conforme planejado.

Leia Mais

Compartilhar

Brand Footprint: As marcas mais escolhidas no mundo

Clube de Criação 

Pelo sétimo ano consecutivo, a Coca-Cola é a marca mais escolhida do mundo, de acordo com o relatório global Brand Footprint, da Kantar. Colgate se manteve como a segunda marca mais escolhida globalmente.

Leia Mais

Compartilhar

Pergunta lá no seu BI

meio&mensagem 

Por João Livi, CEO da Talent Marcel 

Tão importante quanto a negociação com veículos, ser relevante, interessante e fornecer às pessoas mais do que está na superfície são formas de fazer mais e melhor com menos

Leia Mais

Compartilhar

Comercial do Itaú rende prêmio de igualdade racial à DPZ&T

Propmark 

A agência DPZ&T recebeu um reconhecimento do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) pelo filme "Robô", da campanha Leia Para Uma Criança, criada para o Itaú. 

Leia Mais

Compartilhar

Publicidade exige trabalho conjunto

Iara Diniz, Presidente da ABAP Mato Grosso do Sul, Diretora da ABAP Nacional e CEO da Diniz Ação em Marketing

Por Claudia Penteado

Iara Diniz, CEO da Diniz Ação em Marketing, de Campo Grande, é Presidente da ABAP Mato Grosso do Sul e acaba de ingressar na Diretoria Nacional da ABAP. Neste bate-papo, ela conta sua trajetória com a entidade e sua decisão de colaborar mais fortemente com seu trabalho, defensora que é das diferentes perspectivas para buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento do mercado. "A publicidade é uma atividade que, além de conhecimento, técnica e sensibilidade, exige trabalho conjunto", conclui.

Continuar Lendo

Compartilhar

Visão feminina transforma empresas

Blog do Adonis 

Sob o tema “Empreendedorismo Feminino”, evento Mark Up BrainStorm reuniu executivas de comunicação e marketing, entre elas, Maria Laura Nicotero, CEO da Momentum e Vice-Presidente da ABAP, e Marcia Esteves, Presidente da Grey e Diretora da ABAP Nacional. 

Leia Mais

Compartilhar

Compliance cultural

meio&mensagem

Por Isabela Guimarães Del Monde, Sócia do Tini e Guimarães Advogados, e Katia Braga, Sócia e Diretora de Desenvolvimento Organizacional da Mark Up

Como as organizações podem crescer com um modelo de gestão não masculino

Leia Mais

Compartilhar

Uso das redes sociais por pessoas públicas

meio&mensagem

Por Dudu Godoy, Presidente do Sinapro-SP e vice-presidente da NBS 

Quais são os limites e riscos, para quem ocupa um cargo público, e tem o dever de se comunicar com o povo, e não só com sua base de apoio?

Leia Mais

Compartilhar

De frente com o presidente: Guto Cappio, da SunsetDDB

Propmark 

Guto Cappio, CEO da SunsetDDB, foi o entrevistado do "De Frente com o Presidente", do Propmark. Na entrevista, o executivo falou da fusão das agências, da construção de uma nova cultura, do digital e do papel do criativo na transformação da publicidade. 

Leia Mais

Compartilhar

Participação feminina no Young Lions cresce para 39,5%

Propmark 

17 profissionais vão representar o Brasil na competição Young Lions no Festival Internacional de Criatividade de Cannes este ano. Desses, nove são do sexo masculino e oito do feminino. 

Leia Mais

Compartilhar

Comunicar é governar

Por Adriana Machado, Presidente da ABAP Minas e Presidente da Tom Comunicação 

Como bem disse Mencken, “para todo problema complexo, existe sempre uma solução simples, elegante e completamente errada”.  Governar é um problema complexo. Governar em uma democracia, ainda mais. Governar democraticamente um estado em profunda crise financeira, bem, acho que o argumento está claro.

Continuar Lendo

Compartilhar

Mulheres conquistam mais espaço na diretoria da Abap

meio&mensagem 

Nova diretoria da ABAP conta com Maria Laura Nicotero, Miriam Shirley, Marcia Esteves e Iara Silva Diniz, além de três Presidentes de ABAPs Estaduais. 

Leia Mais

Compartilhar

"A tecnologia é um meio de aprimorar as conexões humanas"

Miriam Shirley, CEO da Sapient AG2 e Diretora da ABAP

Por Claudia Penteado 

Logo após as eleições da ABAP, o ABAP Week conversou com Miriam Shirley, CEO da Sapient AG2, nova integrante da diretoria nacional da entidade. Para ela, a melhor maneira de zelar pelo desenvolvimento da atividade publicitária é por meio de entidades fortes com longo histórico de contribuições para o mercado. Neste bate-papo, ela também faz um balanço dos primeiros três meses à frente da agência digital do Grupo Publicis.

Continuar Lendo

Compartilhar

Entidades da comunicação se unem para atuar com LGPD

Propmark 

Coalização do Setor de Comunicação, formada pela ABAP, ABEMD, ABRADI, ABRACOM, ABRAREC, AMPRO, CNCOM e FENAPRO, comemora a aprovação da criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados - ANPD na Comissão Mista do Congresso Nacional. 

Leia Mais

Compartilhar

Nova agência de Martin Sorrell recomenda modelo brasileiro de agência de publicidade

ProXXIma

Para Wesley ter Haar, unir criação e mídia é fundamental 

Leia Mais

Compartilhar

Globo reformula portal para operação de compra de mídia na TV e no digital

Tela Viva 

A Globo anunciou o novo formato de seu Portal de Negócios, que agora disponibiliza uma ferramenta para planejamento e gerenciamento de campanhas veiculadas tanto na TV quanto nas plataformas digitais. Com a mudança, o planejamento, a reserva, a compra e o gerenciamento de mídia passam a ser realizados pelo GloboAds. 

Leia Mais

Compartilhar

Estudo mostra que TV e digital devem receber mais investimentos em 2019

Propmark 

Estudo do Marketing Compass, realizado pelo Grupo Croma, prevê que 28% do budget de marketing seja alocado para televisão, 25% em digital, 13% em promoções, patrocínios e eventos, 12% para PDV e 7% para CRM e ações de relacionamento.

Leia Mais

Compartilhar

Relacionamento entre agências de publicidade e clientes

Propmark 

Por Sheila Vieira, Commerce Procurement Manager da Heineken e Presidente do Comitê de Sourcing da ABA 

Quando o assunto é a seleção de agências pelos anunciantes, diferentes perspectivas permeiam sobre um mesmo processo, que é de extrema relevância para diversos players do mercado.

Leia Mais

Compartilhar

WPP cria programa de crescimento para clientes (em inglês)

ResearchLive

A WPP formou um programa de crescimento global intersetorial destinado a clientes, o Institute for Real Growth (IRG), para ajudar diretores de marketing e líderes de negócios a estabelecer estratégias de crescimento efetivas. O instituto independente e sem fins lucrativos foi co-fundado pela WPP em parceria com Facebook, Google, Kantar, LinkedIn, NYU School of Professional Studies (NYUSPS), Saïd Business School da Universidade de Oxford e Spencer Stuart.

Leia Mais

Compartilhar

Publicidade não reflete maioria da internet brasileira

meio&mensagem

A pesquisa “Os verdadeiros internautas brasileiros”, desenvolvido pelo Locomotiva Pesquisa & Estratégia junto à agência Grey, buscou desmistificar o acesso e o perfil de internautas brasileiros. 

Leia Mais

Compartilhar

Procurador pede que TCU apure se houve prejuízo com veto à propaganda do BB

G1

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Rocha Furtado, pediu que o tribunal de fiscalização apure se houve prejuízos ao Banco do Brasil em razão de veto à propaganda da instituição. https://glo.bo/2EaGKuP 

Leia também:
MPF ajuíza ação para que comercial censurado do BB seja novamente veiculado
MPF 
O Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul ajuizou ação civil pública para que a peça publicitária do Banco do Brasil volte a ser veiculada e, ainda, que seja pago, a título de dano moral coletivo, valor não inferior a três vezes o valor da campanha vetada que deverá ser aplicado em campanha de conscientização contra o racismo e à LGBTQfobia. http://bit.ly/2H5jsqw 


Compartilhar

Liberdade de Imprensa e Responsabilidade

Instituto Palavra Aberta

No dia 21 de maio acontece a 13ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O tema da conferência deste ano será “Liberdade de Imprensa e Responsabilidade”. O evento é realizado pela ANJ e Instituto Palavra Aberta e conta com apoio da ABAP, ABERT e Aner. 

Leia Mais

Compartilhar

As possibilidades do neuro-criativo (em inglês)

Warc 

Publicidade é arte ou ciência? A questão foi debatida durante o evento Brainy Bar, do Warc, em Londres, onde os participantes falaram sobre as técnicas de neurociência que têm sido testadas na publicidade. 

Leia Mais

Compartilhar

Reação de espectadores à publicidade varia conforme disposição emocional (em inglês)

Warc 

O estudo "A Day in the Life of Video Viewers", do IAB, concluiu que as pessoas assistem vídeos em diferentes telas por múltiplas motivações e isso afeta suas respostas à publicidade. 

Leia Mais

Compartilhar

Assista a cases exemplares citados no D&AD Insight Report 2019

Propmark 

O festival de criatividade D&AD 2019 divulgou o seu Insight Report 2019. A edição deste ano do estudo utilizou como base de análise os trabalhos premiados na edição 2018 do D&AD e identificou três tendências chave que estão moldando a indústria da criatividade em todo o mundo.

Leia Mais

Compartilhar

Saiba como foi 2018 e como será 2019 pelo olhar da Kantar IBOPE Media

Kantar Ibope Media 

O estudo Retrospectiva e Perspectivas, da Kantar Ibope Media, mostra que 2018 apresentou crescimento de 36% no número de anunciantes e destaca a entrada de novas marcas. De acordo com o estudo, observando-se os "indicadores econômicos e a evolução da compra de espaço publicitário nos últimos dez anos, o mercado de mídia tem resultado superior ao da economia como um todo". Além disso, 2018 apresentou o maior crescimento dos últimos cinco anos.

Leia Mais

Compartilhar

Propeg é Agência do Ano do Prêmio Colunistas Brasil

Blog do Adonis 

O júri do prêmio Colunistas Brasil elegeu a Propeg como Agência do Ano, pelas medalhas conquistadas nas regionais da Bahia, Brasília e Rio de Janeiro. Hugo Rodrigues, chairman da WMcCann, é o Publicitário do Ano, e Alessandra Sadock, da Artplan, a Profissional de Propaganda do Ano. 

Leia Mais

Compartilhar

Segundo deadline para inscrição de cases da 4ª edição do Latin America Effie Awards (em espanhol)

Adlatina

O segundo deadline da etapa regional do Effie Awards, que premia a eficácia das campanhas, termina no dia 20 de maio. O terceiro e último deadline será em 3 de junho. 

Leia Mais

Compartilhar

ABAP e FENAPRO emitem comunicado sobre custo de produção de peça publicitária do Banco do Brasil

No início desta semana, a ABAP e a FENAPRO emitiram comunicado conjunto em que esclarecem informações citadas nas redes sociais sobre o custo da peça publicitária produzida pela W/McCann para o Banco do Brasil. 

Confira a íntegra do comunicado 

Continuar Lendo

Compartilhar

ABAP: Eleita a diretoria do Biênio 2019/2021

Na última terça-feira, 30 de abril, foram realizadas as eleições da Diretoria Executiva Nacional e Diretorias Estaduais da ABAP. Todas as agências associadas puderam votar para eleger os representantes do Biênio 2019/2021. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Associadas têm desconto na implementação de canal de denúncias

A ABAP fechou uma parceria com o Ouvidor Digital, um canal de denúncias independente que detecta casos de violação de condutas éticas ou descumprimentos à legislação. A empresa oferece soluções para agências de pequeno, médio e grande porte. Agências associadas a ABAP têm 20% de desconto na mensalidade do plano contratado. Saiba mais sobre a empresa em: https://ouvidordigital.com.br/ 


Compartilhar

Palavra Aberta e UNESCO no Brasil anunciam parceria para Educação Midiática

Instituto Palavra Aberta 

O Instituto Palavra Aberta e a UNESCO no Brasil uniram-se para atuar conjuntamente na formação de professores e ampliar o trabalho ao redor do tema Educação Midiática dentro das escolas.  

Leia Mais

Compartilhar

Preocupações com Brexit não reduzem investimentos em publicidade no Reino Unido (em inglês)

Warc 

O investimento em publicidade no Reino Unido subiu 6,3% na comparação ano a ano, alcançando £23,6 bilhões em 2018, de acordo com o mais recente relatório da Advertising Association/WARC Expenditure Report. A previsão de crescimento se mantém para este ano e para o próximo. 

Leia Mais

Compartilhar

Confiança da indústria publicitária europeia tem leve redução no 1º trimestre de 2019 (em inglês)

EACA 

A confiança nos negócios no setor de marketing e publicidade da Europa apresentou uma leve queda - de +6 para +2,7 - no 1º trimestre do ano, de acordo com o European Advertising Business Climate Index, da EACA. 

Leia Mais

Compartilhar

De frente com o presidente: Erh Ray, da BETC/ Havas (vídeo)

Propmark 

O líder da BETC/Havas, Erh Ray, foi entrevistado na série "De Frente com o Presidente", do Propmark, e fez um balanço dos cinco anos de atuação da agência no Brasil e da fusão com a Havas. Ele também falou sobre as transformações que tem assistido na indústria ao longo da sua carreira. 

Leia Mais

Compartilhar

É hora de falar de "advertising equity" (em inglês)

Warc

"Advertising equity", ou "valor da publicidade", não é um fator amplamente considerado em parte porque não é capturado nas mensurações tradicionais, mas uma campanha altamente criativa e bem produzida pode criar importante valor para a própria campanha e beneficiar marcas, colaboradores, consumidores e mídia. 

Leia Mais

Compartilhar

Por que o contexto da mídia é importante para o sucesso do anúncio? (em inglês)

Warc

Estudo publicado no Journal of Advertising Research (JAR) avaliou o impacto do contexto da mídia onde a publicidade é veiculada na lembrança da mensagem e no reconhecimento da marca pelos consumidores. 

Leia Mais

Compartilhar

Na guerra contra as fraudes na publicidade digital, a indústria publicitária está ganhando (em inglês)

MediaPost

Relatório da White Ops para a Association of National Advertisers (ANA), dos Estados Unidos, aponta que os prejuízos causados pelas fraudes na publicidade digital declinarão 11% em 2019, na comparação com os US$ 6,5 bilhões em perdas na indústria estimados na última análise, realizada em 2017. 

Leia Mais

Compartilhar

Cannes Lions 2019: Os jurados brasileiros

Clube de Criação 

A organização do Festival Internacional de Criatividade de Cannes anunciou os jurados brasileiros da edição de 2019, que acontece entre os dias 17 e 21 de junho. 

Leia Mais

Compartilhar

Young Lions Brasil divulga shortlist de criatividade em comunicação e craft

Propmark 

O Young Lions Brazil Creativity Program anunciou os nomes dos 50 selecionados para a primeira fase na categoria criatividade em comunicação e craft. A votação online foi realizada às cegas, sem acesso ao nome dos candidatos, para dar as mesmas condições a homens e mulheres. 

Leia Mais

Compartilhar

Marketing Best revela vencedores de 2019

Propmark 

O Marketing Best revelou os cases vencedores de sua edição 2019. 25 cases de 23 diferentes empresas foram selecionados. Os vencedores serão homenageados em evento no dia 21 de maio.

Leia Mais

Compartilhar

El Sol estende prazo de inscrição (em espanhol)

Adlatina 

"El Festival Iberoamericano de la Comunicación Publicitaria" anunciou que estendeu o deadline de inscrições para 8 de maio. O El Sol acontece em Madri, nos dias 6 e 7 de junho. 

Leia Mais

Compartilhar

"Melhor Comercial do Brasil" de 2018, do SBT, é da DPZ&T

meio&mensagem

Os vencedores da premiação "Melhor Comercial do Brasil" 2018, do SBT, foram revelados na terça-feira, 30 de abril. A campanha "Robô", feita pela DPZ&T para o projeto Leia para uma Criança, do Itaú, ganhou a preferência do júri. Na etapa regional, a Propeg foi a vencedora. 

Leia Mais

Compartilhar

A publicidade merece ser protegida e respeitada

APP 

Mario D'Andrea, presidente da ABAP e presidente do Dentsu Creative Group, explica a importante correlação entre ética e compliance e a proteção e preservação da publicidade. 

Leia Mais

Compartilhar

ABA lança “Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Publicidade e Clientes”

ABA 

A ABAP foi uma das entidades apoiadoras do “Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Publicidade e Clientes”, lançado nesta quinta-feira, 25 de abril. O documento foi elaborado pelo Comitê de Sourcing da ABA em parceria com a Q&A Associados e também recebeu apoio da FENAPRO. “Esse é o papel das agências: serem parceiras na construção de grandes marcas e na geração de riquezas e no crescimento das empresas brasileiras", comenta Mario D'Andrea, Presidente da ABAP Nacional. 

Leia Mais

Compartilhar

Consumidores dizem que anunciantes têm feito bom trabalho, aponta estudo global

UOL 

Estudo global "Dimension 2019", da Kantar, revela que, no Brasil, 72% dos consumidores estão "mais propícios" a se lembrar das marcas ao verem propaganda. Globalmente, o índice é de 51%. O estudo entrevistou consumidores no Brasil, China, França, Reino Unido e EUA. http://bit.ly/2XK8tty 

Acesse também o estudo completo: http://bit.ly/2XIpvbi 


Compartilhar

Bem-vindo à era do pós-consumidor

meio&mensagem

Por Jacques Meir, especialista em gestão de marcas e aplicação de sistemas para desenvolvimento de inovação, e Daniel Domeneghetti, CEO da Dom Strategy Partners

Estamos diante de um novo começo de era de gente fina, elegante e, sobretudo, sincera

Leia Mais

Compartilhar

Estudo Future of Media mostra que impresso ainda prospera (em inglês)

MediaPost 

Estudo Future of Media examina o valor do impresso no mix de mídias das editoras e conclui: apesar do crescimento dos canais digitais, o impresso continua a prosperar. 

Leia Mais

Compartilhar

'Confiança' surge como nova métrica em publicidade e se torna fator relevante em compra de mídia (em inglês)

MediaPost 

Levantamento da Advertiser Perceptions, que ouviu 200 executivos da indústria publicitária, revelou que três em cada quatro entrevistados consideram 'atributos relacionados à confiança' fator relevante na hora de decidir onde alocar seus orçamentos de mídia. 

Leia Mais

Compartilhar

Conteúdo ofensivo no Facebook impacta imagem de anúncios e da plataforma (em inglês)

MediaPost

Novo relatório da AdColony aponta que 60% dos entrevistados afirmaram encontrar conteúdos ofensivos no Facebook e 49% disseram que os conteúdos ruins impactam negativamente a publicidade que aparece próxima. 

Leia Mais

Compartilhar

F.Biz cria cartilha contra o assédio

A partir dos insights de um grupo interno que trabalha pela diversidade de gênero dentro da agência, a F.Biz criou a "Cartilha contra o Assédio". 

Continuar Lendo

Compartilhar

Glen Valente assume secretaria na Secom

meio&mensagem

Glen Lopes Valente, ex-diretor do SBT, é o novo secretário de publicidade e promoção da Secretaria da Comunicação Social da Presidência da República. 

Leia Mais

Compartilhar

O desafio da autenticidade

Zé Roberto Pereira, Managing Director e CSO da Havas Health & You

Por Claudia Penteado 

Como tornar uma empresa mais saudável? Um dos serviços da Havas Health & You é justamente ajudar empresas a se tornarem mais saudáveis, seja incluindo um serviço, um produto, um tributo, um projeto especial. O mercado de Bem Estar vem crescendo, atraindo negócios e fomentando o crescimento de redes como a Health & You, um business importante do grupo Havas. Neste bate-papo, Zé Roberto Pereira, Managing Director e CSO da Havas Health & You, fala de mudanças recentes de posicionamento da empresa e dos desafios e das oportunidades de atuar neste segmento cheio de nuances, no qual autenticidade e consistência são essenciais. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Effie Index: pelo 8º ano, WPP é holding mais eficiente

meio&mensagem

O Effie Index, que classifica holdings, redes, agências e anunciantes mais eficazes com base em prêmios nacionais, regionais e globais do Effie Awards do ano anterior, também traz a AlmapBBDO no ranking de agências. 

Leia Mais

Compartilhar

WARC Best of the Best de 2019 na América do Norte e na América Latina (em inglês)

Warc

Relatório WARC Best of the Best traz as melhores campanhas e empresas em cada região. Cinco agências brasileiras figuram no ranking das melhores campanhas segundo o critério criatividade, quatro brasileiras estão entre as melhores campanhas em mídia e uma está na lista das melhores em eficácia. 

Leia Mais

Compartilhar

“Ou você é bom o suficiente, ou se adapta à realidade”

meio&mensagem

Hugo Rodrigues, chairman e CEO da WMcCann, foi entrevistado por Alexandre Zaghi Lemos no painel “Verdade ou bullshit”, do Summit Rio2C by Meio & Mensagem. Para Hugo Rodrigues, o futuro dos negócios depende do outro e ainda tem muitas empresas que pensam apenas nelas. 

Leia Mais

Compartilhar

Gerety Awards estende deadline para 10 de maio

meio&mensagem

Primeira edição do prêmio Gerety Awards, voltado à diversidade e com júri 100% composto por publicitárias, vai divulgar shortlist em 15 de junho. Podem ser inscritos todos os cases veiculados entre janeiro de 2018 e o final do prazo. 

Leia Mais

Compartilhar

Publicitários avaliam compra da Droga5 pela Accenture Interactive

Propmark

Para líderes do mercado publicitário, a aquisição ajuda a sinalizar o futuro da indústria com a integração das visões de criatividade, negócios e tecnologia. "A comunicação de marca de serviços e produtos gira em torno de pessoas. Posso ter a melhor tecnologia e o maior banco de dados do mundo em mãos, mas sem criatividade não servem para nada", comenta Mario D'Andrea, presidente do Dentsu Creative Group e da ABAP Nacional. 

Leia Mais

Compartilhar

O ranking das agências do primeiro trimestre de 2019

Clube de Criação 

A Kantar Ibope Media divulgou o ranking de agências de acordo com os investimentos publicitários do período de janeiro a março de 2019. A Y&R mantém a liderança, seguida de Ogilvy e WMcCann. 

Leia Mais

Compartilhar

Publicis compra Epsilon por US$ 4,4 bilhões

Propmark 

O Publicis Groupe anunciou que fechou acordo com a  Alliance Data Systems para aquisição da empresa de marketing de dados Epsilon. O negócio é uma das maiores transações da história do setor de comunicação.

Leia Mais

Compartilhar

AdAge entrevista Arthur Sadoun, CEO do Publicis Group, sobre aquisição da Epsilon (em inglês)

AdAge

Em entrevista para o AdAge, Arthur Sadoun explica o que significa a aquisição da Epsilon para o Publicis Group, qual seria o plano B caso o acordo não fosse fechado e como os novos dados serão aliados à criatividade. 

Leia Mais

Compartilhar

Setor de tecnologia impulsionou trimestre de muitas aquisições (em inglês)

The Drum

De acordo com a empresa de pesquisas Results International, as atividades de fusões e aquisições no setor de marketing cresceram 4% em relação ao trimestre anterior e 35% na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Leia Mais

Compartilhar

Reino Unido: Bellwether Report - 1º trimestre: Investimentos em marketing veem recuperação (em inglês)

IPA

As empresas do Reino Unido revisaram seus investimentos em marketing para cima no 1º trimestre de 2019, em contraste com o último trimestre de 2018, quando os investimentos ficaram estagnados. Os números, apontados pelo Q1 2019 IPA Bellwether Report, surpreenderam o mercado, em vista das incertezas do Brexit. 

Leia Mais

Compartilhar

Marc Pritchard, da P&G, defende 'nova cadeia de mídia' e apoia regulação da privacidade (em inglês)

MediaPost

Em evento da Association of National Advertisers, Marc Pritchard, Chief Brand Officer da Procter & Gamble, defendeu uma nova cadeia de mídia que equilibre o plano de atuação e opere de maneira clara, eficiente, responsável e que seja moderada de forma apropriada para todos os envolvidos. Ele ainda recomendou cinco metas para um melhor ambiente na indústria publicitária. 

Leia Mais

Compartilhar