WFA: Anunciantes devem pressionar Facebook após live-stream de terror em Christchurch (em inglês)

The Drum 

A World Federation of Advertisers (WFA) está pedindo que as marcas pressionem as plataformas de mídia social e convocando membros e os profissionais de marketing globais a “pensar cuidadosamente sobre onde eles colocam seus anúncios”.

Leia Mais

Compartilhar

Google e Facebook mantêm duopólio na receita de publicidade

Propmark 

Pesquisa do Warc revelou que as plataformas Google e Facebook juntas somaram 24,5% de todo o faturamento do setor de publicidade em 2018, o que equivale a US$ 144,6 bilhões. 

Leia Mais

Compartilhar

'Nós não estamos desistindo' - a tenacidade da indústria publicitária da Venezuela (em inglês)

The Drum

Em Caracas, uma cidade que um dia já foi aquecida pelo brilho da globalização, a reportagem do The Drum encontrou os profissionais de agências que permaneceram no país e testemunham o desafio e a tenacidade que os faz sobreviver a esses momentos desesperadores.

Leia Mais

Compartilhar

Lucrando com a felicidade

meio&mensagem 

Por Marcio Toscani, Co-CEO e COO da Leo Burnett Tailor Made e Diretor da ABAP Nacional 

A correlação entre satisfação do empregado e retornos maiores na bolsa de valores

Leia Mais

Compartilhar

O modelo de financiamento e a democracia

ANJ (Artigo originalmente publicado em O Globo)

Por Marcelo Rech, Presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ)

O leitor sabe que a liberdade de expressão é um dos pilares da democracia. Sabe igualmente que existe uma linha direta — direta mesmo — entre a publicidade e a liberdade de expressão.

Leia Mais

Compartilhar

Alemanha vs Facebook: em jogo, proteção de dados e direito concorrencial

CIO

Por Dr. Rony Vainzof, Advogado Especialista em Direito Digital e Proteção de Dados e Sócio da Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados

O Escritório Federal de Concorrência alemão (FCO - Bundeskartellamt), em decisão publicada em 7 de fevereiro, restringiu a forma como o Facebook combina e utiliza dados de usuários de diferentes fontes. 

Leia Mais

Compartilhar

Conheça os integrantes da Comissão Julgadora da 32º edição do Prêmio Marketing Best

Propmark 

O Prêmio Marketing Best anunciou os integrantes da comissão que irá analisar e avaliar os cases inscritos neste ano. O prêmio reconhece as empresas que mais se destacam no planejamento e execução das estratégias de marketing. As inscrições para esta edição podem ser feitas até 5 de abril. 

Leia Mais

Compartilhar

ABAP realiza 1º workshop sobre Lei Geral de Proteção de Dados exclusivo para agências de publicidade

A ABAP vai realizar o 1º Workshop sobre Lei Geral de Proteção de Dados, exclusivamente para agências de publicidade, no dia 26/03, em São Paulo. O treinamento será conduzido pela DARYUS Consultoria e Treinamento, empresa especializada em Privacy and Data Protection. Confira o conteúdo programático e modo de inscrição: http://bit.ly/2XLlhQY  

Leia também o artigo: 

Lei GDPR e LGPD: qual a relação e os impactos no Brasil? - Por Helio Cordeiro http://bit.ly/2Jwneho 

Leia Mais

Compartilhar

ABAP lança, no próximo dia 25, “Diretrizes de Compliance” para agências de publicidade

Fundação Dom Cabral foi contratada para elaborar um documento com foco específico para o setor de propaganda 

Continuar Lendo

Compartilhar

Agências e anunciantes apostam em métodos como sprints e squads

Propmark 

Tem se tornado comum em agências e anunciantes o uso de metodologias como as sprints e squads, que reúnem pessoas com habilidades distintas para encontrar soluções de negócios ou comunicação e economizar tempo.

Leia Mais

Compartilhar

AlmapBBDO no ranking Best of the Best 2019 do Warc (em inglês)

Warc 

BBDO New York, Burger King e Procter & Gamble estão no topo do primeiro índice global de excelência ‘Best of the Best’, do Warc. A AlmapBBDO está no Top 10 global de agências.

Leia Mais

Compartilhar

Y&R Brasil volta a liderar ranking das agências

Propmark 

A Kantar Ibope Media divulgou o ranking das agências referente ao período de janeiro a fevereiro de 2019. A Y&R Brasil volta a liderar a lista que, em janeiro, teve a Multi Solution como primeira colocada.

Leia Mais

Compartilhar

Genomma e Marabraz lideram presença na TV em 2019

meio&mensagem 

Estudo Adex Creative, da FW Spot, monitorou as inserções veiculadas nos cinco maiores canais de TV aberta na região da Grande São Paulo ao longo dos meses de janeiro e fevereiro.

Leia Mais

Compartilhar

Classe C volta a crescer, vê futuro com otimismo e deixa consumo-ostentação

Época Negócios 

Embora ainda não tenham recuperado tudo o que perderam, as famílias da classe C estão otimistas com o que está por vir e pretendem voltar a comprar bens de maior valor agregado, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva. https://glo.bo/2OfTYtK 

Leia também: 
'Consumidor da classe C está mais amadurecido ', diz especialista
Entrevista com Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva https://glo.bo/2TQTb8F 

Leia Mais

Compartilhar

Kantar se torna uma marca única

Kantar Brasil Insights 

A partir de 2 de abril, todos os serviços serão entregues sob uma única marca: Kantar. A mudança afetará toda a Kantar Media, exceto a Kantar IBOPE Media, que continuará a operar com o nome atual da marca. 

Leia Mais

Compartilhar

Cresce intenção dos brasileiros de ampliar gastos

meio&mensagem

O Boston Consulting Group constatou uma retomada na disposição do público brasileiro para as compras nos resultados da pesquisa BCG’s Consumer Sentiment 2019. De acordo com a pesquisa, 39% dos entrevistados pretendem comprar itens adiados nos últimos anos. 

Leia a reportagem do Meio&Mensagem: http://bit.ly/2HQoYj7 

Confira o relatório da pesquisa: https://on.bcg.com/2To5Yuh 


Compartilhar

“Marcas devem se posicionar de forma mais assertiva quanto à privacidade”

meio&mensagem

A CEO da Momentum e Vice-Presidente da ABAP, Maria Laura Nicotero, recebeu um convite para compor o Advisory Board do SXSW e, como membro do conselho, ajudou a rediscutir a premiação que destaca as melhores experiências de ativações durante o festival. Em entrevista ao Meio&Mensagem, ela falou sobre a relevância das ativações nas comunicações atuais e destacou a privacidade como tema mais urgente para as marcas. 

Leia Mais

Compartilhar

"Manter relações duradouras garante sinergia total"

Rodrigo Rodrigues, Presidente da ABAP Paraná e Presidente da OpusMúltipa 

Por Claudia Penteado 

Rodrigo Rodrigues, Presidente da OpusMúltipla e também presidente da ABAP Paraná, conta nesta entrevista como o conceito de comunicação integrada proposto pela agência - hoje parte do Grupo OM - foi se atualizando ao longo do tempo e se encaixa perfeitamente nos tempos atuais. Rodrigues aborda também os desafios enfrentados regionalmente, e a importância de focar em vendas no curto prazo e no fortalecimento das marcas no longo prazo.

 

Continuar Lendo

Compartilhar

Empresas asiáticas estão mais bem preparadas do que europeias para leis de privacidade de dados mais rigorosas (em inglês)

The Drum 

De acordo com estudo da Economist Intelligence Unit e do Alibaba, as empresas asiáticas e americanas estão mais preparadas para leis de privacidade de dados mais rigorosas do que as empresas europeias. Um fator chave para isso foi que muitos mercados tinham a consciência de que leis semelhantes à europeia entrariam em vigor em outras regiões após o GDPR.

Leia Mais

Compartilhar

Duopólio Google-Facebook reduz disponibilidade de investimentos em publicidade em outras mídias (em inglês)

Warc

O mais recente relatório WARC Global Ad Trends se concentrou na análise do duopólio e concluiu que dos US$ 590,4 bilhões investidos em publicidade no mundo no ano passado, US$ 144,6 bilhões (24,5%) foram para Google e Facebook, o que equivale a quase um em cada quatro dólares investidos.

Leia Mais

Compartilhar

Marcas retiram anúncios do Facebook e do Google após ataque de Christchurch (em inglês)

Warc 

Grandes anunciantes da Nova Zelândia retiraram publicidade do Google e do Facebook, ou estão considerando fazê-lo, após o massacre em Christchurch na semana passada. A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, tem sido ferozmente crítica à não responsabilização das plataformas pelos conteúdos veiculados. Especialistas alertam que mensagens criptografadas podem diminuir ainda mais a responsabilidade das empresas pela moderação de conteúdo. 

Leia Mais

Compartilhar

Google recebe multa de mais de 1 bilhão de euros da União Europeia

Valor

O Google foi multado em 1,49 bilhão de euros pela União Europeia por abuso de seu papel dominante em publicidade online.

Leia Mais

Compartilhar

Exportações de publicidade do Reino Unido alcançam £6,9 bi (em inglês)

The Drum 

Dados da Advertising Association mostraram um aumento geral das exportações de 18% em relação ao ano anterior, um aumento muito acima das exportações de serviços do Reino Unido como um todo. 

Leia Mais

Compartilhar

Assista aos 33 finalistas de O Melhor Comercial do Brasil 2018

Propmark 

O SBT anunciou a lista dos 33 filmes selecionados para a primeira etapa da votação que irá escolher O Melhor Comercial do Brasil. A AlmapBBDO lidera a lista, seguida pela Africa e Lew’Lara TBWA. 

Leia Mais

Compartilhar

"Enxergo um futuro otimista para as agências"

Valor 

Desde setembro, Jon Cook lidera a agência formada pela fusão da VML e da Y&R. Globalmente, o novo negócio da WPP está em processo de integração. No Brasil, as operações das duas agências foram mantidas separadas. 

Leia Mais

Compartilhar

Custos e benefícios do compliance no mundo corporativo

InfoMoney 

A adoção dos programas de compliance tornou-se essencial para as empresas modernas, pois representa um diferencial em relação às concorrentes, agrega valor à sociedade, aumenta a competitividade, a credibilidade e atrai melhores investidores. O custo para sua implementação costuma ser elevado, mas estudos demonstram que não tê-lo pode ter um custo ainda mais alto.

Leia Mais

Compartilhar

Brasil sobe para 4ª posição no Warc Media 100 (em inglês)

Warc 

O Brasil subiu da 9ª posição, em 2018, para a 4ª colocação entre países no ranking Warc Media 100, sucessor do Gunn Media 100. Seis campanhas brasileiras ficaram no Top 100 e cinco agências estão no Top 50. Confira os rankings completos. http://bit.ly/2TFxYhQ 

Leia também: 

2019 Media Strategy Report: Quatro temas-chave (em inglês) 

Warc

O 2019 Media Strategy Report é uma análise dos cases finalistas do 2018 WARC Media Awards que mostra como as campanhas que demonstraram um impacto nos resultados dos negócios por meio do planejamento de comunicação estão reimaginando a mídia. http://bit.ly/2XSQxOh 

Leia Mais

Compartilhar

Ministério da Justiça começa a investigar conduta do Facebook

Valor 

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, instaurou dois processos administrativos contra o Facebook para apurar a atuação da companhia durante casos de acesso ilegal de dados de usuários. 

Leia Mais

Compartilhar

Diretoras buscam mais oportunidades por trás das câmeras

meio&mensagem

Após um ano de existência no Brasil, projeto Free the Bid, trazido ao país pela APRO, ganha a adesão de 14 agências de publicidade como signatárias do compromisso de incluir diretoras de cena em seus orçamentos de produção. 

Leia Mais

Compartilhar

Revistas semanais recuperam audiência no digital

meio&mensagem 

As principais revistas semanais brasileiras registraram crescimento em circulação digital em 2018, de acordo com dados do IVC. Veja, Época e Carta Capital foram as que tiveram maior incremento em relação à média de circulação em 2017. 

Leia Mais

Compartilhar

"Boa propaganda é aquela que o diretor de marketing aprova com medo"

Propmark 

Em entrevista ao Propmark, Roberto Duailibi faz uma reflexão sobre a publicidade e fala sobre o atual momento do mercado, DPZ&T, BV, entre outros temas. 

Leia Mais

Compartilhar

108 tendências em tecnologia para o jornalismo e a mídia (em inglês)

The Future Today Institute 

Análise anual do The Future Today Institute específica do setor de tendências tecnológicas emergentes detalha 108 tendências importantes que todos os que trabalham no ecossistema de notícias e mídia devem seguir. 

Leia Mais

Compartilhar

Reino Unido: Indústria criativa frequentemente é paga tardiamente, gerando dívidas de £ 1 bi (em inglês)

The Drum 

Dados da MarketInvoice revelaram que 48% dos negócios da indústria criativa do Reino Unido foram pagos tardiamente em 2018. De acordo com o relatório, as empresas do setor, em geral agências e consultorias, ficam sujeitas a longos prazos de pagamento e precisam esperar até 90 dias para receber o pagamento das faturas.

Leia Mais

Compartilhar

França anuncia imposto digital para gigantes do Vale do Silício

Folha de S. Paulo 

O governo francês apresentou um projeto de lei que cria um imposto dirigido às gigantes da tecnologia. A medida cria um tributo de 3% sobre as receitas geradas de fontes francesas por empresas como Google e Amazon por serviços específicos, como publicidade direcionada ou operação de um mercado digital. 

Leia Mais

Compartilhar

Reino Unido: Câmara dos Lordes defende que governo deveria criar uma "Autoridade Digital" para supervisionar todos os reguladores (em inglês)

The Drum 

A Câmara dos Lordes pediu ao governo do Reino Unido para criar uma "Autoridade Digital" central para assumir a responsabilidade da regulamentação do setor, argumentando que a autorregulação por parte de Facebook e Google está falhando. 

Leia Mais

Compartilhar

SXSW 2019: Depois de tantas revoluções tecnológicas, uma rebelião

B9 

Fundador da Wikipedia, Larry Sanger, falou na tarde desta terça-feira, 12 de março, no Austin Convention Center, e propôs uma guerra como solução para os problemas das redes sociais. 

Leia Mais

Compartilhar

Mais de 200 apps na Google Play tinham propaganda maliciosa

Tecmundo 

A empresa de segurança Check Point descobriu mais de 200 aplicativos no Google Play Store que contavam com propagandas maliciosas. 

Leia Mais

Compartilhar

O melhor do SXSW é foco no ser humano e não na tecnologia

meio&mensagem

Por Carolina Sevciuc, Digital transformation & innovation da Nestlé Brasil

Esta edição do festival está colocando o ser humano lado a lado com a realidade aumentada, virtual e blockchain

Leia Mais

Compartilhar

Começa a 4ª edição do Latam Effie (em espanhol)

Adlatina 

Foram abertas as inscrições para a 4ª edição do Latin American Effie Awards. O primeiro deadline para obter desconto é no dia 3 de maio, mas as inscrições poderão ser realizadas até 3 de junho. A entrega dos prêmios acontecerá em outubro, em Cartagena das Índias. 

Leia Mais

Compartilhar

Gerety Awards lança convocação para inscrições

Propmark 

Festival internacional de criação Gerety Awards está com inscrições abertas até 1º de abril. As peças serão avaliadas por júri composto apenas por mulheres e seguirão dois critérios: originalidade e execução criativa. 

Leia Mais

Compartilhar

Mídia do Ano revela finalistas

Blog do Adonis 

O grupo Estado anunciou os finalistas da categoria “Mídia do Ano” do prêmio Desafio Estadão Cannes. Os nomes dos indicados foram escolhidos por um comitê interno, juntamente com profissionais do mercado publicitário. A votação ocorrerá de 15 a 31 de março. 

Leia Mais

Compartilhar

"A publicidade é a profissão de hoje e do futuro"

Americo Neto, Presidente da ABAP Bahia e Sócio-Diretor da Viamídia Publicidade 

Por Claudia Penteado 

José Americo Araújo Neto, ou Americo Neto, como é conhecido o sócio-diretor de atendimento da baiana Viamídia Publicidade e presidente da ABAP Bahia, conta nesta entrevista como entrou na profissão, fundando sua empresa há 23 anos com dois colegas de faculdade. Apaixonado por vendas, acabou criando uma agência "barriga no balcão", como ele diz, sempre focada nos resultados dos clientes. E que busca, cada vez mais, novas maneiras de fazer comunicação. "Não adianta mais fazer as coisas como fazíamos", afirma. Neste bate-papo, Americo também relata as atividades da ABAP Bahia, uma das mais ativas entre as regionais.

 

Continuar Lendo

Compartilhar

Janeiro de 2019 soma R$ 5 bi de investimento em mídia

Propmark 

Valor bruto da primeira parcial mensal de 2019 do ranking Kantar Ibope Media com as 50 maiores agências de publicidade chegou a R$ 5 bi. 

Leia Mais

Compartilhar

Brasil figura entre os top 10 do Warc Effective 100 (em inglês)

Warc

O Warc divulgou o ranking Warc Effective 100, sucessor do Warc 100, que compila a performance de campanhas, marcas e agências em competições de eficácia ao redor do mundo. Em 2019, o Brasil figura na 8ª posição no ranking dos 50 Top Countries. Confira os rankings completos. 

Leia Mais

Compartilhar

Novos perfis de famílias exigem outros olhares das marcas

meio&mensagem

Parceria da consultoria 65|10 com a produtora Contente identificou os tipos de famílias mais comuns no Brasil e como elas são representadas na publicidade. 

Leia Mais

Compartilhar

ONU Mulheres traz ao Brasil aliança pela igualdade de gênero na publicidade

ONU Brasil 

A ONU Mulheres está trazendo ao Brasil a “Aliança Sem Estereótipo”, movimento que visa conscientizar anunciantes, agências e indústria da propaganda em geral sobre a importância de eliminar os estereótipos de gênero nas campanhas publicitárias.

Leia Mais

Compartilhar

Magna analisa dados de 30 anos e descobre fatos sobre a polarização da TV linear e os investimentos em anúncios (em inglês)

MediaPost 

A Magna, da IPG Mediabrands, realizou profundas análises em dados da Nielsen referentes ao tempo gasto por cada geração assistindo televisão linear nos últimos 30 anos. 

Leia Mais

Compartilhar

YouTube desabilita comentários em vídeos com imagens de menores de idade após reação de anunciantes (em inglês)

MediaPost 

O YouTube anunciou que está desativando os comentários na maioria dos vídeos em que aparecem crianças e menores de idade, em resposta às preocupações dos anunciantes quanto à segurança da marca.

Leia Mais

Compartilhar

Fórum da PROTESTE debaterá proteção de dados pessoais

PROTESTE 

A PROTESTE - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, vai realizar, no dia 19 de março, em São Paulo, um Fórum para debater a importância da proteção de dados pessoais no país. O debate terá como balizadores a Legislação Europeia (GDPR) e a Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil (LGPD), que entrará em vigor em 2020. 

Leia Mais

Compartilhar

Young Lions faz série de encontros para tirar dúvidas de participantes

Propmark 

O Young Lions Brazil Creativity Program promoveu encontro na última quinta-feira, 28 de fevereiro, na FCB São Paulo, e contou com a presença das vencedoras da categoria Atendimento de 2018. Este foi o primeiro de uma série de encontros que vão reunir profissionais de todas as áreas. 

Leia Mais

Compartilhar

Controle de verbas públicas tem solução

Propmark 

Por Antonio Calil Filho, ex-diretor, durante dez anos, do IAP (Instituto de Acompanhamento da Publicidade)

Dentre todas as suas preocupações de relevância nacional, o governo federal também está com sua atenção voltada para os investimentos publicitários - não existe surpresa de que alguma coisa acontecerá no seu setor de comunicação.

Leia Mais

Compartilhar

Agência de publicidade salva primeira campanha do Governo

O Globo 

A campanha publicitária da reforma da Previdência precisou ser feita pela Artplan. Embora a agência seja licitada pelo Governo Federal, a gestão Bolsonaro havia criado a campanha com a própria equipe interna da Secom. No entanto, a campanha da “house agency” do governo foi considerada tosca pela equipe de Paulo Guedes e vetada, e a Secom foi obrigada a recorrer a uma agência profissional, contra sua vontade inicial. 

Leia Mais

Compartilhar

Brasil pula para 4ª posição no Warc Creative 100 (em inglês)

Warc

O Warc divulgou o ranking Warc Creative 100, sucessor do Gunn Report, que compila a performance das campanhas, marcas e agências nas competições de criatividade publicitária ao redor do mundo. Em 2019, o Brasil saltou da 6ª para a 4ª posição no ranking por países e 5 campanhas brasileiras estão no Top 100. Confira os rankings. 

Leia Mais

Compartilhar

Série sustentabilidade: agências refletem consciência sobre consumo

Propmark

O Propmark iniciou uma série especial sobre sustentabilidade. A primeira reportagem traz iniciativas de redução de consumo em 12 agências no Brasil.

Leia Mais

Compartilhar

Maria Laura Nicotero compartilha conhecimento adquirido no Women on Boards

ABA

Maria Laura Nicotero, CEO da Momentum Worldwide e Vice-Presidente da ABAP, compartilhou sua experiência como conselheira e sua participação no curso Women on Boards, em Harvard, com executivas de grandes empresas e instituições durante evento da ABA, realizado na última quarta-feira, 27 de fevereiro. 

Leia Mais

Compartilhar

Como as marcas enfrentam temas polêmicos

meio&mensagem 

Em vez de discursos neutros, marcas assumem ainda mais posicionamentos em tempos de polarização, impactando estratégia das agências. 

Leia Mais

Compartilhar

Estudo aponta causas que direcionam marcas em 2019

meio&mensagem

A Cause, consultoria de identificação e gestão de causas, mapeou os 37 temas que devem pautar os propósitos das organizações em 2019. O estudo está dividido em cinco blocos: cultura, grupos identitários, meio ambiente, saúde e tecnologia, e traz um panorama global e nacional. 

Leia Mais

Compartilhar

Comprar é um ato político, afirma Meaningful Brands, da Havas (em inglês)

More About Advertising 

Relatório Meaningful Brands, da Havas, aponta que, diante de um mundo com sobrecarga de conteúdo e onde o populismo e as crises políticas estão em ascensão, comprar se tornou um ato político. Levantamento de 2019 mostra que 77% das marcas do mundo poderiam desaparecer sem que os consumidores se importassem.

Leia Mais

Compartilhar

Profissionais de agência dizem que a fraude é a maior ameaça aos seus orçamentos (em inglês)

eMarketer 

Em levantamento conduzido pela empresa Integral Ad Science, 69% dos executivos de agências afirmaram que as fraudes são o maior obstáculo para o crescimento de seus orçamentos. 

Leia Mais

Compartilhar

Grandes empresas congelam publicidade no YouTube devido a comentários controversos (em inglês)

Forbes 

Anunciantes estão congelando a publicidade no YouTube após denúncia sobre comentários pedófilos e exigem providências para eliminar este tipo de conteúdo da plataforma. 

Leia Mais

Compartilhar

Uma conversa com o líder da indústria publicitária Greg Stern (em inglês)

MediaVillage

Greg Stern, presidente do conselho dos 4A's e fundador e copresidente da agência BSSP, foi entrevistado pelo vice-presidente executivo da Association of National Advertisers, dos EUA, Bill Duggan. 

Leia Mais

Compartilhar

Diageo, Skol, Burger King e AlmapBBDO vencem Desafio Estadão Cannes

Propmark 

O júri do Desafio Estadão Cannes, presidido por Adriano Alarcon, CCO da F.biz, escolheu seus vencedores. Ao todo, foram 101 inscrições e 15 finalistas.

Leia Mais

Compartilhar

Muito além da propaganda

Evandro Colares, Presidente da ABAP Ceará e Sócio Diretor da Advance 

Por Claudia Penteado 

Evandro Colares, Sócio Diretor da Advance e Presidente da ABAP Ceará, virou publicitário por acaso e hoje toca uma das agências mais importantes do mercado cearense que, segundo ele, está mais maduro e com uma geração de profissionais mais preparada e com "brilho nos olhos". A Advance é uma agência full service e que nasceu, segundo ele descreve, com o espírito “Tamo Junto”, indo sempre muito além da propaganda. Desafios são o combustível ideal para se reinventar, algo que ele próprio viveu na vida profissional, e que considera essencial para manter a empresa forte e relevante.

 

Continuar Lendo

Compartilhar

"As marcas precisam de apoio local para entender as demandas e dores dos mercados regionais"

Felipe Ladeira, Presidente da ABAP Maranhão e Diretor Geral da Quadrante 

Por Claudia Penteado 

Felipe Ladeira, Diretor Geral da Quadrante e Presidente da ABAP no Maranhão, diz nesta entrevista que as agências regionais se fortalecem especialmente em momentos de crise e de grandes transformações. Segundo ele, entender as nuances locais de cada região é essencial para as marcas manterem a relevância junto aos seus diversos públicos. "O que me faz levantar todos os dias é a certeza de que o nosso trabalho tem um papel fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país", afirma.

 

Continuar Lendo

Compartilhar

34 mil novos anunciantes investiram em mídia em 2018

Kantar Ibope Media 

Levantamento da Kantar Ibope Media mostra que compra de espaços em mídia nos meios e veículos aferidos pela empresa apresentou crescimento de 10% em relação a 2017. O destaque, no entanto, foi a presença de novas marcas e anunciantes investindo em mídia em 2018. 

Leia Mais

Compartilhar

O ranking das 50 maiores agências em investimento com compra de espaços de mídia em 2018

Propmark 

Ranking da Kantar Ibope Media, com dados de janeiro a dezembro de 2018, traz Y&R, My Agencia, Africa, Ogilvy e Talent Marcel nas primeiras cinco colocações. No total do ano, os investimentos brutos dos anunciantes somam R$ 79,2 bilhões, 10% a mais que em 2017. 

Leia Mais

Compartilhar

ABA lança Manual de Boas Práticas e Responsabilidade pelo Fim do Assédio em Eventos

ABA 

A ABA lançou, durante evento de comemoração dos seus 60 anos, o Manual de Boas Práticas e Responsabilidade pelo Fim do Assédio em Eventos. O manual traz um panorama das possíveis situações de assédio, sofridas por profissionais dos mais diversos cargos e posições hierárquicas, e as precauções que devem ser observadas. http://bit.ly/2EnAkbZ  

Leia mais sobre a comemoração dos 60 anos da ABA: 
ABA apresenta guia contra assédio e campanha dos 60 anos
Propmark  
Para celebrar aniversário, entidade anunciou novidades e conceito "Mudando com a mudança". http://bit.ly/2TXl7UA 

Leia Mais

Compartilhar

Levantamento mapeia estereótipos na publicidade brasileira

meio&mensagem

A pedido do Facebook, a consultoria 65|10 reuniu padrões considerados ofensivos e que ainda aparecem em campanhas. 

Leia Mais

Compartilhar

Kantar afirma que marcas devem aliar criatividade com inovação

Propmark 

Em visita ao Brasil, Ray Crook, diretor administrativo, inovação e desenvolvimento de produto da Kantar falou sobre como aliar criatividade e inovação no desenvolvimento de novos produtos e negócios.

Leia Mais

Compartilhar

WMcCann gera insights para clientes com labs de inteligência

Propmark 

Por meio de seus laboratórios de inteligência de mídia, os Labs, a WMcCann está ajudando seus clientes a entender o consumidor com profundidade e a desenvolver uma comunicação mais assertiva. 

Leia Mais

Compartilhar

Global Citizens and Data Privacy

Ipsos

Durante o encontro anual em Davos, a Ipsos e o Fórum Econômico Mundial revelaram a primeira parte de um estudo global para monitorar a aceitação do consumidor no que diz respeito à tecnologia da informação. O relatório mostrou que desconhecimento e desconfiança prevalecem sobre o que as empresas e os governos fazem com dados pessoais da população.

Leia Mais

Compartilhar

Investimentos globais em publicidade têm previsão de alta (em inglês)

ResearchLive 

Os investimentos globais em publicidade devem ter aumento de 4,3%, atingindo US$ 616 bi, em 2019, de acordo com o último relatório Global Ad Trends do Warc. 

Leia Mais

Compartilhar

Relatório: O que os clientes querem de suas agências (em inglês)

Warc 

Estudo Agency Scope, da Scopen, realizado no Reino Unido, mostra o panorama das agências e de seus relacionamentos com clientes e porque seu legado e expertise ainda são suficientes para superar as consultorias. 

Leia Mais

Compartilhar

Com proximidade do Brexit, Advertising Association e Institute of Practitioners in Advertising unem-se ao governo britânico e lançam "Mês da Exportação" (em inglês)

The Drum

A indústria publicitária do Reino Unido uniu-se num esforço comercial coordenado para defender as exportações do setor de publicidade britânico durante o mês de março em uma série de ações globais. 

Leia Mais

Compartilhar

Facebook rotulado "gangsters digitais" em relatório parlamentar britânico sobre fake news (em inglês)

The Guardian 

Relatório final do comitê parlamentar do Reino Unido sobre Digital, Cultura, Mídia e Esportes, que investigou durante 18 meses a desinformação e as notícias falsas, afirma que o Facebook violou a lei de privacidade e concorrência e deve ser regulado urgentemente.
http://bit.ly/2GDdhfE 

Leia também: 
Governo dos EUA e Facebook negociam multa multi-bilionária recorde por vazamento de dados (em inglês)
The Washington Post 
Acordo pode por fim à investigação da Federal Trade Comission sobre as práticas de privacidade de dados da companhia. 
https://wapo.st/2BMrR0d 

Leia Mais

Compartilhar

AlmapBBDO e Africa entre os líderes do ranking de agências ibero-americanas mais criativas Crema 2018 (em espanhol)

Adlatina 

Mais recente edição do ranking regional Crema, que cruza dados dos principais festivais, traz AlmapBBDO e Africa entre as três agências ibero-americanas mais premiadas no ano passado. Confira os Top 30. 

Leia Mais

Compartilhar

UE reescreve regras de direitos autorais em busca de remuneração mais justa (em inglês)

The Drum 

A União Européia deve discutir as mudanças na lei de direitos autorais para obrigar Google e Facebook a distribuir as receitas de maneira mais uniforme com o setor criativo.

Leia Mais

Compartilhar

Mais de US$ 2 bi estão sendo investidos na reforma dos outdoors da Times Square, em NYC (em inglês)

The Drum 

Obras que vão alterar os outdoors da Times Square, destino mais visitado por turistas do mundo, já foram iniciadas. O TSX Broadway, um empreendimento de US$ 2,5 bilhões, pretende reinventar o branding out-of-home.

Leia Mais

Compartilhar

Ciência comportamental na construção de marca (em inglês)

ResearchLive 

Por Jonathan La Greca, vice-president strategic growth, e Dr. Dan Young,  chief behavioural scientist, da Hotspex 

Recorrer aos princípios da neurociência e da ciência comportamental pode ajudar na evolução de logotipos de marcas, explicam Jonathan La Greca e Dr. Dan Young, da Hotspex. 

Leia Mais

Compartilhar

Especulação sobre house agency no governo federal reacende polêmica

Propmark 

O tema das houses voltou à cena após publicação de que o Secom estaria planejando criar uma agência interna para cuidar das comunicações do governo federal.

Leia Mais

Compartilhar

Brasil lidera melhora do clima econômico na América Latina

FGV Notícias 

O Indicador Ifo/FGV de Clima Econômico (ICE) brasileiro avançou de 33,9 pontos negativos em outubro de 2018 para 3,6 pontos positivos em janeiro de 2019. Essa recuperação é explicada pelo aumento de 240% do indicador de expectativas, de 25,9 para 88 pontos no período.

Leia Mais

Compartilhar

ABAP Bahia lidera diálogo com a prefeitura de Salvador para corrigir interpretação da lei que alterava ISS

ABAP Bahia 

A prefeitura de Salvador, Bahia, revogou a medida que alterava o cálculo do ISS para as agências de publicidade do município. A alteração traria significativo aumento no imposto cobrado das agências. A ABAP Bahia liderou o diálogo com o poder municipal para corrigir a interpretação da lei. 

Leia Mais

Compartilhar

A retomada através do compliance e da relevância

O Tempo 

Por Adriana Machado, Presidente da ABAP/MG e da Tom Comunicação 

Neste cenário de fragmentação de atenção e recursos, as agências são players particularmente aptos a integrar os esforços e recursos e transformá-los em resultados para os clientes. 

Leia Mais

Compartilhar

Miriam Shirley assume comando da Sapient AG2

meio&mensagem

Miriam Shirley deixa de dividir a copresidência da Publicis Brasil para assumir o comando da Sapient AG2. Eduardo Lorenzi segue na liderança da Publicis Brasil. 

Leia Mais

Compartilhar

Por que a área de Atendimento das agências pode mudar de nome

meio&mensagem

Proposta pelo Grupo de Atendimento & Negócios, redefinição da área é adotada pela FCB Brasil e tende a ser replicada em outras agências. 

Leia Mais

Compartilhar

Agências elogiam campanhas de outras agências

Propmark 

Profissionais de agências escolhem melhores trabalhos das concorrentes. 

Leia Mais

Compartilhar

Domínio de Google e Facebook é questionado pelo governo britânico (em inglês)

The Guardian 

Governo do Reino Unido apoia investigação sobre o domínio do Facebook e do Google na publicidade digital e empresas podem ser obrigadas a compartilhar com as autoridades detalhes sobre seus negócios e seus modelos de publicidade. 

Leia Mais

Compartilhar

Investimento em publicidade na Índia deve crescer 14% em 2019 (em inglês)

The Drum 

Estimativas do GroupM apontam que os investimentos em publicidade na Índia devem atingir US$ 11 bi em 2019, levando o país ao terceiro lugar em contribuição nos incrementos em investimento no mercado publicitário global, atrás apenas da China e dos EUA. 

Leia Mais

Compartilhar

Amazon tem o maior salto na indústria publicitária com ano de US$ 10 bilhões (em inglês)

AdAge 

A Amazon atingiu US$ 10 bilhões em receita com publicidade em 2018. Os resultados do 4º trimestre da gigante do e-commerce mostraram que o lucro com publicidade teve crescimento de 95% na comparação ano a ano. 

Leia Mais

Compartilhar

Programa antipirataria do TAG, dos EUA, é estendido para a Europa (em inglês)

MediaPost

O TAG, Trustworthy Accountability Group, criado pela American Association of Advertising Agencies, Association of National Advertisers e Interactive Advertising Bureau, nos Estados Unidos, está estendendo seu programa antipirataria para a Europa. O programa vai notificar anunciantes e agências sobre anúncios que aparecem em sites de conteúdo pirateado. 

Leia Mais

Compartilhar