Livro sobre ‘capitalismo de vigilância’ acusa big techs de roubo e receita mais leis

Poder360

O livro “A Era do Capitalismo de Vigilância”, da filósofa norte-americana e professora da Harvard Business School, Shoshana Zuboff, capta o mal estar que as big techs injetaram no mundo ao criar um modelo de negócio baseado na captura de dados privados para serem usados em mercados futuros. O livro foi lançado na última semana no Brasil. 

Leia Mais

Compartilhar

Agência Wieden+Kennedy firma parceria com a Iniciativa Verde para compensar emissões de carbono

Tela Viva

A Wieden+Kennedy São Paulo é a primeira agência de publicidade a receber o selo Carbon Free. A agência fechou parceria com a organização Iniciativa Verde para compensar as emissões de CO2 de sua operação. 

Leia Mais

Compartilhar

Reveja fotos históricas do saudoso Alex Periscinoto

Propmark 

Propmark relembra fotos históricas do lendário publicitário Alex Periscinoto, algumas de arquivos e outras clicadas pelo fotógrafo Alê Oliveira.

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: 7ª Câmara analisa cinco cases

A 7ª Câmara do Conselho de Ética do Conar se reuniu na manhã de 16 de março e analisou cinco representações, entre elas cases da Acti Nutri, Itaipava e Suplementos Ekobe. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Executivas destacam o trabalho que ninguém vê

Meio&Mensagem

Na semana do Dia Internacional da Mulher, o grupo das executivas homenageadas ao longo das oito edições do projeto Women to Watch se uniram para lançar a campanha #OTrabalhoQueNinguémVê, desenvolvida pela Lew’Lara\TBWA. O objetivo é promover uma reflexão sobre a carga extra de trabalho enfrentada pelas mulheres e intensificada durante a pandemia. 

Leia Mais

Compartilhar

Ogilvy inicia 2º edição do programa de liderança feminina

Meio&Mensagem

A Ogilvy iniciou a segunda edição do Programa 30 for 30. O projeto dá continuidade à iniciativa global da rede para a capacitação e desenvolvimento de mulheres em cargos de liderança.

Leia Mais

Compartilhar

Círculo de Criativas: Chega ao Brasil grupo que quer fortalecer talento feminino na criação

Clube de Criação

O Círculo de Criativas, grupo que reúne mulheres da área de criação com o intuito de "fortalecer o talento feminino na criatividade publicitária e de conteúdo" e que está presente em 15 países da América Latina, acaba de chegar ao Brasil. A iniciativa no país será liderada por Adriana Cury, vice-presidente de criação da Nova S/B.

Leia Mais

Compartilhar

Facebook mostra o quanto anúncios têm estereótipos e como isso afeta os negócios

Exame

O estudo do Facebook "Representação diversa e inclusiva na publicidade online: uma exploração do cenário atual e expectativas das pessoas", divulgado pela Exame, incluiu uma pesquisa com 1.200 consumidores, uma análise de mais de 1.000 anúncios de vídeo do Facebook e uma revisão de mais de 1.200 estudos globais, em parceria com Instituto Geena Davis.

Leia Mais

Compartilhar

ABAP-BA e ABART lançam campanha conjunta de prevenção à Covid-19 na Bahia

ABAP-BA

A ABAP Bahia e a ABART – Associação Baiana de Empresas de Rádio e Televisão lançaram uma campanha conjunta que visa combater a desinformação e reforçar os cuidados para evitar a propagação da Covid-19. A campanha será veiculada por mais de 600 emissoras de rádio do estado durante todo o mês de março.

Leia Mais

Compartilhar

Publicidade faz balanço de um ano de pandemia

Meio&Mensagem

Executivos de agências avaliam o que precisou ser revisto no exercício publicitário nesses doze meses de pandemia e quais as transformações que devem se consolidar. 

Leia Mais

Compartilhar

ANPD publica regimento interno

TeleSíntese

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados publicou no Diário Oficial seu regimento interno. Foi a primeira portaria editada pelo novo órgão, que atualmente é vinculado à Presidência da República.

Leia Mais

Compartilhar

APRO+SOM: Produtoras de áudio têm nova entidade

Clube de Criação

Produtoras de áudio publicitário anunciaram sua nova associação, a APRO+SOM, cuja sede fica dentro da APRO. A antiga Aprosom deixa de existir. Alessandra Terpins assume a presidência da nova entidade.

Leia Mais

Compartilhar

Manzar Feres assume Negócios da Globo

Meio&Mensagem

A Globo comunicou que a executiva Manzar Feres passa a comandar toda a estrutura comercial do grupo de mídia. Eduardo Schaeffer, que nos últimos anos ocupou o posto de diretor de negócios integrados em publicidade, está deixando o grupo. O relacionamento institucional com as entidades do setor ficarão a cargo da vice-presidência de Relações Institucionais da Globo, liderada por Paulo Tonet Camargo.

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: Conselho de Ética analisa quatro representações

A 2ª Câmara do Conselho de Ética do Conar se reuniu nesta quinta-feira, 11 de março, e analisou dois recursos ordinários, além de cases do Primata Parrilla e do KFC. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Consumo de vídeo bate recorde no Brasil

Kantar Ibope Media

Estudo Inside Video, da Kantar Ibope Media, revela que mais de 204 milhões de brasileiros assistiram televisão em 2020, deixando-a ligada por 7h09 diariamente. Também em 2020 foram registradas 38 das 50 maiores audiências dos últimos cinco anos.

Leia Mais

Compartilhar

Estudo aponta que norte-americanos querem anúncios que simplesmente falem sobre produtos (em inglês)

MediaPost

Uma nova pesquisa da GWI perguntou aos norte-americanos o que eles 'mais querem' da publicidade e também os possíveis atributos mais negativos nos anúncios. 

Leia Mais

Compartilhar

Young Lions abre inscrições e traz parceria com a WWF

Propmark

Com apoio da Unruly, o Young Lions assume parceria com a WWF, uma das principais organizações de conservação do mundo. O período de inscrições para o Young Lions Live Award March começa nesta sexta-feira, 5 de março, vai até o dia 19 de março.

Leia Mais

Compartilhar

Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano 2021 abre inscrições para conteúdos audiovisuais

Tela Viva

Estão abertas as inscrições de conteúdo no Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2021. Podem se inscrever conteúdos audiovisuais, em live-action ou animação, dedicados a crianças e jovens de até 15 anos de idade.

Leia Mais

Compartilhar

ABAP se une às maiores entidades da ciência e medicina para lançar campanha “Vacina Salva"

A ABAP juntamente com a Academia Brasileira de Ciências, a Academia Nacional de Medicina, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência lançaram na quinta-feira, 4 de março, a campanha "Vacina Salva", pela valorização da ciência e suas conquistas ao longo da história e em defesa da vacina em massa para vencer a pandemia. 

Continuar Lendo

Compartilhar

A quem serve o Facebook?

GZH

Artigo do jornalista e presidente da ANJ Marcelo Rech, distribuído pelo Fórum Mundial de Editores, comenta a relação do Facebook com os veículos jornalísticos e como esse desgaste acaba por contradizer a missão pública declarada pela empresa. 

Leia Mais

Compartilhar

Google e Facebook na Austrália: caso pode ocorrer no Brasil?

Meio&Mensagem

Proposta de lei que faz com que plataformas paguem por conteúdo jornalístico pode abrir precedentes para que o mesmo seja feito em outros países. 

Leia Mais

Compartilhar

EUA pede ao Google números detalhados sobre buscas em ação antitruste (em inglês)

AdAge

O requerimento sugere que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos pretende comparar como o Google exibia resultados de buscas e publicidade há seis anos e há um ano. 

Leia Mais

Compartilhar

Juntas, 'Big Techs' somam quase US$ 150 bilhões em aquisições

Consumidor Moderno

Estudo da consultoria CB Insights cruzou dados sobre fusões e aquisições para observar como as 'Big Techs' norte-americanas se expandem para novos mercados, linhas de produtos e horizontes de tecnologia. O estudo analisou os últimos 30 anos e revelou que, no total, as cinco maiores empresas de tecnologia fizeram mais de 800 aquisições.

Leia Mais

Compartilhar

Google diz que deixará de vender anúncios com base no histórico individual de navegação

G1

O Google anunciou que deixará de usar o histórico de navegação do usuário para vender publicidade a partir do ano que vem e afirmou que não criará identificadores alternativos para rastrear a navegação das pessoas em substituição aos cookies de terceiros.

Leia Mais

Compartilhar

Confira a edição do CENP em Revista de fevereiro

CENP em Revista

A edição do CENP em Revista de fevereiro destaca o novo modelo de planejamento e avaliação de gestão do CENP, denominado Bússolas 2021, e também a campanha “Agência não é tudo igual”, iniciativa do CENP em conjunto com a ABAP-MG e Sinapro-MG, e que tem apoio da ABAP Nacional e Fenapro. Confira a edição em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: Conselho de Ética realiza reunião Plenária e da 1ª Câmara

O Conselho de Ética do Conar aprovou o calendário de reuniões para 2021 e analisou cinco representações, além de um recurso extraordinário. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Diverse e Kantar mapeiam diversidade

Meio&Mensagem

A Diverse, plataforma multidisciplinar de projetos e conteúdos do DC Set Group com Beto Cintra, e a Kantar se unem para realizar a pesquisa “Brasil Plural”, levantamento sobre os grupos de identidade dos diferentes aspectos da diversidade, como etnias, sexualidade, gênero e pessoas com deficiência (PCD). O lançamento da pesquisa está previsto para o segundo semestre deste ano.

Leia Mais

Compartilhar

Publicidade brasileira conquista 16 troféus no Effie Latam

Meio&Mensagem

A publicidade brasileira conquistou 7 Ouros, 4 Pratas e 5 Bronzes no Effie Awards Latam 2020. WMcCann, DPZ&T e Wunderman Thompson foram as agências nacionais mais premiadas. Também conquistaram troféus as agências Publicis, Sunset DDB, Africa, David, DentsuMcgarrybowen e Ogilvy. 

Leia Mais

Compartilhar

Parlamento da Austrália aprova lei que cobra Facebook e Google por uso de notícias

G1

O parlamento da Austrália aprovou a lei que cobra de gigantes da tecnologia, como Facebook e Google, pelo uso de notícias. O novo código torna a Austrália o primeiro país onde um órgão governamental definirá as taxas que as 'Big Techs' terão de pagar caso as negociações com as empresas de mídia falhem.

Leia Mais

Compartilhar

"Apagão de notícias": após acordo com Austrália, Facebook volta com links

UOL - Tilt 

O Facebook anunciou a suspensão do bloqueio das páginas jornalísticas australianas após negociações com o governo, que aceitou fazer emendas à lei que obriga as plataformas a pagar aos meios de comunicação por seus conteúdos.

Leia Mais

Compartilhar

Concentração de 'Big Techs' desperta pressão regulatória

Valor Econômico

Ações judiciais nos EUA, França e Austrália avançam para regular as ‘Big Techs’. “No mundo inteiro, a publicidade digital ainda é uma terra sem lei. As empresas fazem suas próprias regras”, diz Mario D’Andrea, presidente da ABAP.

Continuar Lendo

Compartilhar

Abert defende regulação ampla de plataformas de internet

Tela Viva

Durante o Seminário Políticas de (Tele)Comunicações, organizado pela Teletime e pelo Centro de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias de Comunicações da UnB, o diretor geral da Abert, Cristiano Flores, defendeu uma regulação ampla sobre a atuação das plataformas de internet no Brasil, a revisão de aspectos do Marco Civil da Internet e a criação de um modelo de remuneração para empresas jornalísticas.

Leia Mais

Compartilhar

Facebook e Google são "poderosos demais", diz chefe-executivo da autoridade de concorrência do Reino Unido (em inglês)

BBC 

Em entrevista para a BBC, Andrea Coscelli, chefe-executivo da Competition and Markets Authority (CMA) do Reino Unido, afirmou que Google e Facebook detêm cerca de 80% do mercado britânico de publicidade digital e defendeu mudanças regulatórias para lidar com o desequilíbrio de poder. 

Leia Mais

Compartilhar

O que Garrincha tem a ver com estratégias de negócios?

Jornal Leader

Em artigo para o Jornal Leader, Mario D’Andrea, presidente da ABAP, faz um paralelo entre as estratégias empresariais e o questionamento que Garrincha fez à uma jogada ensaiada que seria adotada pelo Brasil na Copa de 58. 

Leia Mais

Compartilhar

JR Trade: CEO da DPZ&T aborda a mudança no hábito de consumo na pandemia (vídeo)

Record News 

Eduardo Simon, CEO da DPZ&T e vice-presidente da ABAP, foi entrevistado pelo JR Trade e falou sobre as adaptações do mercado diante das transformações no consumo, a expansão do conceito de criatividade e a importância da diversidade. 

Leia Mais

Compartilhar

Relações cliente-agência: Os sete comportamentos que diferenciam os melhores (em inglês)

The Drum 

Análises da empresa de avaliação de performance cliente-agência Aprais indicam que métricas de comportamento como confiança, comunicação e resiliência se mostraram cada vez mais importantes nos últimos dez anos.

Leia Mais

Compartilhar

Manual lista "boas práticas" para propaganda com influenciadores

UOL 

Profissionais de agências com foco em influenciadores falam sobre a importância do "Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais" do Conar para garantir a transparência e reforçar o profissionalismo dos influencers. 

Leia Mais

Compartilhar

ANPD quer regras temporárias para transferência internacional de dados

Teletime 

A transferência internacional de dados poderá ser regulada por meio de uma autorização temporária até sua regulamentação definitiva pela ANPD, informou o presidente Waldemar Ortunho no Seminário de Políticas de (Tele)Comunicações. 

Leia Mais

Compartilhar

ANPD abre tomada de subsídios para regulamentar incidentes de segurança

Teletime 

A ANPD iniciou a tomada de subsídios sobre a notificação de incidentes de segurança e também disponibilizou um formulário de comunicação de incidente de segurança de dados pessoais, além de um documento que contém orientações sobre o que fazer em caso de incidente.

Leia Mais

Compartilhar

O Brasil pós-pandemia: Pesquisa da Globo mostra hábitos que devem ficar

Clube de Criação 

Pesquisa “Ideia do Futuro – O Brasil pós-pandemia pode ser melhor?”, feita pelo Instituto Datafolha para a Globo, mapeou sentimentos, hábitos e comportamentos que marcaram o período.

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: Conselho de Ética analisa cases do Mercado Livre e Trivago

A 7ª Câmara do Conselho de Ética do Conar reuniu-se esta semana e analisou cinco cases. Confira os resultados. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Microsoft aliada ao setor de mídia na Europa para pressionar por lei semelhante à da Austrália

MediaTalks 

A Microsoft se uniu a empresas jornalísticas e entidades do setor na Europa para formar uma aliança que tem como objetivo buscar uma solução para garantir que os editores de imprensa europeus sejam pagos pelo uso de seu conteúdo pelos gatekeepers com poder de mercado dominante. 

Leia Mais

Compartilhar

Ministro do STF quer responsabilizar 'Big Techs' por falas na internet

Portal IPNews 

Em debate promovido pela FGV e a Embaixada da Alemanha, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse acreditar que grandes grupos de internet devem ser responsabilizados por abrigarem usuários que propagam discursos de ódio e defendeu que uma das soluções é a classificação dessas companhias como empresas de mídia. 

Leia Mais

Compartilhar

"O mundo está nos seguindo"

Meio&Mensagem

Em entrevista para o Meio&Mensagem, Ezra Geld, CEO da Mediabrands no Brasil e que está assumindo também como CEO da MullenLowe, falou sobre a união entre criação e mídia sob o mesmo teto. "O mundo acordou para o modelo brasileiro. Existem agências criativas que estão voltando a fazer mídia. E agências de mídia que passaram a fazer criação". 

Continuar Lendo

Compartilhar

Facebook corta notícias na Austrália em luta por pagamentos (em inglês)

Bloomberg 

O Facebook começou a restringir o compartilhamento de notícias em seu serviço na Austrália, desafiando uma proposta de lei que exige que empresas de tecnologia paguem aos editores quando seus artigos forem publicados pelos usuários.

Leia Mais

Compartilhar

Wall Street pondera notícias sobre Austrália e ações do Facebook caem (em inglês)

Reuters 

As ações do Facebook caíram 2% após Wall Street avaliar as ramificações mais amplas do movimento da plataforma de redes sociais para bloquear todo o conteúdo de notícias na Austrália.

Leia Mais

Compartilhar

News Corp. e Google entram em acordo sobre pagamento com pacto global por notícias (em inglês)

AdAge

A News Corp. e a Alphabet fecharam um acordo de três anos para que a gigante de buscas pague por notícias. O acordo inclui os jornais Wall Street Journal, Barron’s, MarketWatch e New York Post, além de cerca de 30 títulos na Austrália.

Leia Mais

Compartilhar

Google fecha acordo de US$ 30 milhões com empresa de comunicação australiana após resistência a nova lei

G1

O Google fechou um acordo com a empresa australiana de notícias Nine Entertainment que dará ao buscador acesso aos principais meios de comunicação da empresa. Além da Nine Entertainment, o Google também concluiu negociações com a News Corp. e a Seven West Media.

Leia Mais

Compartilhar

Acordo de US$ 76 milhões de Google com editoras francesas deixa muitos veículos enfurecidos (em inglês)

Reuters 

Acordo para pagar US$ 76 milhões durante três anos, fechado com 121 editores de notícias franceses, é considerado injusto e opaco por outros veículos de comunicação da França.

Leia Mais

Compartilhar

Google está reduzindo gradualmente sua dependência em publicidade (em inglês)

Statista

A gama de produtos e serviços oferecidos pelo Google aumentou significativamente ao longo dos últimos anos, o que pode ser visto como um movimento para reduzir sua dependência em publicidade e em busca de uma maior diversificação. 

Leia Mais

Compartilhar

Com mudança de privacidade na Apple, Android deve ser holofote da publicidade em 2021, diz estudo

Exame 

De acordo com o relatório Mobile Ad Creative Index, da empresa de marketing para dispositivos móveis Liftoff, com as mudanças no iOS, é esperado que os profissionais de marketing tendam a transferir parte do orçamento publicitário do iOS para o Android, enquanto acompanham o impacto e medem a mudança nos próximos meses.

Leia Mais

Compartilhar

Apple e Facebook: regras de privacidade abrem guerra declarada entre gigantes

InfoMoney

Atualização no iOS, o sistema operacional do iPhone, vai obrigar aplicativos a pedir permissão explícita do usuário antes de rastreá-los e promete ter impacto profundo na bilionária economia dos apps. 

Leia Mais

Compartilhar

Facebook finalmente vai apagar postagens conspiratórias sobre vacinas

CanalTech 

O Facebook anunciou que não permitirá mais que seus usuários compartilhem conteúdos que, de qualquer forma, desencorajam o uso de vacinas para qualquer tipo de doença. 

Leia Mais

Compartilhar

ANPD vai orientar a Senacon em ações sobre privacidade

TeleSíntese

A Senacon e a ANPD estão em tratativas para firmar um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a proteção de dados dos consumidores. A Senacon pretende compartilhar informações sobre reclamações de consumidores relacionadas à proteção de dados pessoais. A ANPD, por sua vez, fixará as interpretações necessárias à aplicação da LGPD nos casos concretos.

Leia Mais

Compartilhar

Mídia e Marketing: Eduardo Simon, CEO da agência DPZ&T (áudio)

UOL

Eduardo Simon, CEO e sócio da DPZ&T e vice-presidente da ABAP, foi entrevistado no podcast Mídia e Marketing, do UOL. No bate-papo, o executivo falou sobre as mudanças no consumo de mídia e de conteúdo aceleradas pela pandemia, o quanto ainda vão mudar com a tecnologia, a comunicação da marca como entretenimento, a influência cultural da publicidade, entre outros temas. Ouça no link em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

É possível ver o copo meio cheio mesmo na pandemia?

Meio&Mensagem

Em artigo para o Meio&Mensagem, Miriam Shirley, CEO da Sapient AG2 e diretora da ABAP, reflete sobre as mudanças adotadas por empresas e pessoas diante das adversidades impostas pela pandemia.

Leia Mais

Compartilhar

Eletromidia faz IPO e quer representar publicidade na Bolsa

Meio&Mensagem

Cerimônia na sede da B3, a bolsa brasileira, marcou a estreia da Eletromidia na bolsa de valores, a primeira do setor de publicidade a abrir capital no Brasil.

Leia Mais

Compartilhar

Regras de publicidade: o tipo de publicidade permitida para escritórios de advocacia

Migalhas 

Artigo de Mariellen Romero, professora de Marketing Jurídico da ESA OAB RJ, fala sobre a eficácia do conteúdo informativo no marketing jurídico, prática que deve pautar o novo provimento sobre as normas de propaganda e publicidade para a advocacia.

Leia Mais

Compartilhar

Pesquisa mapeia poder dos reality shows na relação com público e marcas

Blog UOL AD_LAB

Pesquisa “Reality Shows Brasil”, da MindMiners, traçou um perfil de quem assiste a essas produções no país e mapeou o impacto dos realities para a publicidade, revelando que grandes parcelas da audiência absorvem a mensagem.

Leia Mais

Compartilhar

Lions Live divulga agenda da edição de março (em inglês)

Cannes Lions 

A edição The New Creators Toolkit do Lions Live acontece de 1 a 5 março. Todo o conteúdo será transmitido ao vivo por meio do parceiro de streaming oficial YouTube. 

Leia Mais

Compartilhar

Comunicar pra quê?

Jornal Leader

Artigo de Mario D’Andrea, presidente da ABAP, fala da importância e da responsabilidade da comunicação da marca: "Comunicar é falar de coisas em que você acredita e defende". Confira o artigo em Leia Mais.

Leia Mais

Compartilhar

CENP lança campanha "Agência de publicidade não é tudo igual"

Lançada na última quinta-feira, 11 de fevereiro, a campanha "Agência de publicidade não é tudo igual" tem iniciativa do CENP e é promovida conjuntamente com a ABAP-MG e Sinapro-MG, com apoio da ABAP Nacional e Fenapro. A campanha visa ampliar o conhecimento sobre o valor das agências certificadas, fortalecer seus diferenciais e engajar as agências já certificadas na promoção de valor da Certificação de Qualificação Técnica. As peças começam a ser veiculadas no próximo domingo, 14 de fevereiro, em todo o estado de Minas Gerais. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Espanha: A indústria publicitária contra o discurso antipublicitário dos políticos (em espanhol)

El Publicista

Associações de publicidade e marketing europeias e espanholas assinaram uma carta aberta a políticos expressando preocupação com o crescimento de iniciativas para restringir a atividade publicitária na Espanha.

Leia Mais

Compartilhar

Senacon dá 15 dias para Facebook e WhatsApp explicarem partilha de dados

TeleSíntese 

A Senacon, vinculada ao Ministério da Justiça, notificou o Facebook e o WhatsApp com pedidos de esclarecimentos para entender a extensão do compartilhamento de dados e porque a nova política de privacidade terá validade no Brasil, mas não na Europa.

Leia Mais

Compartilhar

Greve da mídia independente polonesa contra imposto sobre publicidade

Estado de Minas

A mídia polonesa independente bloqueou, em comum acordo, seu conteúdo na última quarta-feira, 10 de fevereiro, em protesto contra um projeto de lei que prevê um novo imposto - entre 2 e 15% do faturamento publicitário - e que deverá ser pago por todas as empresas que obtêm parte de seus lucros com propagandas.

Leia Mais

Compartilhar

Agência de privacidade da UE quer mais regras para travar gigantes tecnológicas dos EUA

Executive Digest

A Autoridade Europeia para a Proteção de Dados apoiou as propostas para a Lei dos Mercados Digitais e a Lei dos Serviços Digitais e sugeriu mais mecanismos para aumentar os direitos de privacidade dos usuários.

Leia Mais

Compartilhar

UE parece determinada a seguir exemplo da Austrália e exigir que Google e Facebook paguem por notícias (em inglês)

Business Insider

Em entrevista para o Financial Times, o eurodeputado maltês Alex Saliba afirmou que a abordagem do governo australiano resolveu os “desequilíbrios agudos do poder de negociação” entre as plataformas de tecnologia e os editores de notícias.

Leia Mais

Compartilhar

Satya Nadella: CEO da Microsoft defende regras mais claras para discurso online

InfoMoney

Em entrevista à Bloomberg Television, o diretor-presidente da Microsoft, Satya Nadella, disse que serviços de redes sociais como Facebook, Twitter e YouTube precisam de leis e regras mais claras para determinar se contas polêmicas devem ter espaço, em vez de terem que tomar as próprias decisões sobre a liberdade de expressão.

Leia Mais

Compartilhar

Você está mesmo aprendendo com o Google?

Meio&Mensagem

Em artigo publicado no Meio&Mensagem, Igor Puga, diretor de marketing e marca do Santander, propõe olhar para os números das empresas de tecnologia não como veículos, mas como anunciantes. 

Leia Mais

Compartilhar

Relatório aponta que investimentos em publicidade deverão crescer em 2021, graças ao digital

Acontecendo Aqui 

Última edição do Relatório Dentsu AdSpend aponta que os investimentos globais em publicidade devem crescer 5,28% em 2021. A publicidade em TV também deverá ter um impulso, com o retorno dos grandes eventos esportivos esperados para este ano.

Leia Mais

Compartilhar

Investimento das marcas em mídias sociais cresce 50,3%

Adnews

Estudo da Socialbakers revela que os investimentos globais com publicidade em redes sociais dispararam durante o último trimestre de 2020. 

Leia Mais

Compartilhar

O Conar em 2020:#publi? Os influencers e os limites da publicidade online

Migalhas

Artigo da especialista em Direito de Mídia e Entretenimento, Carolina Veiga Schueler, explica o Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais do Conar, lançado como consequência da forte onda e representatividade dos influencers. 

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: Conselho de Ética analisou 10 cases esta semana

1ª e 6ª Câmaras do Conselho de Ética do Conar analisaram 10 representações esta semana, entre elas cases da TIM, Samsung e Burger King. 

Continuar Lendo

Compartilhar

WPP amplia digitalização com empresa 'pura' de tecnologia

Folha de S. Paulo 

O Grupo WPP fechou a compra do controle da DTI Digital, sediada em Belo Horizonte, como o que a multinacional descreveu como a maior aquisição que já realizou no Brasil. 

Leia Mais

Compartilhar

Publicidade: a vez da experiência

Revista Amanhã 

Com a chegada do 5G, a publicidade passará a ter uma nova métrica: a experiência. “Responder à audiência atendendo e prevendo suas necessidades será um diferencial, já que, além de captura de dados, teremos uma tecnologia mais nítida e mais ágil, que possibilitará ainda mais interações”, prevê Glaucia Montanha, diretora geral de mídia da Y&R Brasil.

Leia Mais

Compartilhar

Super Bowl mantém brilho, mas expõe ressignificação da propaganda

Fast Company

Profissionais do mercado comentaram o intervalo publicitário da final do Super Bowl, no último domingo, que este ano, impactado pela pandemia, trouxe reflexões sobre o papel das marcas.

Leia Mais

Compartilhar

WMcCann inicia programa interno de Mentoria para Mulheres Negras

Propmark 

As inscrições para o segundo Programa interno de Mentoria para Mulheres Negras da WMcCann já estão abertas. O primeiro grupo concluiu o programa em novembro de 2020. 

Leia Mais

Compartilhar

Abertas indicações para o Prêmio Sim à Igualdade Racial

Clube de Criação 

O Prêmio Sim à Igualdade Racial está aberto para receber sugestões de nomes e projetos até o dia 16 de fevereiro por meio do site do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), que organiza o evento.

Leia Mais

Compartilhar

Autoridade de concorrência da Austrália pode levar Google a tribunal por uso indevido de poder de mercado (em inglês)

The Guardian

A Australian Competition and Consumer Commission (ACCC) pode abrir o terceiro processo contra o Google por uso indevido de poder de mercado no setor de publicidade caso evidências coletadas nos próximos meses apoiem os alertas de anunciantes e veículos.

Leia Mais

Compartilhar

Microsoft Bing promete substituir Google caso empresa deixe a Austrália

Terra

Em reunião com o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, e com o ministro das Comunicações, Paul Fletcher, o presidente da Microsoft, Brad Smith, e o CEO Satya Nadella, declararam apoio ao código de conduta que obrigaria as plataformas digitais a pagar para exibir notícias de terceiros. http://bit.ly/3jh0eBb

Leia também:
Microsoft apoia proposta do governo australiano referente a plataformas digitais e empresas de notícias (em inglês)

O presidente da Microsoft, Brad Smith, publicou carta em que reforça o apoio ao governo australiano. Leia a íntegra do comunicado no link: http://bit.ly/2YNCLOq


Compartilhar

Tim Cook: Facebook pode gerar 'catástrofe social'

Brazil Journal 

Discurso do CEO da Apple, Tim Cook, em Bruxelas, é visto como um ataque frontal ao Facebook, sem mencionar o nome da rede social. 

Leia Mais

Compartilhar

Facebook incentiva usuários a irem contra política de privacidade da Apple

Olhar Digital 

O Facebook anunciou um plano para ajudar os usuários a permitir o rastreamento de seus iPhones e iPads para fornecer anúncios personalizados, e assim ajudar empresas que dependem desses anúncios para alcançar clientes. A ação seria um contra-ataque à política de privacidade que a Apple quer impor em sua loja de aplicativos. 

Leia Mais

Compartilhar

Google aproveita recuperação global da publicidade e tem receita recorde

Folha de S. Paulo

O Google registrou receita recorde no quarto trimestre. A empresa publicou uma receita de US$ 56,9 bilhões, contra US$ 43,2 bilhões no ano anterior. As unidades de publicidade da companhia faturaram US$ 46,2 bilhões, alta de quase 22% em relação a 2019. 

Leia Mais

Compartilhar

Walmart planeja grande impulso para desafiar a Amazon em publicidade

E-Commerce Brasil 

Com quase cinco mil lojas nos Estados Unidos, o Walmart estabeleceu a meta de se tornar uma das dez principais plataformas de publicidade no país nos próximos cinco anos. 

Leia Mais

Compartilhar

Autoridade de concorrência da Austrália decide não regulamentar agências de publicidade (em inglês)

AdNews

A Australian Competition and Consumer Commission (ACCC) decidiu contra a intervenção regulatória para agências de mídia em relação a preços de anúncios digitais e práticas de divulgação de abatimentos, descontos e incentivos.

Leia Mais

Compartilhar

O Conar em 2020: Desafios do agora "velho normal"

Migalhas

Em artigo, Carolina Veiga Schueler, especialista em Direito de Mídia e Entretenimento, comenta como o ano de 2020 exigiu do Conar dedicação especial ao conteúdo disponibilizado nas plataformas online. "Os desafios desse ano exigiram adaptações de todos, e o Conar mostrou ser capaz de se moldar às exigências da realidade de um período singular". 

Leia Mais

Compartilhar

Influenciadores e publicidade infantil: avanços e caminhos

Artigo de Luciano Benetti Timm, ex-secretário Nacional do Consumidor/MJSP e professor de Direito e Economia da FGVSP, e Leonardo Benedetti, advogado e mestrando em Direito Civil pela Universidade de Lisboa, comenta o Guia de Orientação de Publicidade por Influenciadores Digitais do Conar e a Portaria da Senacon que trata da publicidade direcionada a crianças. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Balanço Conar: 2ª Câmara abre reuniões de 2021

O Conselho de Ética do Conar iniciou, na manhã de 4/02, por meio da sua 2ª Câmara, as sessões de julgamento do ano de 2021. Quatro representações foram analisadas, entre elas, cases da TIM, Oi e Vivo.

Continuar Lendo

Compartilhar

Reino Unido proíbe propaganda enganosa de companhia aérea sobre vacinas e viagens

Diário de Pernambuco

A agência reguladora britânica de publicidade (ASA) ordenou a retirada de uma campanha da Ryanair que incentivava os britânicos a embarcar em um avião após a vacina, estimulando comportamentos "irresponsáveis". 

Leia Mais

Compartilhar

ANPD abre tomada de subsídios sobre aplicação da LGPD para micro e pequenas empresas

Telesíntese

A ANPD iniciou a tomada de subsídios sobre a regulamentação da aplicação da LGPD para micro e pequenas empresas, startups, empresas de inovação e pessoas físicas que tratam dados pessoais com fins econômicos. As contribuições podem ser enviadas até 1º de março. 

Leia Mais

Compartilhar