Balanço Conar: 6ª Câmara analisa cinco cases

A 6ª Câmara do Conselho de Ética do Conar se reuniu no dia 9 de dezembro e analisou cinco representações, entre elas cases da Universidade Estácio de Sá (Unesa) e Elleven Suplementos Alimentares.

Continuar Lendo

Compartilhar

ABAP é signatária do projeto "Respeito e Diversidade", do Conselho Nacional do Ministério Público

CNMP

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Ministério Público Federal (MPF) e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançaram, nesta quinta-feira, 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, o projeto “Respeito e Diversidade”, um conjunto de iniciativas com o objetivo de disseminar a cultura do diálogo, do respeito à diversidade humana e do pluralismo de ideias, de opiniões, de cor, de raça, de credo, de gênero, de aspectos físicos. A ABAP é signatária do termo de adesão ao projeto. O diretor executivo da ABAP, Alexandre Gibotti, assinou o documento ao lado do procurador-geral da República e presidente do CNMP, Dr. Augusto Aras. 

Leia Mais

Compartilhar

Live "Dia Mundial da Propaganda"

Nesta sexta-feira, 4 de dezembro, Dia Mundial da Propaganda, Mario D’Andrea, presidente da ABAP, conversa com a jornalista Claudia Penteado em Live promovida pela ABAP-Rio. 
Acompanhe! Às 17h, no perfil da ABAP-Rio no Instagram: https://www.instagram.com/abap_rio/ 


Compartilhar

CENP-Meios divulga investimentos em mídia de janeiro a setembro

Propmark 

O CENP-Meios divulgou dados referentes aos investimentos em mídia via agências de publicidade entre janeiro e setembro de 2020. O valor faturado foi de R$ 8,8 bi, o que representa uma queda de 29% em relação ao mesmo período de 2019. 

Leia Mais

Compartilhar

Mercado publicitário global levará anos para se recuperar dos impactos da COVID-19 (em inglês)

Warc

A previsão é de que os investimentos globais em publicidade registrem queda de 10,2% em 2020. Relatório WARC Global Advertising Trends: State of The Industry 2020/21 indica que o mercado publicitário global levará pelo menos dois anos para se recuperar completamente e voltar aos números de 2019.

Leia Mais

Compartilhar

Reino Unido quer regulamentar gigantes tecnológicas e propagandas online

B9

O Reino Unido apresentou um plano que cria a Unidade de Mercado Digital, com objetivo de regulamentar as grandes empresas de tecnologia e manter o setor pró-competição.

Leia Mais

Compartilhar

Facebook diz que vai pagar editores do Reino Unido por notícias (em inglês)

Warc

O Facebook vai pagar a alguns editores do Reino Unido para apresentar notícias em uma nova guia da rede social a partir de janeiro de 2021, mas críticos temem ainda mais poder nas mãos de poucos.

Leia Mais

Compartilhar

Google, Facebook e mais: gigantes prometem pagamento justo de impostos onde operam

UOL - Tilt

Cerca de 70 atores do setor digital, incluindo os gigantes Google e Facebook, se comprometeram com o coletivo "Tech For Good", lançado pelo presidente francês, Emmanuel Macron, a "assumir suas responsabilidades" e por "uma contribuição justa para os impostos" nos países onde operam.

Leia Mais

Compartilhar

CENP renova Banco de Agências Certificadas e oferece novo acesso exclusivo a veículos associados

O CENP renovou seu Banco de Agências Certificadas e passou a disponibilizar um novo acesso exclusivo aos veículos associados à entidade, com informações mais detalhadas sobre as agências que detêm a Certificação de Qualificação Técnica. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Parlamentares de 34 países apoiam movimento "Faça a Amazon Pagar"

Reuters 

401 parlamentares de 34 países, incluindo o Brasil, assinaram uma carta pública que apoia a campanha “Faça a Amazon Pagar”, lançada por uma coalização de mais de 50 organizações que exige melhora nas condições de trabalho e total transparência da empresa em questões tributárias. 

Leia Mais

Compartilhar

Impostos nas agências de propaganda

Contábeis

Em artigo para o Portal Contábeis, Antonio Lino Pinto, ex-sócio e CFO da Talent e presidente da Viramundo Consultoria, explica de forma resumida a base de cálculo e os impostos incidentes sobre as agências de propaganda, incluindo IRPJ, Pis/Cofins, CSLL e ISS.

Leia Mais

Compartilhar

The Hiretone Palette: Paleta de cores reflete contratações do mercado publicitário

Clube de Criação

O diretor de arte Victor Emeka e o redator Zé Celso Oliveira apresentaram o projeto pessoal The Hiretone Palette, uma paleta de cores que utiliza o Skintone para representar os profissionais contratados pelo mercado publicitário brasileiro.

Leia Mais

Compartilhar

Segunda fase da campanha "Com publicidade responsável não se brinca" tem como tema festas de fim de ano

A ABAP apoia a campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, que entra agora em sua segunda fase, com foco nas comunicações de Natal. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Balanço Conar: 13 cases analisados nos últimos dias

Três sessões do Conselho de Ética do Conar - da 7ª, 6ª e 2ª Câmaras - foram realizadas nos últimos dias e analisaram treze representações, entre elas estão cases da Lysoform, Ambev, Uber e Grupo Big.  

Continuar Lendo

Compartilhar

Scream Festival reúne mais de 130 criativos de todo o mundo nesta sexta e sábado

Correio

A Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP) e Prefeitura Municipal de Salvador realizam, nos dias 4 e 5 de dezembro, o Salvador Creativity and Media Festival – Scream Festival 2020. A ABAP é apoiadora do evento, que terá em sua programação o debate “Fake News e a Publicidade”, com participação de Mario D’Andrea, presidente da ABAP Nacional, Vitor Barros, CEO da Propeg, e Vera Rocha, presidente do Sinapro-Bahia e CEO da Rocha Comunicação, sob mediação de Cláudio Carvalho, presidente da ABAP Bahia e presidente da Morya. Saiba mais na reportagem do Correio, em Leia Mais, e inscreva-se em: https://www.screamfestival.com.br/

Leia Mais

Compartilhar

Internet Festival 2020 inova no formato

Promoview

Para celebrar os 25 anos da internet no Brasil, a web será palco, dos dias 7 a 14 de dezembro, do Internet Festival 2020, evento que trará debates sobre tecnologia, conectividade e transformação digital. O presidente da ABAP, Mario D'Andrea, vai participar do painel “O Neocolonialismo Digital”, ao lado de Ricardo Campos, professor de mídias digitais na Universidade de Frankfurt, e que será mediado pelo jornalista do Valor Ricardo Lessa. O painel será no dia 9, às 8h45. Saiba mais sobre o evento em Leia Mais. Inscrições pelo link: https://www.internetfestival.com.br/#/

Leia Mais

Compartilhar

Marcia Esteves é a convidada do próximo webinar do Brazilian Advertising Group

Marcia Esteves, CEO e Sócia da Lew'Lara\TBWA e diretora da ABAP, é a convidada do BRAG - Brazilian Advertising Group para um bate-papo sobre o papel da publicidade brasileira na construção de marcas internacionais. A Live "Do Brasil para o Brazil - A Propaganda Brasileira Construindo Marcas Internacionais" acontece no dia 10/12, às 19h, via Zoom. 

Continuar Lendo

Compartilhar

Conheça os vencedores do Caboré 2020

Meio&Mensagem

A 41ª edição do Prêmio Caboré foi marcada pela renovação e, pela primeira vez, a cerimônia de premiação contou apenas com a presença dos profissionais indicados e representantes das empresas concorrentes. Também de forma inédita, o evento foi transmitido ao vivo pela internet, com acesso liberado a todo o público.

Leia Mais

Compartilhar

El Ojo 2020: Brasil conquista 120 prêmios, sendo 6 GPs

Clube de Criação 

O Brasil conquistou, ao todo, 120 prêmios no festival El Ojo de Iberoamérica 2020. Foram 6 GPs - nas categorias Experiência de Marca & Ativação, Gráfica & Via Pública, Produção Gráfica, Melhor Ideia Local e Conteúdo - além de 38 Ouros, 32 Pratas e 44 Bronzes. 

Leia Mais

Compartilhar

ABAP e Fenapro debatem "O Neocolonialismo Digital" (vídeo)

"A forma de atuação das plataformas está incomodando o planeta, não só a publicidade. Essa forma de trabalhar como "caixa preta" tanto nos dados como nas suas operações...", explicou Mario D'Andrea, presidente da ABAP, durante Live da Fenapro que debateu "O Neocolonialismo Digital". “Uma coisa é liberdade de expressão. Outra coisa é liberdade total de comercialização”, afirmou. A Live contou com a participação do presidente do Sinapro-SP e VP da Fenapro, Dudu Godoy, e do presidente da Fenapro, Daniel Queiroz. Confira a íntegra do debate em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

‘Liberdade de expressão não é liberdade de viralização’ (vídeo)

Inova.jor

Em entrevista para o Inova.jor, Marcelo Bechara Hobaika, diretor de Relações Institucionais do Grupo Globo e conselheiro da ABERT, fala sobre o livro que acaba de lançar "Buracos negros digitais: a responsabilidade como defesa à livre expressão e combate à censura na internet" e sobre a responsabilização das plataformas pelo impulsionamento de conteúdo de desinformação e discurso de ódio.

Leia Mais

Compartilhar

França confirma 'imposto digital' para gigantes de tecnologia

G1

O Ministério da Economia da França confirmou que aplicará um imposto sobre as grandes empresas do setor digital a partir de dezembro deste ano. A medida atingirá empresas como Google, Amazon, Facebook e Apple.

Leia Mais

Compartilhar

Google chega a acordo de direitos autorais com grupos de notícias franceses (em inglês)

Warc

O Google anunciou que fechou um acordo com os jornais Le Monde, Le Figaro e Liberation e as revistas L’Express, L’Obs e Courrier International pelo pagamento de direitos autorais e está em conversas com outros grupos de mídia franceses para alcançar um acordo até o final deste ano. 

Leia Mais

Compartilhar

Facebook oferece milhões de dólares para restituir anunciantes afetados por erro de medição (em inglês)

AdAge 

O Facebook está negociando compensações com agências e anunciantes por uma falha em um de seus principais programas de medição de anúncios. O problema foi divulgado na semana passada, mas o Facebook informou que o erro ocorreu sem ser detectado por quase um ano.

Leia Mais

Compartilhar

Coreia do Sul multa Facebook por compartilhar dados de milhões de usuários sem permissão

B9

A Comissão de Proteção de Informações Pessoais da Coreia do Sul (PIPC) multou o Facebook em US$ 6,1 milhões pelo compartilhamento de informações pessoais de 3,3 milhões de usuários sul-coreanos com outras empresas que se conectaram à plataforma entre 2012 e 2018.

Leia Mais

Compartilhar

Relatório do IPA revela modelos para relação agência-anunciante do futuro (em inglês)

IPA 

Relatório The Future of Brand and Agency Relationships, do Institute of Practitioners in Advertising (IPA), analisa mudanças no consumo e na indústria na próxima década e identifica cinco modelos de relações agência-anunciante que podem se tornar mais eficazes nesse cenário futuro. 

Leia Mais

Compartilhar

Movimento antirracista cresce, mas marcas devem fazer mais, aponta estudo

Exame 

Estudo "Racismo e comunicação: Um panorama em dados", realizado pela Ogilvy Brasil em conjunto com o núcleo interno Eixo Benguela, mostra como o racismo estrutural se reflete e a importância da representatividade na publicidade. 

Leia Mais

Compartilhar

BLCK.PWR.ADS: Projeto reúne campanhas em linha com a luta antirracista

Clube de Criação

A consultoria multidisciplinar Agô e o site Unblock.Coffee desenvolveram a plataforma BLCK.PWR.ADS, que traz as principais ideias eleitas como importantes para a luta antirracista nos últimos anos.

Leia Mais

Compartilhar

O papel da educação midiática no antirracismo

Folha de S. Paulo

Artigo de Mariana Mandelli, coordenadora de comunicação do Instituto Palavra Aberta, fala sobre o papel da educação e das mídias na valorização da diversidade e como forma de construir uma sociedade antirracista. 

Leia Mais

Compartilhar

Edição 67 do CENP Em Revista está no ar

CENP

A edição de novembro do CENP Em Revista destaca a atuação da entidade como um fórum de debates do modelo brasileiro de publicidade e também o FAQ sobre os impactos da LGPD na publicidade, a renovação no Banco de Agências Certificadas e o Conteúdo Pedagógico CONAR-CENP. Acesse a edição completa em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Lançado o Mídia Dados 2020

Grupo de Mídia São Paulo

O Grupo de Mídia São Paulo lançou a edição 2020 do Mídia Dados. A publicação está disponível em versão impressa e também em versão digital, que permite converter as informações para formato de planilhas, apresentações e PDF. Acesse a edição digital em Leia Mais. 

Leia Mais

Compartilhar

Balanço Conar: Sessão conjunta analisa cinco cases

A 3ª e a 5ª Câmaras do Conselho de Ética do Conar se reuniram, em sessão conjunta, no dia 18 de novembro, e analisaram cinco representações, entre elas, Hyundai, Unilever e Claro.

Continuar Lendo

Compartilhar

ABERT apresenta exposição virtual com a grande festa dos 70 anos da TV

ABERT

No dia 27 de novembro, data do 58º aniversário da ABERT, a entidade lança o “Memorial da Televisão Brasileira”, uma grande exposição virtual e interativa que reproduzirá fielmente as sete décadas da TV numa amostra do que melhor se produziu na televisão aberta brasileira.

Leia Mais

Compartilhar

Audiovisual gera R$ 26,7 bi no país: Setor é o 5º entre os mais relevantes para o PIB

Clube de Criação

A Ancine divulgou o estudo Valor Adicionado pelo Setor Audiovisual, que aponta que o audiovisual ocupou o quinto lugar entre os segmentos que mais geraram renda para o Brasil em 2018. Na primeira posição está o setor de serviços de tecnologia da informação, que movimentou R$ 89,2 bilhões.

Leia Mais

Compartilhar

Whext 2020 discute produção audiovisual

Propmark

O festival Whext 2020, iniciativa da APRO e da FilmBrazil com apoio da Prefeitura de São Paulo, além de patrocínio do Governo Britânico e da OnCare e da parceria do D&AD, acontece nos dias 3 e 4 de dezembro com transmissão online. 

Leia Mais

Compartilhar

D&AD abre inscrições para 2021 e terá edição virtual

Propmark 

O D&AD Awards abriu as inscrições de trabalhos para a edição 2021, que manterá o formato online no próximo ano. Também foram anunciadas novas categorias e desconto para inscrições de peças até 13 de janeiro e para freelancers e pequenas empresas.

Leia Mais

Compartilhar

Avança acordo de violação de dados do Facebook

Media Post

“Esta proposta fornece o objetivo primário deste processo: a eliminação da vulnerabilidade e o compromisso do Facebook com medidas de segurança para proteger não apenas os membros da classe, mas todas as informações pessoais dos usuários do Facebook”, disse o juiz da corte distrital dos Estados Unidos.

Leia Mais

Compartilhar

UE vê batalha difícil para reguladores antitruste contra big techs

Reuters

A União Europeia trava uma batalha difícil contra as gigantes da tecnologia. Segundo as autoridades antitruste, há dificuldade de encontrar soluções, com aplicação ineficaz de uma série de decisões. Parte do problema está nas regras antitruste da UE, que só permitem que os executores ajam depois que uma infração foi cometida.

Leia Mais

Compartilhar

Turquia multa Google e concede prazo para alterações

Media Post

A Turquia aplicou multa de US $25,5 milhões ao Google por abuso de seu domínio. A autoridade da concorrência afirma que a Alphabet dificulta a participação das empresas nas buscas se elas não compram espaço publicitário da companhia

Leia Mais

Compartilhar

O Facebook deve enfrentar processo por cliques em anúncios de contas falsas

Media Post

A justiça nos EUA decidiu que a empresa dotStrategy pode prosseguir com uma ação coletiva que alega que o Facebook cobrou dos comerciantes por cliques originados de contas "falsas".Em sua reclamação, a dotStrategy diz que a rede de Zuckerberg violou uma lei de negócios da Califórnia em relação a conduta ilegal, injusta ou fraudulenta.

Leia Mais

Compartilhar

Raiva e narcisismo alimentam poder das redes sociais, diz especialista

Época Negócios

As pessoas não sabem como lidar com o poder dos algoritmos, os governos não sabem usá-los a favor de seus povos e as empresas resistem a adotá-los de modo ético, são conclusões de Martin Hilbert, pesquisador alemão da Universidade da Califórnia-Davis, nos Estados Unidos, autor do estudo sobre quanta informação há no mundo.

Leia Mais

Compartilhar

Kantar anuncia medição de publicidade no Facebook

Kantar

“A partir de agora o monitoramento de social ads no aplicativo do Facebook será oferecido na solução de Advertising Insights da Kantar e vão permitir que os clientes entendam o cenário dos seus investimentos em paralelo a outras atividades publicitárias”, explica Melissa Vogel, CEO da empresa.

Leia Mais

Compartilhar

LinkedIn relata métricas infladas, que levam a sobrecargas

Media Post

A equipe de publicidade do LinkedIn encontrou falhas em sua rede. Dois problemas de medição em seus produtos de publicidade podem ter relatado em excesso algumas métricas de campanha de conteúdo patrocinado para impressões e visualizações de vídeo.

 

Leia Mais

Compartilhar

Google discorda dos EUA sobre medida cautelar

Reuters

O Google e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos não conseguiram chegar a um acordo sobre uma ordem de proteção para terceiros como a Microsoft, que fornece dados ao governo para seu processo contra o gigante de buscas e publicidade. O Google está pressionando para que advogados tenham acesso aos dados confidenciais.

Leia Mais

Compartilhar

IPA convoca agências a se comprometerem com carta climática

Ipa

“Acreditamos firmemente que este estatuto atuará como um primeiro passo crítico à transição da indústria de mídia para um futuro carbono zero, e que o poder coletivo de várias agências unidas permitirá que a indústria afete mudanças positivas e sustentadas mais rapidamente”, diz Mark Howley, presidente do IPA e COO Publicis Media

Leia Mais

Compartilhar

LGPD é a garantia da entrada do Brasil na economia digital

Teletime

 A LGPD se torna chave para o Brasil porque o comércio internacional se pauta pelas formas de como os países estão seguindo parâmetros internacionais de proteção de dados, segundo a diretora da ANPD, Miriam Wimmer. "Antes da LGPD, o marco civil da internet trazia apenas um elemento para o tratamento de dados. Além disso, a Lei nos aproxima da UE e de países da América do Sul, como a Argentina".

Leia Mais

Compartilhar

Modelo regulatório para redes neutras pede atenção

Teletime

A Câmara e-Net, que representa grandes empresas de conteúdos e serviços de internet, considera a importância das redes neutras e a de uma regulamentação aberta e flexível para que o modelo de negócios prospere em localidades desassistidas. 

Leia Mais

Compartilhar

Desoneração de IoT e liberação do Fust para internet em votação do Senado

Teletime

O Senado pode votar dois projetos importantes para o setor de telecomunicações: o PL 172/2020, que prevê o uso dos recursos do fundo de universalização dos serviços de telecomunicações para ampliação do acesso à internet no país e o PL 6.549/2020, que isenta tributação de Fistel, Condecine e CFRP para dispositivos de IoT e M2M.

Leia Mais

Compartilhar

DDB Worldwide cria nova agência de jogos

Media Post

A DDB Worldwide da Omnicom lança a DDB FTW, agência especializada em esportes e jogos que vai abranger estratégia, criatividade, design de negócios, inovação e tecnologia. De acordo com dados da agência, 30% da população global se identifica como jogadores, um grande alvo para profissionais de marketing em busca de um público.

Leia Mais

Compartilhar

Indústria deve estabelecer padrões de metadados de anúncios

Media Post

Chamado Advertising Metadata Standards Initiative, o formato de arquivo padronizado para metadados de anúncios, forneceria um bloco de construção de banco de dados de especificações de anúncios à indústria para análise de medição de mídia cruzada e campanhas baseadas em atribuição e ROI.

Leia Mais

Compartilhar

O mundo aproveitou só 4% da inteligência artificial

Época Negócios

“Quando falamos de IA, o mundo aproveitou apenas 4% do potencial de produtividade que a tecnologia pode proporcionar”, destaca o novo gerente geral da IBM América Latina,Tonny Martin. Segundo o executivo, apesar da conectividade atual, apenas 20% das cargas críticas de trabalho já migraram para a nuvem.

Leia Mais

Compartilhar

Adesão de serviços digitais mobile tem crescimento recorde

M&M

“Relevância e engajamento continuam sendo sobre onde está a atenção das pessoas e, neste contexto, considerar estratégias exclusivas, criativas e contextualizadas para o mobile segue como uma fortaleza dos anunciantes que almejam relevância”, explica Thais Schauff, VP de operações da MMA.  A relação intensiva dos consumidores com as marcas via mobile durante a pandemia altera de forma significativa os hábitos de consumo e a jornada nos próximos anos.

Leia Mais

Compartilhar

Marcas investem em podcasts próprios para se aproximarem dos consumidores

UOL

"O podcast é uma ótima ferramenta para que as marcas assumam o controle da narrativa. No lugar de deixar que o mercado oriente a percepção que as pessoas têm de uma determinada marca, é possível que uma empresa possa agir ativamente nessa percepção", afirma Guilherme Pinheiro, sócio da produtora Ampère.

Leia Mais

Compartilhar

Kantar apresenta tendências para mídia em 2021

M&M

A pesquisa prevê um fortalecimento do marketing de influência, enquanto o e-commerce se integrará cada vez mais com as redes sociais. Exemplo desse movimento, o WhatsApp lançou recentemente o botão de compra em suas contas corporativas para facilitar a experiência do usuário que utiliza a ferramenta de mensagens como canal de venda.

 

Leia Mais

Compartilhar

Avon, Wunderman Thompson e Mutato conquistam o Grand Effie

M&M

A campanha Power Stay #Veio Pra Ficar”, da Wunderman Thompson e Mutato para Avon levam o Grand Effie. Neste ano, o Effie Awards Brasil entregou 31 troféus para 20 cases. As agências que receberam o maior número de prêmios foram: Suno United Creators, com oito troféus, DPZ&T e Wunderman Thompson, com seis cada, Mutato e WMcCann, com quatro cada, e Leo Burnett Tailor Made, com três.

Leia Mais

Compartilhar

Resultados da 2ª Câmara do Conar

Conheça os resultados da segunda câmera do Conselho de Ética do Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária, o Conar da data de 12 de novembro.

Continuar Lendo

Compartilhar

O neocolonialismo digital

Mario D'Andrea

É necessário impor responsabilidades às empresas e exigir regras de transparência. Mario D'andrea, presidente da Abap, faz uma analogia entre o uso de dados pelas big techs e o neocolonialismo, processo de dominação política e econômica: “Para ampliar cada vez mais esse negócio, as empresas de tecnologia se utilizam de regras e ideologias próprias - assim como no colonialismo histórico. Ninguém sabe exatamente o que acontece dentro das plataformas, ninguém as regula"

Continuar Lendo

Compartilhar

Empresas pedem ação antitruste rápida da UE contra o Google

Reuters

165 empresas e órgãos da indústria pediram aos responsáveis ​​pela defesa da concorrência na UE que adotem uma linha mais dura contra o Google. A acusação é que a gigante de tecnologia dos EUA favorece injustamente seus próprios serviços em suas pesquisas na web.

Leia Mais

Compartilhar

TIs vinculadas a ações judiciais contra o Google ganham prazo

Reuters

Empresas que processam o Google nos EUA receberam mais tempo para propor uma ordem de proteção para seus dados confidenciais. A justiça americana processou o Google em 20 de outubro, acusando-o de usar ilegalmente sua força de mercado para prejudicar rivais, no maior desafio ao poder e à influência da big tech em décadas.

Leia Mais

Compartilhar

UE investiga Amazon por práticas anticompetitivas

Época Negócios

A UE acusa a Amazon de práticas para prejudicar a concorrência, com uso de dados sigilosos de varejistas que vendem produtos em sua plataforma para benefício próprio. Agindo como marketplace para vendedores independentes e como abertos.

Leia Mais

Compartilhar

Big techs detém o monopólio da memória mundial

Época Negócios

As grandes tecnologias passaram a deter o monopólio da memória mundial, alerta Pierre Lévy, filósofo francês. “Elas estão desenhando uma nova forma de poder econômico, o que é evidente, mas sobretudo político. Muitas funções sociais e políticas, que são funções tradicionais dos Estados-nação, estão passando para essas sociedades. É uma nova forma de Estado, que eu denomino Estado-plataforma ”.

Leia Mais

Compartilhar

As redes não são um serviço público neutro

Escritos

 “As plataformas se veem como um tipo de serviço público neutro, como um veículo à liberdade de expressão, o que não são”, explica Nandini Jammi, cocriadora do Sleeping Giants nos EUA. Ela aborda a publicidade programática, discute a tática encontrada para desmonetizar sites desinformativos e se posiciona sobre a responsabilidade das plataformas na contenção de discursos de ódio e de desinformação.

Leia Mais

Compartilhar

Big techs: desinformação reativa e desorganizada

UOL

Pesquisadora critica termos de uso das redes e afirma que há pouca transparência sobre moderação de conteúdo. A maior crítica do estudo é que ações contra fake news estão desorganizadas nos termos de uso, mesmo para aqueles que se dedicam a ler estas políticas têm dificuldade de entender o que vale e o que não vale.

Leia Mais

Compartilhar

WPP acaba com Grey para criar grupo AKQA

Meios e publicidade

O WPP decidiu fundir como redes AKQA e Gray, o que implica o desaparecimento da histórica marca Gray. O novo grupo AKQA tem seis mil funcionários em 50 países. Já em Portugal, só a Gray atuava.

Leia Mais

Compartilhar

A tecnologia não é responsável por mais de 5% de uma grande inovação

Época negócios

Estrategista para a transformação digital derruba mitos sobre como criar uma cultura organizacional inovadora. “As pessoas são atormentadas por um grande número de mitos sobre inovação”, diz Larry Keeley, especialista em inovação, “é uma questão de disciplina”, afirma.

Leia Mais

Compartilhar

Revisão do marco legal da TV a cabo

Teletime

 O Ministério das Comunicações criou um grupo de trabalho para elaborar estudos e uma proposta de atualização do marco jurídico da TV por assinatura, referente aos mercados de produção, programação, empacotamento e distribuição de conteúdo audiovisual com base nas recomendações feitas pela OCDE. 

 

Leia Mais

Compartilhar

4G chega a 5.016 municípios brasileiros

Teletime

 Em agosto, a cobertura da rede 4G das operadoras atingiu 5.016 municípios brasileiros. A marca representa avanço de 8,8% no comparativo anual. Com isso, o serviço de celular de quarta geração alcança 97,8% da população nacional 

Leia Mais

Compartilhar

Indicados à ANPD são nomeados e órgão já pode sair do papel

Teletime

Foram oficializados os indicados para o Conselho Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais. Com isso, a ANPD já pode ser criada e passar a operar, mas aguarda local físico onde o órgão deverá funcionar.

Leia Mais

Compartilhar

Celular é único meio para ensino e home office para 74% das classes DE

Teletime

 O celular é o aparelho mais utilizado pelas classes DE para ensino remoto e home office. O levantamento, realizado entre 10 de setembro e 1º de outubro, representa 101 milhões de usuários de internet, o que equivale a 83% dos internautas maiores de 16 anos.

Leia Mais

Compartilhar

Spotify compra TI de publicidade para impulsionar podcasts

Folha de SP

O Spotify prevê a criação de anúncios direcionados e a oferta de ferramentas de monitoramento de anúncios para produtoras de podcasts, com a aquisição da plataforma de publicidade e publicação de podcasts Megaphone.

 

Leia Mais

Compartilhar

F1 pede prioridade à Globo por TV em 2021

UOL

A Liberty Media, proprietária da Fórmula 1, determinou que a Rio Motorsports, dona dos direitos de transmissão para o Brasil, dê prioridade nas negociações à venda da categoria 2021 para a Globo. No cenário atual, a emissora deixaria de exibir a F1 ao fim da temporada vigente, com indefinição sobre a nova 'casa' da corrida no país.

 

Leia Mais

Compartilhar

Brasil deve deixar de ser uma das 10 maiores economias do mundo

UOL

 A crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus é um dos agravantes que corroborou para que o Brasil deixasse de estar entre as 10 maiores economias do planeta, mas a queda é explicada principalmente pela forte desvalorização cambial do real frente ao dólar americano, que já passa dos 40%

Leia Mais

Compartilhar

Aceleração de tendências faz agências apostarem em líderes de transformação

UOL

 "Desafios futuros de negócios exigem novas formas de pensar. As transformações serão cocriadas a partir de uma mentalidade coletiva. O desafio dos líderes de transformação é entrar na rotina das áreas, entender as dores de cada uma e ajudá-las nessa transição", afirma Jader Crivelaro, CTO da agência TracyLocke sobre a aposta no líder de transformação.

Leia Mais

Compartilhar

Black Talents Matter

Clube de criação

 Publicitários pretos se unem contra crime racial online e lançam petição após comentário criminoso na tentativa de, entre outras agressões, tirar a legitimidade de um programa de contratação de pessoas pretas gerido por uma agência, em São Paulo

Leia Mais

Compartilhar

Grupo do interior compra Sol Panamby, dono da Nova Brasil

M&M

O Grupo de Comunicação Thati, de Ribeirão Preto, comprou a rede Sol Panamby, proprietária da Rádio Nova Brasil e afiliadas de Band e Record, em Santos e Campinas, respectivamente. O Grupo possui a TV Thati, TV ThatiIN, Thati FM, 79 AM e Rádio Difusora, cujo conteúdo é distribuído via TVs, rádios e internet.

Leia Mais

Compartilhar

Mais brasileiros palestrantes no El Ojo

Propmark

 Rafael Pitanguy, CCO da VMLY&R Brasil, é o quinto brasileiro que será conferencista na edição 2020 online do EL Ojo. Foram anunciados também nesta semana, Luiz Sanches, chairman e CCO da Almap e Fernando Machado, chief marketing officer global do Burger King.

Leia Mais

Compartilhar

Um novo olhar para a publicidade digital

Propmark 

Um novo olhar para publicidade digital, levantamento da Kantar Ibope Media, mostrou que houve um aumento de investimento publicitário no digital, neste segundo semestre, em 18 dos 26 setores monitorados. Já entre os internautas, 72% passaram a consumir pelo menos uma nova categoria de produtos ou serviços online.

 

Leia Mais

Compartilhar

IPA reage a proibição de publicidade de alimentos com alto teor de gordura e açúcar

IPA

O diretor geral da IPA, Paul Bainsfair, no Reino Unido, uniu-se a outros líderes da indústria na condenação dos planos para proibição total da publicidade online de alimentos e bebidas com alto teor de gordura, sal e açúcar, os classificou como 'severos e desproporcionais'. Numa declaração conjunta após o lançamento da consulta governamental, os líderes do AA, ISBA, IPA e IAB apresentaram posição sobre as propostas.

Leia Mais

Compartilhar

O novo impulso de inclusão defende a neurodiversidade

Media Post

Para organizações "alfabetizadas em dados", a neurodiversidade é ainda mais importante, porque pessoas com conexões diferentes costumam ser os melhores cientistas de dados, disse Mark Evans, diretor-gerente de marketing digital da Direct Line Group e membro do grupo de trabalho de neurodiversidade da i-com.

Leia Mais

Compartilhar

Marcas reagem ao resultado da eleição presidencial

Adage

Grandes marcas como Walgreens, Netflix e Kellogg reduziram seus investimentos com publicidade para ficarem fora do debate nacional. Aquelas que entraram na arena política tiveram níveis variados de sucesso. Como por ex, o aplicativo Calm que teve saldo positivo por patrocinar a cobertura da CNN na eleição, já a Gap vivenciou o oposto, com mensagem de união com um moletom vermelho e azul. 

Leia Mais

Compartilhar

O futuro da TV

Adage

A TV não está morta, só está ficando maior com a adição de OTT e CTV. O tempo médio gasto pelos consumidores norte-americanos com conteúdo de vídeo OTT por assinatura aumentará 23% este ano, devido a pedidos para ficar em casa e um aumento no conteúdo disponível, de acordo com a análise da emarketer.  

Leia Mais

Compartilhar

Globonews, Viva e Discovery são os canais mais vistos pelos mais ricos

UOL

Globonews, Viva e Discovery no topo do ranking dos 20 canais mais bem posicionados na audiência dos mais ricos nos 15 maiores mercados de televisão do Brasil. Os dados se referem ao período de janeiro a outubro deste ano.

Leia Mais

Compartilhar

Investimento em dados pode fidelizar clientes

UOL

"Não há melhor maneira de oferecer uma experiência superior ao cliente do que por meio da personalização. As empresas devem investir na captação destes dados", afirma Orchid Richardson, vice-presidente do Data Center of Excellence do IAB nos EUA.

 

Leia Mais

Compartilhar

Consumidor busca empresa sustentável e transparente

UOL

Vida saudável e sustentável 2020: estudo global de percepções do consumidor, mostra que mais de 80% deles esperam que as empresas informem sobre os seus processos produtivos. Além de que as empresas não agridam o meio ambiente, para 70% e mais de 60% esperam que as companhias estabeleçam metas para tornar o mundo melhor.

 

Leia Mais

Compartilhar

1ª Câmara abre reunião de novembro do Conar

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) anuncia os resultados da sessão virtual do Conselho de Ética do orgão, que aconteceu em 5 de novembro, por meio da sua 1ª Câmara

Continuar Lendo

Compartilhar

YouTube permite fakes ao vivo; Flip-flops do Facebook no meio do caminho

MediaPost

O youtube falhou ao permitir que vários canais transmitissem eleitorais falsos horas antes do encerramento das votações nos estados americanos. O Twitter e o Facebook intervieram colocando uma etiqueta de advertência nas postagens fakes. Porém, a rede de Zuckerberg alterou suas políticas quando lhe foi conveniente 

Leia Mais

Compartilhar

Documento do Google revela estratégia para conter lei de restrição a big techs

Olhar digital

Vazamento de documento interno do Google destinado a remover "restrições irracionais" e "redefinição da narrativa política" revela táticas que big techs utilizam nos bastidores para manipular legisladores e o discurso político. A gigante planeja campanha agressiva contra medidas da União Européia para conter o poder das grandes tecnologias.

Leia Mais

Compartilhar

Marcas se posicionam na acirrada eleição americana 2020

Exame

“Estamos aqui para capacitar aqueles que se esforçam por mais. Quero garantir que as pessoas tenham todas as oportunidades de ter sua opinião ouvida e de exercê-la de maneira informada”, disse Patrik Frisk, presidente da Under Armour, fabricante de vestuário esportivo, ao lançar manifesto para incentivar seus colaboradores a votarem.

Leia Mais

Compartilhar

PL das fake news deve focar em quem financia o mecanismo

IG

"O termo 'milícias digitais' nos leva ao que deve ser o foco do combate, mas é justamente onde a PL peca. Se tem milícia, tem lucro, há comercial por trás. Ao falar de milícia digital, chegamos perto de quem financia a disseminação das fake news, e é quem deve ser o foco, não o 'tiozinho do whatsapp' que compartilha. Temos visto que às vezes políticos estão por trás, empresários estão por trás."

Leia Mais

Compartilhar

Regulamentação das plataformas sim, da internet não

Uol

O avanço do poder das empresas de tecnologia e a inadequação da atual governança e regulamentação digital tem preocupado os reguladores. Desde a moderação de conteúdo e suas implicações para a liberdade de expressão e a manipulação da opinião, individual e pública, às questões tributárias e de infrações à ordem econômica e às políticas concorrenciais.

Leia Mais

Compartilhar