"Não basta parecer, tem que ser"

Adriana Ribeiro, Sócia e COO da Bullet

Por Claudia Penteado

Adriana Ribeiro, sócia e COO da Bullet, conta nesta entrevista um pouco da trajetória da agência na implantação de um sistema de Compliance, um caminho sem volta que transformou completamente a vida da empresa, ajustando valores e cultura interna. Segundo ela, são mudanças de cultura e de comportamento, que precisam ser iniciativa dos sócios e diretores, e não da equipe. 

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Criatividade não deve ser digital ou mobile first, mas objetivo first

Propmark 

Em entrevista ao Propmark, o australiano Daren Poole, global head of creative da Kantar Insights Division (Kantar TNS & Kantar Millward Brown) fala sobre a importância do objetivo como guia para os insights da marca. 

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"A Grey acredita em fazer coisas que importam"

Marcia Esteves, Presidente da Grey

Por Claudia Penteado

Marcia Esteves, Presidente da Grey, diz que sua maior busca atualmente é criar um ambiente colaborativo e inclusivo na agência, que vive ótimo momento e tem servido de exemplo para o restante de mercado ao implementar, por exemplo, de forma definitiva o modelo de trabalho baseado em Brand Tables - equipes alocadas por marcas e projetos. Segundo ela, a ideia é de fato colocar o trabalho acima do ego, da área ou da hierarquia. "Precisamos ajustar o modelo de negócio a medida que a sociedade se transforma. Agindo e não reagindo", diz.

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“Nossa especialidade é mobilizar pessoas e movimentar negócios”

Gal Barradas, Publicitária, Empreendedora e Vice-Presidente da Abap Nacional 

Por Claudia Penteado 

Gal Barradas, Vice-Presidente da Abap e autora do livro “Novas Questões, Respostas Diferentes”, que acaba de ser lançado em São Paulo, conta nesse bate-papo como foi coordenar, pela Abap, como parceira do Ministério Público Federal, uma campanha que divulga a Lei 12.845/2013 - que dispõe sobre o atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual. O principal ponto da Lei é o de assegurar que os hospitais ofereçam às vítimas de violência sexual atendimento emergencial, integral e multidisciplinar gratuito. “A Abap respondeu a um chamado. Pela magnitude do desafio entendeu que sua ajuda poderia ser efetiva e de grande importância.”, diz Gal. Ela também fala um pouco do livro, fruto de seus questionamentos sobre criatividade, propósito, branding, tecnologia, dados, ética e diversos temas que fazem parte do dia-a-dia de profissionais de comunicação.

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Armando Strozenberg: "Grandes ideias acima de tudo, criatividade acima de todos"

Propmark 

Em entrevista ao Propmark, Armando Strozenberg faz um balanço da sua carreira e fala de projetos futuros, como a consultoria Stro. Strozenberg foi Presidente da Abap e Chairman Brasil da Z+, do Grupo Havas. 

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"Não acredito no modelo que despreza o passado"

Andre Gomes, CEO MullenLowe Brasil

Por Claudia Penteado 

Andre Gomes, CEO da MullenLowe Brasil, costuma dizer que a agência mudou mais nos últimos 12 meses do que nos últimos 12 anos. O que ele vem buscando, essencialmente, é consolidar uma equipe com pessoas motivadas e com brilho nos olhos. O resto é consequência, que tem vindo em forma de novas contas, campanhas bem-sucedidas, a partir da aposta em um modelo de "agência líquida", sem fronteiras entre disciplinas e departamentos, e que prioriza a ideia e não o meio.

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"Dados são ativos estratégicos"

Páris Piedade Neto, VP de Dados e Performance da AlmapBBDO

Por Claudia Penteado

Em agosto passado, a agência AlmapBBDO anunciou a chegada de Páris Piedade Neto como VP de Dados e Performance. Depois de atuar como diretor de plataformas da TV Globo, ele assumiu o desafio de liderar o time já consolidado da agência, composto por 30 pessoas nas áreas de Performance, Dados, Accountability, Business Intelligence e Operações. Páris levou com ele a experiência de 18 anos em Ad-Tech, sendo seis anos no grupo Globo, onde lançou a Mídia Programática e desenvolveu projetos de inovação e dados. Neste bate-papo, ele faz um balanço dos últimos dois meses à frente de uma área cada vez mais essencial para as agências de publicidade. Segundo ele, seu estilo como gestor é o de fazer "construções coletivas", com participação ativa das pessoas e a reflexão sobre as estruturas, processos e resultados esperados.

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Exposição propõe uma viagem ao tempo através da mídia

Propmark 

Em comemoração ao seu 50º aniversário, o Grupo de Mídia de São Paulo promove a exposição "50 anos de mídia no Brasil - 1968-2018", que tem a curadoria de Boni e Thomaz Souto Corrêa. Nessa entrevista, Paulo Sant'Anna, presidente do Grupo de Mídia São Paulo, detalha essa iniciativa. 

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"'Qual o modelo?' A resposta vale alguns milhões de dólares"

Queiroz Filho, Fundador da Ampla Comunicação e Diretor de Assuntos Regionais da Abap

Por Claudia Penteado

Queiroz Filho nos traz nesta entrevista um pouco do cenário da publicidade no Nordeste e, mais especificamente, de Recife, onde está a sede da Ampla Comunicação há mais de duas décadas. Em busca de constante transformação, a Ampla hoje está profundamente envolvida com o Polo Digital de Recife, atua no universo de inovação das startups e é uma das realizadoras do Festival Rec n'Play, voltado para experiências digitais e criativas. Para ele, não há resposta certa sobre o modelo ideal de atuação no atual cenário da publicidade. Importante é estar próximo ao cliente, encontrando soluções para os seus problemas e não importa o formato da solução.

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"O dia depois de amanhã": DPZ&T revela detalhes dos 3 anos de fusão

Rafael Urenha, CCO da DPZ&T

PropMark

Rafael Urenha fala sobre desafio de atualizar a agência sem atropelar a rica história criativa de DPZ e Taterka.

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Mulheres na liderança: Diversidade faz bem para os negócios

Silvia Fazio, Presidente da Ong Will (Women in Leadership in Latin America)

Mundo do Marketing

Para a a Presidente da Ong Will, o tema ganhou relevância graças à percepção de que a diversidade faz bem para os negócios.

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"Tudo deve e pode ser melhorado"

Tonico Pereira, Chief Compliance Officer da DPZ&T

Por Claudia Penteado

O Compliance já faz parte do dia a dia de boa parte das agências de publicidade. Neste bate-papo, Tonico Pereira fala sobre as vantagens de ter esta área estruturada e dá dicas sobre os primeiros passos para implementá-la. A DPZ&T foi a primeira agência do mercado a criar o cargo que ele ocupa hoje, quando já se pode dizer que ter este setor é "lucrativo, sustentável, oferece risco mínimo para todos e traz tranquilidade negocial".

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VP da Abap Nacional fala sobre o Dia do Profissional de Publicidade e Propaganda

Rádio Transamérica

Eduardo Simon, CEO da DPZ&T e Vice-Presidente da Abap

Em entrevista ao Programa 2 em 1, da Rádio Transamérica, o CEO da DPZ&T e Vice-Presidente da Abap, Eduardo Simon, disse que a situação brasileira mudou muito o mercado de publicidade e a crise que o país enfrenta atualmente torna a propaganda ainda mais importante para as marcas se manterem no mesmo patamar de tempos mais tranquilos economicamente.

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Indústria menos autocentrada

Mario D'Andrea, Presidente da Abap Nacional e do Dentsu Creative Group

meio&mensagem

Em entrevista ao meio&mensagem, Mario D'Andrea fala das articulações junto a entidades representativas de anunciantes e veículos para pautar novas diretrizes que sejam capazes de preservar a credibilidade e a importância da publicidade, um setor que é crucial para o desenvolvimento da economia do País.

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A velocidade é a nova qualidade

Aurélio Lopes, CEO da FCB Brasil e Chairman Latin America

Por Claudia Penteado

Este ano tem sido melhor para a FCB Brasil do que 2017. Neste bate-papo, Aurélio Lopes, CEO da FCB Brasil e Chairman Latin America, fala sobre os desafios de ser um grande player na indústria da comunicação, a importância de investir em capital humano, desapegar de velhos comportamentos, ter a capacidade de calçar os sapatos dos clientes e revela o que mais o entusiasma na propaganda: o talento brasileiro para a criatividade.

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Leo Burnett conquista e sobe no ranking (vídeo)

Marcio Toscani, Diretor da Abap Nacional, Co-CEO e COO da Leo Burnett Tailor Made

VideoblogLBTM

Marcio Toscani, que comanda a agência em parceria com o criativo Marcelo Reis, fala sobre a subida de quatro degraus da Leo Burnett no ranking publicitário do país e as conquistas de clientes importantes como Extra e Bradesco.

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BETC/Havas: A segunda maior agência do Brasil

Erh Ray, CEO da BETC/Havas

Blog do Adonis

Em entrevista ao Blog do Adonis, Erh Ray fala da fusão da BETC com a Havas, o que resultou na que pode ser considerada a segunda maior agência do ranking do Kantar Ibope Mídia referente ao período entre janeiro e agosto.

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10 perguntas para Michael Roth (em inglês)

Michael Roth, Presidente do Interpublic Group

The Drum

O site The Drum conversa com pessoas de todos os setores de mídia e marketing global que estão trazendo algo diferente para a indústria. As 10 perguntas desta semana foram respondidas pelo Presidente do Interpublic Group (IPG), Michael Roth.

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'Nosso foco será garantir melhor conformidade' (em inglês)

The Hindu Business Line

O Advertising Standards Council of India, órgão de regulamentação publicitária do país, tem um novo chairman, D. Shivakumar, presidente executivo e de estratégia corporativa do grupo Aditya Birla. Nesta entrevista ele fala sobre como planeja executar sua nova tarefa.

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“O mercado se acostumou a perder em favor da mídia digital”

Marco Frade, Head de Mídia, Digital & PR da LG e Presidente do Comitê de Mídia da ABA

meio&mensagem

Em entrevista ao meio&mensagem, Marco Frade fala sobre a “Carta Global de Mídia” lançada pela associação em prol de um ecossistema mais eficiente.

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“Vendemos ideias e não filmes”

Eduardo Simon, CEO da DPZ&T e Vice-Presidente da Abap Nacional

PropMark

CEO da DPZ&T acredita na permanente reinvenção e busca ter a melhor agência do Brasil.

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"Se os ventos pararem, reme"

Marcos Chehab, Head of Product da Havas

Por Claudia Penteado

Marcos Chehab vem se dedicando a implementar no Brasil novas disciplinas importantes como Data Business Intelligence e expertise em mídia programática e GDPR, movimento que ele considera essencial para se adaptar à complexidade das demandas da atual indústria da comunicação. "Dados por si só não valem nada, coletar cookies ou montar uma base de remarketing está longe de ser uma vantagem. Os dados precisam ser usados para ajudar nas melhores tomadas de decisões, seja no planejamento, criação, operação e até mídia", diz.

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O poder das boas histórias

Felipe Luchi, CCO da Lew'Lara\TBWA

Por Claudia Penteado

A Lew'Lara\TBWA está se modificando. Seus sócios, entre eles Felipe Luchi, CCO da agência, estão mudando o jeito de trabalhar e produzir, que ele detalha neste bate-papo com a Abap Nacional. Mas não importam as mudanças, Felipe diz que continua acreditando no poder de uma boa história que, se contada do jeito certo, pode colocar uma marca desproporcionalmente à frente de seus competidores. "Não negligenciamos CRM e performance, mas não substituem o poder de uma grande narrativa e construção de marca".

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"Inovar é ter o foco no humano"

Roberto Grosman, CEO da F.biz

Por Claudia Penteado

Roberto Grosman começou sua carreira no Fulano, o site de entretenimento que em 2001 se tornou F.biz, uma agência de publicidade digital focada em promoção online e gerenciamento de relacionamento com o consumidor. Grosman chegou à F.biz como COO, mas acabou deixando a agência em 2003 para estudar MBA e trabalhar no exterior. Depois de experiências em empresas como Amazon.com e Google, ele voltou à agência em 2013 para um novo ciclo repleto de importantes transformações. Grosman diz que existem hoje duas discussões principais no mercado em que atua: relevância estratégica e valor. Segundo ele, para defender sua relevância, agências precisam deixar de olhar apenas a comunicação, enxergar os problemas reais dos clientes e ter mais ferramentas para resolvê-los. E é justamente este o desafio que o move e encanta: a dinâmica de sempre poder resolver algum problema e gerar valor para os negócios.

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"Ainda temos que evoluir"

Isabel Aquino, Diretora de Planejamento da Heads

Por Claudia Penteado

A agência Heads Propaganda enveredou por um caminho sem volta. Há cerca de quatro anos se deparou com o conceito poderoso da diversidade de gênero como ferramenta de desenvolvimento, trazido para dentro de casa pelo ex-secretário geral da ONU e Prêmio Nobel da Paz Kofi Annan, e decidiu mapear a representatividade de gênero na publicidade. O resto é história. O projeto Todxs já teve seis ondas, a última divulgada  no início de agosto. Ajuda a compreender o tema, a transformar a visão de mundo da agência  e também escancara a dura realidade de que ainda há muito o que fazer. Neste bate-papo, Isabel Aquino, Diretora de Planejamento da Heads, relata alguns passos dessa jornada, destaca alguns aspectos do estudo e garante: por sobrevivência, as empresas precisam derrubar seus tabus.

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"Representatividade é uma exigência para a sustentabilidade dos negócios"

Laura Chiavone, Chief Strategy Officer da Tribal Wordwide Nova York

Por Claudia Penteado

Laura Chiavone dirige a Tribal Worldwide em Nova Iorque e lançou, recentemente, um curso online de liderança para mulheres, o Like a Boss. Neste bate-papo, ela comenta o projeto que nasceu de seu ativismo feminino, reflete sobre a sua vida no planejamento, confessa o amor por ser professora, fala sobre diversidade nas empresas, o início de sua carreira (que já tem mais de 20 anos e incluiu agências como DM9DDB, AlmapBBDO e Y&R) e do reconhecimento com a premiação "Women to Watch 2018" em sua versão brasileira realizada pelo Meio & Mensagem, parceiro do Ad Age.

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"É preciso evoluir"

Gabriel Queiroz, CEO da BBI.Solutions

Por Claudia Penteado

Esta semana o presidente Michel Temer sancionou a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que estabelece os parâmetros para a coleta, armazenamento e uso de dados das pessoas e impacta fortemente a nossa indústria, certamente uma das que mais se valem, hoje, de dados para desenvolver suas estratégias de mercado. Neste papo, Gabriel Queiroz CEO da BBI.Solutions, dá seu ponto de vista a respeito do tema. Para ele, um dos pontos positivos é que algumas ideias que antes seriam barradas por um eventual risco na coleta dos dados, podem agora ser amparadas pela lei, uma tranquilidade jurídica que faltava em todo o processo.

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“Precisamos sair do nosso casulo de publicidade”

Nick Law, Chief Creative Officer do Publicis Groupe

PropMark

Em entrevista ao PropMark, o australiano faz um balanço do tempo que está no grupo, do ano sabático em premiações e diz acreditar que “o futuro da indústria não é uma coisa, mas muitas coisas conectadas”.

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"Acreditamos na 'noline agency'"

José Eustachio, Chairman da Talent Marcel

Por Claudia Penteado

José Eustachio diz que o planejamento sempre será uma das linhas de força da agência e que a inovação vem de torná-lo um processo coletivo. O modelo ideal é trabalhar com pessoas de qualidade, multidisciplinares e com o mesmo senso de finalidade, que é fazer coisas importantes acontecerem no negócio do cliente. Para ele, importante é ser descomplicado, ágil e com alta capacidade de execução.

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Boa publicidade é o que assegura boa notícia, diz novo presidente do Conar

Folha de S. Paulo

Para o advogado e jornalista João Luiz Faria Netto, que assumiu a presidência do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária no dia 09 de agosto, a tarefa da entidade é enfrentar a propaganda fake.

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"Tudo é eterno enquanto não evolui"

Sergio Gordilho, Copresidente e CCO da Africa

Por Claudia Penteado 

Sergio Gordilho, Copresidente e CCO da Africa, conta nesta entrevista à Abap como a agência evoluiu, construiu sua identidade e hoje ocupa lugar de destaque no mercado. Gordilho diz que a agência mantém seu foco no trabalho, em especial o belo trabalho criativo, como ele diz. A busca, constante, é pela inovação e pela renovação. E pelo "modelo Africa", que investe em líderes criativos, e une ideias e negócios, sem jamais perder de vista a ética. Para ele, há na publicidade uma relação de “troca-troca": a marca precisa ser relevante para o cliente e a agência precisa ser relevante para a marca. "Essa relação de relevância faz a indústria brasileira ser uma das mais importantes do mundo", afirma.

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Caio Barsotti: "Nosso modelo é harmônico e complexo"

Caio Barsotti, Presidente do CENP 

Por Claudia Penteado

O Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) desenvolveu, em parceria com a Grato Visual Content, vídeos que detalham as regras do modelo da atividade publicitária no país. Os três primeiros, “A Harmonia Eficaz do Modelo de Publicidade”, “Visão Econômica do Modelo Brasileiro de Publicidade – Geração de Valor e Bem-Estar Social” e "A Publicidade Brasileira e a Autorregulação" já estão no ar no site do Cenp e no canal da entidade no You Tube, o CanalCenp . Neste papo, Caio Barsotti, presidente do CENP, explica a estratégia.

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Cannes Lions 2018: Mario D’Andrea (ABAP / Dentsu) apresenta o que viu de melhor no festival (vídeo)

Programa Reclame 

Mario D’Andrea, Presidente da Abap e CEO da Dentsu Brasil, conversou com Bruna Calmon, do Programa Reclame, sobre as principais mudanças do Cannes Lions International Festival of Creativity. 

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Uma lei de proteção de todos os indivíduos

Dr. Paulo Gomes, Consultor Jurídico da Associação Brasileira de Agências de Publicidade

Por Claudia Penteado

Uma das notícias mais importantes da semana - e um marco para toda a indústria da comunicação - foi a aprovação pelo Senado Federal do projeto de marco legal que regulamenta o uso, a proteção e a transferência de dados pessoais no Brasil. A partir da sanção presidencial, a Lei Geral de Proteção de Dados brasileira (Projeto de Lei da Câmara 53/2018) passa a regulamentar todos os processos que lidam com dados e informações de pessoas e empresas e que tem muitos pontos em comum com o Regulamento Geral de Proteção de Dados que entrou em vigor em maio na Europa. A nova lei é, essencialmente, como explica o Consultor Jurídico da Abap, Dr. Paulo Gomes, "de proteção de todos os indivíduos em sociedade, cujos dados pessoais hoje são facilmente acessados pela rede mundial de computadores e, essencialmente, pelas redes sociais".  Neste bate-papo, ele explica o que esta aprovação representa para a publicidade - uma das atividades que mais utilizam direitos de terceiros - e dá dicas de como se adequar.

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“Não há versão do futuro que pareça com o passado”

Nick Law, CCO global do Publicis Groupe e presidente da Publicis Communications

meio&mensagem

Depois de 17 anos como a face criativa da R/GA, Nick Law migrou para o Publicis Groupe, onde atua como CCO global e presidente da Publicis Communications. Então resolveu fazer a coisa mais difícil, segundo ele: experimentar e influenciar a indústria da qual passou muito tempo reclamando e a partir de uma posição que tradicionalmente excluía vozes criativas fortes.

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"O Conar é a consciência crítica da publicidade"

João Luiz Faria Netto, Presidente do Conar

Por Claudia Penteado

De poucas palavras - como convém a alguém sábio e experiente - e portanto sem fazer discurso, o jurista João Luiz Faria Netto foi eleito presidente do Conar no lugar de Gilberto Leifert, que ficou exatamente 7.300 dias à frente da entidade e segue como membro efetivo do Conselho. Faria Netto assume oficialmente no início de agosto, ao lado de nomes que já atuavam na entidade como o primeiro vice-presidente, Newman Debs, da área jurídica da Unilever e representante da ABA, o segundo vice-presidente, Luiz Lara, representando a Abap, e o terceiro vice-presidente, Antonio Carlos de Moura, representando a ANJ.  Edney Narchi se mantém na diretoria executiva, entre outros nomes que já atuavam na gestão de Leifert. Faria Netto mantém suas demais atividades como diretor da Fenapro e do Sinapro, além de advogado da Abap-Rio. 

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Michael Roth, da Interpublic, continua confiante com as agências apesar do ‘Doom And Gloom’ (em inglês)

Michael Roth, CEO da IPG

Ad Exchanger

Em entrevista ao AdExchanger, Roth falou sobre os negócio da agência e fez uma reflexão a respeito de um Festival de Cannes mais moderado.

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“Agências falham em refletir a população para a qual fazem marketing”

Nick Brien, CEO da DAN nas Américas

meio&mensagem

Em entrevista ao meio&mensagem, o executivo fala sobre as expectativas de crescimento no mercado brasileiro e a importância do fator multicultural para os negócios das agências e das holdings.

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"Criatividade não é propriedade dos criativos, mas de todos da agência"

Eduardo Maruri, CEO Latam da Grey

PropMark

Em entrevista ao PropMark, Maruri comenta o valor da criatividade, a busca por um novo mindset criativo, as mudanças do Cannes Lions e a postura com os temas igualdade de gênero e diversidade.

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Profissional deve usar o lado direito do cérebro

Gerd Leonhard, CEO da The Future Agency

Valor

Em entrevista ao Valor, o futurista alemão Gerd Leonhard fala sobre as habilidades que todo profissional deve ter hoje e que são inalcançáveis para os computadores.

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"Cada vez mais prestadores de serviços serão cobrados por segurança da informação"

Dr. Rony Vainzof, Advogado Especialista em Direito Digital e Eletrônico e Sócio da Opice Blum

Por Claudia Penteado

Segurança de dados se torna, cada vez mais, uma vantagem competitiva para as agências de publicidade, se transformando em  item de contrato e de avaliação por parte de anunciantes e contratantes de maneira geral. Neste bate-papo, o advogado Rony Vainzof,  da Opice Blum, empresa especializada em Direito Digital, fala um pouco da cartilha que a empresa preparou a pedido da Associação Brasileira de Agências de Publicidade para ser distribuída entre as agências e contribuir para ampliar o conhecimento em torno da proteção de dados.  A cartilha parte de informações básicas de proteção pessoal porque, segundo Vainzof, é a partir de hábitos muito pessoais incorporados ao dia a dia que se cria e amplia a cultura da segurança de dados de uma maneira geral dentro das empresas.

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"É uma dádiva trabalhar com o que a gente faz"

Paulo Coelho, copresidente da DM9DDB

Por Claudia Penteado

Paulo Coelho diz que existem coisas que ninguém faz como o brasileiro: jogar bola, sambar e fazer propaganda. Para ele, o grande desafio hoje é encontrar um modelo sustentável para o negócio, além de integrar cada vez mais a agência. "Muita gente tem isso no discurso, mas na prática as empresas não são integradas".

Paulo será jurado da categoria Direct no Cannes Lions neste ano, estreando como jurado no festival que, em sua opinião, é a maior métrica do mercado.

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Como decifrar a mente dos consumidores?

Pedro Calabrez, fundador da Neurovox e membro do laboratório de neurociências clínicas da Escola Paulista de Medicina

meio&mensagem

Para o neurocientista Pedro Calabrez, a melhor forma das marcas conhecerem seu público é estudando menos marketing e mais o comportamento humano.

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"Boas experiências ao consumidor melhoram nossas vidas"

Federico Grosso, Head da Adobe para a América Latina

PropMark

Em entrevista ao PropMark, Federico Grosso, Head da Adobe para a América Latina, conta como as companhias podem abraçar o conceito de experience maker.

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"A marca é um dos ativos mais valiosos das empresas"

Eduardo Tomiya, CEO da Kantar Consulting para América Latina

Por Claudia Penteado

Neste bate-papo, Eduardo Tomiya, CEO da Kantar Consulting para América Latina, comenta o novo ranking BrandZ - Top 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo, que identifica e classifica as marcas pelo seu valor em dólar. Google lidera o ranking, como na última edição, mantendo sua posição junto com a Apple, segunda colocada, seguida de Amazon, Microsoft, Tencent, Facebook, Visa, Alibaba e AT&T. Ter um propósito, ser inovadora, ter comunicação forte, proporcionar boas experiências e ser, essencialmente, uma 'love brand', determinam fortemente a posição no ranking, de acordo com o executivo. Vale destacar o quanto se valorizaram as marcas que investem em comunicação.

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"WPP quer estabelecer sinergias entre suas empresas"

Sergio Amado, Country Manager do WPP

PropMark

Nesta entrevista concedida ao Propmark, Sergio Amado explica que o seu principal papel na função de Country Manager, após 20 anos à frente da Ogilvy, é integrar todas as marcas do grupo para gerar sinergias com o propósito de formar times para conquistar clientes.

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"O futuro não tem receita, só tem aprendizado"

Fabio Seidl, Diretor de Criação Executivo da VML em Nova York

Por Claudia Penteado

Trabalhar no exterior é o sonho de muitos profissionais do mundo da publicidade e, especialmente nos últimos anos, o que se vê é uma forte evasão de talentos para lugares improváveis como Jordânia e Dubai. Sem respostas ou receitas de bolo prontas e com a mesma vontade de aprender que o move há 20 anos (8 deles no exterior), o diretor de criação executivo da VML em Nova York, Fabio Seidl, comenta mitos e verdades da vida no exterior e fala do grande valor que profissionais e agências precisam ter na atualidade: a flexibilidade.

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"Grandes marcas não querem inovar"

David Aaker, Professor e Consultor de Marketing

O Estado de S. Paulo

Para o consultor, professor e autor de vários livros sobre marketing, David Aaker, as grandes marcas não inovam porque não querem reduzir as vendas que já dão lucro, além do tempo que levarão para construir um negócio novo.

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Marla Kaplowitz, CEO da 4A's, na reparação da confiança entre agência e cliente e o retorno do crescimento (em inglês)

Marla Kaplowitz, CEO da 4A's

AdExchanger 

Quando assumiu como CEO da American Association of Advertising Agencies (4A's), há um ano, Marla Kaplowitz abraçou a missão de reparar a relação com a Association of National Advertisers (ANA) e retomar a confiança entre agências e clientes. Nessa entrevista, Kaplowitz fala sobre o progresso alcançado neste período e também sobre transparência e disrupção digital. 

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Como a criatividade brasileira ajuda a propaganda no Oriente Médio

Juliana Paracencio, diretora de criação regional da Memac Ogilvy Dubai

PropMark

Em entrevista ao PropMark, a criativa fala sobre as diferenças culturais de quem faz propaganda em outros países, preconceito e machismo no Oriente Médio e como a propaganda brasileira é vista lá fora.

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Marcelo Parada mostra por que 'O Melhor Comercial do Brasil', do SBT, se conecta com o mercado

Marcelo Parada, diretor comercial e de marketing do SBT

Adnews

Em entrevista ao Adnews, Marcelo Parada fala sobre a relação da emissora com o segmento da propaganda, o incentivo para a melhoria do ecossistema em todo o Brasil e o amadurecimento da competição.

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“O Rio é o mais importante polo cultural do Brasil”

Gustavo Oliveira, Presidente da Abap-Rio e Vice-Presidente de Operações da FCB no Rio de Janeiro

PropMark

Gustavo Oliveira fala sobre o desafio de ser empresário de propaganda no mercado carioca e também dos planos à frente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade no Rio de Janeiro.

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“Criação deve refletir a cultura de cada país”

Kevin Swanepoel, CEO do One Club for Creativity

PropMark

Em entrevista para o PropMark, Kevin Swanepoel fala sobre diversidade no mercado da propaganda, diferenças de abordagens criativas nos países onde a entidade atua e a força dos festivais.

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“Temos o desafio de criar uma fórmula original”

Abel Reis, CEO do Dentsu Aegis Network no Brasil

meio&mensagem

Em entrevista ao meio&mensagem, Abel Reis fala sobre a atuação do Dentsu Aegis Network e desafios para as agências.

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"A vocação do Twitter é conectar as pessoas a assuntos que são relevantes para elas"

Fiamma Zarife, diretora geral do Twitter Brasil

Por Claudia Penteado

Neste bate-papo com a Abap, Fiamma Zarife explica que o Twitter é diferente das demais plataformas agigantadas do cenário das redes sociais. O fato de ser uma rede que conecta as pessoas aos seus interesses - pública, aberta, conversacional e em tempo real - lhe dá vantagens competitivas interessantes. Hoje, o foco da empresa é ampliar os recursos tanto para usuários como para as marcas que desejam entrar na conversa.

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"A criatividade tem o poder de mover a cultura e a sociedade"

Marcia Esteves, Presidente da Grey

Por Claudia Penteado

Marcia Esteves assumiu a presidência da Grey para a América Latina e se tornou uma das poucas mulheres a ocupar o cargo de presidente em uma agência de publicidade no país - e a primeira na história da Grey América Latina. Mas ela prefere não falar (muito) sobre isso. Torce para que o mundo e a sociedade evoluam a ponto deste não ser mais um foco para debates. Para ela, há pessoas e não cores, gêneros, crenças. As oportunidades, por isso, devem ser iguais para todos, sem privilégios para esta ou aquela minoria. Neste bate-papo com a Abap, ela fala da Grey, claro, e também do que a encanta na propaganda e - sem qualquer exercício de futurologia - do futuro do negócio.

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“Haverá mais mudança nos próximos 5 anos do que nos últimos 30”

Arthur Sadoun, CEO do Publicis Groupe
meio&mensagem

Em entrevista ao meio&mensagem, Arthur Sadoun, CEO do Publicis Groupe, falou sobre o futuro das holdings e seus planos para liderar o grupo em meio à transformação do mercado.

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"Deve haver equilíbrio entre teoria e prática"

Carlos Felipe Rocha, empreendedor, executivo de empresas internacionais e ex-aluno da Columbia Businnes School, e Noel Capon, professor titular de Marketing da Columbia Business School

Por Claudia Penteado

Noel Capon e Carlos Felipe Rocha acabam de lançar o livro Gestão de Marketing para executivos brasileiros.  A obra inclui 24 casos, sendo 13 de empresas brasileiras como Natura, Itaú e Azul. Neste bate-papo com a Abap, a dupla de especialistas comenta, entre outros assuntos, que apesar das imensas transformações de cenário para os anunciantes, os principais fundamentos do marketing se mantêm intactos. Eles defendem, no marketing, o equilíbrio entre o Ying e o Yang - entre a teoria e a prática.

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"A propaganda dá alma às marcas"

Flávio Cordeiro, Sócio e Diretor de Planejamento Estratégico da Binder Reimagine

Por Claudia Penteado

Flávio Cordeiro acaba de ser eleito Publicitário do Ano pelo prêmio Colunistas Rio no ano em que  completa exatos 30 anos de profissão. Ele é sócio de uma agência no Rio de Janeiro que superou todas as crises ao longo dos últimos 16 anos, mantendo-se independente e acreditando na missão de "não ser um mero espectador do problema dos seus clientes". Neste bate-papo, ele conta um pouco do que viveu na propaganda, pontua transformações e revela algumas de suas crenças. E fala sobre algo que às vezes "passa batido" neste cenário que transformou em pleonasmo a frase "estamos vivendo uma fase de transição": a alma das marcas. Aquilo que lhes confere valor, força e diferenciação no mundo e que, como bem lembra Cordeiro, só a boa propaganda é capaz de dar.

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"Aprender é a maior diversão da vida"

Dalton Pastore, Presidente da Escola Superior de Propaganda e Marketing

Por Claudia Penteado

Como uma instituição de ensino tradicional,  voltada para a indústria da comunicação, lida com a velocidade das transformações dos setores ligados a ela e com o desafio de preparar jovens para um mercado de trabalho que dá apenas pistas das profissões que ainda vêm por aí? E como lidar com o fato de que o timing do mundo acadêmico costuma ser (muito) diferente do timing do mundo das empresas, no qual Dalton Pastore, hoje presidente da ESPM, nadou de braçada durante mais de 30 anos? Habituado a desafios, Dalton reafirma a inabalável meta de ser a melhor escola do mundo em suas áreas de atuação. E como não há fórmulas prontas ou modelos ideais a seguir, então o jeito é manter-se atento e inovar: a ESPM acaba de inaugurar, em São Paulo, o campus ESPM Tech. Sobre esta e outras novidades, Dalton fala neste bate-papo.

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"Ninguém sabe de onde virá a inovação"

Jean Lin, CEO global da rede de agências Isobar

PropMark

CEO global da rede de agências Isobar, do grupo Dentsu Aegis Network (DAN), a chinesa Jean Lin gerencia uma equipe de 5,5 mil pessoas em mais de 45 países. Seu modelo de liderança é bastante peculiar na publicidade, já que ela fica baseada em Xangai, abrindo mão da presença em mercados como Nova York, Paris ou Londres, como é comum em outras redes. Ela afirma que enxerga o mundo como um lugar sem fronteiras e busca construir equipes baseada em valores como a diversidade, não apenas de gênero, e tem cabeça aberta para encontrar soluções para clientes de qualquer lugar do mundo. Foi apontada pelo Festival de Cannes como presidente do júri de Digital Craft em 2018, repetindo a função que já havia ocupado na categoria Cyber, em 2015. Nesta entrevista, Jean Lin, uma das principais lideranças da nova geração da publicidade mundial, fala sobre a reinvenção de uma indústria ávida por novos modelos.

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"Anunciantes querem agências parceiras de negócio em tempo real"

Claudia Colaferro, Presidente da Dentsu Aegis Network Latam

Por Claudia Penteado

Claudia Colaferro é presidente para a América Latina da Dentsu Aegis Network e construiu sua carreira principalmente em grandes empresas anunciantes - leia-se Philips, Motorola, Unilever, Coca-Cola. Hoje, no grupo Dentu Aegis, diz que tomou para si a responsabilidade de ter mais mulheres na liderança, atitude que segundo ela desperta um efeito em cadeia muito positivo para as empresas. "Sempre que puder usar minha voz para um mercado mais igualitário, farei isso", afirma.

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"Temos de ajudar o consumidor na inclusão digital", diz Trajano, do Magazine Luiza (vídeo)

Fabio Coelho, presidente do Google, e Frederico Trajano, presidente do Magazine Luiza

Época Negócios

O presidente do Google, Fabio Coelho, e o presidente do Magazine Luiza, Frederico Trajano, se encontraram para conversar sobre consumo, mercado financeiro e inclusão digital.

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Criatividade é a mãe de todas as forças da comunicação

Sergio Amado, Country Manager do grupo WPP no Brasil

Por Claudia Penteado

Recentemente, Sergio Amado deixou seu posto de chairman do grupo Ogilvy para assumir um cargo novo na região: o de Country Manager do grupo WPP no Brasil. O País está entre os maiores mercados para o grupo e é considerado chave para a estratégia de crescimento. O grupo já mantém country managers na Itália e na região da Austrália e Nova Zelândia, e há pouco tempo indicou a executiva Karen Blackett para assumir a posição no Reino Unido. A tendência é fortalecer o grupo em cada região, buscando as melhores aquisições e parcerias. Neste papo, Amado fala do novo desafio e da sua visão do negócio.

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"Fazer imersão neste Brasil CDE pode trazer muitos insights para agências e seus clientes"

Maurício de Almeida Prado, Diretor Executivo da Plano CDE

Por Claudia Penteado

O administrador e antropólogo Mauricio de Almeida Prado trabalhou por cinco anos como executivo de marketing de empresas de consumo como Philips e Bombril, por 12 foi sócio da agência de comunicação Plano 1 e há quatro lidera a Plano CDE, empresa de consultoria e pesquisa com foco no público das classes CDE. Neste bate-papo, falamos de empreendedorismo social, no qual ele mergulhou de cabeça, e de seu potencial no país.

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‘Na crise, as marcas têm de sair de cima do muro’

Luiz Sanches, presidente da AlmapBBDO

O Estado de S. Paulo

De acordo com o relatório global Gunn Report, a agência brasileira AlmapBBDO foi a mais premiada do mundo em 2017. É a quarta vez que a Almap recebe esse reconhecimento e, para o presidente da AlmapBBDO, o resultado se deve ao relacionamento antigo com os clientes e à escolha consciente de continuar a propor ações ousadas mesmo em um cenário adverso para a economia brasileira.

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“Viver triste não compensa”

Julio Ribeiro, fundador das agências de publicidade JRP e Talent

* Entrevista concedida ao Abap Week em 14/06/2017

Por Claudia Penteado

Na terceira edição de seu livro “Fazer Acontecer”, Julio Ribeiro incluiu algumas informações para atualizá-lo. Afinal de contas, o mundo mudou um bocado desde a primeira edição, publicada em 1994. Mas será que mudou tanto assim? Julio, que acaba de anunciar um novo empreendimento, a agência JRP, ao lado de Roberto Lautert, o Alemão, nos faz crer, cada vez mais, que o essencial permanece: a importância do afeto na construção de relacionamentos. Na vida, entre empresas e pessoas, entre marcas e pessoas, e assim por diante. É possível conversar durante horas com ele, cheio de histórias incríveis, especialmente dos anos de Talent e sua visão do Planejamento. Mas, no final, tudo se resume ao afeto que tanto nos falta e que rege sua vida.

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"A questão ética para nós é obrigação 365 dias do ano"

Bob Vieira da Costa, sócio-presidente da nova/sb

Por Claudia Penteado

Ética e Transparência são as palavras de ordem no mundo e daí vem a importância de receber - pelo segundo ano consecutivo -  o selo Pró-Ética, reconhecimento do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com o Instituto Ethos. Neste papo, o sócio-presidente da nova/sb, Bob Vieira da Costa, comenta a conquista e mergulha fundo no tema, passando pelo Compliance, por práticas sustentáveis e pela adoção de um Programa de Integridade Corporativa.

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"Agências sempre serão um grande player no processo de construção de marca dos clientes"

Rodolfo Medina, diretor da Abap Nacional e presidente da Artplan

Por Claudia Penteado

A Artplan completou 50 anos e foi uma das pioneiras no conceito de comunicação integrada, ainda antes do termo existir de fato. Criar plataformas de comunicação abrangentes para as marcas está no DNA da agência e teve suas origens nas ideias disruptivas de Roberto Medina, criador do Rock in Rio, um dos maiores cases de construção de marca do planeta. Neste bate-papo, Rodolfo Medina, que preside a Artplan há 19 anos, fala do seu papel à frente do negócio, do foco no capital humano e nos negócios, e de inquietude, mudanças, mudanças e mudanças.

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Com um olho nos dados e outro nas leis

Dr. Rony Vainzof, Advogado Especialista em Direito Digital e Eletrônico e Sócio da Opice Blum

Por Claudia Penteado

O advogado Rony Vainzof e sua empresa Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados se tornaram referência no Brasil para assuntos legais que envolvem a presença das marcas e de sua comunicação nas plataformas digitais. E haja questões legais neste universo. Neste bate-papo, falamos de tudo um pouco: roubo de dados, fraude de links patrocinados, influenciadores digitais, privacidade, legislação brasileira e várias outras questões relevantes para quem trabalha em comunicação.

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Dalton Pastore fala sobre primeiro ano como presidente da ESPM

Adnews

Em entrevista ao Adnews, Dalton Pastore explica sua visão sobre o ensino acadêmico espelhada na experiência americana e a forma como tem realizado ajustes internos na ESPM, buscando a excelência do ensino no Brasil.

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"Estar do outro lado do balcão amplia a visão e aumenta a experiência"

André Marques, Vice-Presidente de Criação da WMcCann

Por Claudia Penteado

André Marques deixou recentemente o marketing do Habib's para assumir a Vice-Presidência de Criação da WMcCann. Ele passou para a posição de cliente há cerca de três anos, quando ainda estava na Publicis, agência do Habib's, então comandada por Hugo Rodrigues - que hoje preside seu novo destino profissional, a WMcCann. Marques diz que decidiu "ir para o outro lado do balcão" para ser um criativo melhor e mais completo. Neste bate-papo, ele conta um pouco do que aprendeu.

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Marcio Santoro é entrevistado em novo projeto da InTaxi

meio&mensagem

A InTaxi, plataforma de mídia em táxis da cidade de São Paulo, lançou em dezembro uma série de entrevistas com CEOs de empresas e agências. Entre os entrevistados está Márcio Santoro, Co-presidente e CEO da Africa e Diretor da Abap Nacional. 

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"A semiótica é fundamental em qualquer processo criativo"

Clotilde Perez, especialista em Semiótica e professora do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da USP

Por Claudia Penteado

Recentemente Clotilde Perez fez uma palestra no Rio de Janeiro sobre o tema "O Espírito do Tempo". Pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University (EUA) e em Comunicação pela Universidad de Murcia (Espanha), ela abordou na palestra a supervalorização da estética, a ênfase no comportamento ético, a psicologização do mundo e a midiatização da identidade. Confira este papo com ela sobre criatividade, publicidade, politicamente correto, ambiguidades, estética e privacidade.

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"A competitividade no século XXI será determinada pela capacidade de criar experiências"

João Luiz de Figueiredo, Professor Coordenador Adjunto do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM

Por Claudia Penteado

João Luiz de Figueiredo realizou durante o último encontro da diretoria da Associação Brasileira de Agências de Publicidade uma palestra sobre economia criativa. Neste bate-papo, ele explica por que a chamada Economia da Experiência está crescendo tanto mundialmente e se tornou a grande vocação de cidades como o Rio de Janeiro.

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"As expectativas estão aumentando" (em inglês)

Marc Pritchard, Chief Brand Officer da P&G 

Digiday

Em entrevista ao Digiday, Marc Pritchard diz que 2018 será um ano de construção de melhorias na transparência da mídia.

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"O sucesso está cada vez mais pautado no trabalho em equipe"

Eduardo Lorenzi e Miriam Shirley, co-CEOs da Publicis

Por Claudia Penteado

O movimento de copresidências tem se intensificado entre as agências de publicidade, acompanhando, entre outras tendências, a do trabalho cada vez mais colaborativo na indústria da comunicação, que vive a era do compartilhamento e do coletivo se sobrepondo ao individualismo. Em outubro deste ano, o Head de Planejamento Eduardo Lorenzi e a Head de Mídia Miriam Shirley se tornaram co-CEOs da Publicis, após a saída de Hugo Rodrigues para a WMcCann.  Neste papo, eles contam como tem sido a experiência e garantem que a soma de competências e a divisão de tarefas multiplica resultados. Vale a velha máxima: uma andorinha só não faz verão.

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“É hora de unir esforços”

João Branco, Presidente da ABA e Diretor de Marketing do McDonald´s

Por Claudia Penteado

Na gestão de João Branco, Diretor de Marketing do McDonald´s (que fica no cargo até março de 2018), a Associação Brasileira de Anunciantes assumiu um novo propósito: “Mobilizar o Marketing para Transformar os Negócios e a Sociedade. Com quase 20 anos de mercado e dois anos de atuação no conselho da entidade, Branco acredita que o papel da ABA é atuar como importante suporte para os profissionais de marketing neste momento único na história em que a revolução tecnológica e as mudanças na sociedade estão questionando premissas básicas das organizações.

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O DNA do sucesso (vídeo)

Rodolfo Medina, Diretor da Abap Nacional e Presidente da Artplan

Blog do Adonis

Em entrevista ao Blog do Adonis, Rodolfo Medina, Diretor da Abap Nacional e Presidente da Artplan, fala sobre o seu trabalho e as conquistas da agência.

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“Tento deixar as pessoas humildes”

Rob Reilly, chairman criativo global do McCann Worldgroup

meio&mensagem

Muitos anos antes de tornar-se o chairman criativo global do McCann Worldgroup, Rob Reilly foi jovem e ouviu vários nãos. De muitas agências. E a primeira vez que conseguiu emprego em uma não foi registrado como redator ou criativo, e sim como assistente – na prática, um secretário. Além das repetidas negativas, ouviu que não era um redator muito bom. Mas, como qualquer crítica construtiva, houve um estímulo no final: continue trabalhando. E foi assim que durante um ano, em meio a idas e vindas no transporte público de New Jersey (onde foi criado) para Nova York (onde nasceu, trabalhou e trabalha atualmente) e vice-versa, ele passou a dividir dias da semana como se fossem dois para conseguir resolver problemas com ideias.

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“Vivemos uma hostilidade silenciosa”

Ken Fujioka, Presidente do Conselho do Grupo de Planejamento

Por Claudia Penteado

O Grupo de Planejamento realizou, com o apoio da Qualibest, a primeira pesquisa quantitativa sobre o tema “Hostilidade, silêncio e omissão: o retrato do assédio no mercado de comunicação de São Paulo”. O estudo ouviu 1400 pessoas que trabalham em empresas de comunicação da região metropolitana de São Paulo – em sua maioria, funcionários de agências de publicidade – que responderam via questionário online, sem identificação de nome ou de local de trabalho dos entrevistados. Neste papo, Ken Fujioka, Presidente do Conselho do GP, comenta a pesquisa e observa: “A gente só pode mudar o que consegue ver”. O próximo passo é envolver as demais entidades do Mercado – inclusive a ABA – na discussão em busca de soluções.

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"Grandes ideias continuam sendo o produto mais valioso que uma agência pode oferecer"

Rafael Urenha, CCO da DPZ&T

por Claudia Penteado

Rafael Urenha dirige a criação da DPZ&T, que vive um grande momento criativo, com várias campanhas memoráveis no ar. Excelência de ideias está no DNA da agência, que no ano que vem completa 50 anos com sopro renovado e a firme crença de que é essencial ser parceira de negócios dos clientes, transformando marcas em publishers de um conteúdo capaz de renovar continuamente o interesse das pessoas.

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"Somos guiados pelas emoções"

Julian Frenk, Gerente da Nielsen Consumer Neuroscience

Por Claudia Penteado

Julian Frenk diz que o uso da neurociência aplicada ao marketing segue fortalecido, apenas o termo "neuromarketing" sofreu de mau uso ao longo do tempo. Antropólogo que trilhou seu caminho profissional no mundo do marketing e do branding, Julian diz que a neurociência é capaz de entregar informações como nenhuma outra técnica, pois atua no complexo campo das emoções.  E ainda tem muito a evoluir, pois não tem mais do que 15 anos e corresponde, na pesquisa, ao que câmera digital foi para a fotografia ao longo das últimas décadas. "O mundo da pesquisa também está mudando e devemos ficar felizes com isso porque as mudanças que estão ocorrendo são para melhor. Basta a gente estar pronto para mudar também", conclui.

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“Vivemos a era da ‘Brand Network"

Sergio Gordilho, Copresidente e CCO da Africa

Por Claudia Penteado

Sergio Gordilho diz que vivemos a época dos grandes desafios. A era em que não se pode mais se referir a uma marca apenas como anunciante ou qualificar pessoas somente como consumidoras. Entusiasmado com as mudanças nessa profissão que sempre se alimentou de desafios, o Copresidente e CCO da Africa diz que fazer publicidade é criar relevância para marcas, serviços e produtos de marcas. Missão para “guerreiros” que nunca viveram em “céu de brigadeiro” e que sabem enxergar oportunidades.

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Presidente da Lew’Lara\TBWA fala sobre o cenário da comunicação (vídeo)

Marcio Oliveira, Presidente da Lew’Lara\TBWA e Vice-Presidente da Abap Nacional

Adnews

Em entrevista ao Adtalks, Marcio Oliveira fala sobre sua carreira, desafios do momento e o cenário do mercado atual de comunicação.

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'Equipes de agências são muito homogêneas'

O Estado de S. Paulo

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Mario D'Andrea, Presidente da Abap, fala sobre a falta de diversidade e como isso acaba por influenciar as campanhas publicitárias.

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'Men going mad': na era Google, quem paga as agências de publicidade?

Brazil Journal

Em entrevista ao site Brazil Journal, Mario D'Andrea, Presidente da Abap, fala, entre outros assuntos, dos desafios da nova diretoria da entidade, do reposicionamento das agências e do estabelecimento de novas formas de remuneração. 

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‘Agências precisam abandonar vícios’

João Livi, presidente da Talent Marcel

O Estado de S. Paulo

Em entrevista ao O Estado de S. Paulo, o presidente da Talent Marcel, João Livi, fala sobre o rápido crescimento da agência nos últimos dois anos e sobre o modelo adotado, batizado de "nonline". 

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“Nosso drive é a boa ideia”

Marcio Toscani, Diretor da Abap Nacional, Copresidente e COO da Leo Burnett Tailor Made

Por Claudia Penteado

Marcio Toscani, Diretor da Abap Nacional, Copresidente e COO da Leo Burnett Tailor Made, acredita que, como diz o novo slogan da agência, “a paixão transforma”. Leia-se como paixão a criatividade para transformar ideias em negócio – que ele defende como o grande produto final da agência e da propaganda em geral. Criatividade, ele acredita, nunca será “commodity”.  O desafio, hoje e sempre, é “estabelecer uma nova conexão entre criatividade, negócios e tecnologia para construir marcas fortes”.

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“Minha sensação é que o Brasil está voltando”

Marcos Quintela, membro da diretoria da Abap Nacional e presidente do Grupo Newcomm

Propmark

Em entrevista ao Propmark, o presidente do Grupo Newcomm mostra ânimo em relação ao mercado publicitário brasileiro e fala sobre os projetos que estão em andamento na Abap, como as questões da valorização da propaganda e a remuneração das agências. 

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“Resolver o problema de um cliente passa por antever problemas e oportunidades”

Graziela Di Giorgi, Diretora da Scopen

Por Claudia Penteado

Em sua vasta experiência como consultora, agora na Scopen, Graziela Di Giorgi percebe que em meio a tantas mudanças, agências e anunciantes se encontram, frequentemente, perdidos com relação a que passos dar, em qual direção e com quais expectativas. O momento é de profundas transformações e seu papel tem sido ajudar a responder as muitas perguntas que surgem de ambos os lados do negócio. Neste papo, ela fala sobre o novo papel das agências, como enxerga a agência do futuro a partir de novas necessidades de anunciantes e analisa os processos de concorrências promovidos pelos anunciantes.

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Falta de confiança na imprensa é desafio contra "fake news", diz reitor de Columbia

Steve Coll, Reitor de Jornalismo da Universidade de Columbia

Uol

Nesta entrevista, Steve Coll, Reitor de Jornalismo da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, fala sobre os novos e antigos protagonistas na produção de notícias, o que chamou de "fator Facebook" e novidades nas narrativas e na apuração com a revolução digital.

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Foco na experiência

Douglas Montalvao, diretor de Soluções e Customer Success da Adobe Systems para a América Latina

Por Claudia Penteado

Douglas Montalvao, Diretor de Soluções e Customer Success da Adobe Systems para a América Latina, conta nesta entrevista os desafios da empresa no mercado brasileiro, um dos maiores para a Adobe mundialmente, onde sua área de soluções para marketing digital, por exemplo, tem crescido 30% ao ano. De quebra, Montalvao dá uma pequena aula sobre as principais tendências na área de experiências e performance de ações de marketing.

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“É preciso parar de importar conceitos”

André Torretta, sócio-fundador da Cambridge Analytica Ponte

Por Claudia Penteado

Em março desse ano, André Torreta anunciou uma parceria de sua Ponte Estratégica com a empresa britânica Cambridge Analytica, lançando a Cambridge Analytica Ponte. Desde 2007 dedicado ao estudo aprofundado da classe média, ou classe C, Torreta diz que a divisão não faz mais sentido em um cenário mais complexo e multifacetado. Acompanhe a entrevista dada à Abap Week, na qual Torreta fala, entre outras coisas, sobre o desafio de criar uma inteligência de mercado genuinamente brasileira.

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"Não podemos ter medo da transformação"

Eduardo Simon, Presidente da DPZ&T e Vice-Presidente da Abap Nacional
PropMark

Nesta entrevista, Eduardo Simon comenta sobre as mudanças operacionais que vem realizando na DPZ&T, afirma que alguns anunciantes estão buscando novos modelos de concorrência e revela se a atual crise do país afetou os negócios da agência.

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“Conhecer o seu consumidor é o diferencial para enfrentar um período de crise”

Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media

Por Claudia Penteado

Poucos setores vêm se transformando tanto quando o de pesquisa de mídia. O setor teve que acompanhar uma enxurrada de transformações na interação das pessoas com as marcas, adaptando serviços, tecnologias, ampliando cobertura, amostras, aprimorando metodologias. E as mudanças continuam em ritmo frenético. Neste papo, Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil, fala um pouco do que já mudou e o que ainda vem por aí.

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“Comunicação é apenas uma parte dos desafios das marcas”

Roberto Grosman, co-CEO da F.biz

Por Claudia Penteado

Roberto Grosman, co-CEO da F.biz, diz que não há um modelo único de atuação para atender as marcas no cenário repleto de “disrupções” nos negócios e no comportamento das pessoas. Importante é ser flexivel e ágil. Grosman diz que inovar mesmo  é conseguir resolver os problemas dos clientes.

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“Data é commodity. A questão é o que você faz com os dados”

Renato Meirelles, Presidente do Instituto Locomotiva

Por Claudia Penteado

Há cerca de um ano, Renato Meirelles criou o Instituto Locomotiva, uma empresa dedicada, como ele costuma dizer, a entender pessoas e não números. Publicitário de formação, ele tocou durante muitos anos o Data Popular, criou o Data Favela e diz que precisava ir além. Hoje sua empresa se preocupa em entender como o conhecimento sobre pessoas desemboca em estratégias de negócios, de comunicação e de marketing e, em última instância, numa visão de para onde caminha o Brasil.

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Women to Watch 2017 (vídeo)

Gal Barradas, Sócia e co-CEO da BETC/Havas e Vice-Presidente da Abap Nacional

meio&mensagem

Copresidente da BETC/Havas, profissional crê que não há mais razões para que as mulheres não ocupem determinados espaços.

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Por que este executivo deixou a publicidade para mudar a imagem de uma rede de TV (em inglês)

Sergio Valente, Diretor de Comunicação da TV Globo

Adweek

Depois de uma vida na publicidade, Sergio Valente - que comandava a DDB Brasil quando ganhou quatro vezes o “Agency of The Year” de Cannes - estava pronto para uma mudança. "Tudo o que eu sou vem da publicidade, mas ela me forneceu as boas armas para enfrentar esta batalha", disse ele sobre seus desafios na maior rede de TV da América do Sul.

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Briga, só por espaço

Eduardo Bicudo, Diretor Executivo e Líder da Accenture Interactive para a América Latina

Blog do Adonis

Há um mês como diretor executivo e líder da Accenture Interactive para a América Latina, Eduardo Bicudo admite que a empresa está estruturada para atender as novas necessidades dos anunciantes, que vão além da elaboração de campanhas e compra de mídia. E a respeito dessa atividade contestada pelas agências, Bicudo informa que a partir da compra da AD Dialeto, a Accenture também pode realizar compra de mídia, embora não seja esse seu objetivo principal.

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Kotler aponta novo papel para os CMOs e detalha o Marketing 4.0

Mundo do Marketing

Sete anos após o lançamento do Marketing 3.0, que inspirou o mundo a abraçar e explorar o Marketing centrado no ser humano, Philip Kotler reforça a importância de compreender as ferramentas digitais no livro "Marketing 4.0: Do tradicional ao Digital", escrito em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. O livro é um guia prático para os profissionais mudarem o mindset do Marketing feito há 50 anos para o dos dias de hoje.

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“Se manter atual é a grande questão”

Paulo Sant'Anna, Presidente do Grupo de Mídia de São Paulo

Por Claudia Penteado

Paulo Sant'Anna, Vice-Presidente de Mídia da mcgarrybowen, acaba de assumir a presidência do Grupo de Mídia de São Paulo no lugar de Daniel Chalfon (que saiu da LDC em dezembro do ano passado). Com mais de 20 anos de mercado e 15 de história com o Grupo, Sant’Anna diz que o papel fundamental da entidade, que completa 50 anos em 2018, é promover conhecimento.

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“Nosso negócio é fazer as marcas importarem para as pessoas”

Fernando Musa, presidente do Grupo Ogilvy Brasil

Por Claudia Penteado

Fernando Musa é um dos líderes de maior destaque na publicidade hoje e conversar com ele é entender como pensar o presente e o futuro desse negócio: compreender que o que fez o sucesso de ontem não fará o sucesso de amanhã. “Aliás, talvez seja o que te tire do negócio”, observa. Musa busca a construção de uma cultura do fazer hoje, na qual a palavra-chave é “aprender”. Diariamente.

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“O que me motiva é fazer o novo de novo”

Washington Olivetto, Chairman da WMcCann

Por Claudia Penteado

Às vezes o mundo parece ter ficado pequeno (ou chato?) para a mente inalcançável de um dos maiores gênios da nossa propaganda, Washington Olivetto, chairman da WMcCann. Polêmicas à parte, o fato é que Olivetto já viu e viveu um bocado e muito do que está aí são coisas que lhe parecem repetições ou quem sabe até reinvenções salutares - mas que não o surpreendem ou seduzem. No fundo, na sofisticada linha de pensamento de Olivetto – algumas vezes incompreendida -  vigora o quase óbvio ululante: o que vale é a boa ideia. Simples, sem dúvida, mas dificílimo de realizar.

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“A missão é zelar pelas melhores práticas e preparar a área para enfrentar os desafios futuros”

Renato Pereira, Diretor de Relações com o Mercado na TV Globo

Por Claudia Penteado

Renato Pereira acaba de assumir o lugar de Gilberto Leifert como Diretor de Relações com o Mercado na TV Globo. Pereira foi executivo da área comercial da Globo durante muitos anos e, nos últimos três, estava sendo preparado pelo próprio Leifert para comandar as Relações com o Mercado - uma área sensível, responsável pelo relacionamento com Governo, entidades corporativas, agências e anunciantes. Neste bate-papo, ele fala da sua missão na posição, de desafios e oportunidades.

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Sobre homens e máquinas

Daniel Martins, Diretor de Operações da Ogilvy Brasil

Por Claudia Penteado

A Ogilvy Brasil anunciou no país a criação do Cognitive Studio, projeto único na rede que nasceu para explorar a computação cognitiva e desenvolver projetos tão inovadores quanto o premiado “A voz da arte” para a IBM. Neste bate-papo, Daniel Martins, Diretor de Operações da agência e um dos idealizadores do Cognitive Studio, fala um pouco da novidade.

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“Uma agência só cresce quando seus clientes crescem”

David Laloum, presidente da Y&R Brasil

Por Claudia Penteado

David Laloum, presidente da Y&R Brasil, promoveu recentemente uma renovação no seu quadro de lideranças, apostando na horizontalização e redução das hierarquias. A aposta é na agilidade da entrega para se tornar cada vez mais parceira de negócios das marcas. Neste papo, ele fala de mudanças, oportunidades, transformação e conquistas.

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Como a China emergiu como líder mundial em pesquisa de inteligência artificial (em inglês)

Melanie Cook
Head de Estratégia e Consultoria Empresarial da SapientRazorfish no Sudeste Asiático

eMarketer

Entre os países da Ásia-Pacífico, a China está na liderança das pesquisas de inteligência artificial. Nesta entrevista, Melanie Cook fala sobre a crescente importância da AI para as empresas da região e como a China tem se destacado nesta área.

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“Nosso mercado é uma poderosa alavanca na vida das empresas e das marcas”

João Livi, CEO e CCO da Talent Marcel

Por Claudia Penteado

Com poucas palavras, um pouco de humor e os pés bem fincados no chão, João Livi, CEO e CCO da Talent Marcel, comenta sua passagem pelo Cannes Lions e suas impressões sobre o negócio e o futuro da propaganda.

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VP do Facebook revela dados da plataforma e sua visão sobre consultorias na comunicação

Diego Dzodan, VP do Facebook e Instagram para América Latina

Adnews

Em entrevista ao publicitário Marcelo Tripoli, o VP do Facebook e Instagram para América Latina compartilha sua percepção sobre a entrada das consultorias no mercado de comunicação e como visualiza o perfil das agências no futuro próximo.

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“O que me move é a curiosidade”

Luiz Lara, Chairman do grupo TBWA Brasil

Por Claudia Penteado

Luiz Lara, Chairman do grupo TBWA Brasil, defende o equilíbrio entre métricas e criatividade, entre tecnologia e pessoas, entre reduzir custos e investir e incentivar talentos. Para ele, acreditar só em processos não constrói marcas, trabalho medíocre e comoditizado não conecta marcas e pessoas.

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"Não dá para bombardear com anúncios"

Jean Lin, presidente global do Grupo Isobar

O Estado de S. Paulo

Para a presidente global do Grupo Isobar, Jean Lin, a publicidade precisa mudar à medida que a tecnologia evolui. "Ninguém quer ter a vida interrompida só porque é possível enviar propaganda por geolocalização", afirma.

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“Os anunciantes precisam ter aliados em seu negócio”

Marcio Santoro, Diretor da Abap Nacional, Co-presidente e CEO da Africa

Por Claudia Penteado

Em plena semana de Cannes, Marcio Santoro, Diretor da Abap e Co-presidente e CEO da Africa, agência que tem apresentado uma ótima performance no festival, diz que não importa o que aconteça, anunciantes querem parceiros estratégicos que gerem valor e vendas para as marcas. Isso é o que realmente importa.

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“Nada substituirá a criatividade”

Marcio Oliveira, Vice-Presidente da Abap Nacional e CEO da Lew’Lara\TBWA

Por Claudia Penteado

A trajetória de Marcio Oliveira, Presidente e CEO da Lew’Lara\TBWA, é um bom exemplo da relação íntima existente entre amar o que se faz e a competência com que se constrói uma carreira. Depois de uma experiência em grandes multinacionais, ele se encantou com a possibilidade de ajudar a construir um negócio que apostava em talentos e oferecia novas perspectivas de crescimento. Era a Lew’Lara, onde está desde 1999. Já em 2017, Marcio foi eleito Publicitário do Ano no Colunistas São Paulo e recentemente passou a integrar a diretoria que assumiu a Abap Nacional, sob o comando de Mario D’Andrea. Neste papo, ele fala sobre escolhas, gestão, mudanças, oportunidades e criatividade nesses “tempos interessantíssimos” que vivemos.

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A última coisa que quero é propaganda no WhatsApp', diz cofundador do app

Brian Acton, cofundador do WhatsApp

Pegn

Apesar de ser muito popular, o WhatsApp não tem publicidade e deve começar a oferecer serviços. Segundo o cofundador do aplicativo, Brian Acton, alguns testes neste sentido já são feitos no Brasil com pequenas e médias empresas.

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"Somos especialistas em conexões culturais valiosas e duradouras"

Gal Barradas, Sócia e co-CEO da BETC/Havas e Vice-Presidente da Abap Nacional

Por Claudia Penteado

As abelhas possuem cinco olhos que amplificam a consciência de tudo que ocorre ao seu redor. Ao transportar pólen, transportam e produzem informação. Ou seja, comunicam. Gal Barradas, sócia e co-CEO da BETC/Havas, diz que  as abelhas têm a extraordinária capacidade de primeiro olhar, observar, capturar o que está ao redor e, assim, atuar para transformar. Não por acaso, a abelha é o símbolo global da agência BETC. Neste papo, Gal fala da agência e da experiência, recém-iniciada, na diretoria da Abap.

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"Todas as brigas pela liberdade de mercado e pela qualidade da publicidade brasileira valem a pena"

Caio Barsotti, presidente do Conselho Executivo das Normas-Padrão

Por Claudia Penteado

Caio Barsotti diz que a missão mais importante do CENP é preservar a sustentabilidade do mercado publicitário. O executivo - e a entidade - acreditam que, para isso, é essencial a defesa dos pilares do modelo brasileiro de negócios da publicidade. Segundo ele, o fundamento da publicidade eficaz é o talento humano que, associado às melhores ferramentas, consegue transformar problemas de comunicação em soluções que promovem marcas, geram experiências e as aproximam dos consumidores.

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"Acreditamos no poder transformador das ideias"

Ivan Marques, sócio-diretor da F/Nazca S&S

Por Claudia Penteado

Ivan Marques, sócio-diretor da F/Nazca S&S, diz que consistência, paixão pela criatividade e comprometimento com a qualidade têm sido ingredientes essenciais para manter a relevância e o frescor da agência que completa 23 anos.

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“O ponto focal do mídia é o encontro do conteúdo com o consumidor. Isso não mudou”

Flavio Ferrari, Diretor Geral da GfK Media Measurement

Por Claudia Penteado

Flavio Ferrari, Diretor Geral da divisão de Media Measurement da GFK no Brasil, trabalha há 30 anos em mídia e viveu intensamente todas as grandes mudanças da área. Para ele, a comunicação – e a mídia em especial - ganharam encanto com a riqueza e complexidade que adquiriram nos últimos anos. O surgimento de novas métricas é, em sua opinião, excelente oportunidade de aprendizado, inclusive para repensar a relação do consumidor com o conteúdo nos encontros da mídia tradicional.

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Por que empresas precisam de uma causa

Ezra Geld, presidente da J. Walter Thompson Brasil

Época Negócios

Na crise institucional, política e econômica que o Brasil atravessa, Geld consegue enxergar sinais positivos como na repolitização da sociedade, que reviveu a adormecida vontade de debater. As pessoas querem dar opiniões, argumentar, discutir, muitas vezes com exagero, mas o simples fato de discutirem causas já é considerado um avanço pelo presidente da JWT. Para ele, a publicidade "é o reflexo da sociedade” e uma marca precisa estar pronta para se posicionar e dialogar, sem deixar espaço para a neutralidade. 

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“O crescimento dos clientes é o motor do nosso crescimento”

Hugo Rodrigues, Presidente da Publicis

Por Claudia Penteado

Neste bate-papo, Hugo Rodrigues, presidente da Publicis, fala de conquistas, de amor pelo trabalho, dos desafios que o momento histórico impõem e da importância de defender relações de trabalho saudáveis. Para ele, disciplina e dedicação são mais essenciais do que o talento, crença que o acompanha e norteia sua atuação como gestor de uma das maiores agências do país.

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"O Conar aprendeu a ouvir a sociedade"

Gilberto Leifert, Presidente da entidade

Por Claudia Penteado

No final dos anos 70, o mercado vivia a ameaça de uma lei federal que criaria uma espécie de censura prévia à propaganda. Se a lei fosse implantada, nenhum anúncio poderia ser veiculado sem que antes recebesse um carimbo de aprovação do departamento para controle da publicidade. Assim nasceu a autorregulamentação, sintetizada num Código, com a função de zelar pela liberdade de expressão comercial e defender os interesses das partes envolvidas no mercado publicitário, inclusive os do consumidor. O Conar foi criado a partir do modelo inglês e ganhou força pelas mãos de alguns dos maiores nomes da publicidade brasileira. Neste papo, o presidente da entidade - envolvido com ela desde  final dos anos 80 - conta que apesar das muitas mudanças, os fundamentos do Código permanecem os mesmos.

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"É importante entender a jornada de compra e anseios do cliente por meio das análises de big data para gerar ofertas personalizadas e adiantar-se no tempo"

Ricardo Neves, Sócio Líder de Varejo e Consumo da PwC

Por Claudia Penteado

Ricardo Neves, sócio da PwC, fala nesta entrevista sobre os resultados de um dos estudos recentes da empresa, o Total Retail, que delineou, entre outras coisas, hábitos de compras e o que os consumidores esperam do varejo, além de como a crise vem afetando escolhas de consumo.

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“O digital é um ambiente de respostas rápidas e de correções possíveis”

Cris Camargo, Diretora Executiva do IAB Brasil

Por Claudia Penteado

Neste papo sobre segurança das marcas na publicidade digital e os desafios do IAB, Cris Camargo, diretora executiva da entidade no Brasil, diz que o momento é de conversas francas e trabalho em conjunto, em busca de bons resultados.

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“A transformação da comunicação das marcas está no radar das produtoras”

Paulo Schmidt, Presidente da APRO

Por Claudia Penteado

Branded Content está entrando na pauta do IV Fórum de Produção, que será realizado pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO) em maio. Esta é uma das novidades que simbolizam as transformações da área coberta pela associação presidida por Paulo Schmidt. Nesta entrevista ele fala dos desafios da entidade, como contribuir para a exportação da produção audiovisual, com a formação dos gestores do setor e a defesa da transparência das relações comerciais entre produtoras, agências e anunciantes.

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“Nossa matéria-prima é conteúdo de qualidade, com credibilidade”

Fábio Gallo, presidente da ANER

Por Claudia Penteado

A Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) promove no dia 4 de abril, em São Paulo, o seu fórum “O Papel da Mídia Brasileira na era da Pós-Verdade”. Neste papo, o COO da Editora Abril comenta, entre outras coisas, o papel da ANER nesta discussão, a importância do apoio ao bom jornalismo e o valor da curadoria das informações realizada pelos editores para “separar o joio do trigo”. Em tempo: mais informações sobre o fórum da ANER estão em www.aner.org.br.

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"Há um novo papel para o Marketing de Dados"

Efraim Kapulski, presidente da Abemd

Por Claudia Penteado

Há 15 anos na liderança da Associação das Empresas de Marketing de Dados (Abemd), Efraim Kapulsky  já viveu inúmeras fases do setor e hoje, entre suas prioridades, estão as discussões sobre a liberdade de expressão comercial, a privacidade do consumidor e o marco civil da Internet.

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“Não podemos mais ser apenas agências de publicidade”

Guilherme Jahara, chefe de criação da Fbiz

meio&mensagem

Guilherme Jahara conta o que mais o impressionou na área dedicada às start ups do SXSW e analisa como as agências de publicidade podem se beneficiar desse intercâmbio com empresas mais jovens e de outras áreas.

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“Data não pode ditar a criatividade”

Renato Fernandez, CCO da TBWA\Chiat\Day

Por Claudia Penteado

O brasileiro Renato Fernandez foi promovido a Chief Creative Officer da TBWA\Chiat\Day, em Los Angeles. Ele iniciou sua carreira no Brasil, trabalhando por mais de uma década na AlmapBBDO antes de entrar na TBWA\Chiat\Day como diretor criativo associado em 2011. Desde então, trabalhou no desenvolvimento da estratégia de marketing global da marca Gatorade. Neste bate-papo, ele conta um pouco do que aprendeu e também ensinou em sua experiência internacional e garante: é preciso continuar acreditando no poder das ideias. Segundo ele, a única coisa que distingue e qualifica as agências de publicidade é a criatividade e a habilidade de entregar o surpreendente, o inesperado. “Investir em talento é e vai continuar sendo nossa fórmula de sobrevivência”, diz.

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Para o CEO do Lions Festivals, "quem interage com o mundo de Cannes Lions vê o mundo de forma diferente"

José Papa Neto, CEO do Lions Festivals

Por Claudia Penteado

O brasileiro José Papa Neto foi nomeado CEO do Lions Festivals, responsável pelo Cannes Lions, Lions Health, Lions Innovation, Lions Entertainment, bem como os eventos regionais Eurobest, Dubai Lynx, Spikes Asia e Tangrams. CEO da WGSN - empresa de previsão de tendências de moda global da Ascential Events, holding que, entre outras coisas, é dona do Lions Festivals - Papa Neto assume o lugar do inglês Philip Thomas. Nesta entrevista ao Abap Week, ele dá sua visão do Cannes Lions, hoje e amanhã.

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'Primeiro vão reduzir dívida antes de voltar a consumir', diz Paulo Levy

O Globo

Em entrevista ao Globo, economista do IPEA diz que ainda demora para famílias e empresas acertarem o orçamento.

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"Publicidade é e sempre será sobre pessoas"

Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil

Por Claudia Penteado

Joanna Monteiro, Chief Creative Officer da FCB Brasil, é a primeira colocada no ranking dos Publicitários mais admirados do país segundo os profissionais de agências na 6ª edição do ranking Agency Scope 2016, realizado a cada dois anos pela consultoria espanhola Scopen (ex-Grupo Consultores). Foram feitas cerca de 700 consultas e essa foi a primeira vez que uma mulher chegou à liderança desse ranking, que em geral é dominado por homens. Nos últimos anos, ela se transformou em uma das profissionais de criação mais premiadas do mundo. Só no ano passado foram mais de 40 prêmios, entre eles seis leões em Cannes, seis no One Show e cinco no britânico D&AD. Neste papo, ela conta um pouco de como vê a publicidade.

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Três previsões de uma lenda da publicidade sobre o futuro da indústria (em inglês)

Keith Reinhard, Worldwide Chairman da DDB

Business Insider

Considerado um ícone da publicidade, Keith Reinhard diz estar otimista com a próxima "fase" de publicidade, quando os profissionais de marketing e criativos "voltarão a alguns dos conceitos básicos", incluindo a consolidação de seus negócios.

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“Nunca tivemos tanta liberdade”

Patrícia Blanco - Presidente do Instituto Palavra Aberta

Por Claudia Penteado

Patrícia Blanco diz que sua grande motivação à frente do Instituto Palavra Aberta é a causa da liberdade de expressão, algo que por incrível que pareça segue como um desafio cotidiano, alvo de ameaças das mais diversas. Embora as redes sociais tenham proporcionado uma liberdade nunca antes experimentada pelas pessoas, por outro lado, entraram em pauta questões que afetam a todos nós como a intolerância, a discriminação, a exacerbação do discurso do ódio, quebras graves de privacidade, a disseminação de notícias falsas, entre muitos outras. Neste bate-papo, Patrícia fala dos desafios que tem pela frente.

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"O produto do futuro se chama confiança”

Marcelo Rech, presidente da ANJ

Por Claudia Penteado

Marcelo Rech assumiu em agosto do ano passado a presidência da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e vem dedicando seu trabalho à frente da entidade, entre outras coisas, à ampliação da percepção de que a audiência dos jornais, física e digital, é muito expressiva e altamente valorizada. Segundo ele, a era da pós-verdade é verdadeira - e os veículos profissionais, independentemente das plataformas, são a última barreira de contenção contra mentiras e distorções. 

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"Os bons sobreviverão"

Dalton Pastore, Presidente da ESPM

Por Claudia Penteado

Pastore assumiu no início do ano a presidência da mais importante instituição de ensino da indústria da comunicação brasileira, a Escola Superior de Propaganda e Marketing. Ex-presidente e membro do Conselho da Abap, o publicitário e empreendedor começou sua carreira como redator e trabalhou em diversas agências. Atualmente, preside o ForCom – Fórum Permanente da Indústria da Comunicação e faz parte da Comissão de Liberdade de Expressão da OAB. Neste bate-papo, ele confessa que não esperava o convite para presidir a ESPM e comenta os desafios à frente.

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