O paradoxo da mídia

Kantar Brasil Insights

Por Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media Brasil

Como a nova era do consumo impacta os rumos do mundo conectado? Essa é a E.R.A de experiências, relacionamentos e algoritmos

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A próxima fronteira das previsões (não só eleitorais…)

meio&mensagem 

Por Marcelo Coutinho, Coordenador do mestrado profissional em administração da Fundação Getúlio Vargas

As metodologias tradicionais partem do princípio de que é impossível prever com exatidão o comportamento de um único indivíduo, mas o mesmo não se aplica para um grupo deles

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Sua base de dados sob os holofotes da lei

meio&mensagem 

Por Thoran Rodrigues, CEO e fundador da BigData Corp, e Paulo Henrique Dargam, Diretor da Módulo Security Solutions

Se até ontem os riscos relativos ao uso de informações pessoais terminavam com um único clique dado pelo cidadão ao final de um longo termo, hoje é preciso tomar alguns cuidados adicionais e estar atento a questões que eram varridas sob o tapete

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Emoções: mesmo num mundo digital, ainda o maior driver de consumo das marcas

ProXXIma 

Por Pyr Marcondes, Diretor-geral da M&M Consulting

Durante alguns meses, andei por alguns estados brasileiros contratado pela ABAP para dar palestras sobre como eu via o papel das agências no mundo de hoje. Resumidamente, o que eu dizia nesses encontros é muito simples: o que manda e sempre comandará nas decisões de compra dos consumidores é a emoção.

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Papel da ciência e tecnologia na publicidade

Propmark 

Por Aline Costa, Neurofisiologista da Nielsen Brasil 

Levantamento do eMarketer em 2017 aponta que mais de US$ 580 bilhões foram investidos em propaganda, globalmente. Em um cenário perfeito, todo esse investimento geraria aumento de vendas, fidelidade e ganho em imagem de marca, mas nem sempre é assim. Às vezes, investir é assumir um risco, isso incentiva o uso de ferramentas que auxiliem no poder preditivo de peças publicitárias, fazendo delas fortes aliadas na tomada de decisão.

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O minuto do ano

Propmark 

Por Stalimir Vieira, Coordenador de Cursos e Seminários da Abap e Diretor da Base Marketing 

O comercial Lavajato, da Petrobras, foi uma das gratas surpresas que a propaganda me fez este ano. Simples, objetivo, claro e criativo. Uma demonstração perfeita de como a propaganda se mostra eficaz e completa na informação, mesmo dispondo de apenas alguns segundos para resumir uma longa história.

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Bye, bye brazilian brands

meio&mensagem

Por Jaime Troiano, Presidente da TroianoBranding

O incômodo da acelerada desnacionalização de ativos que contribuíram muito para construir nossos mercados de consumo e as valiosíssimas conexões afetivas que eles criaram em nossas vidas. 

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Os desafios da publicidade inclusiva

E-Commerce News 

Por Celso Vergeiro, CEO da AdStream

Segundo dados do Censo Demográfico 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,6 milhões dos brasileiros consideram possuir alguma deficiência, representando 23,9% da população do país. 

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O mobile no Brasil hoje

Proxxima

Por Pyr Marcondes, Diretor Geral da M&M Consulting

Uso do mobile pelos anunciantes cresce, revela Mobility Index. Mas ainda há muito a evoluir. Mobile é first em nossas vidas, mas ainda não é na estratégia das marcas e empresas.

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Como os consumidores percebem um produto como uma extensão deles próprios

Harvard Business Review

Por Colleen P. Kirk, professora assistente de Marketing da New York Institute of Technology

Um simples conceito pode ajudar as empresas a se destacarem no mercado. Ele é chamado de posse psicológica, que ocorre quando consumidores se sentem tão envolvidos com um produto que este se torna uma extensão deles mesmos.

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Sinais de que sua marca precisa criar algo novo

PropMark

Por Silvia Quintanilha, Vice-presidente de Atendimento da Kantar Millward Brown

Apesar dos esforços dos profissionais de marketing, a grande maioria das marcas está presa a categorias nas quais nenhuma delas consegue alcançar um crescimento significativo. Mas a falta de crescimento pode não indicar, por si só, que precisa ser feito algo disruptivo.

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Na hora e na lata?

meio&mensagem

Por Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil

Gosto da liderança que tem espaço para dúvidas. Tem de haver espaço para ouvir quem você contrata. Se a opinião de quem você colocou na equipe não importa, lo siento, você contratou mal.

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Gestão em tempos de cólera

meio&mensagem

Por Fernando Diniz, Chief strategy officer da DPZ&T

Em um cenário de alta competitividade, pressão e excesso de trabalho, vivemos uma epidemia de cólera corporativa que adoece a alma e corrói os resultados.

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Diversidade e criatividade geram inovação

PropMark

Ronaldo Ferreira Júnior, Conselheiro da Associação das Agências de Live Marketing e sócio-fundador da um.a

Será que existe uma fórmula matemática para decifrar a inovação?

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Como as marcas podem gerar confiança no seu público?

meio&mensagem

Por Luciana Piedemonte, Diretora de marca e commerce da Kantar TNS

Juntos, os princípios de integridade, identificação e inclusão trazem um novo “olhar” para a confiança e ao que ela realmente significa atualmente.

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O surgimento de um novo (e desconfortável) modelo de poder

meio&mensagem

Por Cintia Gonçalves, Sócia e diretora-geral de planejamento da AlmapBBDO

Na história do mundo corporativo, a narrativa sempre foi clara: uns lideram, outros seguem. Mas os líderes de ontem estão preparados para o mundo de hoje?

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Está faltando otimismo às pessoas

Propmark 

Por Roberto Duailibi, publicitário, fundador da DPZ Propaganda e membro da Academia Paulista de Letras

A crise econômica mexe com a vida de todo mundo. Quando ela perdura, insiste em não terminar, acaba afetando a todos. 

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O Cenp-Meios é um ato de coragem

Propmark 

Por Eduardo Simon, CEO da DPZ&T e Vice-Presidente da Abap 

Nós, publicitários, estamos na proa da economia brasileira quando se fala em mercado global. 

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Os impactos dos mecanismos de compliance para a concessão de crédito

O Estado de S. Paulo 

Por Andrezza Oikawa e Clóvis Alberto Bertolini de Pinho, Advogados do VGP Advogados

Hoje, já é comum na realidade empresarial brasileira a realização de uma pesquisa reputacional de outras empresas para a celebração de parcerias comerciais e societárias, como no caso na formação de consórcios para a participação de procedimentos de contratação pública ou mesmo em contratos de fornecimento de longo prazo.

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É ótimo ser profissional na segunda adolescência

meio&mensagem 

Por Gal Barradas, Publicitária, Empreendedora e Vice-Presidente da Abap Nacional 

Idade média dos empreendedores entre as startups bem sucedidas é de 45 anos

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As 'fake news' e a escassez de honestidade intelectual

O Estado de S. Paulo 

Por Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP 

Há tempos eu não via – e não vivia – um processo de mobilização tão intenso. A defesa da informação fidedigna, o combate às falsificações industriadas nas plataformas sociais e a preservação da qualidade do debate público ganham espaço crescente na agenda nacional.

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Quem realmente cria valor na economia?

Valor 

Por Mariana Mazzucato, professora da University College London (UCL), fundadora e diretora do Institute for Innovation and Public Purpose 

O domínio do pensamento de curto prazo reflete mal-entendidos basilares sobre o devido papel econômico do Estado. Ao contrário do consenso do pós-crise, o investimento dinâmico estratégico do setor público é decisivo para o crescimento 

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Caro(a) futuro(a) presidente

meio&mensagem

Por Abel Reis, CEO da Dentsu Aegis Network e da Isobar América Latina

Quero falar de duas paixões brasileiras: tecnologia e criatividade. Dois poderosos propulsores de desenvolvimento econômico e dinamismo cultural que nenhum projeto de governo pode ignorar. Com inovação e vontade política é possível garantir transparência e eficiência ao uso massivo de recursos digitais

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Inteligência Artificial aplicada a negócios

ProXXIma 

Por Mauro Segura, CMO da IBM

Entendido o conceito de IA, as próximas perguntas que surgem na mente são óbvias: Como podemos aplicar IA ao nosso negócio? Como podemos oferecer algo diferenciado para os nossos clientes e consumidores? Como podemos fazer os nossos funcionários trabalharem melhor? Como podemos ser mais eficientes através dessa tecnologia? Como podemos ir além e até transformar o nosso negócio?

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O fim do “eu acho”

meio&mensagem

Por Mario D'Andrea, Presidente da Abap Nacional e do Dentsu Creative Group

O profissionalismo separa agências de “agências”, deixando para trás quem não investe em ferramentas cada vez mais precisas em todas as áreas.

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Lei de Dados e sua aplicabilidade

Valor 

Por Paula Oliveira, especialista em Data Science e Transformação Digital, professora do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Dom Cabral (FDC), Doutoranda em Comportamento Organizacional pela USP, Mestre em Estatística pela UFMG, Post Executive MBA pela Northewestern University e Executive MBA pela FDC

Sua chegada tardia exigirá celeridade do Executivo, articulação com instituições com conhecimento técnico e apoio às empresas 

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Realidade aumentada, a nova fronteira do storytelling (em espanhol)

El Publicista 

Por Raúl de la Cruz, diretor geral da OATH na Espanha

Desde o início dos tempos, as pessoas contam histórias. De pinturas rupestres ou contos populares transmitidos de geração para geração a táticas mais recentes em que a tecnologia tem tido um papel fundamental. A narração de histórias sempre teve diversas formas, mas independentemente do formato, o fim sempre foi informar, entreter e influenciar. 

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ICMS, do download à nuvem, e a pauta do STF

Valor

Por Tathiane Piscitelli, Professora de direito tributário e finanças públicas da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, doutora, mestre e bacharel em direito pela Faculdade de Direito da USP 

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, incluiu na pauta do Pleno o julgamento da ação direta de inconstitucionalidade (ADI) nº 1945, em tramitação desde 1999. O tema é conhecido: a constitucionalidade da incidência do ICMS nas operações com software, transmitidos digitalmente. 

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Urgência para a Lei de Proteção de Dados

meio&mensagem

Por Paulo Sant’Anna, Presidente do Grupo de Mídia São Paulo

Com regras claras, saberemos o que pode ou não pode ser feito. E isso é bom

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Brasil precisa de estratégia para IA

Valor 

Por Virgilio Almeida, Professor Associado ao Berkman Klein Center na Universidade de Harvard, foi Secretário de Política de Informática no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação de 2011-2015 

O Brasil não será nunca uma potência tecnológica, dirão os mais pessimistas. O futuro do Brasil está apenas na agricultura, petróleo, mineração e outras commodities, pensarão os mais imediatistas. O país poderá comprar a tecnologia que necessitar no futuro, irão sugerir os mais ingênuos. 

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O dilema de Tostines nas campanhas de TV

Valor 

Por Jairo Pimentel Jr., Cientista Político e Pesquisador do Centro de Política e Economia do Setor Público (Cepesp/FGV)

Nas últimas semanas, houve uma disputa política arraigada de vários partidos em busca de formar coligações que permitissem oferecer tempo de propaganda eleitoral gratuita para os candidatos à Presidência.

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Desencadeando a criatividade da China (em inglês)

The Drum 

Por Tom Nixon, Creative Services Director da Qumin

Eu tive o privilégio de ser convidado pelo Twitter para ir a Cannes falar sobre o seu mercado que mais cresce: a China. Foi uma experiência incrível falar ao lado de pessoas inspiradoras. 

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Desafios tributários na tecnologia

Valor 

Por Vilma Rangel Garcia, Sócia fundadora do Martins Rangel Garcia Advogados, especialista em direito tributário, membro da Comissão de Direito Tributário da OAB-SP e do Fórum Internet das Coisas - IoT 

A tecnologia exigirá mudanças rápidas no sistema tributário, pois as novas atividades não se enquadram nos conceitos já existentes 

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Esqueça design thinking e comece a pensar em design for X

meio&mensagem

Por Marcelo Bicudo, CEO da Epigram Superunion

Antes de ser um método, é uma estratégia de abordagem a problemas complexos que demandam soluções simples — um processo passível de ser aplicado a diversas atividades 

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Você leu as matérias sobre o Facebook?

Adnews 

Por Paulo Queiroz, ex-presidente da DM9 e CEO da PQ Consultoria

Na quinta feira passada, dia 26 de julho, o Facebook sofreu a maior queda já registrada em Wall Street por uma empresa de capital aberto, segundo O Estado de S. Paulo. A Folha de S.Paulo calcula que a queda no valor das ações do Facebook teria sido equivalente a soma do valor de mercado da Petrobras e do Bradesco.

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Corrupção privada e impunidade

Valor 

Por Nathália Rocha Peresi, mestre em Direito Penal Processual pela USP e sócia do escritório Chenut Oliveira Santiago Advogados, responsável pela área de Direito Penal Econômico 

Rechaçar a corrupção privada depende da conscientização do povo. É necessário "resetar" a nossa herança cultural 

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A complexidade brasileira é o paraíso dos empresários

ProXXIma 

Por Federico Vega, CEO da CargoX

Se você estiver investindo em um mercado complexo, certifique-se de abordar um mercado massivamente grande e usar essa complexidade a seu favor

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País precisa ser competitivo em uma economia de dados

Valor 

Por Bruno Bioni, doutorando e mestre em Direito pela USP e professor-fundador do Data Privacy Brasil 

Há mais de oito anos o Brasil discute uma Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Após duas consultas públicas sobre o texto de um anteprojeto de lei, a realização de uma série de audiências, sessões temáticas e seminários nacionais e internacionais na Câmara dos Deputados, no Senado e em outros fóruns, nós testemunhamos finalmente a aprovação de um projeto de lei sobre o tema no Congresso na última semana. 

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Sem arrependimentos: por que os consumidores fazem tantas buscas antes de comprar?

Think with Google 

Por Lisa Gevelber, VP de Marketing para as Américas no Google

Lisa Gevelber, VP de Marketing do Google para as Américas, explica como cada vez mais pessoas estão usando as buscas online para otimizar suas experiências no mundo real.

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Precisamos permanecer na sala

meio&mensagem

Por Ana Cortat, Co-fundadora da Hybrid CoLab - New Behaviour Driven

Tudo o que temos de fazer é tomar decisões, estabelecer novas regras, mudar os parâmetros, criar novos critérios de avaliação e reconhecimento, influenciar as leis, assumir posições

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Mais uma chance

meio&mensagem

Por Alexandre Zaghi Lemos, Editor-Executivo do Meio & Mensagem

Agências e anunciantes cogitam delegar ao Cenp diretrizes e mediação de concorrências, para diminuir perda de energia e dinheiro que a prática especulativa causa a todo o mercado

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O Brasil e a Lei de Proteção de Dados

Valor 

Por Dr. Rony Vainzof, Advogado, Coordenador e Professor da pós-graduação de Direito Eletrônico da Escola Paulista de Direito e Diretor do Departamento de Segurança e Defesa da Fiesp

As maiores potências mundiais estão se esforçando para desenvolver uma vibrante economia baseada em dados 

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Como proteger dados, os ativos mais importantes da empresa

Valor

Por Cristina Maria de Fiori, Gerente de compliance e do jurídico na Claritas Investimentos 

A informação é considerada atualmente um dos ativos mais valiosos de uma empresa. A forma como os dados são coletados, usados, armazenados e, por fim, preservados, vem ganhando enorme relevância nas organizações, justamente pelo valor que eles assumiram nos últimos anos e pelos crescentes casos de ataques às informações de pessoas físicas e jurídicas em evidência pelo mundo. 

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Os robôs chegam à arte e a toda parte

Valor

Por Nicola Calicchio, managing partner da McKinsey para América Latina 

Os robôs estão chegando a áreas que se considerava muito humanas, como a indústria criativa. 

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Por que os líderes de hoje precisam conhecer o poder das narrativas (em inglês)

World Economic Forum 

Por Tomas Casas Klett, Professor de Negócios Internacionais e Diretor da China Competence Center da Universidade de St. Gallen; e Sebastian Buckup, Head of Programming do Global Programming Group e Membro do Comitê Executivo do World Economic Forum Genebra 

Quando Jack Ma, o icônico líder de negócios da China e fundador da gigante do e-commerce Alibaba, falou na reunião anual do World Economic Forum em 2017, os corredores estavam cheios de ministros, líderes de negócios e jornalistas ansiosos para ouvi-lo. Como ele avaliaria o resultado das eleições dos EUA de 2016 e o presidente eleito Donald Trump, a quem ele acabara de conhecer? 

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Ampliação de riscos e comunicação no mercado

Valor

Por Aquiles Mosca, estrategista de investimentos, consultor, professor de finanças comportamentais e gestão de ativos. Autor dos livros "Investimentos sob medida" e "Finanças Comportamentais", é também palestrante e preside o Comitê de Educação de Investidores da Anbima

No cenário atual, em que o mercado busca compreender os riscos representados por cada candidatura à Presidência e suas respectivas probabilidades de vitória, torna-se importante entender a mecânica mental por trás da avaliação e disseminação de informações relativas a ameaças e riscos. 

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Passando o poder dos dados para as massas (em inglês)

ResearchLive 

Por Tuomas Syrjänen, cofundador e AI Renewal da Futurice

Na recente conferência IIeX em Atlanta, Tuomas Syrjänen, da Futurice, discutiu o escândalo Facebook/Cambridge Analytica e o que isso significa para as relações das empresas que detêm dados de consumidores. 

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A verdadeira preocupação não é com as máquinas pensando como humanos, é com humanos pensando como máquinas (em inglês)

AdAge

Por Brian McPherson, Sócio-gerente da Goodby Silverstein & Partners 

Do outro lado do Palais, no Festival Internacional de Criatividade de Cannes Lions este ano, um outdoor da IBM dizia o seguinte:
Picasso
Matisse
Monet
… Watson

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É preciso fazer mais com mais

Valor 

Por José Graziano, Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) 

Comunidade internacional precisa de reflexão profunda sobre suas prioridades

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À espera da retomada da produtividade

Valor 

Por Martin Wolf, editor e principal analista econômico do FT

Há uma calmaria antes da tempestade. Brynjolfsson argumenta que a mesma pausa na produtividade aconteceu com a eletricidade nos anos 1920. Leva tempo para uma nova tecnologia de uso generalizado transformar uma economia. 

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Compliance na 4ª revolução industrial

Valor 

Por Gabriel Petrus e Guilherme Misale, respectivamente, diretor executivo da ICC no Brasil; associado sênior do Caminati Bueno Advogados e secretário executivo da Comissão de Concorrência da ICC no Brasil 

A adaptação das ferramentas 4.0 às áreas de conformidade nasce envolta de desafios e a cooperação entre os diversos atores 

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Não é mais 'Mad Men', mas o negócio publicitário ainda é de alto risco (em inglês)

The New York Times

Crítica literária

Por Stuart Elliott

Stuart Elliott escreve sobre o livro "Frenemies. The Epic Disruption of the Ad Business (and Everything Else)", de Ken Auletta, lançado esta semana. Auletta é escritor, jornalista e crítico de mídia na The New Yorker Magazine.

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Como a cultura do bem-estar alterou o marketing para agências e marcas (em inglês)

Adweek 

Por Kathy Delaney, Global Chief Creative Officer da Publicis Health/Saatchi & Saatchi Wellness

Para as marcas, a cultura do bem-estar é uma força disruptiva, levando muitas companhias a reorientar seus valores para refletir os dos consumidores.

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Transparência e verdade: Chegou a hora de aposentar o termo “fake news”? (em inglês)

SmartBrief

Andrea Brake, editora de publicidade e mídia do SmartBrief

Vemos as manchetes postadas em todo o espectro político do jornalismo com acusações de fake news, o que faz da descoberta da verdade uma tarefa confusa. Uma pesquisa recente da Statista mostra que 52% dos entrevistados acreditam que os veículos online publicam notícias falsas, enquanto outros 34% acham que isto acontece ocasionalmente. Estes resultados não deixam dúvidas de que as fake news - ou melhor, este conceito - tem influência na sociedade.

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A UE e a proteção de dados pessoais

Valor 

Por João Gomes Cravinho, Embaixador da União Europeia no Brasil 

O Brasil foi identificado como país prioritário. A convergência regulatória têm impacto positivo nas transferências de dados e nas trocas comerciais associadas, constituindo complemento natural para o acordo de livre comércio em fase avançada de negociação entre UE e Mercosul. 

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Não sabem o que é 'news' e querem caçar 'fake news'

O Estado de S. Paulo 

Por Eugênio Bucci, Jornalista e Professor da ECA USP 

Há dois dias este jornal noticiou que o douto o "Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições", instaurado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para combater as notícias fraudulentas (ou, proverbialmente, as fake news), não se reúne lá se vão mais de dois meses. Francamente, em tratando de fake news, eis aí uma good news. Melhor que o colendo colegiado fique mesmo em compasso de espera. 

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Inteligência artificial e big data no combate à corrupção

Valor 

Por Geert Aalbers, Senior Partner da Control Risks 

Inegavelmente, a aplicação de leis anticorrupção vem crescendo em toda a América Latina. No Brasil, desde que a Operação Lava-Jato ganhou mais visibilidade, em 2014, a tendência ganhou ainda mais força. Mas essa é apenas uma das várias movimentações regulatórias envolvendo entidades estatais, empresas privadas, políticos, lobistas e outros intermediários acusados de irregularidades em vários setores. 

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A questão fiscal na economia digital

Valor 

Por Marcos André Vinhas Catão, sócio do Vinhas e Redenschi Advogados e membro do Comitê Cientifico da International Fiscal Association - IFA

Entre outras tantas sequelas produzidas pelo maltratado federalismo brasileiro, existe mais uma que está passando despercebida, em que pese envolver tema fundamental para o desenvolvimento de qualquer nação no século XXI. Trata-se do gargalo normativo relativo à nossa infraestrutura tecnológica.

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Mentiras sobre as fake news

Folha de S. Paulo 

Por Abel Reis, CEO da Dentsu Aegis Network Brasil e Isobar Latam

Não é verdade que todas as propostas para combatê-las são bem-vindas 

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Emoção vende imóveis

Por Mario D'Andrea, Presidente da Abap Nacional e do Grupo Dentsu Creative 

Quando, em 2017, Richard Thaler ganhou o Prêmio Nobel de Economia, construtoras e incorporadoras deveriam ter comemorado. Pode não parecer, mas o Nobel desse economista americano tem tudo a ver com o mercado imobiliário. 

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A década que chacoalhou a publicidade (em inglês)

Warc

Por Marsha Appel, SVP, Research Services da 4A's

Uma confluência de fatores fez algo especial acontecer nos anos 80, escreve Marsha Appel, da 4A's. Neste artigo, ela descreve as fusões que criaram o panorama que conhecemos hoje. 

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Conversa de bêbado

meio&mensagem 

Por Mario D'Andrea, Presidente da Abap Nacional e do Grupo Dentsu Creative 

Existe uma grande diferença entre o comportamento das pessoas online e na vida real

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Fazendo publicidade contra um mar de indiferença (em inglês)

The Drum 

Por Alistair Beattie, Co–CEO da DDB & Tribal Amsterdam

Os consumidores realmente veem mais de 4000 anúncios por dia? Provavelmente não, mas a exposição diária de marcas ao consumidor está aumentado. Nós estamos adotando novos canais, melhorando nosso targeting, monitorando em tempo real, aprofundando dados... mas isso está funcionando? Apesar de todos os nossos esforços, as marcas estão perdendo seu valor? 

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Por que a indústria publicitária precisa ajudar a construir uma geração de crianças 'media smart' (em inglês)

The Drum 

Por Mark Lund, Chief Executive da McCann Worldgroup Reino Unido e Chairman do Media Smart

Os jovens de hoje crescem em um mundo de mensagens comerciais onipresentes e habilitadas com tecnologia, e têm mais necessidade do que nunca de entender exatamente o que está sendo sugerido, prometido e vendido a eles.

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Saem os filósofos e sociólogos, entram os economistas

Valor

Por Flávio Moura, Jornalista e doutor em Sociologia pela USP e editor da Todavia 

Quem prestava atenção à vida intelectual perdeu as referências e precisou se movimentar num novo ambiente. 

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A ética é o melhor dos investimentos

Época Negócios 

Por Caio Magri, Diretor-Presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e membro do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção, da Controladoria-Geral da União. Foi gerente de políticas públicas da Fundação Abrinq

A corrupção é tão antiga quanto a nossa história e há séculos vem causando prejuízos ao país. Está mais do que na hora de empresas públicas e privadas repensarem suas práticas

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CMO Growth Council de Cannes Lions irá confrontar os assuntos que estão pressionando a indústria (em inglês)

Adweek 

Por José Papa, diretor geral do Cannes Lions

O escrutínio do modelo de negócios em todas as partes da cadeia de valor do marketing tem sido intenso nos últimos meses e influenciará todas as discussões no Cannes Lions.

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O futuro (seja lá o que for) na veia

meio&mensgem

Por Hugo Rodrigues, Chairman e CEO da WMcCan

Vendas serão vistas apenas como resultado de relações bem estabelecidas e equilibradas entre as marcas e as pessoas. Não é possível esquecer isso nem hoje, nem daqui a quatro décadas

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Não se desespere, mas abandone já sua zona de conforto

meio&mensagem 

Por Pyr Marcondes, Diretor-geral da M&M Consulting 

Operações que hoje chamamos de “veículos de comunicação” irão se dissolver no mundo digital, tornando- se plataformas de produção e distribuição de conteúdo, muito possivelmente associadas a grandes marcas

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Leis exigem compliance também de fornecedor

Valor 

Por Cristiano Romero, Editor-executivo do Valor 

Caso Siemens criou as bases do que hoje se chama de "compliance"

Em 2006, Wagner Giovanini aspirava assumir o comando da diretoria de recursos humanos da Siemens no Brasil. Engenheiro eletricista formado na Escola Politécnica da USP, estava na empresa há mais de duas décadas e, naquela ocasião, achava que chegara a hora de fazer algo diferente em sua carreira na multinacional alemã. De fato, chegou, mas o destino tratou de desviar Giovanini da sonhada área de recursos humanos e encaminhá-lo para o então desconhecido mundo do "compliance", encardida palavra inglesa que define conformidade, integridade, isto é, a necessidade de empresas estatais e públicas de cumprir padrões éticos e legais para prevenir a corrupção. 

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Falta compliance no Vale do Silício?

Valor

Por Vinícius Carvalho, Advogado e professor de Direito Comercial da Universidade de São Paulo, foi presidente do Cade de 2012 a 2016; e Marcela Mattiuzzo, Advogada e mestranda em Direito do Estado na USP, foi chefe de gabinete da presidência do Cade 

Caso Cambridge mostra que já passou a hora do compliance de dados entrar no radar do setor privado 

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Ética dos dados contra o poder da vigilância corporativa

Valor 

Por Ricardo Abramovay, professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da USP, autor de Muito Além da Economia Verde. Twitter: @ricardoabramovay 

As pessoas e a dignidade humana têm que estar no centro das opções a partir das quais nossos dados são usados 

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A tecnologia e a regulamentação

Valor 

Por Simon Johnson, professor do MIT Sloan, foi economista-chefe do FMI e é coautor de "White House Burning: The Founding Fathers, Our National Debt, and Why It Matters to You", com James Kwak. Copyright: Project Syndicate, 2018 
www.project-syndicate.org

No rastro de recentes e preocupantes sustos tecnológicos, com uma morte envolvendo um carro autônomo do Uber e o suposto uso inadequado de dados pessoais de usuários pelo Facebook, uma regulamentação mais rígida para o setor - nos moldes aplicados ao setor financeiro, por exemplo - tornou-se a questão política do dia. 

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Mark e os jornais

O Estado de S. Paulo

Por Marcelo Rech, Presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e Vice-Presidente Editorial do Grupo RBS 

Os engenheiros que criaram as redes digitais só agora percebem os efeitos colaterais.

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'O impresso está morto' - Então, por que até o gigantes da tecnologia o utilizam para seus anúncios de desculpas? (em inglês)

The Drum 

Por Morag Blazey, Managing principal da Ebiquity Intel

Talvez nós devêssemos parar de proclamar que certas mídias estão "mortas" ou "vivas". É incontestável que a circulação e os investimentos publicitários na mídia impressa tiveram uma queda nos últimos anos, mas o fato é que o impresso ainda deveria ser considerado uma escolha viável dependendo do propósito da comunicação. 

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Caso Cambridge Analytica é alerta para governos com bases de dados cada vez maiores

Folha de S. Paulo 

Por Ronaldo Lemos, advogado e diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro

Surge agora um incentivo para que a proteção à privacidade se torne um modelo de negócios.

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Programa de integridade e contratação pública

Valor

Por Diego J. Valois Tafur e Luiz Felipe H. Miguel, respectivamente, mestre em Direito pela FGV Direito SP, associado fundador do IBDEE, advogado na área de direito administrativo, infraestrutura e regulação do Vella Pugliese Buosi e Guidone Advogados; doutor e mestre em Direito pela USP, associado fundador do IBDEE, advogado

Em pouco mais de quatro meses, dois importantes entes da federação editaram normas com o objetivo de determinar a obrigatoriedade, observadas as condições específicas para sua aplicação, para que as empresas que contratam com a administração implementem programa de integridade com finalidade de mitigar desvios de condutas e práticas de ilícitos. 

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AI is the north of SXSW (em inglês)

ProXXIma

Por Alexandre Gama, publicitário e empreendedor

Alexandre Gama faz sua leitura (em inglês) do SXSW e afirma que Inteligência Artificial dá o rumo dos avanços à frente.

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O modelo de agência não chegou ao fim, mas certamente precisa de melhorias (em inglês)

The Drum

Por James Hidden, Managing Director da Ogilvy & Mather Chicago

As consultorias estão vindo. O WPP está preocupado. A P&G está aumentando a pressão sobre as agências. A desesperança relatada pelas recentes manchetes é suficiente para fazer com que até os mais experientes executivos de agências reconsiderem os próximos passos de suas carreiras. Mas isso é garantido? As nossas adoradas agências estão realmente em meio a tantos problemas quanto parece? 

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Truques das nossas mentes (em inglês)

Warc

Por Faris Yakob, Cofundador da Genius Steals

Apesar do crescente entendimento da indústria sobre a economia comportamental, pouco na publicidade é moldado utilizando essa teoria. Faris Yakob reflete sobre se o futuro está na 'economia da atenção' como alternativa. 

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O que aprendi na presidência da ABA

meio&mensagem

Por João Branco, Diretor de Marketing do McDonald's e Presidente da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA)

Não há como construir um mercado melhor se cada um pensar apenas na sua parte

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O ano do medo: Marcas latinas em 2018 (em inglês)

Warc

Por Juan Isaza, Vice-Presidente de Planejamento Estratégico e Mídias Sociais da DDB Latina

A América Latina está em um momento complicado, caminhando em direção a disputas eleitorais em três dos seus mais populosos países. Em épocas como essas, a oportunidade para as marcas surge na reconciliação de sociedades polarizadas, argumenta Juan Isaza, da DDB Latina 

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O impacto na publicidade brasileira da regulação europeia de proteção de dados

meio&mensagem

Por Pedro Henrique Soares Ramos, Sócio do escritório Baptista Luz Advogados e Conselheiro do IAB Brasil

Mesmo que o cenário de incerteza imposto pela nova lei da União Europeia possa trazer insegurança jurídica, também pode fomentar a inovação e boas práticas de uma maneira sem precedentes na recente história da mídia interativa

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2018, o ano da guerra de informações

Valor 

Por Virgílio Almeida, professor associado ao Berkman Klein Center na Universidade de Harvard e ex-secretário de política de informática no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação de 2011-2015; e Danilo Doneda, doutor em Direito Civil, advogado, professor no IDP e especialista em privacidade e proteção de dados

Este é um cenário muito provável para as eleições de 2018: o de uma guerra de informações, com duas dimensões fundamentais: o conteúdo e o dispositivo. Neste ano eleitoral, essa guerra se espalhará por todos os fronts, televisão, jornais, rádio e Internet - em particular a internet, que independe de lugar ou de horário. As notícias chegam pelo celular, no ônibus, no metrô ou no carro. Chegam pelo WhatsApp, pelo Google, pelo Facebook, pelo Twitter e atingem mais de 100 milhões de brasileiros. 

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A antiexperiência e o usuário no controle: o que revela a proliferação dos adblockers

meio&mensagem

Por Fernando Teixeira, Head de Advertising da Adobe para a América Latina

O bloqueador de propaganda nativo do navegador Google Chrome não é apenas uma vitória do consumidor. Mais do que isso, ela é uma derrota dos anunciantes que não entregam boas experiências

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A enxurrada de acontecimentos que inunda a mídia (em inglês)

The Drum

Por Barry Dudley, Sócio da Green Square, consultoria em finanças corporativas para o setor de mídia e marketing 

A mídia forneceu muito do combustível que levou ao crescimento das grandes holdings. Mas agora, a mídia, antes o garoto-propaganda das marcomms, está diante de uma enxurrada de eventos e tendências que juntas ameaçam sua essência. 

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Julio e eu

meio&mensagem

Por Roberto Lautert, Sócio da JRP Propaganda

Ele tinha paciência para encontrar um argumento original capaz de ser um gatilho poderoso. “Esperar é muito mais barato do que fazer a campanha errada”, dizia quando os prazos de mídia estouravam

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O futuro acabou de passar

meio&mensagem

Por Abel Reis, CEO da Dentsu Aegis Network Brasil e Isobar Latam

Caducou a ideia de um amanhã que resulta do que vivemos hoje e ontem. A velocidade e simultaneidade dos acontecimentos garantem apenas caos, complexidade e surpresa

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De qual futuro você está falando?

meio&mensagem

Por João Livi, CEO da Talent Marcel

Hábitos saudáveis numa era de mudanças rápidas são questionar as previsões, perguntar de quem é o interesse, escolher poucas coisas para acreditar, adaptar-se rápido e procurar um valor de verdade a entregar em cada reviravolta real do mundo

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Briefing: faça um texto com reflexões para o Dia do Publicitário

Coletiva.net 

Por Mauro Dorfman, Sócio e fundador do Sistema Dez e Presidente da ABAP-RS

Recebi do coletiva.net o pedido acima. Fui pesquisar e descobri que realmente existe um Dia do Publicitário, 1° de fevereiro. Publicitário bom tem que saber trabalhar no briefing. Então aí vão minhas reflexões sinceras e algumas conclusões otimistas.

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O Facebook precisa não de menos, mas de mais jornalismo

Exame 

Por Silvio Genesini, Conselheiro e mentor de empresas inovadoras. Foi presidente do Grupo Estado, da Oracle do Brasil e sócio-diretor da Accenture

As Fake News não se combatem com menos notícias, mas com mais informação de fontes diversas

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Como Davos pode ajudar os profissionais de marketing a alcançarem um propósito global maior (em inglês)

Adweek

Por John Rudaizky, Líder de marca global e marketing da EY

Diante do encontro de líderes globais em Davos para tentar criar um futuro compartilhado em meio a mundo fraturado, qual é o papel dos anunciantes e agências criativas?

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O verde morreu?

Revista HSM

Por Nadya Zhexembayeva, Professora de desenvolvimento sustentável do IEDC-Bled School of Management, na Eslovênia

Aos olhos de um consumidor médio, produtos amigáveis ao meio ambiente são feios, caros e têm mau desempenho. As empresas precisam voltar às noções de economia para revitalizar o verde.

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2018 será o ano de Ubuntu

Época Negócios

Por Abel Reis, CEO da Dentsu Aegis Network Brasil e Isobar Latam

Em uma tradução livre, o termo significa “eu sou porque você é” ou, ainda, “eu sou com você”. Aquela figura do nerd genial, com passe-livre para se isolar em sua bolha, perdeu o charme

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GMSP: "Os planos de incentivo devem ser negociados pelo financeiro"

ProXXIma 

Por Paulo Sant'Anna, Presidente do Grupo de Mídia de São Paulo

Com referência ao ótimo artigo  "As regras do negócio que você desconhece…", publicado no blog do Pyr Marcondes, acredito, como presidente do Grupo de Mídia São Paulo, vale ressaltar a importância do nosso papel nas agências.

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Parabéns, mas….

ProXXIma

Por Mario D'Andrea, Presidente da Abap Nacional e do Grupo Dentsu Creative 

Assim como o artigo de Pyr, somos a favor do discurso equilibrado e contra os pregadores do “joga tudo fora”. Porém, como não podia deixar de ser numa democracia, venho aqui discordar sobre um dos conceitos emitidos no belo artigo.

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As regras de negócio que você desconhece e que pagam a sua grana todo dia

ProXXIma 

Por Pyr Marcondes, Diretor-Geral da M&M Consulting 

Peço encarecidamente ao leitor que me acompanha neste loooongo texto, que fala sobre as regras de negócio que regulam nossa atividade, mas que apesar de serem consideradas pelo setor por sua relevância, são também, em boa medida, desconhecidas e/ou, em outra medida, não obedecidas. Para prejuízo de todos.

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Precisamos ensinar a ética do mercado à nova geração

meio&mensagem

Por Dalton Pastore, presidente da ESPM, CEO da Corpora e presidente do ForCom

Modelo de governança da publicidade pode ser inspiração para outras indústrias, colaborando para colocar o Brasil em trajetória mais autônoma, onde as pessoas assumam mais responsabilidades e abandonem a visão paternalista de que o Estado vai resolver tudo por nós.

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Um vibrante 2017 para acordos de marcomms (em inglês)

The Drum

Por Julie Langley, sócia da consultoria Results International

O volume de fusões e aquisições do último trimestre de 2017 ainda não estão fechados, mas o balanço até o momento já aponta para o aumento da demanda de serviços globalizados das agências e indica para onde devem caminhar os interesses dos investidores em 2018.

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Longo prazo favorece consolidação de marcas sustentáveis

meio&mensagem

Por Eduardo Simon, Vice-Presidente da Abap Nacional e CEO da DPZ&T

Resultados mais consistentes e robustos são construídos a partir de relações duradouras entre agências e anunciantes

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O marketing está preparado para a Inteligência Artificial?

meio&mensagem

Por Mario Segura, Líder de marketing e comunicação da IBM Brasil

Convivemos com muito mais perguntas do que respostas em relação a IA, mas alguns estudos ajudam a estruturar os elementos de uma jornada complexa.

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Na era da incerteza, a marca britânica é um farol de resistência (em inglês)

CITYA.M.

Por Sir Martin Sorrell, fundador e Chief Executive da WPP

Quando a Confederation of British Industry (CBI) abriu sua conferência anual no início deste mês, ela tinha uma mensagem clara para o governo: não permita que o planejamento industrial a longo prazo seja sugado pelo buraco negro chamado Brexit.

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Reputação da imprensa consolidada ajudou a mantê-las mais resistentes em meio às fake news

Kantar Brasil

Por Eduardo Tomiya, Managing Director Latam da Kantar Vermeer

Publicações com maior reputação, como revistas, canais de TV, rádio e jornais impressos mantiveram confiança do público.

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Não devemos entregar nosso futuro às empresas de tecnologia

Folha de S. Paulo

Por Martin Wolf, Comentarista chefe de Economia no Financial Times

Oito das empresas mais valiosas do planeta operam no setor de tecnologia. A capitalização de mercado combinada dessas companhias é de US$ 4,7 trilhões. Isso representa 30% da capitalização de mercado combinada das outras 92 companhias que formam o grupo de 100 empresas mundiais mais valiosas. 

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Nossos filhos precisam aprender tricô ou tecnologia?

Época Negócios

Por Abel Reis, CEO da Dentsu Aegis Network Brasil e Isobar Latam

Vetar eletrônicos realmente incentiva a criatividade e socialização? Ou pode abrir um gap em relação a um mundo cada vez mais tecnológico?

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7 princípios para um mercado que dissolve (*)

ProXXIma 

Por Pyr Marcondes, Diretor-Geral da M&M Consulting 

Artigo conjunto publicado em M&M e co-assinado pelos presidentes da ABA e ABAP é um marco histórico, que todos temos que comemorar. Mas os conflitos seguem vivos e a luta continua, companheiros!

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Indústrias criativas do Reino Unido: A história do menosprezado crescimento da nossa economia (em inglês)

Politics Home

Por Nicola Mendelsohn CBE, Co-Chair do Creative Industries Council e VP EMEA do Facebook

Mais de 90% dos Membros do Parlamento ouvidos em um novo levantamento concordam que as indústrias criativas têm importância vital para o futuro da economia do Reino Unido, para a criação de empregos e para a percepção positiva da marca britânica. E é fácil entender o porquê. 

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Um minuto de silêncio

meio&mensagem

Por Mario D'Andrea, Presidente da Abap, e João Branco, Presidente da ABA

Clientes e agências estão brigando e vão brigar mais ainda de agora em diante contra a desvalorização da nossa atividade, contra a ineficiência e contra o hábito de alguns que ainda vivem no passado e acham que marketing é custo e não investimento

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Uma lei de Proteção de Dados, para quê?

ProXXIma

Por Luiz Fernando Martins Castro, Doutor em Direito e Informática, Membro do CGI.br – Comitê Gestor da Internet

Uma breve análise da história da humanidade nos permitiria concluir que a ideia de privacidade, enquanto proteção de uma esfera íntima da vida pessoal do indivíduo, é um fenômeno relativamente recente, e raro.

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Será Deus um sistema operacional?

Época Negócios

Por Abel Reis, CEO da Dentsu Aegis Network Brasil e Isobar Latam

A possibilidade de que, ao errarmos neste planeta, possamos ter nosso cérebro transferido para outro corpo em outro planeta criaria uma realidade novinha em folha

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Confiança é a nova energia solar

meio&mensagem 

Por Marcelo Coutinho, Coordenador do mestrado profissional em administração da FGV, conselheiro editorial da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa de Mercado e integrante do Comitê Técnico de Mídia do Cenp

O verdadeiro diferencial de uma marca será a confiança que o consumidor deposita em sua empresa para entregar informações pessoais

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A propaganda é conversa fiada

meio&mensagem

Por Fernand Alphen, Sócio e head de marketing da plataforma de comércio mobile Lua

Da mesma forma que a mensagem de massa ainda convence, a mensagem individualizada e difundida peer to peer por meio das mais variadas redes ganha um poder de influência inquestionável e exponencial

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O Brasil, a Suécia

O Estado de S. Paulo

Por Pedro Doria, colunista dos jornais O Globo, O Estado de S. Paulo e da rádio CBN

Após eleições de 2018, País poderá se preocupar em resolver problemas estruturais, como se tornar digital; Suécia é um bom exemplo do que uma política do tipo pode fazer com uma nação

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A excelência dos estudos de mídia no Brasil

meio&mensagem

Por Dora Câmara, Diretora-Executiva comercial da Kantar Ibope Media

Um dos muitos desafios atuais das agências de publicidade é gerar um planejamento de mídia consistente para seus clientes

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Reputação em tempos de Lava-Jato

Valor

Por Jaime Troiano, Presidente da TroianoBranding

Há nove anos, a "Época NEGÓCIOS" decidiu publicar um estudo anual sobre qual o padrão de prestígio ou de reputação das marcas corporativas no Brasil. Temos tido o privilégio de conduzir esse projeto. 

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Publicidade e marcas: Até onde os anunciantes deveriam revisar a história? (em inglês)

The Drum

Por Theo Izzard-Brown, Chief Strategy Officer da McCann Londres

Os recentes debates que se mostraram um barril de pólvora sobre remover ou não estátuas da época dos confederados dos EUA abriu uma brecha para um questionamento interessante: até onde nós podemos e devemos tentar revisar a história? Theo-Izzard-Brown, Chief Strategy Officer da McCann Londres, olha para onde as marcas e anunciantes se situam em meio ao revisionismo histórico. 

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Existem 4 tipos de relações agência-cliente. Qual delas é a sua? (em inglês)

Adweek 

Por Anselmo Ramos, Chief Creative Officer e Fundador da David

Ao longo da minha carreira, eu vi todos os tipos de relação agência-cliente. Eu acredito que parcerias duradouras acontecem graças a grandes porções de confiança, comunicação e entendimento. Confiança é especialmente importante. Quase todos os clientes e agências (98 por cento, de fato) acreditam que uma relação baseada em confiança leva um trabalho melhor.

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Marla Kaplowitz compartilha o que ela levou para casa do Advertising Week (em inglês)

Campaign US

Por Marla Kaplowitz, Presidente e CEO da 4A’s - American Association of Advertising Agencies

A Presidente e CEO da 4A's, Marla Kaplowitz, reflete sobre sua primeira participação no Advertising Week Nova York à frente da entidade e comenta as discussões que mais ganharam a sua atenção. 

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Regulação de ações promocionais

Valor

Por Danniel B. Rodrigues e Felipe Barreto Veiga, Advogados e Sócios do BVA Advogados

Em 2016, 436 empresas enfrentaram processos administrativos por atuarem em desacordo com as normas regulatórias 

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Afinal, para que serve um publicitário?

Propmark

Por Mario D'Andrea, Presidente da Abap Nacional e do Grupo Dentsu Creative 

Nunca fui representante de classe na escola. Nem síndico de prédio. Muito menos sindicalista. Brigada de Incêndio? Nadica. Mas, em maio passado, fui escolhido para ser o novo presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade). Em apenas quatro meses à frente da associação, já deu para aprender muitas coisas. A principal delas: uma entidade só tem valor na medida de seu propósito na sociedade. Entidade não pode apenas representar uma categoria ou atividade. Tem de representar o que aquela atividade traz de benefício para a sociedade como um todo. O grande propósito da Abap é defender a ação de uma atividade que representa uma das grandes chances de crescimento para este país. Isso mesmo: a missão da nossa atividade publicitária não é apenas fazer grandes campanhas, ganhar prêmios e contas. É bem mais que isso. A publicidade tem como finalidade maior promover o crescimento econômico.

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Por uma nova política de formação do capital humano

Valor

Por João Batista Araujo e Oliveira, Presidente do Instituto Alfa e Beto

Crises são oportunidade para rever prioridades e estratégias. Os elevados níveis de desemprego, especialmente de jovens, e a estagnação dos níveis de produtividade da economia brasileira colocam em questão a contribuição do capital humano e das políticas educacionais. A crise fiscal dos Estados e municípios também torna urgente repensar o financiamento e o uso dos recursos para educação.

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Nada é de graça e, se for, desconfie

Folha de S. Paulo

Por Mario D'Andrea, Presidente da Abap Nacional e Presidente do grupo Dentsu Creative

Desculpe, mas a Muralha da China não é vista da Lua. E a tomada do padrão antigo não vai voltar. Se você algum dia acreditou em notícias falsas como essas, eu sei como elas chegaram até você: de graça, por meio das redes sociais, de sites gratuitos de "notícias". 

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O compliance de prestadores de serviços

Valor 

Por Paulo Henrique Gomiero, Advogado e membro do Departamento Jurídico e Compliance da Mitsubishi Corporation do Brasil 

Desde a entrada em vigor da Lei 12.846/13, a chamada Lei Anticorrupção, muito se discute acerca de cuidados e medidas de compliance a serem aplicadas na contratação de terceiros prestadores de serviços notadamente porque a empresa contratante será responsável por eventual prática antiética ou violações legais praticadas por aqueles. 

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Publicitários, precisamos voltar a falar de vendas

meio&mensagem

Por Gal Barradas, Sócia e co-CEO da BETC/Havas e Vice-Presidente da Abap Nacional

Viramos as costas para a Madison e corremos para o Vale, como se uma devesse apagar a outra

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Desafios da liberdade

Instituto Palavra Aberta

Por Patricia Blanco, Presidente do Instituto Palavra Aberta

Há sete anos atrás, quando o Instituto Palavra Aberta foi criado, muitos perguntavam sobre a real necessidade de se criar uma entidade com propósito específico para defender e promover a liberdade de expressão no Brasil.

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Fragmentação e notícias falsas: Por que as marcas importam mais do que nunca (em inglês)

The Drum

Por John DeVine, Chief Revenue Officer da Oath

Na era digital, existem poucos ativos mais valiosos do que uma marca poderosa. As marcas têm uma infusão de significado. Elas são um sinal em meio ao ruído. A melhor representa uma mensagem forte e uma promessa. 

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A ASA é boa para a publicidade? Razões para o sim (em inglês)

The Drum

Por Guy Parker, Chief Executive da Advertising Standards Authority (ASA)

Como a ASA pode gostar de anúncios quando ela bane tantos deles? Como ela pode trabalhar pelo melhor interesse da indústria da publicidade quando ela frequentemente chama a atenção para práticas irresponsáveis nessa indústria? Uma indústria, que a propósito, está sofrendo com o declínio da confiança do público. 

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Consumo deixa de ser visto como vilão

Folha de S. Paulo

Por Laura Carvalho, Professora do Departamento de Economia da FEA-USP com doutorado na New School for Social Research (NYC)

Passados cerca de três anos desde o início da maior crise econômica da história brasileira, fica cada vez mais claro que estamos diante de um reflexo no espelho do milagrinho vivido em meados dos anos 2000.

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Como reconstruir a confiança na relação agência-anunciante (em inglês)

Adweek

Por Marla Kaplowitz, Presidente e CEO da 4A’s - American Association of Advertising Agencies

Eu cheguei ao marco de 90 dias em minhas funções à frente da 4A's e uma coisa se tornou extremamente clara para mim nos últimos meses: antes de podermos de fato progredir, nós devemos abordar uma questão crítica. E essa questão é a da confiança. 

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Imposto não fabrica saúde

Folha de S. Paulo

Por Alexandre Jobim, Advogado e Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas 

Está na praça o conto do "sugartax". Em bom português, significa criar um imposto contra os cidadãos para frear o consumo de "bebidas açucaradas". A ideia, exótica e ineficaz, de sobretaxar refrigerantes e outras bebidas é cópia de ações tentadas em outros países. 

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Os pilares para um efetivo programa de prevenção à fraudes

ProXXIma 

Por Eduardo Person Pardini, Sócio principal, responsável pelos projetos de governança, gestão de riscos, controles internos e auditoria interna da Crossover Consulting & Auditing, Diretor Executivo e instrutor certificado do Internal Control institute – chapter Brasil, palestrante e instrutor do IIA Brasil.

Fraude é todo ato ou omissão intencional desenhado para enganar, gerando um prejuízo para uma pessoa ou uma empresa ou proporcionando um ganho, de forma irregular, para perpetrador.

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Anexo-D: nossa oportunidade de Adamantium

ProXXIma

Por Pyr Marcondes, Diretor-Geral da M&M Consulting 

Um novo conjunto de regras normativas está em discussão em nossa indústria na busca da mais do que necessária regulamentação das normas de negócio e operação da assim chamada indústria digital. Você não pode ficar de fora desse debate, que pode mudar a vida empresarial de todos nós.

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Nós construímos pontes, muros não

meio&mensagem

Por Mario D'Andrea, Presidente da Abap Nacional, Presidente do Dentsu Creative Group (Dentsu e McGarryBowen)

Sobre as separações que trazem perigo para o nosso mundinho publicitário, e nos fazem perder muito tempo

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Vamos falar sobre sustentabilidade?

PropMark 

Por Claudia Penteado, Jornalista especializada em Marketing e Comunicação

Quando fui cobrir o D&AD em Londres, há três anos, me chamou a atenção uma equipe de filmagem do projeto Swarm que perguntava insistentemente aos criativos o que o aquecimento global representava para eles. Lembro-me dos risinhos constrangidos, dos olhares vazios e de um imenso “branco” dominando pessoas que costumam ter (boas) respostas para tudo. O resultado, pouco tempo depois, se limitou a um vídeo cuja linha segue mais ou menos a da política brasileira: muita incerteza e um infinito mar de declarações de boas intenções.

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Por que grandes marcas estão, cada vez mais, colocando agências pequenas em seus radares (em inglês)

The Drum

Por Joe Parrish, Sócio e CCO da The Variable 

Logo após me formar, eu fui trabalhar em uma agência com 30 funcionários em Atlanta, na Geórgia, e me apaixonei pela publicidade. A agência em que trabalhei já foi vendida, mas à época, era incrível. Nós ganhamos toneladas de prêmios, fizemos muitos trabalhos ótimos e passamos muitos bons momentos fazendo isso. Mas porque eu era jovem e inocente, eu senti que precisa mudar. E assim eu o fiz... cedo demais. Me mudando para todos os cantos do país para trabalhar em grandes agências, com grandes marcas. E então tive uma desavença com a publicidade. 

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Lições de crescimento das fusões e aquisições de agências (em inglês)

The Drum

Por Robin Bonn, fundador da consultoria de administração de novos negócios Co:definery 

Dado que as fusões e aquisições (M&A) de agências nem sempre saem conforme o esperado, relembrar alguns princípios básicos tornaria o sucesso mais provável de ser alcançado? 

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Compliance: uma exigência e uma enorme oportunidade

Por Adriana Machado, Presidente da Abap/MG, Presidente da Tom Comunicação

No Brasil as empresas e seus dirigentes estão expostos a graves consequências na esfera civil e administrativa por atos lesivos à administração pública, nacional ou estrangeira. Em vigor desde janeiro de 2014, a Lei 12.846/13, conhecida como Lei Anticorrupção, abrange atos de corrupção e fraudes em processos licitatórios e contratos com a administração pública. Não é de se estranhar, portanto, que no momento em que o noticiário nacional se encontra monopolizado pela pauta político-policial da Operação Lava-Jato e seus diversos desdobramentos, ouçamos também com maior frequência falar sobre compliance.

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Transparência nos negócios

Folha de S. Paulo

Por Gal Barradas, Vice-Presidente da Abap , Sócia e co-CEO da BETC/Havas

O mercado publicitário brasileiro sempre foi um dos mais desenvolvidos do mundo, e por isso mesmo dos mais respeitados. Portanto, publicitários não devemos nos furtar a expor a nossa opinião. 

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Programa Start: um incentivo para o mercado voltar a crescer

Por Moacyr Maciel, Presidente da Abap/Bahia, Sócio da Ideia 3 Comunicação

A ABAP/Bahia lança neste segundo semestre um projeto pioneiro e oportuno no atual cenário, o Programa Start Abap, com o objetivo de estimular o surgimento de novos anunciantes e trazer de volta à mídia empresas que deixaram de anunciar, a partir do acirramento da atual crise política e econômica. É evidente que de 2014 para cá o mercado encolheu mais um pouco e num ritmo mais acelerado que o padrão costumeiro.

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Eu dirijo uma premiação de publicidade. Eles são imperfeitos, mas vitais na guerra da criatividade contra a mediocridade (em inglês)

Adweek

Por Tim Lindsay, CEO do D&AD

A decisão do Grupo Publicis de não participar de nenhuma premiação pelos próximos 12 meses levanta algumas questões interessantes sobre as próprias premiações: Nós estamos grandes demais, ambiciosos demais, não refletindo apropriadamente a indústria, inacessíveis? Ainda existimos para a comunidade criativa que cria a mágica e o valor do nosso negócio? Nós somos uma força para o bem na economia da comunicação do século 21? 

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O futuro digital e as desigualdades do presente

Valor 

Por Virgilio Almeida, Professor associado ao Berkman Klein Center na Universidade de Harvard e ex-secretário de política de informática no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e Danilo Doneda, Professor da Escola de Direito da UERJ, doutor em Direito Civil e especialista em privacidade e proteção de dados

O mundo avança aceleradamente para um futuro digital, no qual software, robôs, inteligência artificial, algoritmos e dados irão fazer cada vez mais parte da economia e do dia-a-dia da sociedade. Esses avanços trarão eficiência, produtividade, facilidades e novas oportunidades. Esses mesmos avanços podem, porém, vir acompanhados de novas formas de discriminação, concentração de riqueza e aumento da desigualdade. 

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Um sopro de esperança

PropMark

Por Stalimir Vieira, Diretor da Base Marketing 

Quando um gigante do tamanho da Unilever abre a boca é bom prestar atenção. E agora ele está abrindo a boca para dizer que vai mudar a sua estratégia de comunicação.

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É preciso crescer, em qualquer contexto

Valor 

Por Vijay Gosula e João Guillaumon, respectivamente, sócio sênior e sócio da McKinsey 

O Brasil vive há 2 anos um cenário de crise política crônica que não parece perto de arrefecer - situação que dificulta a recuperação da combalida economia do país. Em um mundo em que as taxas de expansão são a diferença entre a sobrevivência ou não de um negócio, o quadro coloca os empresários brasileiros diante de um desafio: como garantir o crescimento mesmo nesse contexto? 

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Corra com moderação

Por Duilio Novaes, Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa - ABEP

Embora a rapidez seja cada vez mais importante no sucesso dos negócios, nunca abra mão da qualidade da informação ao contratar uma pesquisa de mercado, opinião, mídia ou social. Um pequeno erro pode custar a perda de milhões

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Desconhecimento sobre atribuição de preço está arruinando agências de publicidade (em inglês)

MediaVillage

Por Michael Farmer, autor de "Madison Avenue Manslaughter: an inside view of fee-cutting clients, profit-hungry owners and declining ad agencies"

Todas as empresas vendem produtos ou serviços por um preço, e gerenciar o preço é uma das principais responsabilidades dos administradores. Concessionárias vendem carros, e os preços são marcados nos vidros. A Coca-Cola vende concentrados de seus produtos e estipulam preços por galão para equiparar com as circunstâncias do mercado. Pizza-Hut vende pizza em restaurantes e o preço da pizza está no cardápio. A Bain vende estudos de consultoria para corporações e define o preço de acordo com a extensão e complexidade do estudo. Agências, no entanto, estão confusas em relação ao que vendem e como precificar isso. O desconhecimento sobre atribuição de preço está arruinando suas operações e destruindo seu valor diante dos clientes, funcionários e sócios. A indústria publicitária é a única no mundo que não tem um conceito de atribuição de preço. 

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Modelo full service é uma jabuticaba. Mas nunca teve tanto valor

meio&mensagem

Por Gal Barradas, Vice-Presidente da Abap, Sócia e co-CEO da BETC/Havas

Uma estratégia de canais, seja desenvolvida por empresas puras de mídia, seja por empresas de tecnologia, é como um corpo sem alma. Um conteúdo ruim numa mídia boa é apenas um conteúdo ruim multiplicado mil vezes

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Brasil se engaja na coalização global pela melhor publicidade online

Proxxima 

Por Pyr Marcondes, Diretor-geral da M&M Consulting

25.000 usuários da Europa e EUA apontaram 4 formatos desktop e 8 mobile considerados intrusivos e que serão eliminados nesses mercados. Quais os nossos?

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Pondo os pingos nos “is”

meio&mensagem

Por Mario D’Andrea, Presidente da Abap Nacional, Presidente e CCO da Dentsu

Não tem segredo: a publicidade serve para conectar quem vende com quem quer comprar. Mais do que isso: conecta quem vende sonhos com quem quer sonhar. O que nós fazemos é ajudar as empresas a venderem seus produtos e serviços para o público certo. Simples. E quando essa conexão funciona bem, a economia do país vai bem. Simples também, não? Por isso, quanto mais desenvolvido e avançado é o mercado publicitário, mais desenvolvida é a economia do país. E mais avançado é o próprio país.

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“Desendeuse-se”

O líder que não serve, não serve para nada

meio&mensagem

Por Eduardo Tracanella, Superintendente de marketing institucional do Itaú-Unibanco

Marketing é sobre pessoas. Publicidade é sobre pessoas. Podemos romantizar o quanto quisermos. Mas, no fundo, essencialmente, se nossa proposta de valor é construir valor a partir do profundo entendimento sobre pessoas, o que nos diferencia é tão somente capital humano.

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Lava Jato, a nova ABAP e o que nossa indústria quer da vida

Proxxima 

Por Pyr Marcondes, Diretor-Geral da M&M Consulting 

Trazer para a mesa aberta a situação em si e tendo a coragem de enfrentar a transparência como base do entendimento franco.

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Não, Simon. As agências não são lentas e caras

meio&mensagem

Por Marcio Santoro, Fundador e Copresidente da Africa, e Luiz Fernando Vieira, Fundador e Vice-Presidente de Mídia da Africa 

É possível emular a relação entre cliente e agência que criou o valor de marcas como Itaú, Havaianas e Skol, por exemplo? Quantas marcas foram construídas por uma consultoria, uma agência in-house ou por uma empresa de tecnologia?

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O que as melhores agências fazem de diferente para superar as outras? (em inglês)

Research Live

Por Tom Lewis, Diretor de Finanças do IPA, Institute of Practitioners in Advertising

Existem diversos fatores que as agências líderes têm em comum e Tom Lewis compartilha as percepções que o IPA coletou após analisar seu banco de agências. 

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Tributação da publicidade online: a disputa entre o ICMS e o ISS

Por Tathiane Piscitelli, Professora da FGV Direito SP, Coordenadora do Grupo Tributação e Novas Tecnologias do Núcleo de Direito Tributário da mesma instituição e Doutora em Direito pela USP

O debate sobre a tributação da publicidade online não é novo. Desde o veto ao item 17.07 da lista de serviços da Lei Complementar nº 116/2003, que previa os serviços de “veiculação e divulgação de textos, desenhos e outros materiais de propaganda e publicidade, por qualquer meio”, discute-se sobre a sujeição de tais atividades a alguma incidência tributária. Diante da impossibilidade de tributação pelo ISS, dada a ausência do item na lista, os Estados rapidamente se apropriaram dessa competência e passaram a exigir o ICMS sobre as operações, alegando tratar-se de prestação de serviços de comunicação.

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A nova propaganda brasileira

PropMark

Por Roberto Duailibi, publicitário e fundador da DPZ Propaganda

A propaganda sempre viveu de ciclos e um bom caminho para entender essas mudanças de fases é observar o que diz a garotada. Refiro-me ao que dizem os jornais, as TVs, as emissoras de rádio, a mídia digital e, claro, as redes sociais.

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A publicidade e o consumidor multitelas

Por Silvia Herranz, Diretora Geral da Ipsos Connect

A TV e o rádio continuam ligados, assim como todos os meios que estão ao alcance das mãos e dos olhos, mas os consumidores nem sempre estão lá, pois estão entretidos nas mídias sociais, assistindo vídeos, compartilhando fotos, jogos, enfim, dividindo a atenção com outros canais e conteúdos. Se até há pouco tempo esse comportamento era uma questão de poder aquisitivo, agora não é mais. O smartphone está nas mãos de todos com maior ou menor franquia de dados, mas, de qualquer forma, permitindo algum acesso.

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Precisamos criar uma nova publicidade que represente as mulheres em sua diversidade

Por Amalia E. Fischer P, Coordenadora Geral do ELAS - Fundo de Investimento Social; e Nadine Gasman, Representante da ONU Mulheres no Brasil

Uma das formas mais efetivas de atingir o público-alvo é fazer com que ele se identifique com  a história. Mas para que o consumidor ou consumidora da mensagem publicitária tenha alguma afinidade com as personagens que anunciam o produto, é necessário que haja possibilidades de representação. Se consumidores não se sentem representados nem se relacionam de nenhuma maneira com a imagem que está sendo emitida, produzida e vista, não será que chegou a hora de mudar conceitos?

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O fim da publicidade, o começo dos relacionamentos (em inglês)

Forrester - James McQuivey's Blog

Por James McQuivey, Ph.D., vice-presidente e analista principal na Forrester

A Forrester publicou o relatório "The End of Advertising As We Know It". Neste artigo, James McQuivey explica porque a pausa nas compras de espaços publicitários no Google e Facebook está levando a algo que parece uma revolta dos anunciantes e como isso é apenas o início de algo maior que está por vir.  

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Pequenos negócios, grandes punições

Valor 

Por Luiz Eduardo de Almeida, Doutor em Direito, Advogado e Professor

A obrigatoriedade do compliance anticorrupção para as micros e pequenas empresas (MPEs) não é uma novidade - as normas são de 2013 e 2015 -, porém, há outros fatores que revelam a necessidade do compliance para as MPEs relacionados à sua relevância econômica e social e ao número de empresas punidas por descumprimento da Lei Anticorrupção. 

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Houston, we have a huge problem

meio&mensagem

Por Adrian Ferguson, Profissional de mídia com passagens por DM9DDB, Fischer, Africa e outras agências

Não me assusta nada se nesse momento uma quantidade exacerbada de manpower das grandes agências estiverem mais envolvidas com as inscrições do Festival de Cannes do que com a busca de soluções inovadoras para os problemas de clientes reais

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O ISS na base de cálculo do PIS/Cofins

Valor

Por Cassius Lobo e Dayana Uhdre

Muitos contribuintes estão comemorando, e com razão, a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no RE 574706, que julgou inconstitucional a inclusão do ICMS na base de cálculo das contribuições PIS/Cofins. No entanto, não se pode perder de vista que discussão em todo semelhante àquela está para ser julgada na Corte Suprema.

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Viewable, pero no mucho

meio&mensagem

Por Fabio Rowinski, Diretor de inteligência de mercado da comercialização de mídias digitais da Globo

Quem é o gato e quem é a lebre no universo digital? Temos acompanhado diversos casos de “vendas inconsistentes no mundo online”. O que é 10 vira 5, o que custa 15 sai por 20 e você se pergunta para onde vai seu dinheiro

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Contra notícias falsas, a liberdade

Por Patricia Blanco, Presidente do Instituto Palavra Aberta

Quem não se lembra da notícia da morte do doleiro Alberto Youssef, principal delator da Operação Lava Jato, na cela da Polícia Federal em Curitiba? Era falsa, mas mesmo assim foi replicada nas redes sociais e criou muita dor de cabeça. Como a morte do doleiro e tantas outras, as falsas notícias se incorporam ao dia a dia da Internet e, assim, permanecerão enquanto as pessoas não criarem o saudável hábito de checar as informações antes de curti-las ou compartilhá-las. Ou ainda, que os usuários das redes passem a criar notícias tendo o indispensável zelo ético pela veracidade dos acontecimentos.

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Agências e consultorias: união estável ou casamento forçado?

meio&mensagem

Por Marcelo Coutinho, Fundação Getúlio Vargas

Consultorias e agências enfrentam um desafio comum: a dificuldade para atrair talentos adequados a esta nova realidade, diante da competição crescente das empresas de tecnologia

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As marcas Sherazade

Por Jaime Troiano, Presidente da TroianoBranding

No texto de As mil e uma noites, como vocês sabem, conta-se que um rei persa chamado Shariar vivia amargurado e muito deprimido pela infidelidade de sua mulher. Para encarar o problema, simplesmente mandou matá-la e mais: resolveu passar cada noite com uma nova esposa, que ele ordenava que fosse degolada na manhã seguinte. Um belo dia, recebeu Sherazade como sua nova mulher e ela começou a contar-lhe uma longa história que atiçou muito sua curiosidade. Antes que a noite terminasse, Sherazade interrompia o relato, mantendo o clima de suspense e deixando o novo capítulo para a noite seguinte. A criativa e estratégica atitude estendeu o casamento com o monarca por mil e uma noites e ela acabou sendo poupada da morte.

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Verdades enredadas (uma indústria bilionária)

O Estado de S. Paulo 

Por Eugênio Bucci, Jornalista e Professor da ECA-USP

No ambiente virtual forjado por algumas empresas, mentir compensa, e muito

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A “pós-verdade” como oportunidade para minimizar polêmicas

meio&mensagem

Por Renata Senlle, Jornalista da TV1 RP

Em um tempo em que crenças contam mais do que fatos, plataformas digitais de promoção de causas são aliadas para neutralizar debates controversos

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Novos Prefeitos: O que é preciso saber sobre licitação de serviços publicitários

Por Dr. Paulo Gomes de Oliveira Filho, Consultor Jurídico da Abap

Com as eleições municipais realizadas no ano de 2016, novos Prefeitos foram eleitos e a comunicação institucional das prefeituras já está sendo preparada para cumprir a exigência da Constituição Federal quanto à necessidade da Administração Pública em prestar contas de suas ações aos cidadãos, pelo que a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo e de orientação social.

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O poder da credibilidade

Valor

Por Roberto Duailibi, publicitário, fundador da DPZ Propaganda e membro da Academia Paulista de Letras

Jornais se mantêm na liderança como meio mais confiável e desconfiança é alta em relação a redes sociais

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O STF e a base de cálculo do PIS/Cofins

O Estado de S. Paulo

Por Bernard Appy, Diretor do Centro de Cidadania Fiscal

Decisão do Supremo pode ter uma série de consequências, inclusive algumas não previstas

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e-Financeira e a nudez do contribuinte

A IN 1.571/15 de 03.07.2015 acabará com a sonegação?

Por Antônio Lino Pinto, Diretor-Presidente da Viramundo Consultoria em Gestão

A Receita Federal vem, nos últimos anos, apertando o cerco contra os contribuintes com objetivo claro de fechar as portas para a sonegação de impostos.

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A inclusão da semiótica no dia a dia das agências

Por Mariane Cara, Presidente da Comunicara, Semioticista Comercial e Analista Cultural

Se você voltasse no tempo, fazendo o exercício de relembrar os anos da faculdade, qual seria sua memória sobre o termo SEMIÓTICA?

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Além do fator 'sentir-se bem' (em inglês)

Research Live

Por Liz Watts, Diretora de Pesquisas da EdComs

Programas de responsabilidade social corporativa têm impulsionado as agendas de negócios na última década. Mas sem pesquisas apropriadas como alicerces, elas correm o risco se tornarem um exercício de verificação e checagem.

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Fui ao futuro e voltei

meio&mensagem

Por Moacyr Maciel, Presidente da Abap Bahia

Mesmo após tantos avanços, o novo não está sendo criado por máquinas, e sim por pessoas como eu e você.

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O que precisamos aprender sobre os fakes

Por Alexandre Secco, Presidente da Medialogue Digital 

A fotografia de uma menina de nove anos com o corpo queimado por napalm, feita no Vietnã em 1972, ganhou capas de jornais no mundo inteiro, serviu um pedaço da guerra no café da manhã de milhões de pessoas e despertou para uma tragédia. De certa forma, a imagem da pequena Phan Thi, capturada pelo fotógrafo Nick Ut, influenciou o rumo da história. No ano passado, a foto voltou para os jornais, dessa vez por ter sido censurada pelos algoritmos do Facebook, que classificaram a imagem da menina nua como uma afronta aos padrões morais da rede. Não foi uma novidade. No Facebook, páginas sobre aleitamento materno e referências ao uso terapêutico da maconha também costumam ser censuradas por supostas imoralidades. Uma dessas ironias da era digital.

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O otimismo faz sua empresa crescer?

Época Negócios

Por Samy Dana

Ou está levando-a para a falência? É preciso dosar expectativa e realidade

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Adaptando-se à nova globalização

Valor Econômico

Por Laura Tyson e Susan Lund

No mundo inteiro, os países estão reexaminando as condições de participação no comércio mundial. Isso não é de todo ruim; na verdade, já havia passado da hora de reconhecer os efeitos prejudiciais da globalização sobre milhões de trabalhadores das economias avançadas. Mas as novas políticas comerciais têm de ser baseadas na compreensão de como a globalização está evoluindo. 

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Tempos de resgate

Por Stalimir Vieira, Coordenador de Cursos e Seminários da Abap 

Houve um tempo em que anunciar era um processo tão complexo que, sem ajuda profissional, ninguém fazia nada que prestasse. Era necessário ter conhecimentos de fotografia, fotocomposição, fotolito, gigantografia, filmes em película, revelação em laboratório, iluminação, captação de som, enfim, uma parafernália dos diabos que só os iniciados eram capazes de dominar.

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Publicidade comercial e autorregulação

Valor Econômico

Por Marco Antonio da Costa Sabino 

Recentemente foi divulgada a notícia de mais um compromisso firmado entre algumas proeminentes empresas que atuam no ramo alimentício e que, dentre seus produtos, comercializam alimentos consumíveis por crianças, desde chocolates até sopas e pratos compostos. 

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Lições de um guru contemporâneo

Por Armando Strozenberg, Presidente Nacional da Abap

Uma das primeiras grandes perdas de 2017 foi o nosso mais instigante guru contemporâneo, Zygmunt Bauman, o polonês que aos 91 anos ainda pensava ativamente as relações humanas no mundo atual, valendo-se de um dos conceitos mais potentes jamais criados: o dos tempos líquidos que vivemos. Poucos conceitos definem mais ou melhor as relações, valores e identidades do que este cunhado pelo sociólogo nos anos 90 - claramente inspirado na frase de Marx "tudo o que é sólido se desmancha no ar". 

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