MSL avalia impacto da IA nas estratégias de comunicação

Clube de Criação 

O estudo “Movidos à Inteligência Artificial – O Marketing e a Comunicação na Era do Algoritmo”, da MSL, agência de relações públicas do Grupo Publicis, ouviu profissionais que lideram as funções de comunicação em empresas na Alemanha, Brasil, China, EUA, França, Índia, Itália, Polônia e Reino Unido.

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Estudo mapeia engajamento de brasileiros com música

meio&mensagem 

Segundo pesquisa da Universal Music, 41% dos ouvintes do Brasil gostam de anúncios em que participam seus cantores ou bandas favoritos. 

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“O aspiracional do negro não é ser branco”

meio&mensagem

Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, ressalta que as empresas têm que entender que não existe um só padrão de beleza. A pesquisa "A Voz e a Vez – Diversidade no Mercado de Consumo e Empreendedorismo", realizada pelo instituto, mostra que os negros movimentam R$ 1,7 trilhão por ano no Brasil. 

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Marketing de causa é decisivo para maioria dos brasileiros

Propmark 

O estudo global Edelman Earned Brand 2018 revela que 69% dos brasileiros compram ou boicotam uma marca em virtude de seu posicionamento social ou político. O estudo também mostra que os consumidores acreditam que as empresas são uma força mais efetiva de mudança do que o governo. 

A pesquisa completa pode ser acessada em: http://bit.ly/2QvPoYM

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Os fenômenos sociais que norteiam o consumo atual

Propmark 

O Observatório de Tendências, da Ipsos, lançou um estudo que identifica sete grandes tendências, ou movimentos e valores sociais, que devem nortear a tomada de decisão dos consumidores em relação a suas marcas e produtos. 

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Flair Brazil 2019: O som e o ruído

Ipsos

O Flair Brasil 2019: O Som e o Ruído traz análises de experts da Ipsos sobre o mood dos brasileiros e o cenário do país, pensando panoramas para o próximo ano. A publicação está na sua quinta edição no Brasil.

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Estudo revela características de mulheres da Geração Z

Propmark 

Pesquisa do Instituto QualiBest abordou temas como assédio, liberdade e beleza entre mulheres da Geração Z e da Geração X. 

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Infográfico: Book de Rádio 2018

Kantar Ibope Media 

O rádio é ouvido por 86% da população nas 13 regiões metropolitanas onde a audiência é auferida pelo Kantar Ibope Media. Os dados revelam que cada ouvinte passa mais de 4 horas por dia ouvindo rádio.

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Pesquisa mapeia hábitos de consumo da geração prateada

ClienteSA

Tsunami Prateado, pesquisa quantitativa e qualitativa realizada pela Pipe.Social e Hype60+, revela dados sobre o estilo de vida, autoimagem, hábitos de consumo e relação com a cidade dos brasileiros com mais de 60 anos.

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Apenas 31% dos brasileiros são consumidores conscientes, revela pesquisa CNDL/SPC Brasil

SPC Brasil

Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas realizada em todas as capitais do país indica que a maioria dos brasileiros (55%) se encaixa no grupo de ‘consumidores em transição’, ou seja, com hábitos de consumo consciente ainda aquém do desejado considerando os aspectos financeiros, ambientais e sociais.

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Relatório: Maioria dos consumidores globais são compradores 'orientados por crença' (em inglês)

MediaPost

Um novo estudo da Edelman, o Earned Brand 2018, revela que atualmente dois em cada três consumidores globais levam em consideração o posicionamento da marca na hora da decisão de compra. 

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A segunda tela está distraindo os telespectadores? (em inglês)

eMarketer

Pesquisa realizada pela Viant com profissionais de marketing dos EUA indica que 45,8% dos entrevistados disseram que os consumidores se distraem com a segunda tela e este é um dos principais fatores que limitam o sucesso de suas campanhas publicitárias na TV.

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Reino Unido: Inovação é a chave para o valor da marca (em inglês)

ResearchLive

A pesquisa da BrandZ indica que os consumidores identificam as marcas em rápido crescimento como particularmente inovadoras e boas em comunicação, além de terem um valor de marca muito mais forte do que a média do ranking.

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4ª edição da pesquisa PayPal/Ipsos: o perfil do consumidor online

PayPal 

O PayPal realizou, em parceria com a Ipsos, a quarta edição de sua pesquisa “Perfil do Consumidor Online” e descobriu porque as compras online cross-border via aparelhos móveis vêm crescendo tanto. 

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A separação entre verdade e percepção (em inglês)

ResearchLive

Existe uma lacuna entre a realidade e a percepção do público em questões tão distantes quanto imigração, Brexit, criminalidade, saúde e relacionamentos, apresentando uma séria ameaça à política e à democracia, segundo pesquisa da Ipsos Mori.

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Gerações Z e Y buscam segurança, mobilidade e conectividade

PropMark

Pesquisa do CIP, em parceria com a MindMiners, ouviu jovens sobre uso da internet e hábitos de consumo.

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Internauta brasileiro troca alimentos de marcas caras por outras mais econômicas

Ibope Inteligência

Segundo pesquisa realizada pelo IBOPE Conecta sobre alimentação, 69% dos entrevistados estão fazendo a troca por alimentos de marcas mais baratas.

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Preço baixo é principal atrativo de quem compra em sites internacionais, revela pesquisa da CNDL/SPC Brasil

SPC Brasil

De acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito, 29% dos consumidores conectados fizeram compras em sites internacionais nos últimos 12 meses. Desse total, 67% afirmaram que os valores mais baixos tiveram influência na hora de comprar em lojas online fora do Brasil.

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Apoio a 'causas' impulsiona propensão de compra

Clube de Criação

Dados apurados pela pesquisa "Diversidade", realizada pela Officina Sophia, indicam que, para 84% dos entrevistados, as marcas e instituições deveriam apoiar "bandeiras".

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Pais e adolescentes se distraem com seus telefones (em inglês)

Warc

Pesquisa do Pew Research Center indica que dois terços dos pais americanos entrevistados estão preocupados com o tempo que seus filhos adolescentes passam na frente das telas. Por outro lado, 51% dos adolescentes dizem que seus pais se distraem com seus próprios telefones pelo menos algumas vezes durante conversas entre eles.

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Jornada do consumidor deve ser cada vez mais personalizada

NOVAREJO 

Accenture, Adobe, Avanade e Microsoft se reuniram em uma apresentação que mostrou a jornada ‘estado da arte’ de uma consumidora fictícia, batizada de Mariana Silva, moldada por coleta de informações dos hábitos de vida e de consumo e as possibilidades de relacionamento com o cliente utilizando tecnologias de inteligência artificial e machine learning.

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47% dos internautas só compram em loja física após pesquisarem na internet, aponta pesquisa da CNDL/SPC Brasil

SPC Brasil

Preço e comodidade são as principais vantagens das compras online, mas relacionamento e facilidade de troca se destacam como ponto forte das lojas físicas.

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O raio X dos millennials brasileiros e sua relação com as marcas

PropMark

A Mintel divulgou os resultados de seu estudo “Estilo de Vida dos Millennials”, que traçou um perfil de comportamento do jovem brasileiro, incluindo a sua relação com as marcas.

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Brasil é o segundo maior país em buscas sobre beleza

Adnews

Pesquisa sobre a categoria beleza apresentada pelo Google revela que o Brasil é o segundo maior país em volume de buscas sobre o tema no Google e no YouTube.

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Consumidores esperam que as marcas sejam abertas e honestas nas mídias sociais (em inglês)

eMarketer 

Um novo estudo da Sprout Social revela que os consumidores destacam as marcas como o grupo com a maior responsabilidade em ser "transparente" nas redes sociais, um termo amplo que inclui honestidade, abertura, clareza e autenticidade. Porém, qualidade do produto e preço também são fatores poderosos na decisão de compra. 

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As plataformas devem ser reguladas? Uma nova pesquisa diz que sim (em inglês)

Knight Foundation

De acordo com pesquisa da Knight Foundation e Gallup, oito entre dez norte-americanos acreditam que as gigantes digitais devem ser reguladas como a mídia.

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Brasil pós-crise: estudo revela mudança de hábitos no consumo

Consumidor Moderno 

A pesquisa “O Novo Shopper”, feita pela consultoria Torretta.br, analisou o comportamento de 1.200 moradores das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, entre os meses de abril e maio deste ano, para entender como a crise afetou o bolso dos brasileiros e o que eles esperam das marcas neste momento.

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Comportamento do consumidor no quarto trimestre

Mundo do Marketing

Pesquisa encomendada pelo Google mostra a consolidação do Black Friday no País. O brasileiro está disposto a comprar produtos de maior valor, como eletrodomésticos e viagens.

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51% dos internautas fizeram compras por aplicativos no último ano, revela estudo da CNDL/SPC Brasil

SPC Brasil

Estudo realizado em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito aponta que nos últimos 12 meses, mais da metade dos internautas fizeram alguma compra por meio de aplicativos – o percentual é ainda maior entre a população mais jovem (60%).

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Infográfico: Copa do Mundo 2018

Kantar Ibope Media

Infográfico da Kantar Ibope Media traz os números das transmissões das partidas da Copa do Mundo da Rússia no mercado de mídia no Brasil. 

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Pesquisa PwC mostra consumidor brasileiro mais propenso a compras via mobile

NOVAREJO

Dados da pesquisa Global Consumer Insights 2018, que ouviu 22 mil pessoas em 27 países, sendo 1.000 delas no Brasil, aponta um crescimento no consumo online em diferentes categorias de produtos entre 2014 e 2018. 

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Em dez anos, os shoppings serão "microcidades hiperconectadas" (em espanhol)

Adlatina 

Um relatório da J. Walter Thompson Intelligence aponta que as compras serão apenas mais uma parte dos centros comerciais, que oferecerão serviços de bem-estar e espaços para desenvolvimento de participação cidadã. 

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Brasileiro não quer abrir mão da TV paga, mas quer fazer valer mais cada centavo investido em serviços

Tela Viva 

Renato Meirelles, sócio e presidente do Instituto Locomotiva, apresentou um breve panorama da economia brasileira atual e as recentes mudanças de hábito do consumidor nos últimos anos durante o PayTV Forum 2018. 

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TV e YouTube são os canais que orientam brasileiros sobre finanças

meio&mensagem

A pesquisa “Hábitos Financeiros dos Brasileiros”, realizado pela empresa de inteligência Ilumeo, junto ao economista Ricardo Amorim, mostra que os consumidores estão mais preocupados com sua educação financeira. 

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Channel 4: 60% dos jovens quer ver publicidade conduzida por propósito (em inglês)

The Drum 

Uma nova pesquisa conduzida pela divisão de vendas de publicidade da emissora Channel 4 mostrou que a maioria dos consumidores com idades entre 16 e 34 anos prestam mais atenção aos anúncios que tratam de questões significativas e, como resultado, são mais propensos a pagar mais por esses produtos. 

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Estudo indica dificuldade das empresas em monitorar compliance

Consumidor Moderno 

A pesquisa “Maturidade do Compliance no Brasil”, realizada pela KPMG com 450 empresas de diversas regiões do país, revela que monitorar a efetividade do compliance é um dos maiores desafios das empresas. 

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Pesquisa mostra aumento da presença de mulheres e negros em campanhas publicitárias

Jornal Nacional 

Pesquisa da agência Heads mostra que a presença de mulheres, negros e minorias aumentou em campanhas de publicidade no Brasil. O percentual ainda é pequeno, mas os dados indicam que a publicidade tem se esforçado para se adaptar às mudanças e deixar de lado os estereótipos. 

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Pesquisa aponta os comerciais mais emocionais da Copa

meio&mensagem

A agência inglesa System1 Research reuniu oito comerciais, exibidos no Brasil, que mais foram relevantes emocionalmente durante a Copa do Mundo. Para a análise, a empresa usou a ferramenta FaceTrace, métrica que considera os sentimentos de felicidade, surpresa, tristeza, raiva, medo, repulsa e desprezo.

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Um em cada cinco usuários de internet ainda bloqueiam publicidade todo o tempo, revela estudo (em inglês)

MediaPost

Apesar de 'heavy internet users' serem mais propensos a usar um software para bloquear anúncios, eles também, com mais frequência, consideram que a publicidade é importante para o seu comportamento de compra, de acordo com o estudo Dimension, da Kantar Media. 

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Exposição à publicidade online de saúde pública promove melhoria da saúde e da condição física a longo prazo, aponta estudo (em inglês)

MediaPost

Um estudo conjunto de um pesquisador da Microsoft, dois diretores da J. Walter Thompson e um professor da Columbia University revelou que pessoas expostas a anúncios online sobre saúde pública são mais propensas a pesquisar informações sobre saúde no futuro. 

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Reino Unido: Baixa confiança e alto desengajamento sobre as questões de coleta de dados (em inglês)

ResearchLive

Mais de um terço da população do Reino Unido é tolerante à coleta de dados pessoais mas quase um quarto preocupa-se com quais dados são coletados, revela pesquisa da Which? e da BritainThinks. 

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As 10 marcas mais amadas pelos Millennials brasileiros

Consumidor Moderno 

Estudo do Centro de Inteligência Padrão (CIP) em parceria com André Torretta elenca as marcas com as quais os Millennials mais se conectam emocionalmente e identifica quais produtos e serviços são realmente parte do cotidiano dos jovens nascidos entre 1985 e 1999. 

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Estudo revela nível das empresas brasileiras em data driven marketing

PropMark

O Google e o Boston Consulting Group (BCG) apresentaram o estudo “A Jornada Rumo à Maturidade Digital no Brasil”, feito para que o mercado tenha um entendimento mais capacitado possível sobre este cenário e suas oportunidades.

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A mais perfeita união: Revelando a próxima onda de crescimento por meio da unificação da criatividade e da análise (em inglês)

McKinsey 

Estudo da McKinsey mostra como as empresas que aproveitam a criatividade e os dados em conjunto têm taxas de crescimento duas vezes mais altas que as empresas que não o fazem.

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Estudo BrandZ enfatiza a importância da disrupção, da criatividade e da publicidade (em inglês)

The Drum 

A mais recente pesquisa BrandZ quantificou a conexão entre a disrupção, a criatividade e a publicidade de qualidade e calculou que a influência dessas três qualidades combinadas pode impulsionar o valor da marca em até 265%.

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Globosat apresenta estudo sobre a Copa do Mundo

Clube de Criação

Pesquisa “Torcedores do Brasil” mostra que a população busca mais informação personalizada, tecnologia e entretenimento que preze pela diversidade.

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Havas revela a natureza contraditória dos consumidores (em espanhol)

La Publicidad

Novo estudo da Havas, “The MEaningful Shift”, revela problemas profundamente contraditórios dos consumidores ao redor do mundo. O estudo, que ouviu 12.000 pessoas em 32 países, descobriu que os consumidores buscam equilíbrio entre a culpa e a satisfação no ato de consumir. 

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Infográfico: Dimension 2018

Kantar IBOPE Media 

Estudo anual da Kantar Media aponta tendências e desafios mundiais nos meios de comunicação e no planejamento de mídia. O estudo foi realizado com 5 mil consumidores conectados em 5 dos maiores mercados de mídia do mundo. 

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Kantar IBOPE Media revela o perfil dos interessados por futebol na América Latina

Kantar IBOPE Media 

A Kantar IBOPE Media traçou o perfil dos interessados por futebol na América Latina, com base nos dados do Target Group Index, e analisou a relação desses consumidores com os meios de comunicação.

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Marcas que patrocinam futebol nacional são associadas à Copa por tabela

PropMark

Pesquisa colaborativa que o Instituto Qualibest realizou em parceria com diversas agências de publicidade e anunciantes mostra que algumas empresas geram recall pela tradição em patrocínio aos esportes brasileiros, apesar de não serem patrocinadoras da Copa.

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Google aponta que 75% dos brasileiros dizem "viver" a Copa

Adnews

Pesquisa do Google sobre os hábitos, os desejos de compra e o que as pessoas preferem consumir nessa época indica que 47% dos brasileiros já estão fazendo algum tipo de preparação para o evento e suas preocupações são manter a casa arrumada e abastecida de produtos que possibilitem o conforto de todos.

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Anúncios em social são mais relevantes para as gerações Y e Z

meio&mensagem

Estudo State Of Digital Advertising, elaborado pela Adobe Digital Insights, divisão de pesquisas da Adobe, indica que os anúncios em social seguem como os mais relevantes para quem nasceu após os anos 1980.

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Estudo da Havas identifica memorabilidade como chave para marcas que buscam por campanhas de sucesso (em inglês)

The Drum 

Novo estudo da Havas identificou a memorabilidade como meta principal para marcas que buscam campanhas de sucesso - mas apenas se elas forem lembradas 60 dias ou mais após serem visualizadas. 

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Projeções 2018-2023

BNDES

Publicação do Departamento de Pesquisa Econômica do BNDES traça projeções para o crescimento da economia brasileira no período 2018-2023 e indica possibilidade de crescimento da ordem de 2,5% a 3,0% sem o surgimento de pressões inflacionárias relevantes. 

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O novo novo

Kantar Ibope Media 

A tecnologia e as novas mídias geram oportunidades para conteúdos e anúncios diferenciados, com a adoção do marketing sensorial, realidade virtual, realidade aumentada ou de estratégias mistas.

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Estudo: O futebol brasileiro continua amador no marketing esportivo

Consumidor Moderno 

Levantamento da Sports Value mostra que, ao contrário de Neymar, os clubes profissionais brasileiros não aproveitam potencial do marketing no futebol. 

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Estudo revela aumento em 90% de procura por sites confiáveis

meio&mensagem

Estudo “In News We Trust” entrevistou 16 mil consumidores dos EUA, França, Alemanha, Itália, México e Brasil. A média dos países participantes foi de 75% de procura por sites confiáveis.

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95% dos internautas brasileiros assistem TV enquanto usam internet

Ibope Inteligência

Segundo pesquisa do IBOPE Conecta, em três anos aumentou para 95% a quantidade internautas que assistem TV e navegam na internet ao mesmo tempo. Em 2015, esse era o hábito de 88% dos usuários de internet do país.

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E se a Inteligência Artificial fizesse suas compras?

NoVarejo

Pesquisa do Grupo Omnicom feita com consumidores dos Estados Unidos mostrou alto índice de pessoas que deixariam a inteligência artificial tomar o controle das suas aquisições.

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Infográfico: A relação dos brasileiros com as fake news

Consumidor Moderno 

O Digitalks e o Opinion Box realizaram uma pesquisa que mostrou a relação dos brasileiros com as fake news e revelou que mais de um terço dos brasileiros já compartilhou notícias falsas mesmo depois de saber que se tratavam de fake news.

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Infográfico: Como fazer um anúncio para celular que os consumidores não odeiem (em inglês)

Adweek

Pesquisa do IPG Media Lab e da Magna Global indica que embora um número menor de entrevistados consiga lembrar de anúncios de seis segundos (41%) versus anúncios de 15 segundos (50%), eles consideraram as marcas que usaram anúncios mais curtos como mais relevantes, inovadoras e modernas - especialmente quando as marcas usam um formato mais adequado para um smartphone do que o layout horizontal padrão.

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Indústria da TV europeia concorda que chegou a hora de ter melhores dados e métricas (em inglês)

Campaign

Pesquisa realizada pelo consórcio que inclui a Adobe, MTM, Sky, TVbeat e Alphonso indica que executivos de TV europeus concordam que novas iniciativas e métricas de dados de audiência são necessários para que permaneçam competitivos.

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Comunicação integrada e criatividade: a melhor forma de entregar anúncios relevantes para o consumidor conectado

Kantar IBOPE Media

A nova edição do Dimension, estudo da Kantar Media sobre a relação do consumidor conectado com a publicidade, ouviu 5 mil pessoas, maiores de 18 anos, no Brasil, China, França, Reino Unido e EUA. O levantamento aponta que estamos vivendo em uma economia mista dos meios de comunicação, onde os meios já consolidados seguem resilientes e conversam cada vez mais com o digital e as novas tecnologias. 

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Qualidade da publicidade digital é ponto crítico para marcas

meio&mensagem

Nova edição do estudo Dimension, realizado pela Kantar Media no Brasil, China, França, Estados Unidos e Reino Unido, indica que os consumidores que navegam na internet enxergam valor na publicidade, mas que repetição e falta de criatividade incomodam.

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Recessão e inflação são os principais temores do consumidor brasileiro

NoVarejo

Pesquisa da PwC mostra que os brasileiros que pretendem gastar menos neste ano têm como principais temores recessão e inflação, mesmo diante das análises que sugerem melhora do cenário.

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Brasileiros buscam alimentação saudável sem radicalismos

Mundo do Marketing

Pesquisa da Mintel mostra que população quer comer bem, mas demonstra resistência para comportamentos que exigem maior esforço.

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Acesso à internet por TV já é maior do que por tablet, diz IBGE

Agência Brasil 

A pesquisa "Características gerais dos domicílios e dos moradores 2017", do IBGE, confirma a substituição gradativa do uso do telefone celular em detrimento do telefone fixo e do acesso à Internet via aparelhos de TV e celular em lugar do tablet. 

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Kantar elege 'propósito' como chave para crescimento de marca (em inglês)

The Drum

A mais recente pesquisa da Kantar Consulting, Purpose 2020, aponta que marcas conduzidas por um propósito viram valorização aumentar 175% nos últimos 12 anos.

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Infográfico: O que os consumidores esperam das marcas em relação aos temas com os quais eles se preocupam (em inglês)

Adweek

De acordo com novo estudo, 75% dos consumidores globais esperam que as marcas contribuam com o seu bem-estar e sua qualidade de vida. 

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Poucas pessoas se sentem confortáveis ao compartilhar dados com terceiros (em inglês)

eMarketer

Segundo pesquisa da Vision Critical sobre consumidores digitais da América do Norte, 80,1% dos entrevistados disseram que se sentiriam à vontade para compartilhar informações pessoais diretamente com uma marca para fins de personalização de mensagens de marketing. Mas apenas 16,7% disseram que concordariam em compartilhar esse tipo de informação com terceiros.

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Pessoas acreditam que os anúncios estão se tornando mais invasivos (em inglês)

eMarketer

Pesquisa com usuários de internet dos EUA feita pela Kantar Millward Brow indica que a maioria dos entrevistados disseram que veem mais anúncios no geral e que os anúncios agora estão aparecendo em mais lugares.

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10 características do consumo no Brasil em 2018, segundo a PwC

Época Negócios

A pesquisa Global Consumer Insight Survey 2018, da PwC, ouviu 22 mil pessoas para entender os hábitos do consumidor no Brasil e em outros 26 países. 

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Nova pesquisa do IPA revela incoerência entre conhecimento de terminologias relacionadas à inteligência artificial e sua adoção (em inglês)

IPA

Relatório AI Radar, do Institute of Practitioners in Advertising, revelou que existe uma perceptível desconexão entre o conhecimento dos termos relativos à inteligência artificial e que muitos consumidores utilizam ferramentas conduzidas pela AI sem ter conhecimento disso. 

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Estudo aponta 10 marcas que mais se preocupam com diversidade

Clube de Criação

De acordo com o estudo Oldiversity, realizado pela Croma, 44% dos entrevistados associam a abordagem da diversidade à área de cosméticos e beleza e 12% à de alimentos e bebidas.

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EUA: Pesquisa contraria senso comum e diz que homens são mais consumistas

No Varejo

Pesquisa sobre comportamento do consumidor da First Insight revela que 42% dos homens são mais propensos que as mulheres a fazer compras na loja. Além disso, 31% dos consumidores do sexo masculino estão mais propensos a pagar o preço total dos produtos em vez de negociar descontos.

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59% dos brasileiros têm interesse em dispositivos com inteligência artificial

Consumidor Moderno

Pesquisa da PwC Global Consumer Insights 2018 indica que os consumidores brasileiros ocupam o topo do ranking de interesse em assistentes virtuais que funcionam por meio de inteligência artificial, superando a China e os Estados Unidos.

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Maioria das pessoas não distingue jornalismo de boatos

Propmark

Estudo global Edelman Trust Barometer revela que as fake news são muito mais nocivas do que se pensa e influenciam a queda da confiança na mídia e em outras instituições, como governo, empresas e ONGs.

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Processo de compra do brasileiro está cada vez mais interativo e inteligente

Supermercado Moderno

Dados da Kantar Worldpanel apresentados durante evento da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) mostram que a vida mais conectada, a busca por simplificação no dia a dia e o bolso mais apertado transformaram a forma de comprar dos brasileiros. 

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Maioria das empresas ainda não adotou tecnologias emergentes (em inglês)

eMarketer

Pesquisa da PointSource indica que tecnologias como blockchain e inteligência artificial geram muitos comentários, mas a maioria das empresas ainda não as adotou.

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População acima dos 50 anos é desafio para a publicidade

PropMark

Estudo do Instituto Locomotiva indica que 76% dos “maduros” dizem não se identificar na forma como as propagandas os representam. 81% afirmam que a publicidade deveria representar melhor a diversidade da população brasileira e 88% acreditam que os anunciantes deveriam respeitar a diversidade de seus clientes.

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MRS Delphi Group lança relatório sobre confiança (em inglês)

ResearchLive

O think tank da Market Research Society (MRS), The Delphi Group, divulgou um novo relatório que investiga como a tecnologia está afetando a confiança dos consumidores nas marcas. 

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Construa marcas com anúncios de 15 segundos (em inglês)

Warc

Segundo uma nova pesquisa da Forethought, os comerciais de 15 segundos podem ser tão efetivos racional e emocionalmente como os tradicionais de 30 segundos.

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72% dos brasileiros mudaram seus hábitos financeiros por causa da crise econômica, mostra pesquisa do SPC Brasil e CNDL

SPC Brasil 

55% dos entrevistados afirmam que passaram a evitar compras de produtos supérfluos e reduziram gastos com lazer. Oito em cada dez consumidores pretendem manter os novos hábitos caso a crise seja resolvida em 2018. 

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Números do Kantar Millward Brown mostram que anunciantes não estão atingindo o alvo (em inglês)

The Drum

Apesar das marcas estarem investindo cada vez mais para alcançar seu público-alvo, menos da metade dos consumidores nos Estados Unidos afirmam estarem vendo anúncios relevantes, de acordo com o estudo AdReaction, do Kantar Millward Brown. 

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EUA: Uso do Facebook cai pela primeira vez na história

Adnews

Pesquisa Infinite Dial, da Edison Research e Triton Digital, seguiu o uso do Facebook desde 2008 e, pela primeira vez, a parcela de americanos que usam constantemente a plataforma diminuiu de 67% para 62% entre as pessoas com mais de 12 anos.

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IBGE: Maioria dos brasileiros acessa a Internet para trocar mensagens

Tele.síntese 

Celular é a principal forma de acesso à web, usada por 94,6% dos internautas do país, apontam resultados da  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios TIC 2016, do IBGE.

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Alimento industrializado é considerado menos saudável por brasileiros

meio&mensagem

Levantamento do portal Minha Vida com dados coletados durante cinco anos analisa a percepção dos consumidores da classe C sobre a saudabilidade dos alimentos. 

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FAAP mostra crescimento do Instagram, queda no Facebook e tendências nas redes

Adnews 

Relatório #MS360FAAP mostra que o Facebook é a rede em que as marcas alcançam melhores resultados em volume de fãs. No entanto, o YouTube aumentou em quase 800% o número de inscritos nos canais das marcas e o Instagram cresceu mais de 2000% nos últimos três anos.  

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Nova/SB avalia intolerâncias nas redes sociais

Clube de Criação 

A Nova/SB divulgou dados da segunda edição da pesquisa "Intolerância nas Redes", realizada pela plataforma Comunica que Muda e pela Torabit. A pesquisa monitorou comentários relacionados à aparência das pessoas, às classes sociais, à deficiências, homofobia, misoginia, política, idade/geração, racismo, religião e xenofobia.

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Estudo avalia transparência de empresas

Propmark

A Transparência Internacional divulgou o estudo “Transparência em Relatórios Corporativos: as 100 Maiores Empresas e os 10 Maiores Bancos Brasileiros”. A pesquisa é a primeira da série “Transparency in Corporate Reporting” (TRAC) realizada com amostra composta exclusivamente por empresas com sede no Brasil e avalia como as companhias divulgam três dimensões: programas anticorrupção, estrutura organizacional e dados financeiros sobre a atuação em outras nações.

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Geração Z prefere marcas "diferentonas"

meio&mensagem

Pesquisa da consultoria Consumoteca aponta que jovens entre 17 e 21 anos preferem marcas engajadas e "diferentonas" e acreditam que sua forma de se vestir é o maior fator de expressão individual. 

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Maioria dos profissionais de publicidade e mídia acreditam que os estudos de publicidade digital são "inadequados" (em inglês)

The Drum

Pesquisa realizada pela Inskin Media e Research Now mostra que apenas 5% dos profissionais de mídia e publicidade acreditam que estudos de pesquisa comercial em publicidade digital são de boa qualidade.

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Kantar Media revela tendências em mídias sociais

Propmark

A pesquisa "As tendências das mídias sociais para 2018" aponta que a busca por mais privacidade e o combate ao fake news estão entre os principais movimentos em 2018. 

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Marcas nacionais ou produtos globais: O que o brasileiro prefere?

Consumidor Moderno

Estudo da Nielsen confrontou produtos nacionais e multinacionais e mapeou em quais segmentos os consumidores preferem marcas locais ou globais. 

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Internet ainda é pouco utilizada por MPEs

meio&mensagem

Estudo do Sebrae-SP e da Fundação Seade aponta que apenas 34,2% das micro e pequenas empresas do estado de São Paulo divulgam produtos e serviços na web e 22,3% não fazem divulgação alguma. 

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É hora de entender a "geração Now", diz GfK

Tela Viva

Segundo dados da GfK baseados em entrevistas que estão sendo feitas para traçar o perfil dos jovens da "geração now", esta é uma geração com características culturais muito diferente da geração que os antecedeu. O perfil e hábitos de mídia dos jovens de 15 a 25 anos que já nasceram em um ambiente tomado pela Internet foi discutido pela GfK na CES 2018, que acontece esta semana em Las Vegas. 

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Marcas ganham com incentivo à alimentação mais saudável

Propmark

Pesquisa do Kantar Worldpanel na América Latina mostra que a população está atenta aos problemas de saúde causados pela alimentação inadequada e que as marcas estão seguindo a tendência do mercado e ajudando o consumidor na busca por um estilo de vida mais saudável, independentemente das regulações. 

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11,5 milhões de consumidores devem fazer compras de última hora neste Natal, estimam SPC Brasil e CNDL

SPC Brasil

Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas em todo o país estima que 11,5 milhões de pessoas irão comprar os presentes apenas uma semana antes do Natal, o que corresponde a 9% de consumidores que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano.

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Renault lidera ranking de neuromarketing

meio&mensagem

Pesquisa da Forebrain avaliou os níveis de atenção, motivação e memorização nos telespectadores no último ano entre mais de 200 comerciais criados por 68 agências. 

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As métricas são mais importantes para as marcas e as agências (em inglês)

Warc

Uma pesquisa realizada pelo WARC para a publicação Toolkit 2018, que abrange 616 profissionais de marketing e publicidade em todo o mundo, mostra que a visibilidade e a mensuração precisa são as preocupações mais citadas (49% das marcas e 45% de agências), mais do que questões como talento e habilidades (44% de marcas e 39% de agências).

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Mau uso do big data gera perda de US$ 2,5 trilhões para o varejo mundial

NoVarejo

Pesquisa anual Strategy Global Consumer Pulse Research, da consultoria Accenture, aponta que cerca de 50% dos consumidores norte-americanos disseram ter trocado de marca ou desistido de consumir neste ano por causa da fraca experiência de compra.

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Brasileiro não está otimista com 2018

Ibope Inteligência

Segundo pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência em novembro, apenas 41% da população acredita que 2018 será melhor do que 2017 e somente 21% esperam um ano de maior prosperidade econômica em relação a 2017.

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Connected Life 2017: Conectados e desconfiados

Kantar Brasil

Segundo dados do estudo global Connected Life, mais da metade dos brasileiros conectados acreditam que o que veem nas mídias sociais não é confiável.

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Com que frequência os consumidores clicam intencionalmente em anúncios online? (em inglês)

eMarketer

A Button e a App Annie fizeram uma pesquisa com 1.106 usuários de smartphones dos EUA de 18 a 73 anos e descobriram que, em sua maior parte, os consumidores não estão interessados em anúncios para dispositivos móveis.

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FCB investiga medos e a relação das marcas com eles

Clube de Criação

A FCB Brasil, em parceria com o Coletivo Tsuru e com a Quantas, desenvolveu o estudo "Os Medos que Pairam sobre Nós" para entender quais os principais medos que afligem os brasileiros na atualidade e como lidar com eles. A pesquisa também avaliou o papel das marcas - das categorias bancos, automóveis, telecom, internet, seguros e cuidados pessoais - nessa atmosfera.

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Pesquisa: Os millennials são mais propensos a ter acesso a notícias por meio de vídeos em redes sociais (em inglês)

Adweek

Levantamento feito pela Arkadium descobriu que os millennials costumam se ter acesso a notícias em vídeo postadas nos feeds de suas redes sociais (59%), seguidas de sites de notícias e aplicativos (58%) e plataformas baseadas em pesquisa (38%).

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Cerca de 80% das empresas estão investindo em inteligência artificial

PropMark

Pesquisa da Teradata, conduzida pela Vanson Bourne em 260 grandes companhias em todo o mundo, indica que uma de cada três corporações acreditam que suas organizações precisarão investir mais nos próximos 36 meses para se manter no ritmo dos concorrentes.

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56% dos brasileiros consideram posicionamento das marcas sobre questões sociais antes de comprar

Propmark

O estudo Edelman Earned Brand 2017, realizado em 14 países, revelou que mais de 60% dos brasileiros consomem ou boicotam marcas com base em como elas se posicionam em relação a uma questão relevante. Além disso, 61% acredita que as marcas podem fazer mais do que os governos para solucionar problemas sociais.

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A crise econômica ajudou a construir um novo consumidor?

Consumidor Moderno

Estudo da consultoria A Ponte buscou entender quais são as consequências da instabilidade econômica dos últimos anos na vida dos brasileiros e como isso mudou sua percepção de consumo. 

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Você gosta do seu logo, mas e os seus consumidores? (em inglês)

Ad Age

Em pesquisa online para o Ad Age, a Morning Consult perguntou a 1.296 especialistas em marcas e 2.201 consumidores que não trabalham com marketing o que eles pensavam sobre os logotipos mais conhecidos da atualidade. Foram encontradas algumas concordâncias previsíveis, mas também algumas opiniões surpreendentes.

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Notícias falsas afetam confiança na mídia, mas grandes veículos se saem melhor, diz pesquisa

Reuters

A Kantar entrevistou oito mil pessoas nos Brasil, nos Estados Unidos, no Reino Unido e na França, e descobriu que jornais, revistas e canais de TV mantiveram um índice de confiança pública maior do que os meios digitais.

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Marcas devem olhar para geração X e boomers no mobile

meio&mensagem

Estudo da Mobile Marketing Association, realizado pela Kantar Millward Brown e Netquest, revelou que pessoas nascidas a partir de 1960 são mais suscetíveis a comprar a partir de publicidade. 

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Empresas investem mais em programas anticorrupção após a Lava Jato, diz pesquisa

Época Negócios 

Em pesquisa realizada pela Amcham, Câmara Americana de Comércio, com 130 executivos de empresas de diferentes portes e segmentos, 59% dos entrevistados afirmaram que a Lava Jato e as operações anticorrupção levaram as empresas a aumentar os investimentos em compliance. 

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Brasileiro é "heavy user" de smartphone

Consumidor Moderno

O uso do smartphone no cotidiano dos brasileiros é acima da média global. 38% afirmam usar o dispositivo durante seis horas ou mais por dia. O IAB Brasil fez um compilado do estudo "Always On", levantamento realizado em 18 países, incluindo o Brasil, sobre os hábitos do consumidor e o impacto da publicidade mobile. 

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Rádio mantém sua presença pelo Brasil, aponta pesquisa da Kantar IBOPE Media

Kantar Ibope Media

De acordo com a pesquisa da Kantar Ibope Media, o tempo médio que o brasileiro dedica a ouvir rádio é de 4 horas e 40 minutos. As populações da Grande Goiânia, Grande Rio de Janeiro e Grande Recife destacam-se em tempo médio diário escutando rádio. 32% dos ouvintes disseram prestar atenção sempre ou quase sempre à publicidade veiculada no meio. 

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Consumidor complementa as compras em minimercados, depois de ter adquirido os principais itens nos atacarejos

Supermercado Moderno

O Estudo CVA Solutions sobre Varejo Alimentar 2017 revelou importantes mudanças no comportamento do consumidor por causa do impacto da recessão econômica. O estudo também ouviu a opinião dos consumidores quanto à Força da Marca e Valor Percebido. 

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Consumidor dá importância à opinião expressa pelas marcas

Valor

Pesquisa da agência de comunicação Edelman revela que quase dois terços dos consumidores se importam em como a marca se posiciona em relação a questões sociais e políticas na hora de escolher que produto comprar. O percentual no Brasil supera a média global. 

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Brasileiro acredita que eleições de 2018 podem tirar país da crise, aponta pesquisa

Portal FGV

Pesquisa de opinião pública realizada pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (DAPP) buscou entender os valores que orientam escolhas e preferências dos indivíduos hoje e no futuro. A pesquisa aborda a confiança dos brasileiros na política, na economia e na estrutura social em geral, as expectativas a respeito do futuro e o comportamento diante de questões da nossa estrutura social. 

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Gasto dos brasileiros com 50 anos ou mais soma R$ 1,6 trilhão no ano

Valor

De acordo com Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, que realizou o estudo "Longeratividade", os números chamam a atenção para um mercado que só tende a crescer e isso "abre oportunidades econômicas e também demandas por políticas públicas". 

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Pesquisa da Viacom aponta que Brasil é vice-líder em tempo gasto em telas de dispositivos por pré-escolares

Tela Viva

A Viacom entrevistou cerca de 6,5 mil famílias de crianças de 2 a 5 anos em 12 países com o objetivo de obter informações sobre como elas estão crescendo e aprendendo nos dias de hoje.

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Unidades da IPG descobrem que níveis de atenção para vídeos publicitários interativos são comparáveis com os de TV e que o formato curto não é necessariamente melhor (em inglês)

MediaPost

A Magna, da Interpublic, e a IPG Media Lab vão publicar os resultados de uma amostragem científica de mercado que indicam que vídeos publicitários interativos vistos em tablets, computadores e smartphones geram níveis de atenção comparáveis aos anúncios de TV. 

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Estudo aponta principais tendências das marcas na relação com clientes

Adnews

Estudo “As empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente”, da consultoria nacional DOM Strategy Partners, indica que as companhias que atuam nos setores de convergência, serviços digitais, fidelidade, aviação, varejo online, bancos e serviços financeiros são as pioneiras em levar novas experiências e incrementos para o consumidor final.

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Para não estourar orçamento, latinos se transformam em “malabaristas”

Kantar Brasil Insights 

O Consumer Watch da Kantar Worldpanel analisa a percepção do consumidor latino em 15 países da América Latina e constatou que em 2017 predomina um cenário de pessimismo para a maioria das famílias. E para não ultrapassar o orçamento, os latino-americanos se transformaram em "consumidores malabaristas".


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75% das mulheres latinas gostam de trabalhar e ser independentes

Propmark

Estudo Consumer Watch Lifestyles Latam, da Kantar Worldpanel, mapeou o estilo de vida, hábitos e preocupações em 15 países da América Latina. 

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Como as empresas brasileiras encaram a responsabilidade social

Época Negócios 

Durante a conferência Ethos 360°, em São Paulo, pesquisadores apresentaram um estudo que buscou analisar as empresas brasileiras e como elas enxergam a responsabilidade social corporativa em seus modelos de negócios. 

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Ipsos mostra diferenças regionais em novo estudo

meio&mensagem

Em evento realizado pelo SBT em São Paulo para agências e clientes do mercado publicitário, a Ipsos apresentou um estudo que mostra os interesses de cada região do país, hábitos de lazer e formas de consumir conteúdo.

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Infográfico: Como as pessoas consomem no e-commerce

Época Negócios

A empresa de comércio eletrônico Rakuten investigou como as pessoas consomem no e-commerce, as diferenças entre as gerações e o que influencia na hora da compra. 

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Entendendo as categorias de comportamento de compra (em inglês)

Warc

Jonathan Dodd e Matt Robins, respectivamente Global chief strategy officer e diretor de planejamento para Europa, Oriente Médio e África da Geometry Global, descrevem três tipologias comportamentais envolvidas na maior parte das decisões de compra que foram traçadas após levantamento quantitativo com cerca de 60 mil pessoas. 

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JCDecaux lança estudo sobre inteligência geográfica e mapeia o comportamento das gerações

CidadeMKT

Estudo apresenta o conceito dos nômades urbanos, pessoas que se movimentam com grande fluidez pelas cidades, quebrando antigas barreiras de classe social mas enfrentando novas barreiras impostas pelo trânsito.

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Conheça a nova classe média construída sob os pilares da crise

NOVAREJO

Pesquisa realizada pela consultoria A Ponte Estratégia aponta o que está mudando no consumidor por causa da crise e mostra como os brasileiros estão se tornando mais exigentes.

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Consumidores brasileiros pagariam mais por experiência melhor de compras

IDGNow

Pesquisa da Capgemini, fornecedora de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, indica que 81% dos clientes se mostram dispostos a aumentar seus gastos com outra organização em troca de uma experiência melhor.

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Consumo de vídeo na internet cresce 90% em três anos

meio&mensagem

Pesquisa da Provokers para Google e Meio & Mensagem mostra que as pessoas já dedicam quantidades de tempo equivalentes para assistir TV e vídeos na internet.

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Ipsos Insight: Brasileiro é o que mais valoriza marcas

Ipsos

O estudo Global Trends Survey, conduzido pela Ipsos em 23 países, aponta o país entre os mais receptivos à publicidade. O estudo também analisou a relação dos brasileiros com as marcas antes e depois do início da crise. 

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47% dos internautas sempre buscam informações online antes de comprarem em lojas físicas, mostra levantamento do SPC Brasil e CNDL

SPC Brasil

O levantamento também apontou que 23% dos internautas também têm o hábito de visitar uma loja física antes de fazerem uma compra pela internet. 

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40% dos consumidores gostariam que os e-mails das marcas fossem menos promocionais e mais informativos (em inglês)

Adweek

A pesquisa Adobe Consumer Email Survey revelou este e mais 8 estatísticas sobre a relação dos consumidores com os e-mails. 

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Os CMOs estão prontos para a inteligência artificial?

meio&mensagem

A IBM realizou uma pesquisa em parceria com a consultoria Oxford Economics e ouviu 525 CMOs e 389 líderes de vendas de empresas globais, incluindo países da América Latina, para saber se os executivos estão preparados para a era cognitiva. 

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Internet é principal fonte de informações antes das compras, aponta Kantar IBOPE Media

Adnews

Segundo o TG.Net, estudo online da Kantar IBOPE Media, 73% dos internautas afirmam que recorrem à internet para se informar antes de comprar algo e 71% concordam que a internet oferece informações sobre produtos ou marcas que não estão disponíveis em outro lugar.

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Quatro impactos do celular no comportamento do consumidor, segundo o Google

NOVAREJO

O uso de smartphones alterou o comportamento do consumidor, que passou a buscar respostas imediatas para questões do dia a dia. O Google chamou essas de buscas de "micromomentos". Lisa Gevelber, VP de Marketing para as Américas do Google, descreve as mudanças que já podem ser vistas no comportamento atual do consumidor.  

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GNT investiga felicidade em novo estudo

meio&mensagem

A pesquisa “Prazer, Alegria”, realizada pela GNT em parceria com a Inesplorato, procurou entender o que provoca esses sentimentos no telespectador. 

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Anúncios que refletem a demografia engajam mais

meio&mensagem

A Shutterstock e a empresa de mapeamento Lumen identificaram os tipos de fotos que geram maior engajamento e visibilidade. A análise foi feita com base no movimento dos olhos. 

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Ambiente econômico na América Latina faz compradores se voltarem para marcas locais

Kantar Brasil Insights

As marcas locais de bens de grande consumo ganharam impulso no ranking das mais escolhidas na América Latina. 46% das marcas mais escolhidas são regionais. 

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WhatsApp é o app de rede social mais usado pelos internautas brasileiros

Ibope Inteligência 

Pesquisa do CONECTA mostra que 91% dos internautas brasileiros utilizam o aplicativo. Facebook, Instagram, Messenger e Twitter também aparecem entre os mais utilizados. 

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Futebol é o gênero que mais atrai os pais na TV, indica Kantar IBOPE Media

Kantar Ibope Media

Segundo o Target Group Ratings TV, além de Futebol, Carros e Motores e Jornalismo também estão entre os gêneros mais consumidos pelos pais e o pico de consumo de TV por este público é entre 19h e 23h. 

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Como os pais consomem mídia no Brasil, segundo a Kantar TNS

Clube de Criação

Segundo dados do estudo Connected Life, da Kantar TNS, entre os pais brasileiros conectados à internet, 84% passam em média 2h30min por dia navegando nas redes sociais e 66% passam em média 1h25min por dia assistindo a vídeos online.

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Marcas perdem alcance por preferirem imagens a vídeos no Facebook

Adnews

O estudo "Mídias Sociais 360º", realizado pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP em parceria  com a Socialbakers, revelou que as 100 empresas brasileiras com mais interações no Facebook ainda não mudaram suas estratégias para se adequar a uma realidade que vem mudando e privilegia publicações em vídeo. A pesquisa é realizada a cada três meses e mede o desempenho das 100 maiores  marcas brasileiras presentes no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, em número de seguidores.

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Como garantir que a publicidade conquistou o consumidor

Exame

Pesquisadores da  Kellogg School, da Northwestern’s Medill School of Journalism, Media, Integrated Marketing Communications e da Universidade de Seattle descobriram que quando os consumidores se sentem envolvidos em uma experiência, ficam mais propensos a repeti-la e esse sentimento se alastra para os produtos associados à experiência, fazendo com que esses consumidores se tornem mais favoráveis àquelas marcas ou produtos. 

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Pesquisa do Facebook: Vídeos e realidades mistas devem bombar até 2020

Adnews

A segunda edição da série "20 shifts" analisou as tendências para os próximos anos para ajudar na identificação de oportunidades de negócios e relacionou cinco mudanças tecnológicas que devem mudar a maneira como as pessoas se conectam. 

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K-Trends: Construir uma marca forte é diferencial em tempos de crise

Kantar Brasil Insights

Dados mostram que uma maior força de marca (brand equity) influencia positivamente a recuperação das marcas em momentos críticos, como a atual crise econômica, e que inovação, diferenciação e relevância são alguns dos pontos-chave para resistir a esses momentos desafiadores. 

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Apenas 18% dos brasileiros têm acesso à TV sob demanda

Consumidor Moderno

Estudo da GfK revela como o brasileiro utiliza o aparelho de TV e mostra que 76% ainda gostam de ver televisão na sala. 

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YouTube Insights 2017

Think with Google

O YouTube publicou insights sobre o comportamento do público que consome o conteúdo da plataforma no Brasil. Um dado interessante indica que 'pular anúncios' depende do conteúdo da publicidade ter a ver com o tema do vídeo ao qual o usuário vai assistir em seguida. 

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7 coisas que os brasileiros vão fazer quando a economia voltar a crescer

NOVAREJO

Pesquisa da PWC revela os principais desejos de consumo dos brasileiros para quando acontecer a retomada da economia. 

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A música, as marcas e o consumo

meio&mensagem

Estudo All About Music, que buscou identificar os perfis dos ouvintes e o papel da música na vida dos brasileiros, revelou que mais da metade dos entrevistados compram algum produto associado a artistas. 

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Ipsos revela hábitos dos fãs de futebol

meio&mensagem

Nesta quarta-feira, 19, é celebrado o Dia do Futebol e a Ipsos realizou um levantamento que revela que a internet é o meio mais utilizado pelos fãs do esporte para manterem-se informados. Em segundo lugar na preferência está o rádio. 

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Pesquisa traça potencial de consumo em comunidades

PropMark

Levantamento do Outdoor Social foi realizado para que agências e empresas identifiquem o grande potencial de consumo de comunidades e periferias.

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As marcas que mais emocionaram em junho

meio&mensagem

A Brain Club, plataforma da Forebrain, analisou 41 filmes publicitários veiculados na TV e internet e apontou as peças que mais causaram reações positivas no telespectador em junho. Foram levados em consideração fatores como atenção, motivação e memorização de marcas.

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Em razão da crise, 80% dos brasileiros cortaram gastos em 2017; alimentação fora de casa lidera ranking, apontam SPC Brasil e CNDL

SPC Brasil

Levantamento do SPC Brasil e da CNDL investigou a percepção dos consumidores sobre suas vidas financeiras no primeiro semestre de 2017, o cenário econômico atual e suas perspectivas para o segundo semestre.  

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O marketing nunca mais será o mesmo

meio&mensagem

Estudo da consultoria de tendências diip, do grupo WPP, indica seis revoluções tecnológicas que alteram a forma como marcas e consumidores se relacionam.

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Cai consumo de fralda, iogurte e lâmina de barbear no Brasil; veja ranking

G1

Pesquisa da Kantar Worldpanel mostra quais as categorias de produtos cujas as vendas mais caíram e mais cresceram em um ano e o que mudou nos hábitos de consumo dos brasileiros com a crise. 

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Digital News Report (em inglês)

Reuters Institute for the Study of Journalism 

Relatório do Reuters Institute for the Study of Journalism – University of Oxford, conduzido pela YouGov, traz dados detalhados sobre o consumo de notícias online em 36 países, entre eles o Brasil. Um dos dados, por exemplo, é o de que o acesso de notícias pelo WhatsApp vem crescendo, e o Brasil é o segundo país onde essa tendência é mais popular. Acesse no link o site do relatório. 

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Abril mostra as marcas favoritas de homens e mulheres

meio&mensagem

As revistas Claudia e Vip, do Grupo Abril, vão divulgar em suas edições de julho, as marcas premiadas no Top of Women e Top of Men. As ganhadoras foram eleitas por voto popular. Nas sessões dedicadas aos prêmios das duas revistas serão abordados os pontos mais fortes das marcas e os motivos de serem lembradas pelos consumidores. 

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Estudo detalha comportamento de consumo das famílias brasileiras em 2017

NoVarejo

Consultoria Nielsen apresenta estudo que demonstra que os atuais padrões de consumo dos brasileiros são reflexos de como as famílias foram impactadas pela crise econômica.

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Jovens têm relação de amor e ódio com as redes sociais

PropMark

A pesquisa “Youth in Flux”, realizada pela Viacom com jovens entre 16 e 24 anos, revelou que eles carregam características como confiança, autenticidade e sensibilidade. A pesquisa foi realizada no Brasil, Austrália, África do Sul, México e Estados Unidos. 

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Pesquisa do Grupo Abril traz dados sobre o poder de compra e influência da Geração X

Grupo Abril

O Grupo Abril apresentou nesta quarta-feira, 21 de junho, uma pesquisa inédita que traça o perfil da geração X, que representa 27,1% da população brasileira, é ligada nos meios digitais e influente no consumo, mas é pouco representada na publicidade. O book com o resumo dos principais insights da pesquisa está disponível no link abaixo. 

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Pesquisa revela hábitos de mídia dos produtores rurais brasileiros

ABMRA

A 7ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural, realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio - ABMRA, revelou que um em cada três produtores rurais brasileiros utilizam canais de televisão especializados em agronegócio, revistas do setor e jornais para se informar e auxiliar nas escolhas de produtos e equipamentos para o seu negócio. 

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Prioridades dos CMOs caminham em direção a dados e segurança da marca (em inglês)

Research Live

Relatório da MediaSense, ISBA e Ipsos Connect mostra que as mudanças no panorama da mídia estão levando os anunciantes a aumentarem seu foco em dados e estratégias voltadas ao consumidor, minimização de riscos às marcas e buscas de novos modelos organizacionais de marketing. 

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Redes sociais e mídias tradicionais são as fontes de informação com mais influência na escolha do presidente em 2018

Ibope Inteligência 

Para 36% dos entrevistados pelo Ibope Inteligência, as mídias sociais têm muita influência na escolha de seu candidato presidencial na próxima eleição. A mídia tradicional aparece com 35%. 

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18ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017-2021

A reinvenção do setor por um consumidor multiconectado

Pwc

A PwC lançou esta semana a 18ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017-2021 que apresenta dados de 17 segmentos e perspectivas para os próximos cinco anos. Os números cobrem 54 países. São apresentadas três visões: gastos do consumidor com entretenimento e mídia; gastos com acesso à internet; e gastos do anunciante com a publicidade. O Brasil ocupa a 9ª posição no mercado global de entretenimento e mídia. Conheça a página do estudo. 

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Dia Mundial do Meio Ambiente: O perfil do brasileiro consciente

Consumidor Moderno

Estudo da GfK dividiu os entrevistados em sete grandes blocos de valores em relação à vida e revelou que o comportamento mais focado em responsabilidade e tolerância social é o que mais cresce no Brasil. 

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Brasileiros estão dispostos a mudar o estilo de vida em prol do meio ambiente, indica estudo da Kantar IBOPE Media

Kantar Ibope Media

Target Group Index aponta que 61% dos entrevistados dizem estar dispostos a mudar o estilo de vida para beneficiar o meio ambiente.

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Cinco fatores que levam os consumidores a amar sua marca

NoVarejo

Estudo Marcas Mais Amadas do Brasil, da agência de pesquisas de mercado e comportamento Officina Sophia, indica quais são as iniciativas, ações e estratégias que fazem os clientes se apaixonarem por uma empresa.

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Estadão lança terceira edição do Marcas Mais

O Estado de S. Paulo

O jornal O Estado de S. Paulo acaba de lançar a edição de 2017 do estudo Marcas Mais, elaborado pela consultoria TroianoBranding, que busca classificar e analisar as marcas mais engajadas com seus clientes. Confira o hotsite do estudo. 

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Geração X reinventa vida adulta e 'pula' crise de meia idade

PropMark

Estudo desenvolvido e divulgado pela Viacom International Media Networks aponta o que aconteceu com a geração de jovens dos anos 80 e 90 que entraram no mercado de trabalho e constituíram novas famílias.

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Como os millennials consomem informação?

meio&mensagem

Uma pesquisa da PayPal, conduzida pela MindMiners, analisou os hábitos de consumo de informação dos millennials de todos os estados do Brasil. O Google foi o mais citado como fonte de informação e conhecimento. 

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Estudo de impactos de prazos de pagamento no setor de produção audiovisual

APRO

A Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais, APRO, divulgou o estudo conduzido pela GlobalTrevo Consulting sobre as políticas de prazos de pagamentos no mercado de produção de obras audiovisuais e os seus impactos nas produtoras. 

Confira no link abaixo o relatório completo da pesquisa. 

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TV aberta e internet são principal fonte de informação e entretenimento de quem mora sozinho, mostra pesquisa do SPC Brasil e CNDL

SPC Brasil

De acordo com pesquisa do SPC Brasil e CNDL, filmes e novelas são os programas preferidos dos brasileiros que vivem sozinhos. Nos smartphones, aplicativos de mensagens instantâneas e de transporte particular são os mais utilizados entre os ouvidos na pesquisa. 

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Qualidade é o critério que mais cresce na escolha do consumidor

Supermercado Moderno

Pesquisa da Fecomércio RJ aponta que o preço é o fator que mais pesa na decisão de compra mas perdeu dois pontos percentuais em 2017, de 86% para 84%, na comparação com o ano anterior. O fator qualidade avançou seis pontos percentuais nesse período. A televisão é o meio pela qual os consumidores mais recebem informações sobre ofertas e promoções, mas a internet como fonte tem crescido.

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Dimension: Planejamento de Comunicação em um Mundo Dividido

Kantar Ibope Media

O Dimension, da Kantar Ibope Media, é um estudo que oferece uma visão dos desafios e oportunidades enfrentados atualmente no mercado da comunicação. Cinco mil pessoas de cinco países e 40 líderes internacionais que atuam em agências, anunciantes, mídia, adtech e entidades comerciais, foram ouvidos. Confira o microsite e o relatório completo do estudo. 

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Talent Marcel mapeia comportamento dos jovens

meio&mensagem

A agência Talent Marcel lançou o estudo Mind The Gap. Em parceria com o Multishow, a pesquisa em formato de documentário tem como objetivo apresentar desmistificar o comportamento dos jovens e desfazer esteriótipos. 

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Marcas regionais ampliam vocação nacional

meio&mensagem

No Brasil, marcas fortemente ligadas a uma região conseguiram ganhar proporções nacionais. Estudo da HSM Experience mostra que marcas regionais são fortes porque atuam com proximidade e mantêm a identidade cultural. De acordo com a Nielsen, 34% do faturamento das redes de varejo provêm de marcas regionais de alimentos, limpeza e higiene.

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Nestlé lidera ranking de marca mais amada de 2017

Mundo do Marketing

A imagem da companhia suíça se destaca no quesito "Feito pra Mim" na pesquisa "Marcas Mais Amadas", desenvolvida pela Officina Sophia. 

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Fiéis às novelas, mulheres ficam mais de oito horas por dia frente à TV, diz estudo

R7

Segundo levantamento da GfK, os gêneros de maior alcance entre as mulheres de 18 anos de idade ou mais no primeiro trimestre de 2017 foram: Jornalismo (28,9 milhões), Novela (28,6 milhões) e Filme (28,5 milhões).

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Global Trends 2017: Estudo da Ipsos detecta tendências

Clube de Criação

A Ipsos ouviu mais 18 mil pessoas em 23 países para saber como as marcas e produtos são vistos pelos consumidores e identificar as tendências para este ano. 

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Na internet, propaganda incomoda muito mais

Valor

Segundo pesquisa da Ipsos Public Affairs realizada em 23 países, 75% das pessoas consideram que os anúncios na Internet são irrelevantes. No Brasil, mais de 60% utilizam bloqueadores de anúncios. 

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4 entre 10 brasileiros não sabem o que comprar nesse Dia das Mães

Exame

Estudo do Google Brasil sobre os hábitos de consumo na data que é a segunda mais importante do varejo no país e a terceira maior do varejo online indica que muitos brasileiros ainda não sabem o que comprar para suas mães.

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50% dos consumidores acessam mídias online ao menos uma vez ao dia, mas a maioria prefere publicidade em plataformas tradicionais, aponta Kantar Media

Kantar Ibope Media 

Os formatos de mídia em que os entrevistados afirmaram geralmente gostar dos anúncios são cinema, TV e revistas. Os dados são parte do estudo internacional Dimension, da Kantar Media. 

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As marcas com maior engajamento emocional

meio&mensagem

A Forebrain pesquisou a reação emocional dos consumidores a filmes publicitários veiculados nacionalmente na TV e na internet. Utilizando tecnologias de análise de padrão de ondas cerebrais e monitoramento dos olhos, foram mapeados três elementos fundamentais nas reações dos consumidores: atenção, motivação e memorização. 

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36% dos consumidores acreditam que a publicidade está mudando para melhor, indica Dimension, da Kantar Media

Kantar Ibope Media

A Kantar Media entrevistou 5.213 pessoas nos cinco maiores mercados publicitários do mundo: Brasil, China, França, Reino Unido e Estados Unidos. Confira os 10 principais insigths dos consumidores ouvidos na pesquisa. 

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Saúde é prioridade para o consumidor, aponta pesquisa

Supermercado Moderno

Segundo a pesquisa da Revolução dos alimentos na América Latina, realizada pela Nielsen, os consumidores latino-americanos estão cada vez mais preocupados com os problemas de saúde e buscam alimentos locais, frescos e orgânicos.

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Consumidor não é fiel a marca de medicamentos

Consumidor Moderno 

A pesquisa Análise do Perfil de Compra dos Consumidores de Medicamentos, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC), revelou que 45% dos consumidores trocam os produtos que procuravam por genéricos ou similares de menor preço. 

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Reality shows já alcançaram 61,8 milhões de espectadores em 2017

GfK

Pesquisa da GfK considerou 237 programas do gênero Reality Show nas emissoras de TV aberta em 15 regiões metropolitanas. 

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Quem é a classe média da China? (em inglês)

Warc

Pesquisa do site de recrutamento Zhaopin revelou que a classe média chinesa é composta por pessoas mais jovens do que em outros países, com mais da metade pertencente à geração pós anos 80. A maioria dos pesquisados atua nas áreas de internet, finanças e no setor imobiliário. 

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Crescimento do mercado de marketing digital reforça a importância de padrões globais de medição

Kantar Brasil

Novo estudo internacional da Kantar Media sobre as atitudes dos consumidores e do mercado publicitário mostra que a falta de métricas consistentes e comparáveis atrapalha o desenvolvimento do setor. 

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Accenture mostra que organizações perdem bilhões em programas de fidelidade

Adnews

Pesquisa da Accenture Strategy constatou que os programas de fidelização não funcionam mais como antigamente. O levantamento, que ouviu mais de 25 mil pessoas em todo o mundo, incluindo no Brasil, revelou as mudanças nas expectativas dos consumidores sobre fidelidade da marca e identificou cinco fatores que influenciam a lealdade hoje. 

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Google pesquisa comportamento do brasileiro no inverno

Adnews

O Google divulgou uma pesquisa sobre o comportamento do brasileiro quando falamos da estação mais fria do ano e, por meio de uma pesquisa on-line e da análise de dados da Busca e do YouTube, mostra como o inverno influencia o consumo neste período.

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Kayak divulga estudo sobre o perfil do viajante brasileiro

meio&mensagem

Pesquisa da plataforma de busca de viagens Kayak mostra quais os destinos e tipos de hotéis mais procurados pelos brasileiros e também os dispositivos mais utilizados. 

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Google é a marca mais influente entre os brasileiros, aponta pesquisa Ipsos

Adnews

Cinco gigantes de tecnologia ocupam as primeiras colocações no ranking "The Most Influential Brands", realizado pela Ipsos. A pesquisa avalia as marcas e sua influência no cotidiano e no comportamento dos consumidores. 

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Mudanças de hábitos devem perdurar após a crise

meio&mensagem

Estudo da GfK divulgado nesta quarta-feira, 5 de abril, mostra que a crise levou os consumidores a experimentar novas marcas, em geral mais baratas, e novos canais de compra, com destaque para o online. Alguns itens também foram cortados ou tiveram o consumo reduzido, em especial os relacionados ao lazer, como viagens, entretenimentos e alguns alimentos e bebidas.

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Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo

Boa Vista SCPC

Pesquisa feita pela Boa Vista SCPC aponta que 59% dos entrevistados afirmam ter um perfil equilibrado quando questionados sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador e 13% afirmam ser consumistas.

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Classes C, D e E são as que mais compram sem necessidade motivadas por promoções, diz SPC Brasil

SPC Brasil

Pesquisa do SPC Brasil e CNDL buscou identificar os hábitos de utilização e economia de dinheiro dos consumidores brasileiros. A pesquisa mostrou que uma parte considerável dos entrevistados admite ter atitudes consumistas, mas a maioria também diz adotar práticas colaborativas ou conscientes para economizar. 

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O equilíbrio entre renda e gasto

ClienteSA

O estudo anual 360º Consumer View, da Nielsen, mostra que em 2016 o brasileiro se viu obrigado a conter despesas, assumir menos riscos e focar nas decisões de compra. Suas preocupações atuais também são muito diferentes em relação a um ano antes da crise. 

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Com a crise, fiado volta a ganhar força

Época Negócios

Duas pesquisas, da Kantar Worldpanel e da Nielsen, apontam que no último ano aumentou o número de brasileiros que voltaram a utilizar a caderneta para pagar as compras.

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Brasileiro poupa pouco, mas não é porque não quer

No Varejo

Dados da 3ª edição do estudo “Série Cidadania Financeira” do Banco Central, BC, mostram que 91% dos brasileiros não possui poupança ou investimento aplicado porque não sobra dinheiro ao fim do mês. Mas classe média poupa mais que famílias ricas.

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Sua marca conhece as prioridades de consumo dos jovens brasileiros?

No Varejo

Estudo realizado pela agência B2 mapeia os segmentos que os jovens consideram mais importantes na hora de gastar suas economias. 

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A revolução do mercado de vídeo

Kantar Ibope Media

Estudo Target Group Index aponta as novas maneiras de consumir vídeo, seu poder de retenção e os desafios dos veículos e anunciantes para atrair e fidelizar o consumidor.

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PWC: compras de 43% na crise foram restritas a itens de primeira necessidade

DCI

Pesquisa aponta que a restrição do consumo foi uma das medidas que mais pessoas adotaram para enfrentar o cenário iniciado no segundo semestre de 2014.

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A jornada do consumidor entre o final de 2016 e o começo de 2017

Ibope Inteligência

O Ibope Inteligência, em parceria com o Ibope Conecta e a FocusVision, realizou pesquisas entre dezembro e janeiro para acompanhar o consumidor neste período de fechamento de um ciclo e início de um novo após um ano desafiador. 

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Rádio mantém relevância e atinge diversos públicos, aponta pesquisa

PropMark

A pesquisa Book de Rádio, da Kantar Ibope Media, apontou que o alcance do meio foi de 89% da população. O estudo traz insights sobre o perfil demográfico dos ouvintes, perfil comportamental e compra do espaço publicitário. 

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Quais fatores influenciam a decisão de compra dos brasileiros?

NOVAREJO

Estudo “Hábitos e tendências de consumo do brasileiro no início de 2017”, realizado pela Deloitte, mostra que o principal fator levado em consideração é o desconto.

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Os cinco pilares para tornar-se uma marca participativa

meio&mensagem

A pesquisa Participation Brand Index, encomendada pela rede global Iris, analisou 14 mil consumidores e 177 marcas na Austrália, Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e Tailândia, e identificou quais são as mais participativas de acordo com cinco pilares. 

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Existe confiança nas maiores instituições?

Consumidor Moderno

Realizada em 23 países, a pesquisa Global Advisor, da Ipsos, mostra como está crítico o nível de confiança nas instituições: 81% dos entrevistados não acreditam nos partidos políticos e 71% não confiam em seus governos.

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Geração Z traz novos desafios aos anunciantes

Adnews 

A Kantar Millward Brown lançou o estudo AdReaction, que explora a receptividade das gerações X, Y e Z em relação à publicidade. Foram pesquisados 23 mil consumidores, entre 16 e 49 anos, em 39 países, incluindo o Brasil. 

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Pesquisa reforça tendência do marketing orientado para dados

PropMark

De acordo com o estudo The Global Review of Data-Driven Marketing and Advertising, realizado com empresas e anunciantes do mundo inteiro, 79,6% dos entrevistados globais disseram que os dados dos clientes são críticos para seus esforços de marketing e publicidade, semelhante aos 81,3% e 80,4% que expressaram tendência parecida em 2015 e 2014.

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Brasileiro volta a ficar otimista

Ibope Inteligência

Segundo a pesquisa Barômetro Global de Otimismo, feita pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), o Brasil é a quinta nação mais otimista neste ano, atrás de Bangladesh, Gana, Costa do Marfim e Fiji, e bem acima da média global.

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Impacto da publicidade na economia brasileira é maior que na Europa

Abert

De acordo com a pesquisa “The economic contribution of advertising in Europe”, cada euro gasto em publicidade gerou € 7 para a economia europeia. Já no Brasil, estudo realizado pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade aponta que o impacto é quase 35% maior: para cada R$1 usado em propaganda, o retorno é de R$10,69.

 

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SECOM divulga dados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2016

Portal Brasil

Números da pesquisa da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República revelam os hábitos de consumo de mídia da população brasileira. Foram realizadas 15.050 entrevistas em 740 municípios do país. 

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